RDV: monte seu relatório de despesas de viagens [+ modelo editável]

RDV: monte seu relatório de despesas de viagens [+ modelo editável]

Por Paytrack

As viagens corporativas, tão necessárias em muitas empresas, podem se tornar motivo de complicação para colaboradores em algum momento. 

Isso acontece com quem não consegue fazer uma boa gestão dos custos, o que impede a criação de um relatório de despesas de viagens para prestar contas à companhia.

Esses relatórios são fundamentais para que o uso dos recursos financeiros da empresa sejam devidamente indicados, mantendo a transparência nas relações. 

Nas viagens a trabalho ou deslocamentos locais, muitas vezes o colaborador precisa solicitar adiantamentos ou reembolsos, e prestar contas das despesas. 

Por isso, o relatório é fundamental para manter a gestão e controle desses custos.

Para auxiliar você e a sua empresa na gestão e controle de despesas corporativas, este artigo vai apresentar os benefícios e desafios do relatório de despesas de viagens, como criar o seu de forma simples, além de disponibilizar um modelo editável de relatório de despesas de viagem pronto para você baixar e utilizar!

O que é o relatório de despesas de viagens

O relatório de despesas de viagens é um compilado de informações acerca de custos que colaboradores têm enquanto estão viajando à serviço da empresa. 

Em muitos cargos, as viagens corporativas são necessárias, mas é esse empregador que precisa custear todas as despesas que profissionais venham a ter.

Os relatórios vão, basicamente, listar as despesas, justificar por quais razões elas foram necessárias e, claro, indicar o custo de cada despesa. Assim, a empresa pode ter um controle mais detalhado desses custos para reembolsar o funcionário e, além disso, projetar custos para as próximas viagens.

Além disso, ficam sempre a cargo do colaborador que está viajando. Afinal, essa pessoa é quem está arcando com as despesas e, portanto, precisa justificá-las para receber os devidos reembolsos.

A importância de fazer o relatório de despesas de viagens na sua empresa

Os gastos que envolvem o deslocamento individual ou de uma equipe são variados e na maioria das vezes atingem um número total expressivo dentro da empresa. 

É necessário pagar as passagens aéreas ou rodoviárias, hospedagem, deslocamento, alimentação, entre outras despesas. 

O relatório de despesas de viagens corporativas tem um papel realmente importante em uma empresa que deseja organizar processos e facilitar o trabalho do time financeiro. 

Certamente, essa padronização também vai gerar economia de custos e produtividade, seja para quem gere esses custos, seja para quem faz os relatórios.

A partir disso, é clara a demanda  de manter o controle desses gastos através de relatórios de viagem.

Geralmente, o controle das despesas corporativas tem como eixos estratégicos os seguintes pontos:

  • Diminuir o valor das despesas de viagens ;
  • Adicionar políticas para controlar fraudes e gastos excessivos;
  • Solicitar a aprovação prévia para controle do orçamento;
  • Garantir e estimular o cumprimento dos processos e procedimentos.

É com o relatório de despesas que a mensuração desses pontos será realizada, assim como o mapeamento de ações para atingir os melhores resultados dentro da gestão das viagens a trabalho.

A seguir, veja em alguns pontos como é importante desenvolver um bom relatório:

Padronização de processos

Processos padronizados minimizam erros e trazem mais agilidade de trabalho para todos envolvidos. Portanto, tão importante quanto utilizar um relatório de despesas de viagens, é importante ter um modelo padrão para todos os colaboradores.

Assim, o time financeiro também saberá como analisar estes relatórios e, a partir disso, terá um desempenho melhor, tanto a nível de agilidade quanto na checagem de informações.

Transparência financeira

A transparência financeira garante que a empresa arque com valores justos e que realmente façam sentido. Do contrário, colaboradores podem acabar por superfaturar despesas e isso não ser identificado.

Os relatórios, por conta da precisão dos custos e discernimento dos valores, garantem que haja total transparência a nível das despesas e o que as originou. Esse é o cenário perfeito para evitar qualquer problema na hora da auditoria. 

Autonomia e produtividade para colaboradores

Colaboradores não podem ser prejudicados na hora de prestar contas. Isso significa que é importante que possam fazer isso de maneira simplificada e dinâmica, até para que possam relacionar todos os custos que tiveram.

Os relatórios ajudam a manter tudo em ordem, com cada despesa devidamente relacionada e, assim, haver o reembolso correto desses custos. Isso depende do uso do relatório, mas também do modelo correto desse relatório.

Projeção de redução de custos

As empresas não podem ver o relatório de despesas de viagens apenas como uma lista de custos para fazer o reembolso. A visão analítica sobre estes documentos permite que a empresa avalie os custos e projete a redução.

