Conheça as regras para a franquia de bagagens em 2024, segundo a ANAC

Conheça as regras para a franquia de bagagens em 2024, segundo a ANAC

Por Paytrack

As franquias de bagagens podem influenciar no valor das passagens, portanto, quanto mais volumosa a quantidade de viagens a negócios da empresa, mais vale estar atento a esse ponto.

Com constantes alterações de tarifas e regras de franquias de bagagens no Brasil, é necessário acompanhar e entender qual é a melhor opção, pensando em otimizar informações de tempo e recursos.

Pensando em auxiliar gestores de viagem e viajantes corporativos, preparamos esse material que esclarece dúvidas sobre as melhores opções que devem ser escolhidas em cada situação de viagem na sua empresa.

O que é Franquia de Bagagem?

Franquia de bagagem é o limite de peso e tamanho das malas que um passageiro pode levar consigo em um voo, sem ter que pagar taxas extras. No Brasil, a franquia de bagagem é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pode variar de acordo com a companhia aérea e a classe do voo.

Caso haja um descuido referente a essas regras, poderá ser configurado excesso de bagagem, ocasionando taxas extras. Portanto, é importante que os gestores de viagens se atentem a esses critérios.

A franquia de bagagens pode ter um impacto monetário e sofrer mudanças e acréscimos de acordo com o valor e o peso. As tarifas praticadas com bagagens também podem mudar conforme a companhia aérea, o tipo de voo (doméstico ou internacional) e as políticas adotadas em cada país. 

Por isso, é sempre recomendado consultar as informações e regras no momento da compra das passagens, a fim de evitar surpresas na hora do embarque do seu viajante corporativo.

Quais as mudanças para as franquias em 2024?

As últimas alterações em relação à franquia de bagagens no Brasil foram da Latam, implantadas a partir de janeiro de 2023. A mudança reduziu a franquia de bagagem despachada de tarifas das classes econômica, premium e executiva:

Economy Top

Na Classe Econômica, a alteração foi apenas para a franquia da tarifa Top, que inclui atualmente uma mala de até 23kg.

Premium Economy

A Premium Economy também sofreu redução de volume, permitindo o despacho de apenas uma bagagem de até 23 Kg.

Premium Business

A Classe Executiva diminuiu um volume despachado, incluindo agora duas malas de até 23Kg cada.

Quais os tipos de bagagem e a franquia para cada uma delas?

No Brasil, as companhias aéreas geralmente possuem diferentes tipos de bagagens e cada uma delas possui franquias específicas. Os tipos de bagagem mais comuns são:

Bagagem despachada

A bagagem despachada é aquela que é entregue no check-in e fica sob responsabilidade da companhia aérea até o destino final da sua viagem. 

É considerado um serviço prestado pela companhia e pode ser cobrado na hora da compra das passagens ou de check in. Em alguns casos, pode ser oferecido como cortesia pela companhia, caso a cabine esteja com sua lotação máxima, por exemplo.

A franquia para bagagem despachada varia de acordo com a companhia aérea e o tipo de passagem adquirida, podendo ser de 23 kg, 30 kg ou mais.

Bagagem de Mão

Já a bagagem de mão é a que o passageiro leva consigo na cabine da aeronave. Conforme as regras da ANAC, a franquia de bagagem de mão, sem custo extra, é de até 10 Kg, tanto em voos domésticos quanto em voos em que o destino final é fora do país.

No Brasil, as companhias aéreas seguem regras de bagagem da ANAC, como:

  • Bagagem de mão gratuita, desde que respeitando as dimensões estipuladas;
  • Bagagem despachada paga, mas dependendo da tarifa, a primeira mala pode estar incluída no bilhete;
  • Passageiros podem levar um item pessoal (bolsas ou mochilas menores) junto com a mala de mão. Neste caso, o tamanho pode variar dependendo da companhia aérea, assim como o preço da bagagem despachada.

