Desafios da gestão financeira nas grandes empresas: quais são e como superá-los
Como construir uma política de despesas corporativas eficiente
Perder o voo é uma situação mais comum do que pensamos, seja pelo atraso no momento do check-in, por perder uma conexão ou outros contratempos! Entretanto, com certeza esse é um dos maiores pesadelos para quem necessita deste meio de transporte para o seu trabalho.
Contudo, por mais que perder um voo possa ser uma situação estressante, existem algumas medidas que o colaborador pode tomar para minimizar os danos e resolver a situação da melhor forma possível.
Sendo assim, se por algum motivo você acabou perdendo o seu voo durante uma viagem corporativa, esse conteúdo te ajudará a sanar todas as suas dúvidas sobre o que fazer para não precisar transformar esse momento em uma grande dor de cabeça.
Nele, explicaremos tudo sobre os seus direitos e como resolver esse problema. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas:
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Este é, com certeza, o primeiro pensamento de quem passa por uma situação como essa! Antes de tudo, é essencial lembrar de manter a calma. Afinal de contas, sabemos que perder um voo em uma viagem corporativa significa também o atraso em possíveis reuniões e encontros importantes.
Por isso, para saber qual o próximo passo a ser dado, separamos algumas situações e quais os seus direitos em cada uma delas. Confira conosco:
Antes de tudo, é importante estar ciente de que as regras de alteração de passagens válidas antes da pandemia voltaram a vigorar a partir do início de 2022. Dessa forma, são válidos os dispositivos Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.
Sabendo disso, o primeiro passo é dirigir-se ao balcão de atendimento da sua companhia aérea para explicar o que ocorreu.
Cada empresa tem suas regras e tarifas pré-estabelecidas. Com isso, é interessante já ficar ciente de como cada uma delas trabalha para caso ocorra de você perder o voo em uma das três maiores empresas brasileiras em algum momento.
Lembrando que, segundo a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está sob o direito do passageiro:
Entretanto, em qualquer uma dessas situações, as multas ou taxas impostas pela companhia aérea escolhida continuam sendo arcadas pelo próprio passageiro. A seguir confira como cada companhia lida com essas situações:
Se você não sabe quais são os processos definidos pela Latam, não se preocupe! Confira a seguir:
Já para os clientes que possuem passagens resgatadas com pontos LATAM Pass, é possível conferir as tarifas diretamente pelo site da empresa.
Com a Gol, o passageiro que perder o voo deve se apresentar em até uma hora após a decolagem do voo original.
Caso haja um voo disponível em até 6 horas, ele poderá seguir no próximo voo disponível mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea. Neste caso, a empresa considera o menor valor.
No entanto, é necessário ficar atento, pois essa regra só é válida para bilhetes nas tarifas Promo, Light, Plus e bilhetes Smiles.
Já para bilhetes emitidos na tarifa MAX, não há cobrança da taxa. Caso não tenha um voo disponível em até 6 horas, a remarcação da passagem é realizada conforme a regra da tarifa adquirida, que é possível conferir no site da empresa tanto para voos nacionais como internacionais.
A Azul cobra a taxa de forma fixa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea, considerando o menor valor.
Contudo, se você já realizou a compra com pontos TudoAzul, além da taxa, será cobrado a diferença na pontuação entre o bilhete já emitido e o novo.
Agora, se a compra foi realizada através de uma agência de viagens corporativas, existem dois pontos a serem considerados.
Caso você atrase e perceba que não vai conseguir chegar a tempo para o voo, é possível entrar em contato com a agência para tentar realizar o cancelamento da passagem. O resultado dessa tentativa também vai depender da regra da tarifa da companhia aérea.
Entretanto, caso a pessoa já esteja no aeroporto quando perder o voo, ela pode remarcar a passagem diretamente no local. Lembre-se sempre que, independentemente de ser feito pessoalmente ou pela agência de viagens corporativas, cada companhia impõe o valor da multa.
Além disso, é importante entender se sua TMC cobra taxas para esse tipo de serviço.
