Perdi o voo, o que fazer? Saiba quais seus direitos e os deveres da empresa

Perdi o voo, o que fazer? Saiba quais seus direitos e os deveres da empresa

Por Paytrack

Perder o voo é mais comum do que pensamos, seja por atraso no momento do check in ou por perder uma conexão! Entretanto, com certeza esse é um dos maiores pesadelos para quem necessita deste meio de transporte para o seu trabalho.

Se por algum motivo você acabou perdendo o seu voo durante uma viagem corporativa, esse conteúdo te ajudará a sanar todas as suas dúvidas sobre o que fazer para não precisar transformar esse momento em uma grande dor de cabeça.

Nele, explicaremos tudo sobre os seus direitos e como resolver esse problema. Acompanhe!

Perdi meu voo, e agora? Saiba o que fazer!

Esse com certeza é o primeiro pensamento de quem passa por uma situação como essa! Antes de tudo, é essencial lembrar de manter a calma. Afinal, sabemos que perder um voo em uma viagem corporativa significa também o atraso em possíveis reuniões e encontros importantes.

Por isso, para saber qual o próximo passo a dar, separamos algumas situações e quais os seus direitos em cada uma delas. Confira:

Compra feita diretamente com a companhia aérea

Antes de tudo, é importante estar ciente de que as regras de alteração de passagens válidas antes da pandemia voltaram a vigorar a partir do início de 2022. Dessa forma, são válidos os dispositivos Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.

Sabendo disso, o primeiro passo é dirigir-se ao balcão de atendimento da sua companhia aérea para explicar o que ocorreu. 

Cada empresa tem suas regras e tarifas pré-estabelecidas. Dessa forma, é interessante já ficar ciente de como cada uma delas trabalha para caso ocorra de você perder o voo em uma das três maiores empresas brasileiras em algum momento.

Lembrando que segundo a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), está sob o direito do passageiro:

  • Solicitar remarcação da passagem;
  • Solicitar crédito para um voo futuro;
  • Solicitar reembolso do dinheiro (em até sete dias e sujeito a multas contratuais).

Entretanto, em qualquer uma dessas situações, as multas ou taxas impostas pela companhia aérea escolhida continuam sendo arcadas pelo próprio passageiro.

Latam

  • Tarifa Promo: esta tarifa não permite reembolso;
  • Tarifa Light: a taxa de remarcação tem o valor de R$ 360 + a diferença tarifária entre o voo original e o novo voo;
  • Tarifa Plus: a taxa de remarcação será no valor de R$ 340 + a diferença tarifária entre o voo original e o novo voo;
  • Tarifa TOP: isento de taxa, será cobrado apenas a diferença da tarifa.

Já para os clientes que possuem passagens resgatadas com pontos LATAM Pass, pode conferir as tarifas diretamente pelo site da empresa.

Gol

Com a Gol, o passageiro que perder o voo deve se apresentar em até uma hora após a decolagem do voo original. 

Caso haja um voo disponível em até 6 horas, ele poderá seguir no próximo voo disponível mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea. Neste caso, é considerado o menor valor.

É necessário ficar atento, pois essa regra só é válida para bilhetes nas tarifas Promo, Light, Plus e bilhetes Smiles. 

Já para bilhetes emitidos na tarifa MAX, não há cobrança da taxa. Caso não tenha um voo disponível em até 6 horas, a remarcação da passagem é realizada conforme a regra da tarifa adquirida que é possível conferir no site da empresa tanto para voos nacionais como internacionais.

Azul

Para os passageiros da Azul, a cobrança da taxa é realizada de forma fixa no valor de R$ 350 ou 100% da tarifa aérea, também considerando o menor valor! 

Já se você realizou a compra com pontos TudoAzul, além da taxa será cobrado a diferença na pontuação entre o bilhete já emitido e o novo bilhete. Para mais informações, confira no site da empresa.

Possui uma agência de viagens corporativas

Se no seu caso a compra foi realizada através de uma agência de viagens corporativas, existem dois pontos a serem considerados. 