Muitas vezes, as empresas acabam tendo despesas muito grandes porque não determinam regras de reembolso e simplesmente ignoram a forma como os colaboradores estão gastando. Ou seja, os relatórios são importantes também para economizar.

O que considerar antes de criar um modelo relatório de despesas de viagens

Para que você possa criar um relatório ou formulário de despesas de viagem completo e ao mesmo tempo objetivo, confira abaixo o que você deve incluir no relatório.

  • Estruture a política de viagens
  • Defina os limites de despesas
  • Defina as regras para o reembolso
  • Padronize os relatórios de despesas
  • Saiba o motivo da viagem e unidade de negócio
  • Tenha um roteiro da viagem
  • Consiga uma descrição detalhada dos gastos
  • Guarde comprovantes fiscais da maneira correta
  • Utilize tecnologia nos processos

Lembre-se que estas são algumas sugestões, mas adapte conforme a realidade da sua empresa e viajantes.

Estruture a política de viagens

Antes de começar a pensar no relatório de despesas da viagem corporativa, é preciso estruturar a política de viagens da empresa. Cada instituição tem suas próprias políticas e tanto o viajante quanto o gestor devem conhecê-la bem. 

Dentro da política, estará determinado se todos os funcionários vão receber o mesmo tratamento, se haverá limites de custos para as diferentes hierarquias, quais são os prazos para reembolsos, o que é responsabilidade da empresa, quais itens não estão inclusos no reembolso e diversas outras informações que devem chegar ao conhecimento de todos.

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Defina os limites de despesas

Com a política de viagens estruturada e conhecida por todos os membros da empresa, chegou o momento de determinar aspectos como a definição dos gastos gerados nas viagens corporativas. Geralmente eles são divididos por antecipados e reembolsáveis.

Os gastos antecipados (adiantamentos) precisam ser pagos antes da viagem. Podem ser considerados gastos antecipados: a hospedagem, a passagem aérea e o seguro de viagem (ou simplesmente recursos adiantados aos colaboradores para outras despesas).

Já os gastos reembolsáveis são aqueles que o colaborador paga e depois a empresa retorna o valor. Podem ser considerados gastos reembolsáveis: alimentação, mobilidade, transporte etc.

Todas as despesas precisam estar descritas na política de viagens.

Defina as regras para o reembolso

Com as definições determinadas em relação ao que pode ser reembolsado, adiantado e o que não é responsabilidade da empresa, chegou a hora de estabelecer as regras de reembolso. 

Nesta etapa são definidas as diretrizes para o processo. Por exemplo:

  • Qual o valor máximo permitido para cada tipo de gasto?
  • Quais formas são aceitas para comprovar os custos (notas fiscais, recibos, faturas, comprovantes eletrônicos, fatura do cartão de crédito etc.)?

Padronize os relatórios de despesas

Já com as diretrizes estruturadas, é hora de pensar no padrão do seu relatório, fator que vai agilizar muito os processos.

Uma empresa pode utilizar diversos relatórios para viagens: um para cargos mais altos (como diretores, líderes e conselheiros, por exemplo), outro para colaboradores em estágio júnior ou pleno, outro para viagens individuais e outro para viagens coletivas.

Crie um relatório padrão completo e desenvolva os demais com base neste.

Saiba o motivo da viagem e unidade de negócio

O viajante deve informar qual foi o motivo da viagem realizada. Neste caso, é interessante que sua empresa tenha motivos padronizados, facilitando a classificação dos relatórios. 

A viagem de seus colaboradores pode ser para treinamento, vendas, pós vendas, entre outros motivos importantes para seu negócio. 

É importante que a unidade de negócios esteja especificada no RDV, para que se tenha o registro de qual unidade da sua empresa, ou grupo de empresas, foi realizado o gasto.

Tenha um roteiro da viagem

O roteiro da viagem servirá para identificar o destino ou localidade da despesa, e poderá servir de apoio para a validação de políticas. Para validar políticas de teto de gastos por região, por exemplo, o conferente precisará dessa informação.

Consiga uma descrição detalhada dos gastos

Na planilha de prestação de contas, o viajante deve colocar a data, tipo de despesa, valor da despesa, se ela é reembolsável ou não, e a justificativa, se houver. 

Assim todos os dados estarão disponíveis ao setor administrativo e financeiro para conferência.

Guarde comprovantes fiscais da maneira correta

O armazenamento de comprovantes fiscais das despesas realizadas em nome da sua empresa, é imprescindível. No entanto, guardar comprovantes fisicamente pode ser extremamente inconveniente e pouco prático. 

É comum que comprovantes se tornem ilegíveis, que colaboradores os percam ou ainda que sejam armazenados em locais de difícil acesso, dificultando auditorias.

