Como o Rock in Rio impacta no preço das viagens corporativas

Como o Rock in Rio impacta no preço das viagens corporativas

Por Paytrack

Organizar uma viagem corporativa não requer apenas ter os recursos disponíveis para isso, mas também estar sempre atento a possíveis eventos pontuais que ocorrem e que podem trazer um grande impacto no valor das passagens aéreas e dos hotéis.

Um grande exemplo de um evento que traz esse impacto não apenas de forma financeira, mas também mudando todo o deslocamento no local, é o Rock in Rio, um dos maiores festivais musicais do planeta e que ocorre a cada dois anos no Rio de Janeiro.

Quando o destino de um colaborador fica por conta da cidade em que o evento ocorrerá, a organização da viagem corporativa acaba não sendo mais a mesma, precisando de uma atenção redobrada.

Para ajudar a entender esse momento e como lidar com essa situação, mostraremos no artigo a seguir como um festival como esse impacta no preço de passagens e hospedagem, assim como entender qual a melhor forma de lidar em situações como essa. Confira!

Afinal, o que é o Rock in Rio?

Realizado pela primeira vez em 1985, o evento já trouxe os maiores artistas do mundo para se apresentarem no palco do Rio de Janeiro com mais de um milhão de pessoas prestigiando esse momento.

Não é à toa que hoje o festival passou a ocorrer também em outros países, com edições em Portugal, Espanha e Las Vegas. 

A cada dois anos a capital fluminense recebe mais de milhares de pessoas diferentes de todo o país trazendo uma movimentação enorme para o local. 

Neste ano o evento está marcado para ocorrer no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, durante duas semanas em setembro: nos dias 2, 3 e 4 e nos dias 8, 9, 10 e 11. Datas essas que marcam um momento de lotação na cidade e preços bem acimas do normal.

Qual os impactos que o festival traz?

Com a expectativa de uma grande movimentação de pessoas pela cidade, diversos pontos acabam sendo afetados, como, por exemplo:

Preço das passagens

Com a alta procura de pessoas querendo viajar no período pós-pandemia e com uma previsão de receber milhares de pessoas para o festival, o custo das passagens aéreas está muito acima do normal.

De acordo com o IBGE, a inflação acumulada de passagens aéreas no Brasil nos últimos 12 meses foi de 77%, enquanto a inflação geral do país no período foi de 10%.

Atualmente, os passageiros estão se deparando com passagens saindo por até R$ 3 mil ou voos com mais de 10 horas de conexão para as opções mais baratas. 

Muitas pessoas estão vendendo seus ingressos por conta do preço elevado das passagens.

Lotação das hospedagens

Não é apenas o setor hoteleiro que sente o impacto dessa movimentação! Além dos hotéis lotados, os aplicativos especializados como Airbnb, Booking e Temporada Livre também recebem uma alta demanda durante períodos como esse.

Com isso, torna-se ainda mais difícil conseguir encontrar um local para se estabelecer, principalmente em uma boa localização com um preço que não pese tanto no bolso.

Funcionamento completamente diferente da cidade

Com a vinda de milhares de pessoas para o Rio de Janeiro, o funcionamento da cidade sente a diferença.

É necessário ter consciência de que durante esse período o trânsito ficará muito mais movimentado. Uma prova disso é a mudança com horários estendidos dos ônibus para conseguir atender a todos.

A prefeitura do Rio criou, inclusive, um Planejamento Operacional para o Rock In Rio, com esquema especial para o trânsito. Algumas ruas serão fechadas, haverá um Serviço Especial Rock Express para a operação de fretamento de ônibus e apenas moradores credenciados vão passar nos pontos de bloqueios.

Precisa fazer uma viagem ao Rio de Janeiro nesse período? Confira as rotas alternativas disponibilizadas pela prefeitura.

Mas afinal, como isso impacta as viagens corporativas?

As viagens corporativas usufruem de transportes e locações que também são utilizadas por viagens a turismo. Por isso, quando eventos como o Rock in Rio ocorrem e trazem altos preços nos aéreos e nos hotéis, as empresas que dependem desses serviços para realizar suas viagens também são diretamente afetadas.

Contudo, um bom planejamento em momentos como esse pode ajudar a amenizar os impactos, como:

  • Comprar as passagens com antecedência;
  • Procurar pela melhor hospedagem;
  • Escolher o melhor meio de transporte corporativo;
  • Estabelecer um bom plano de viagem. 

Para que a viagem esteja dentro do orçamento e o colaborador não seja afetado negativamente, leve em consideração todos os detalhes que mencionamos acima e, caso possível, tente remanejar a data da viagem para um momento mais oportuno.

6 dicas para lidar com viagens corporativas em períodos de grandes eventos

O aumento do preço de passagens e hospedagens em períodos como o Rock in Rio são inevitáveis. Contudo, é possível lidar com isso sem deixar que interfira nas viagens corporativas da empresa. Confira algumas dicas que vão ajudar sua gestão:

Evite itinerários com conexões

Sabemos que as vezes essa não é uma opção, mas caso seja viável, opte sempre por escolher itinerários que não envolvam as tão famosas conexões. Isso porque ao evitá-las, você diminui a chance de passar por algum problema durante a viagem como um possível atraso ou até mesmo algum cancelamento.

Realize o check-in online o quanto antes

Contrário do que muitos pensam, realizar o check-in com antecedência vai muito além de apenas não precisar enfrentar longas filas no momento que chegar no aeroporto.

Ao já garantir essa etapa, você reduz de forma considerável a chances de acabar passando por um overbooking. Ou seja, acabar ficando em solo devido a uma possível situação em que a companhia aérea acabe vendendo o serviço em uma quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer. O que pode acabar ocorrendo pela grande quantidade de buscas nessa época com o evento.

Cogite outras opções de deslocamento

Sabemos que as viagens de avião são sempre práticas e fáceis quando o assunto é o mundo corporativo.

Entretanto, durante o período do Rock in Rio ou de outros eventos maiores, tenha em mente cogitar outras opções para se locomover e que possam de alguma forma facilitar a viagem para o colaborador, além de economizar no pagamento.

Deixe mais tempo para a viagem

Se normalmente a viagem corporativa leva um determinado tempo, deixe sempre um tempinho de sobra extra para momentos assim. Isso porque, com toda essa mudança do funcionamento da cidade, é possível que se tenha atraso em voos e ter um tempo extra pode ajudar a se adaptar caso alguma coisa saída do planejado. 

Tenha sempre um seguro de viagem

A viagem pode não ser internacional, mas essa com certeza é uma opção extremamente válida, principalmente para evitar passar por problemas. Isso porque o seguro te ajuda em casos de cancelamentos, atrasos e malas perdidas. A melhor coisa é se prevenir para que não haja futuros problemas maiores.

Conte uma solução especializada em viagens corporativas

Uma outra forma de lidar com esses problemas, é tendo uma solução especializada que otimize o seu planejamento, além de ajudar a escolher as melhores opções para minimizar o máximo os possíveis problemas.

Se você não quer que suas viagens corporativas durante o período do Rock in Rio se transformem em uma dor de cabeça, solicite o contato de um dos nossos especialistas e saiba como lidar com essa situação da melhor forma sem sair do orçamento!