Bagagem especial

É aquela que inclui instrumentos musicais, equipamentos esportivos, carrinhos de bebê, cadeiras de rodas, entre outros. A franquia para bagagem especial também varia de acordo com a companhia, que deve ser consultada com antecedência. 

Confira as regras das bagagens de forma detalhada no Guia do Passageiro.

Como saber se tenho direito a bagagem despachada?

As regras sobre o direito à bagagem despachada variam de acordo com a companhia aérea e o tipo de passagem adquirida. 

Normalmente, em voos nacionais no Brasil, as passagens mais baratas não incluem a franquia de bagagem despachada, possibilitando apenas que o viajante leve a bagagem de mão. 

Já passagens com valores maiores costumam incluir uma franquia de bagagem despachada de pelo menos 23 kg. Para verificar se você tem direito a bagagem despachada, é importante conferir as regras da companhia aérea antes de comprar a passagem. 

As informações sobre a franquia de bagagem costumam estar disponíveis no site da companhia aérea ou no momento da compra da passagem. 

Qual o limite de peso de bagagem?

O peso máximo para as bagagens despachadas — adotado por quase todas as companhias aéreas do Brasil — é de 23kg, para voos internacionais e domésticos.

Caso a bagagem exceda esse peso, será taxada como excesso de bagagem, o que significa mais custos. O valor das taxas para cobrir o excesso de peso, ou excesso de número de bagagem, é de autonomia de cada companhia aérea.

É importante estar atento também ao peso excedente, pois existe um limite e caso extrapole, a mala poderá ser recusada e não será despachada como as outras, necessitando ser enviada através do serviço de carga, o que exigirá o pagamento de taxas extras.

Já para bagagens de mão, o limite de peso sugerido pela ANAC é de 10kg. Em caso de excesso de peso ou do número de bagagens de mão, é comum que a companhia aérea solicite o despacho de bagagem.

Qual a franquia de bagagem permitida em voos nacionais?

Confira abaixo as medidas de mala de bordo (de mão) e da mala despachada permitidas pelas principais linhas aéreas brasileiras:

LATAM

Bagagem de mão

É permitido que cada passageiro leve 1 bagagem de mão e 1 item pessoal sem custo adicional, sob seu cuidado e responsabilidade.

Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Com a passagem Light, Plus ou Top, é permitido 1 bagagem de mão de 10kg. Se a passagem for Premium Business ou Premium Economy, o peso máximo permitido é de 16kg.

Bagagem despachada 

A quantidade e peso das bagagens despachadas variam de acordo com a rota e tarifa escolhidas.

Com as tarifas Plus e Top é possível levar uma mala ou mais de até 23kg por passageiro, sem custo adicional. Para as tarifas Basic e Light a bagagem despachada de até 23kg tem preço adicional.

Gol

Bagagem de mão 

Todos os passageiros podem levar gratuitamente 1 bagagem de mão de até 10kg e um item pessoal como: bolsa, notebook, tablet, sacola de produtos comprados no aeroporto ou free shop.

Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura)

Bagagem despachada

Durante a compra da passagem é possível adquirir a franquia de bagagem despachada. Contudo, algumas tarifas já contemplam as bagagens despachadas. Confira as medidas:

Tamanho: 50 cm x 28 cm x 80 cm (comprimento x largura x altura)

Peso: As bagagens devem corresponder a um único volume de até 23 kg. Se esse peso for dividido entre dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.

Azul

Bagagem de mão

Os passageiros têm direito à levar consigo bagagens de mão com as seguintes especificações:

Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura)

Peso: até 10 kg

Bagagem despachada 

É a bagagem a ser despachada no momento do check-in e levada para o porão da aeronave. 

Tamanho: 80 cm x 28 cm x 50 cm (profundidade x largura x altura)

Peso: até 23kg

E qual a franquia em voos internacionais?

Os voos internacionais não fogem muito à regra de pesos e dimensões dos voos nacionais. O peso para as bagagens despachadas se mantém 23kg, e as que excedem esse peso ficam sujeitas aos custos adicionais.

