E se eu perder o voo? Saiba quais seus direitos e os deveres da empresa

E se eu perder o voo? Saiba quais seus direitos e os deveres da empresa

Por Paytrack

Perder o voo é uma situação mais comum do que pensamos, seja pelo atraso no momento do check-in, por perder uma conexão ou outros contratempos! Entretanto, com certeza esse é um dos maiores pesadelos para quem necessita deste meio de transporte para o seu trabalho.

Contudo, por mais que perder um voo possa ser uma situação estressante, existem algumas medidas que o colaborador pode tomar para minimizar os danos e resolver a situação da melhor forma possível. 

Sendo assim, se por algum motivo você acabou perdendo o seu voo durante uma viagem corporativa, esse conteúdo te ajudará a sanar todas as suas dúvidas sobre o que fazer para não precisar transformar esse momento em uma grande dor de cabeça.

Nele, explicaremos tudo sobre os seus direitos e como resolver esse problema. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas:

E se eu perder o voo para uma viagem corporativa?

Este é, com certeza, o primeiro pensamento de quem passa por uma situação como essa! Antes de tudo, é essencial lembrar de manter a calma. Afinal de contas, sabemos que perder um voo em uma viagem corporativa significa também o atraso em possíveis reuniões e encontros importantes.

Por isso, para saber qual o próximo passo a ser dado, separamos algumas situações e quais os seus direitos em cada uma delas. Confira conosco:

Compra feita diretamente com a companhia aérea

Antes de tudo, é importante estar ciente de que as regras de alteração de passagens válidas antes da pandemia voltaram a vigorar a partir do início de 2022. Dessa forma, são válidos os dispositivos Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.

Sabendo disso, o primeiro passo é dirigir-se ao balcão de atendimento da sua companhia aérea para explicar o que ocorreu. 

Cada empresa tem suas regras e tarifas pré-estabelecidas. Com isso, é interessante já ficar ciente de como cada uma delas trabalha para caso ocorra de você perder o voo em uma das três maiores empresas brasileiras em algum momento.

Lembrando que, segundo a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está sob o direito do passageiro:

  • Solicitar remarcação da passagem;
  • Solicitar crédito para um voo futuro;
  • Solicitar reembolso do dinheiro (em até sete dias e sujeito a multas contratuais).

Entretanto, em qualquer uma dessas situações, as multas ou taxas impostas pela companhia aérea escolhida continuam sendo arcadas pelo próprio passageiro. A seguir confira como cada companhia lida com essas situações:

1. Latam

Se você não sabe quais são os processos definidos pela Latam, não se preocupe! Confira a seguir:

  • Tarifa Promo: esta tarifa não permite reembolso;
  • Tarifa Light: a taxa de remarcação tem o valor de R$ 360 + a diferença tarifária entre o voo original e o novo voo;
  • Tarifa Plus: a taxa de remarcação será no valor de R$ 340 + a diferença tarifária entre o voo original e o novo voo;
  • Tarifa TOP: isento de taxa, será cobrado apenas a diferença da tarifa.

Já para os clientes que possuem passagens resgatadas com pontos LATAM Pass, é possível conferir as tarifas diretamente pelo site da empresa.

2. Gol

Com a Gol, o passageiro que perder o voo deve se apresentar em até uma hora após a decolagem do voo original.

Caso haja um voo disponível em até 6 horas, ele poderá seguir no próximo voo disponível mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea. Neste caso, a empresa considera o menor valor.

No entanto, é necessário ficar atento, pois essa regra só é válida para bilhetes nas tarifas Promo, Light, Plus e bilhetes Smiles. 

Já para bilhetes emitidos na tarifa MAX, não há cobrança da taxa. Caso não tenha um voo disponível em até 6 horas, a remarcação da passagem é realizada conforme a regra da tarifa adquirida, que é possível conferir no site da empresa tanto para voos nacionais como internacionais.

3. Azul

A Azul cobra a taxa de forma fixa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea, considerando o menor valor.

Contudo, se você já realizou a compra com pontos TudoAzul, além da taxa, será cobrado a diferença na pontuação entre o bilhete já emitido e o novo. 

4. Agência de viagens corporativas

Agora, se a compra foi realizada através de uma agência de viagens corporativas, existem dois pontos a serem considerados. 

Caso você atrase e perceba que não vai conseguir chegar a tempo para o voo, é possível entrar em contato com a agência para tentar realizar o cancelamento da passagem. O resultado dessa tentativa também vai depender da regra da tarifa da companhia aérea.

