Cartão empresarial Paytrack: guia completo sobre o cartão corporativo

Cartão empresarial Paytrack: guia completo sobre o cartão corporativo

Por Paytrack

O Cartão empresarial Paytrack é uma solução que vem revolucionando a forma com a qual diversas empresas realizam a gestão de despesas corporativas.

A Paytrack é uma plataforma all in one para gestão de viagens e despesas corporativas que abrange de forma robusta toda a cadeia de Travel e Expense. A plataforma é uma solução modular e flexível para que as empresas construam seu melhor cenário.

Para complementar a solução de Expense, criamos o Cartão Corporativo Paytrack. Aqui, a sua empresa terá à disposição um cartão pré-pago corporativo que facilita a gestão de adiantamentos para despesas de viagens, fundos fixos, entre outras necessidades.

Com isso, você terá um controle mais assertivo das despesas corporativas da empresa. Afinal de contas, o cartão possibilita adaptar o controle de acordo com as políticas definidas pela empresa.

São várias as funcionalidades disponíveis e, se você não sabe como se beneficiar com o cartão Paytrack, não se preocupe! Neste artigo, traremos todas as informações relevantes sobre esta solução disponível para facilitar a gestão de despesas. Confira!

Quer saber mais sobre a Paytrack? Fale com nossos especialistas:

O que é e como funciona o cartão empresarial Paytrack?

O cartão Paytrack é um cartão pré-pago corporativo, feito para facilitar a garantir maior segurança no processo de adiantamentos para colaboradores. Ele funciona de forma integrada com o Expense da Paytrack, permitindo que todo o gerenciamento seja feito através de uma única plataforma.

Diferente dos cartões de crédito tradicionais, o cartão pré-pago é carregado com um valor específico determinado pela empresa, oferecendo controle total sobre os gastos. Ou seja, agora a gestão é feita de forma mais eficiente.

Afinal de contas, isso significa que os colaboradores só podem gastar o valor que foi previamente carregado no cartão, evitando surpresas com despesas não planejadas. Enquanto isso, a empresa pode acompanhar os gastos em tempo real pela plataforma.

Portanto, o Cartão Paytrack simplifica a gestão financeira das organizações, elimina a necessidade de reembolsos complicados e garante maior transparência nos gastos, evitando assim a ocorrência de fraudes.

Qual é o objetivo do Cartão empresarial Paytrack?

O principal objetivo do cartão é garantir que sua empresa tenha total controle sobre os recursos disponibilizados aos colaboradores.

Ao eliminar os adiantamentos em espécie e em conta de colaboradores, a empresa garante uma maior segurança, transparência e agilidade em todo o processo.

Deste modo, ao utilizar o Cartão Paytrack, as empresas podem alocar recursos de maneira pré-paga, garantindo que os colaboradores tenham acesso somente aos fundos necessários para viagens, compras e outras despesas relacionadas ao trabalho.

Com isso, as despesas durante viagens corporativas estarão sempre dentro de limites estabelecidos pela própria empresa. Isso não só promove uma maior transparência e previsibilidade nos gastos, mas também facilita a monitorização em tempo real.

O cartão Paytrack é um produto novo?

Não. O Cartão Paytrack é uma solução que existe desde 2019. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta madura que já leva mais poder de gestão e controle para inúmeras empresas.

Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre Compliance em viagens corporativas: as melhores práticas

Quais são os principais usos? 

O uso de um cartão pré-pago varia de acordo com a necessidade da empresa e do colaborador. No caso do Cartão Paytrack, não é diferente.

Além de disponibilizar adiantamentos para colaboradores com mais segurança, ele pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo:

  • Gestão de fundo fixo ou caixinha;
  • Licenças de software;
  • Assinaturas e compras online;
  • Transporte, aluguel de carros e estacionamento;
  • Verbas de marketing;
  • Disponibilização de diárias;
  • Despesas realizadas por colaboradores em nome da empresa em viagens corporativas.

Sendo assim, o Cartão Paytrack é indicado para diferentes fins, como para gerenciar despesas relacionadas a viagens de negócios (passagens aéreas, hospedagem, transporte local e alimentação).

Cabe à empresa definir os limites de gastos e estabelecer para quais fins ele deverá ser utilizado. Neste momento, ter uma política de despesas bem definida faz toda a diferença.

Quais os principais benefícios e vantagens?

O Cartão Paytrack é uma solução financeira que oferece uma série de vantagens para as empresas. Afinal, ele torna a gestão de despesas mais eficiente e prática.

Com isso, confira conosco alguns dos benefícios proporcionados para a empresa:

  • Controle e gestão em tempo real dos recursos alocados por meio de um adiantamento;
  • Não é mais necessário fazer depósitos na conta dos colaboradores; 
  • Proporciona uma maior automatização dos processos relacionados a gestão de despesas
  • Redução de erros operacionais em processos manuais e maior compliance; 
  • Realização do controle e do resgate de saldos não utilizados pelos colaboradores;
  • A não necessidade da conciliação de faturas;
  • Redução do número de fraudes;
  • Eliminação da logística do dinheiro em espécie e aumento da segurança.

Além disso, o cartão está totalmente integrado com a plataforma Paytrack, oferecendo uma solução completa.

Esses benefícios comprovam que o Cartão Paytrack é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que deseja otimizar a gestão de despesas corporativas, garantindo segurança, controle e eficiência.

Vale mais a pena contratar um cartão de banco ou o cartão Paytrack?