Possuir uma ferramenta de gestão de viagens corporativas é um diferencial relevante no momento em que imprevistos, como perder o voo, ocorre. Isso porque uma travel tech conecta o viajante com sua empresa para uma resolução segura e eficaz da situação.
Deste modo, com uma ferramenta completa de gestão, é possível monitorar os cancelamentos e reembolsos, além de realizar a alteração de voos. Esta solução facilita o controle das viagens corporativas da empresa.
Caso você tenha perdido o seu voo, é possível solicitar o crédito dos bilhetes não voados para utilizar em outras viagens corporativas. Aqui, vale ficar atento às regras e possibilidades do seu sistema de gestão e, caso você utilize um modelo híbrido, da sua agência de viagens.
Perder um voo é uma situação bastante comum, mas que pode comprometer os objetivos de uma empresa. Contudo, tomar decisões de maneira rápida e informada pode minimizar os impactos deste transtorno.
Deste modo, selecionamos algumas medidas que, quando adotadas, são essenciais para viajante e empresa. Confira conosco:
O primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea o mais rápido possível. Isso porque algumas empresas possuem políticas que podem, por exemplo, permitir a remarcação do voo em um curto período de tempo.
Inclusive, algumas companhias podem oferecer condições especiais para que o colaborador não deixe de viajar até o seu destino. No entanto, é importante estar ciente dessas condições antes de entrar em contato.
Neste momento, é fundamental contar com o suporte de uma agência especializada em viagens corporativas. Afinal, com atendimento 24/7, como o disponibilizado pela Paytrack, é possível amenizar possíveis imprevistos de forma personalizada.
Você sabe quais são os direitos e deveres quando o assunto são viagens corporativas? No Brasil, temos a Resolução nº 400 da ANAC, que é a grande responsável por estabelecer quais são os direitos dos passageiros.
Com isso, é possível ter acesso aos corretos direcionamentos em casos como remarcação ou reembolso de voos perdidos. Desta maneira, conhecer essas regras é de fundamental importância para reivindicar o que é devido ao viajante.
Um colaborador que está fazendo uma viagem corporativa pode perder o voo por diferentes motivos. Logo, levando em consideração o que o levou a este contexto, ele possui algumas ações à sua disposição, como por exemplo:
Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entrar em contato com a empresa e com a agência de viagens corporativas contratada. Afinal, certamente as políticas de viagens possuem diretrizes sobre como proceder nestes casos.
Um voo perdido certamente traz consigo alguns gastos extras para o colaborador. Com isso, o ideal é que, após remarcar a sua viagem, ele tenha todos os comprovantes de despesas que foram geradas pelo contratempo.
De acordo com as políticas da empresa, tais empresas poderão ser reembolsadas após o período da viagem. Sendo assim, é essencial que o colaborador tenha o controle adequado das notas fiscais e comprovantes.
Como foi possível perceber, perder um voo em uma viagem corporativa pode causar grandes transtornos, tanto para o colaborador quanto para a empresa. Felizmente, você pode adotar várias estratégias para evitar esse problema.
Desta forma, selecionamos algumas dicas importantes para garantir que você não perca seu voo em uma viagem a trabalho. Confira:
Por mais que exista a opção do check-in presencial no aeroporto, a opção de efetuar online um dia antes da viagem é uma garantia de agilizar o processo. Dessa forma, você poupa tempo ao chegar no local sem correr o risco de se atrasar.
Além de economizar tempo, o check-in online permite que você escolha seu assento com antecedência, garantindo mais conforto.
Na noite anterior à viagem, verifique o status do voo para garantir que ele esteja programado conforme o planejado. Assim, você se previne contra mudanças de horário ou cancelamentos.
Além disso, caso haja alguma alteração, o recomendado é entrar em contato com a companhia aérea ou agência de viagens corporativa para ajustar sua programação.
Na correria do dia a dia é comum deixar algo passar. Dessa maneira, é essencial que o viajante tenha sempre em mãos todos os documentos necessários para fazer uma viagem corporativa.