Algumas especificidades podem surgir, mas ficam sujeitas às normas de cada companhia aérea.

Como calcular a franquia de bagagens?

As companhias aéreas geralmente utilizam o sistema de peso ou peça para definir a franquia de bagagem permitida. 

No sistema de peso, a franquia é definida em quilos. Enquanto no sistema de peças, a franquia é definida em número de volumes.

Para calcular a franquia de bagagem no seu orçamento, é importante considerar o tipo de tarifa adquirida, uma vez que algumas tarifas podem não incluir a franquia de bagagem ou permitir uma quantidade menor de bagagem. Por isso, é importante verificar as regras da tarifa escolhida antes de comprar a passagem.

Os valores finais variam entre as companhias aéreas, pois cada uma possui suas próprias regras quanto a peso e dimensões de bagagem.

Viajantes lidando com o excesso de bagagem

Lidar com o excesso de bagagem em uma viagem corporativa pode ser um desafio, considerando que em geral, o volume extra resulta em taxas adicionais e atrasos no processo de check-in. 

Algumas dicas para ajudar a gerenciar o excesso de bagagem em uma viagem corporativa incluem:

Conheça a política de bagagem da companhia aérea

Antes de arrumar as malas, verifique a política de bagagem da companhia aérea em que você está viajando. Compreenda a quantidade e o peso permitido para asc bagagens de mão e despachada, bem como as taxas aplicáveis ​​para excesso de bagagem.

Considere peso e tamanho da bagagem ao arrumar as malas

Planeje com antecedência e verifique o peso e o tamanho da sua bagagem antes de ir para o aeroporto. Isso ajudará a evitar a necessidade de pagar taxas adicionais para excesso de bagagem.

Use roupas leves e com bolsos

Opte por roupas leves e roupas com bolsos para guardar itens pessoais. Isso pode ajudar a reduzir o peso da sua bagagem e evitar taxas extras.

Negocie com seu gestor de viagens

Se você tem uma boa razão para levar uma bagagem extra, como equipamentos para uma apresentação ou materiais para uma feira de negócios, considere negociar com o responsável pela gestão de viagens da sua empresa, para que o excedente seja considerado no momento da compra das passagens.

Dicas para gestores conseguirem reduzir custos com bagagens em viagens corporativas

Bagagens podem ser um grande acréscimo no seu custo de viagens. Por isso, é importante considerar criar ações para reduzir custos e evitar imprevistos no embarque.

Destacamos a seguir algumas dicas importantes para otimizar custos na sua gestão de viagens:

Defina regras sobre bagagens na sua política de viagens

Crie uma política clara e objetiva para o que é permitido e o que não é permitido quando se trata de bagagem em viagens corporativas. Especifique, por exemplo, se será efetuado o pagamento de bagagem extra, quais os tipos de bagagem que serão permitidos, o tamanho e peso máximo, entre outros pontos.

Incentive o uso de bagagem de mão

Incentive os colaboradores a levar apenas bagagem de mão, o que evita custos extras com bagagem despachada.

Faça um planejamento antecipado

Faça um planejamento antecipado das viagens, verificando com antecedência as políticas de bagagem das companhias aéreas e negociando a franquia de bagagem de acordo com as necessidades da empresa.

Utilize programas de fidelidade

Utilize programas de fidelidade das companhias aéreas para acumular pontos e obter benefícios, como a isenção da taxa ou o aumento da franquia de bagagem.

Analise os custos envolvidos

Analise os custos envolvidos na compra de uma franquia maior de bagagem versus o pagamento de uma bagagem extra, optando por aquela que for mais econômica.

Utilize uma plataforma de gestão de viagens

Utilize uma plataforma de gestão de viagens que permita fazer a reserva de passagens aéreas e hotéis com antecedência, o que pode assegurar tarifas mais baratas, bem como a escolha da franquia de bagagem de forma antecipada.

Conheça a solução ideal para a sua gestão de viagens e evite despesas fora do planejado! Fale com nossos especialistas.