O cartão Paytrack é um meio de pagamento no qual o seu grande diferencial é a integração à solução completa de Expense Management.

Essa conexão permite a parametrização de regras, alçadas de aprovação, automatização dos adiantamentos, além da integração aos sistemas de backoffice utilizados na empresa.

Dessa forma, diferentes processos como a gestão de cartões, adiantamentos e despesas, entre outros, é realizada dentro de uma única plataforma 100% online.

Com a gestão unificada, o setor responsável pelos adiantamentos e reembolsos reduz o tempo e custos despendidos na disponibilização de recursos e na conferência de relatórios de despesas.

Sendo assim, se você está se questionando qual opção vale mais a pena, opte por aquela feita de forma especializada para gerenciar despesas corporativas.

É possível controlar o saldo dos cartões?

É fundamental que a empresa tenha total controle sobre os valores cedidos aos colaboradores.

Desta forma, o Paytrack possui uma plataforma completa para a gestão dos saldos dos cartões pré-pagos. Sendo possível consultá-los, transferir saldos entre cartões ou recuperá-los para a carteira digital da empresa.

Com a gestão online de saldos, a empresa não depende do colaborador para devolver o valor não utilizado, podendo realocá-lo quando for necessário.

Com isso, é possível diminuir a ocorrência de fraudes e falhas no processo, o que torna a gestão de despesas um diferencial competitivo.

Aproveite e leia também: O que é alçada de aprovação de despesas e como implementar

É possível realizar recargas automáticas de cartões?

Sim, a integração entre o Cartão e a solução de Expense Management permite que sua empresa parametrize a recarga automática após a aprovação de prestações de contas anteriores.

Desta forma, você garante que o colaborador justificará todos os adiantamentos cedidos e terá os recursos de que necessita para realizar suas atividades.

Além disso, também é possível determinar critérios específicos para a recarga, como valores pré-determinados, datas fixas, ou quando o saldo do cartão atinge um determinado limite.

Como funciona a conciliação de faturas e a consulta de extratos? 

Por ser um cartão pré-pago, não há a emissão de faturas. Além disso, as despesas nascem pré-conciliadas, pois, ao usar o cartão, gera-se uma despesa para classificação no Paytrack.

Desse modo, cabe ao colaborador ser o responsável por digitalizar o comprovante na despesa gerada.

Quando consultam extratos, é importante entender que ele faz isso online, também pelo Paytrack.

O Cartão Paytrack aumenta a segurança do meu processo?

Sim, aumenta muito a segurança do processo. Com a integração do cartão ao Expense Paytrack, é possível fazer a gestão e controle dos adiantamentos feitos aos colaboradores.

O Cartão Paytrack permite que a empresa defina limites de gastos específicos para cada colaborador ou projeto. Isso impede que os colaboradores excedam o orçamento alocado.

Todas as solicitações de adiantamentos também passam por validação de políticas e regras que a empresa parametriza dentro do Paytrack. Assim, há uma redução no número de fraudes e erros operacionais.

Além disso, outro ponto que eleva a segurança é que, se o colaborador perder seu cartão, ele não perderá o recurso adiantado, pois ele é disponibilizado de forma virtual.

Em resumo, o Cartão Paytrack não só melhora a eficiência na gestão de despesas, mas também fortalece a segurança dos processos financeiros da empresa.

Quais estabelecimentos aceitam o cartão empresarial Paytrack?

Como o cartão possui bandeira VISA,  ele é aceito na maioria dos estabelecimentos nacionais e internacionais.

Deste modo, o colaborador não terá dificuldades em utilizá-lo nas suas despesas durante uma viagem a trabalho, por exemplo.

É possível realizar saques?

Com o Cartão Paytrack em mãos, os colaboradores podem realizar saques nos bancos e caixas 24 horas.

Quais sistemas integram o cartão?

A solução de Expense Paytrack, que também integra com os principais sistemas de backoffice, como:

  • SAP;
  • Oracle;
  • Sankhya;
  • Totvs;
  • LG;
  • Senior;
  • Teknisa;
  • Siagri;
  • Domus ERP;
  • Microsoft AD;
  • Mult Sistemas.

Essa versatilidade é fundamental, uma vez que permite adaptá-lo às diferentes necessidades da empresa.

Vale a pena usar o cartão Paytrack?

Sim, vale muito a pena utilizar o cartão Paytrack. Ele atende especialmente empresas que buscam uma solução eficiente e segura para a gestão de despesas corporativas.

Ao integrar o cartão pré-pago com o Expense Paytrack, as faturas nascem pré-conciliadas e o colaborador apenas classifica a sua despesa dentro do Paytrack. Logo em seguida, ela é validada com a tecnologia de OCR e as políticas parametrizadas pela empresa.

Todo esse processo automatizado diminui os riscos de fraudes e erros, aumentando a segurança e compliance para a empresa.

Além disso, as alçadas de aprovação dentro do Paytrack também são responsáveis por garantir a segurança do adiantamento aos colaboradores. Sem a aprovação de um gestor responsável, o colaborador não receberá o adiantamento solicitado.

Com o cartão Paytrack, é possível eliminar ainda atividades manuais na gestão e controle de recursos adiantados aos colaboradores, garantindo segurança na validação de políticas e redução de tempo da equipe de backoffice.

Portanto, se você  tem alguma dúvida sobre o cartão corporativo da Paytrack ou quer conhecer mais sobre as outras soluções, fale com um de nossos especialistas.