Sendo assim, fazer a checagem antes de sair é uma forma de ter segurança para que não tenha chance de perder o voo.
Se uma viagem corporativa envolver deslocamentos em horários de pico, como voos muito cedo ou tarde demais, leve em considereção contratar um serviço de transfer para ir até o aeroporto.
Optar por um transfer te ajuda a garantir que você chegue ao aeroporto no horário, sem depender do transporte público ou de aplicativos de transporte, uma vez que a disponibilidade é imprevisível.
Se possível, viaje apenas com uma bagagem de mão. Isso não só acelera o processo no aeroporto, como também evita a necessidade de passar pelo balcão de despacho de bagagem.
Agora, se você precisar despachar bagagens, chegue mais cedo ao aeroporto para evitar filas e garantir que processem suas malas sem nenhum atraso.
Sabemos que as autoridades fazem o controle de segurança nos aeroportos de forma rigorosa. Por isso, lembre-se sempre de já ter em mãos o notebook de trabalho para agilizar o processo e não deixe para passar no raio-x na última hora, evitando atrasos.
Quando o assunto é ganhar tempo, até mesmo cinco minutos fazem a diferença. Desse modo, fique sempre atento aos monitores para saber em qual portão será o embarque.
É comum que o portão de embarque sofra alguma alteração e, às vezes, por um descuido, você pode perder minutos preciosos para conseguir embarcar.
Mesmo seguindo essas dicas, o viajante corporativo nunca está 100% a salvo de acabar perdendo um voo, principalmente quando está em constantes viagens. Afinal de contas, inúmeros fatores externos podem interferir no planejamento do colaborador.
Caso algum contratempo ocorra, é nesse momento que a empresa deve prestar todo o suporte necessário para o seu funcionário.
Antes de finalizar o nosso conteúdo sobre dicas do que fazer na perda de um voo, preparamos uma sessão com as principais dúvidas sobre o assunto. Deste modo, acompanhe conosco e saiba como você deve proceder:
Em casos de atraso e consequente perda do voo por responsabilidade do colaborador que está viajando pela empresa, as companhias aéreas costumam aplicar a regra de “No Show”, cancelando assim o trecho restante da viagem.
Sendo assim, é importante verificar com antecedência as políticas específicas da empresa para tentar remarcar o seu voo. Com isso, caso o colaborador perca um voo, ele saberá exatamente como deve proceder.
Agora, em casos onde a conexão for perdida por causa de um atraso do primeiro voo, o que o colaborador deve fazer? Neste caso, a companhia aérea será a responsável por reacomodar o passageiro no próximo voo disponível, sem nenhum custo adicional.
Atualmente, a maioria das companhias aéreas aplica a política de cancelamento automático do trecho de volta se o de ida não for utilizado pelo colaborador. No entanto, é possível que algumas ofereçam alternativas mediante aviso prévio.
Em uma viagem corporativa, o apoio ao funcionário deve ser constante. No momento em que ele perde um voo, a empresa deve redobrar o auxílio, visto que isso afeta não apenas a ele, mas também os compromissos da empresa.
A experiência positiva em uma viagem é de extrema importância e mesmo ocorrendo situações como essa, não é necessário acumular mais aspectos negativos.
Com as práticas do duty of care, o funcionário sabe que no momento em que ele perder um voo terá o auxílio necessário do início ao fim e não será prejudicado por isso.
Com a travel tech, como a Paytrack, todas as funções necessárias para resolver o problema ao perder o voo podem ser encontradas no próprio aplicativo.
Através dele é possível se comunicar para que a equipe de care do viajante remarque a passagem sem que se torne uma dor de cabeça para ele. Ao ter a agência conectada, no próprio app é possível solicitar a remissão ou cancelamento do voo.
Se você precisa e busca por um sistema de gestão para não transformar um momento como esse em uma grande dor de cabeça, a Paytrack pode ajudar! Fale com um dos nossos especialistas e tenha o diferencial no seu negócio.