Entretanto, caso a pessoa já esteja no aeroporto quando perder o voo, ela pode remarcar a passagem diretamente no local. Lembre-se sempre que, independentemente de ser feito pessoalmente ou pela agência de viagens corporativas, cada companhia impõe o valor da multa.

Além disso, é importante entender se sua TMC cobra taxas para esse tipo de serviço.

5. Travel tech

Possuir uma ferramenta de gestão de viagens corporativas é um diferencial relevante no momento em que imprevistos, como perder o voo, ocorre. Isso porque uma travel tech conecta o viajante com sua empresa para uma resolução segura e eficaz da situação.

Deste modo, com uma ferramenta completa de gestão, é possível monitorar os cancelamentos e reembolsos, além de realizar a alteração de voos. Esta solução facilita o controle das viagens corporativas da empresa.

Caso você tenha perdido o seu voo, é possível solicitar o crédito dos bilhetes não voados para utilizar em outras viagens corporativas. Aqui, vale ficar atento às regras e possibilidades do seu sistema de gestão e, caso você utilize um modelo híbrido, da sua agência de viagens.

O que fazer ao perder o voo?

Perder um voo é uma situação bastante comum, mas que pode comprometer os objetivos de uma empresa. Contudo,  tomar decisões de maneira rápida e informada pode minimizar os impactos deste transtorno.

Deste modo, selecionamos algumas medidas que, quando adotadas, são essenciais para viajante e empresa. Confira conosco:

1. Entre em contato imediatamente a companhia aérea

O primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea o mais rápido possível. Isso porque algumas empresas possuem políticas que podem, por exemplo, permitir a remarcação do voo em um curto período de tempo.

Inclusive, algumas companhias podem oferecer condições especiais para que o colaborador não deixe de viajar até o seu destino. No entanto, é importante estar ciente dessas condições antes de entrar em contato.

Neste momento, é fundamental contar com o suporte de uma agência especializada em viagens corporativas. Afinal, com atendimento 24/7, como o disponibilizado pela Paytrack, é possível amenizar possíveis imprevistos de forma personalizada.

2. Busque entender sobre seus direitos como passageiro

Você sabe quais são os direitos e deveres quando o assunto são viagens corporativas? No Brasil, temos a Resolução nº 400 da ANAC, que é a grande responsável por estabelecer quais são os direitos dos passageiros. 

Com isso, é possível ter acesso aos corretos direcionamentos em casos como remarcação ou reembolso de voos perdidos. Desta maneira, conhecer essas regras é de fundamental importância para reivindicar o que é devido ao viajante.

3. Avalie quais são as opções de remarcação e reembolso

Um colaborador que está fazendo uma viagem corporativa pode perder o voo por diferentes motivos. Logo, levando em consideração o que o levou a este contexto, ele possui algumas ações à sua disposição, como por exemplo:

  • Solicitar a remarcação para o próximo voo disponível;
  • Optar pelo reembolso da passagem, quando aplicável;
  • Verificar possibilidades de crédito para futuras viagens.

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entrar em contato com a empresa e com a agência de viagens corporativas contratada. Afinal, certamente as políticas de viagens possuem diretrizes sobre como proceder nestes casos.

4. Organize as despesas extras para solicitar reembolso

Um voo perdido certamente traz consigo alguns gastos extras para o colaborador.  Com isso, o ideal é que, após remarcar a sua viagem, ele tenha todos os comprovantes de despesas que foram geradas pelo contratempo.

De acordo com as políticas da empresa, tais empresas poderão ser reembolsadas após o período da viagem. Sendo assim, é essencial que o colaborador tenha o controle adequado das notas fiscais e comprovantes.

O que fazer para evitar perder um voo em uma viagem corporativa?

Como foi possível perceber, perder um voo em uma viagem corporativa pode causar grandes transtornos, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Felizmente, você pode adotar várias estratégias para evitar esse problema.

Desta forma, selecionamos algumas dicas importantes para garantir que você não perca seu voo em uma viagem a trabalho. Confira:

1. Check-in online

Por mais que exista a opção do check-in presencial no aeroporto, a opção de efetuar online um dia antes da viagem é uma garantia de agilizar o processo. Dessa forma, você poupa tempo ao chegar no local sem correr o risco de se atrasar.

Além de economizar tempo, o check-in online permite que você escolha seu assento com antecedência, garantindo mais conforto.

2. Verifique o status do voo no dia anterior

Na noite anterior à viagem, verifique o status do voo para garantir que ele esteja programado conforme o planejado. Assim, você se previne contra mudanças de horário ou cancelamentos.

Além disso, caso haja alguma alteração, o recomendado é entrar em contato com a companhia aérea ou agência de viagens corporativa para ajustar sua programação.