Caso você atrase e perceba que não vai conseguir chegar a tempo para o voo, pode entrar em contato com a agência para tentar realizar o cancelamento da passagem. O resultado dessa tentativa também vai depender da regra da tarifa da companhia aérea.

Entretanto, caso a pessoa esteja já no aeroporto quando perder o voo, ela pode remarcar a passagem diretamente no local. Lembrando sempre que independentemente se for realizado pessoalmente ou pela agência de viagens corporativas, é válido o valor da multa imposto por cada companhia.

Além disso, é importante entender se sua TMC cobra taxas para esse tipo de serviço.

Possui uma travel tech

Possuir uma ferramenta de gestão de viagens corporativas é um diferencial relevante no momento em que algo, como perder o voo, ocorre. Isso porque uma travel tech conecta o viajante com sua empresa para uma resolução segura e eficaz da situação.

Em uma ferramenta completa de gestão é possível monitorar os cancelamentos e reembolsos, além de realizar a alteração de voos

Caso você tenha perdido o seu voo, é possível solicitar o crédito dos bilhetes não voados para utilizar em outras viagens corporativas. Aqui, vale ficar atento às regras e possibilidades do seu sistema de gestão e, caso você utilize um modelo híbrido, da sua agência de viagens. 

Dicas do que fazer para evitar perder um voo em uma viagem corporativa

Mesmo tendo conhecimento do que fazer caso você perca o seu voo, o essencial é tentar evitar que uma situação como essa chegue. Por isso, separamos quatro dicas do que fazer para que isso não ocorra. Confira!

Check in online

Por mais que exista a opção do check in presencial no aeroporto, a opção de efetuar online um dia antes da viagem é uma garantia de agilizar o processo. Dessa forma, você poupa tempo ao chegar no local sem correr o risco de se atrasar.

Confira todos os documentos antes de sair

Na correria do dia a dia é comum deixar algo passar. Dessa forma, é essencial que tenha sempre em mãos todos os documentos necessários para viajar. 

Fazer a checagem antes de sair é uma forma de ter segurança para que não tenha chance de perder o voo. 

Fila do raio-x

Sabemos como o controle de segurança nos aeroportos é feito de forma rigorosa, por isso lembre-se sempre de já ter em mãos o notebook de trabalho para agilizar o processo e não deixe para passar no raio-x na última hora.

Fique atento aos monitores de embarque

Quando o assunto é ganhar tempo, até mesmo cinco minutos fazem a diferença! Fique sempre atento aos monitores para saber em qual portão será o embarque. O portão pode acabar sofrendo alguma alteração e por um descuido, você perder minutos preciosos para conseguir embarcar.

Mesmo seguindo essas dicas, o viajante corporativo nunca está 100% a salvo de acabar perdendo um voo. Principalmente quando está em constantes viagens e inúmeros fatores externos podem ocorrer que estão fora da sua alçada. 

Caso ocorra, é nesse momento que a empresa deve prestar todo o suporte necessário para o seu funcionário.

Auxílio da empresa no processo do voo perdido 

Em uma viagem corporativa, o apoio ao funcionário deve ser constante. No momento em que ele perde um voo, o auxílio deve ser redobrado, visto que isso afeta não apenas a ele, mas também a empresa e seus compromissos. 

A experiência positiva em uma viagem é de extrema importância e mesmo ocorrendo situações como essa, não é necessário acumular mais aspectos negativos.

Com as práticas do duty of care, o funcionário sabe que no momento em que ele perder um voo terá o auxílio necessário do início ao fim e não será prejudicado por isso. 

Com a travel tech, como a Paytrack, todas as funções necessárias para resolver o problema ao perder o voo podem ser encontradas no próprio aplicativo. 

Através dele é possível se comunicar para que a equipe de care do viajante remarque a passagem sem que se torne uma dor de cabeça para ele. Ao ter a agência conectada, no próprio app é possível solicitar a remissão ou cancelamento do voo.

Se você precisa e busca por um sistema de gestão para não transformar um momento como esse em uma grande dor de cabeça, a Paytrack pode ajudar! Fale com um dos nossos especialistas e tenha o diferencial no seu negócio.