Uma alternativa viável para acabar com este problema é utilizar a tecnologia. 

De acordo com a portaria nº 1.674/2016, é permitido descartar documentos físicos​, em caso de já terem sido apresentados por meio eletrônico.

Ao utilizar uma solução de Despesas 100% online, é possível armazenar os cupons fiscais de forma online, não havendo mais a necessidade de guardá-los fisicamente.

Utilize tecnologia nos processos

Com um aplicativo ligado ao viajante e ao backoffice da instituição, haverá a organização das despesas e o controle dos gastos em tempo real, além da determinação de limites e alertas para a violação das regras definidas na política. 

Automatizando esses processos, a gestão de despesas vai ganhar mais tempo e vai poder utilizar a mão de obra que era dedicada antes (com manuseio de comprovantes e recibos), na implementação de ações estratégicas para reduzir os custos, por exemplo.

Principais desafios enfrentados na hora de construir um RDV

Muitas empresas enfrentam grandes desafios na gestão de despesas e viagens corporativas. 

A falta de um modelo de prestação de contas, os famosos RDVs, é um dos desafios mais comuns. 

Sem um modelo padrão de relatório de prestação de contas e reembolso, o viajante fica sem orientações de quais informações precisam ser informadas. 

Além disso, a falta de organização desperdiça o tempo do viajante, que poderia utilizar para atividades mais estratégicas. 

Com a falta de informações, diversas planilhas de RDV são enviadas com informações incompletas ou incorretas, o que gera um retrabalho no setor responsável pela conferência.

Controle nas viagens

Muitas empresas acabam perdendo o controle das viagens feitas, o que impacta também as finanças da companhia. Os relatórios ajudam a evitar esse problema, garantindo que as viagens sejam totalmente monitoradas do ponto de vista financeiro.

Padrão de reembolso

O item anterior afeta também o reembolso. Afinal, se a empresa não controla as viagens adequadamente, como poderá fazer o reembolso no tempo certo e com os valores corretos? Um dos grandes desafios quando falamos de relatórios é reembolsar no tempo certo, sem prejudicar os colaboradores.

Cultura adequada

Uma das dificuldades mais marcantes na hora de implementar um relatório de despesas de viagens é garantir que a cultura da empresa se adeque a isso. Primeiramente, é importante encarar o relatório como fundamental para a gestão financeira. Além disso, é fundamental adequar a cultura da empresa para que se implemente uma política de despesas eficaz e mais restrita.

Como criar um Relatório de Despesas de Viagens Corporativas

Um bom relatório de despesas de viagens precisa seguir alguns parâmetros importantes:

  • Estabeleça a necessidade de informações básicas;
  • Recolha as informações do colaborador;
  • Relacione os serviços a serem reembolsados;
  • Estabeleça um padrão de recolhimento de comprovantes de despesas.

Confira o passo a passo para criar seu relatório de despesas de viagens corporativas!

Estabeleça a necessidade de informações básicas

Um bom relatório precisa começar com as informações básicas da viagem. 

Esses dados ajudam a contextualizar a situação e dar um entendimento maior ao time financeiro sobre as necessidades que essa viagem poderia gerar.

Entre essas informações básicas, é importante ter campos que informem:

  • data da viagem;
  • destino;
  • motivo da viagem;
  • custos previsíveis;
  • previsão de reembolsos
  • outros serviços que serão utilizados na viagem.

Recolha as informações do colaborador

O colaborador também precisa informar no relatório alguns dados pessoais que servirão apenas para identificação por parte de quem fizer a análise do documento. Essas informações são:

  • nome;
  • centro de custo
  • hierarquia de cargo para saber o limite de gastos.

Relacione os serviços a serem reembolsados

O relatório deve então relacionar todos os serviços e despesas a serem devidamente reembolsados. Nesta etapa, quanto mais simples for a listagem, melhor. 

É importante que as informações centrais sejam destacadas: o serviço em questão e o quanto isso custou. São esses dois dados os mais importantes para contabilizar os custos.

Estabeleça um padrão de recolhimento de comprovantes de despesas

O reembolso de despesas de viagens corporativas só é feito se os custos relacionados no relatório também estejam devidamente comprovados. 

Para isso, as notas fiscais e outros tipos de comprovante precisam ser compilados pelo colaborador e, em seguida, enviados junto do relatório.

A empresa deve definir a maneira como esses comprovantes serão enviados. 

Isso vai garantir que todos os documentos sejam recebidos no tempo certo, pelo canal adequado e dentro de um processo que funcione bem tanto para colaboradores quanto para o time financeiro.