3. Confira todos os documentos antes de sair

Na correria do dia a dia é comum deixar algo passar. Dessa maneira, é essencial que o viajante tenha sempre em mãos todos os documentos necessários para fazer uma viagem corporativa. 

Sendo assim, fazer a checagem antes de sair é uma forma de ter segurança para que não tenha chance de perder o voo.

4. Considere contratar um transfer

Se uma viagem corporativa envolver deslocamentos em horários de pico, como voos muito cedo ou tarde demais, leve em considereção contratar um serviço de transfer para ir até o aeroporto.

Optar por um transfer te ajuda a garantir que você chegue ao aeroporto no horário, sem depender do transporte público ou de aplicativos de transporte, uma vez que a disponibilidade é imprevisível.

5. Evite bagagens despachadas

Se possível, viaje apenas com uma bagagem de mão. Isso não só acelera o processo no aeroporto, como também evita a necessidade de passar pelo balcão de despacho de bagagem.

Agora, se você precisar despachar bagagens, chegue mais cedo ao aeroporto para evitar filas e garantir que processem suas malas sem nenhum atraso.

6. Fila do raio-x

Sabemos que as autoridades fazem o controle de segurança nos aeroportos de forma rigorosa. Por isso, lembre-se sempre de já ter em mãos o notebook de trabalho para agilizar o processo e não deixe para passar no raio-x na última hora, evitando atrasos.

7. Fique atento aos monitores de embarque

Quando o assunto é ganhar tempo, até mesmo cinco minutos fazem a diferença. Desse modo, fique sempre atento aos monitores para saber em qual portão será o embarque.

É comum que o portão de embarque sofra alguma alteração e, às vezes, por um descuido, você pode perder minutos preciosos para conseguir embarcar.

Mesmo seguindo essas dicas, o viajante corporativo nunca está 100% a salvo de acabar perdendo um voo, principalmente quando está em constantes viagens. Afinal de contas, inúmeros fatores externos podem interferir no planejamento do colaborador. 

Caso algum contratempo ocorra, é nesse momento que a empresa deve prestar todo o suporte necessário para o seu funcionário.

Perguntas frequentes sobre a perda de um voo

Antes de finalizar o nosso conteúdo sobre dicas do que fazer na perda de um voo, preparamos uma sessão com as principais dúvidas sobre o assunto. Deste modo, acompanhe conosco e saiba como você deve proceder:

E se o colaborador perder meu voo por um atraso pessoal?

Em casos de atraso e consequente perda do voo por responsabilidade do colaborador que está viajando pela empresa,  as companhias aéreas costumam aplicar a regra de “No Show”, cancelando assim o trecho restante da viagem.

Sendo assim, é importante verificar com antecedência as políticas específicas da empresa para tentar remarcar o seu voo. Com isso, caso o colaborador perca um voo, ele saberá exatamente como deve proceder.

O colaborador perdeu um voo de conexão. E agora?

Agora, em casos onde a conexão for perdida por causa de um atraso do primeiro voo, o que o colaborador deve fazer? Neste caso, a companhia aérea será a responsável por reacomodar o passageiro no próximo voo disponível, sem nenhum custo adicional.

É possível usar apenas o trecho de volta se perder o de ida?

Atualmente, a maioria das companhias aéreas aplica a política de cancelamento automático do trecho de volta se o de ida não for utilizado pelo colaborador. No entanto, é possível que algumas ofereçam alternativas mediante aviso prévio.

Auxílio da empresa no processo do voo perdido 

Em uma viagem corporativa, o apoio ao funcionário deve ser constante. No momento em que ele perde um voo, a empresa deve redobrar o auxílio, visto que isso afeta não apenas a ele, mas também os compromissos da empresa.

A experiência positiva em uma viagem é de extrema importância e mesmo ocorrendo situações como essa, não é necessário acumular mais aspectos negativos.

Com as práticas do duty of care, o funcionário sabe que no momento em que ele perder um voo terá o auxílio necessário do início ao fim e não será prejudicado por isso. 

Com a travel tech, como a Paytrack, todas as funções necessárias para resolver o problema ao perder o voo podem ser encontradas no próprio aplicativo. 

Através dele é possível se comunicar para que a equipe de care do viajante remarque a passagem sem que se torne uma dor de cabeça para ele. Ao ter a agência conectada, no próprio app é possível solicitar a remissão ou cancelamento do voo.

Se você precisa e busca por um sistema de gestão para não transformar um momento como esse em uma grande dor de cabeça, a Paytrack pode ajudar! Fale com um dos nossos especialistas e tenha o diferencial no seu negócio.