Modelo de relatório de despesas com viagens

O relatório de despesas corporativas é um documento essencial para o controle dos gastos das viagens da instituição. Porém, a efetividade desse documento depende das pessoas envolvidas e da colaboração dos profissionais que vão utilizá-lo. 

Possuir um modelo de relatório de despesas de viagens faz com que a sua empresa ganhe mais controle sobre as despesas dos colaboradores durante as viagens.

Desse modo, é possível padronizar as informações necessárias para que o time financeiro possa realizar reembolsos e a contabilização de despesas de forma mais precisa.

Além disso, criar um relatório profissional que tenha uma boa funcionalidade pode ser um grande desafio. Considere a contratação de uma ferramenta específica para essa atividade, incorporando a tecnologia nos processos de gestão.

Quer receber o modelo de relatório de despesas de viagens corporativas completo por e-mail? Clique aqui e solicite o material. 

Como melhorar seu relatório de despesas de viagens corporativas

Ainda que sua empresa já tenha um relatório de despesas de viagens em uso, melhorá-lo é sempre uma possibilidade. Isso pode influenciar diretamente sua compreensão, utilização e ainda pode ajudar a estabelecer uma política de despesas mais clara. Assim, fica mais fácil também conseguir economia de custos.

Veja como conseguir essa melhora no seu relatório e conquistar resultados mais alinhados com o que sua empresa espera.

Estipule prazos para a prestação de contas

Além da política de viagens estruturada, a empresa deve definir prazos de prestação de contas e solicitação de reembolsos.

Este passo é essencial para que seu time financeiro tenha tempo hábil para realizar as transações financeiras necessárias, como o depósito de reembolsos, e ainda realizar o fechamento dos livros contábeis.

Quando estes prazos não são definidos, pode gerar confusões entre os colaboradores e a empresa, impactando diversos processos.

Crie um modelo para prestação de contas e reembolsos

Possuir um modelo de formulário de despesas de viagem padronizado reduzirá o tempo utilizado para quem realiza a prestação de contas e a conferência dele. 

Isso faz diferença para que demandas mais estratégicas sejam priorizadas em vez de tarefas mais mecânicas e operacionais.

É importante que o modelo seja simples e objetivo, mas que contemple todas as informações necessárias sobre a viagem ou deslocamento. 

São estes dados que irão permitir uma análise completa, inclusive, com a conferência sobre a validade dos custos que foram gerados.

Este modelo de prestação de contas e reembolsos passa a ser um documento essencial e difundido entre os colaboradores da empresa. 

Assim, não há riscos de preenchimentos inadequados, falta de informações importantes ou inconsistência no uso. Padronizar agiliza o trabalho de quem faz o relatório e também de quem o confere.

Use um cartão corporativo

O cartão corporativo Paytrack pode ser um grande aliado na hora de melhorar os relatórios de despesas. 

Esta opção é muito mais prática uma vez que os cartões podem ser usados pelos colaboradores, mas já com restrições de custos e de estabelecimentos e serviços em que podem ser utilizados. 

Além disso, seu uso facilita muito mais a criação de relatórios, graças às faturas que podem ser acessadas diretamente pela solução Paytrack, que centraliza todas as informações em um único lugar. Assim, tudo se torna digital e mais dinâmico.

Facilite a prestação de contas do colaborador

Uma boa prestação de contas depende também do método certo. Nesse caso, estamos falando de práticas modernas que tornam a rotina muito mais simples e ágil.

É ideal que essa prestação de contas seja desenhada em processos digitais. Assim, colaboradores podem acessar a plataforma de gestão e app da Paytrack para levantar seus custos e, a partir disso, enviar todos os seus gastos para o setor responsável.

Como um sistema de gestão de despesas auxilia nos relatórios

Existem diversas tecnologias que podem dar apoio ao seu processo de prestação de contas e reembolso de colaboradores.

Softwares e aplicativos especializados em simplificar este processo, como as ferramentas de gestão de despesas, conhecidas como Expense Management, podem potencializar seus resultados.

Soluções para gestão de despesas permitem o armazenamento digital de comprovantes, além de fornecer uma visão ampla e analítica sobre as despesas de seus colaboradores, viabilizando uma tomada de decisão mais assertiva.

Com prestações de contas realizadas em aplicativos e a aprovação e conferência de despesas 100% digital, o processo se torna mais ágil, liberando seu time financeiro para realizar atividades muito mais estratégicas.

Paytrack é um exemplo de solução all in one para gestão de despesas, que permite parametrizar as suas políticas de despesas, realizar a validação em tempo real, além de simplificar a solicitação de adiantamentos e reembolsos.

Seguindo as dicas completas deste guia, montar o seu relatório de despesas vai ser muito mais fácil.

Precisa de ajuda com seus relatórios? Fale com nossos especialistas!