TMC e travel tech: conheça a gestão de viagens híbrida e seus benefícios
Por que escolher o modelo multiagência e não uma agência única?
A resposta curta para a pergunta “por que trabalhar no modelo multiagência de viagens é melhor que trabalhar com apenas uma?” é bastante simples: compliance, segurança e menores preços.
No entanto, muitas empresas possuem dúvidas na hora de escolher, enquanto outras decidem por uma opção não tão vantajosa para as suas operações. Isso faz com que elas percam a chance de aproveitar os benefícios de uma multiagência de viagens.
Neste artigo, vamos mostrar todas as vantagens em se trabalhar com mais de uma agência de viagens corporativas, para que você atinja os melhores resultados na sua operação. Portanto, acompanhe!
Tópicos do conteúdo Paytrack
- O que é o modelo multiagência e como ele funciona?
- Concentrar o volume em uma única agência não traz melhores resultados?
- Multiagência: como ficam os acordos com a minha agência atual?
- Como gerir múltiplas agências na minha operação?
- Conheça os principais benefícios do modelo multiagência para a sua empresa
- Por que escolher um modelo multiagência?
O que é o modelo multiagência e como ele funciona?
O modelo multiagência nada mais é do que uma abordagem na qual a gestão de viagens corporativas é distribuída entre diversas agências de viagens, livrando a empresa de ficar refém de apenas uma única fornecedora.
Ou seja, cada agência pode ser especializada em um tipo de serviço ou região, permitindo maior flexibilidade na escolha de passagens aéreas, hotéis e transporte terrestre.
Além disso, ao dispor de diferentes agências, a empresa pode conseguir melhores negociações e descontos exclusivos com vários fornecedores, maximizando os benefícios e otimizando os seus custos.
Como o modelo multiagência oferece mais flexibilidade nas viagens corporativas?
O modelo multiagência oferece uma flexibilidade significativa em comparação com o modelo de agência única.
Afinal, as empresas podem escolher diferentes agências para atender regiões específicas ou tipos de viagens com diferentes especificidades, como no caso de viagens internacionais, domésticas, de curto prazo ou longas estadias.
Com isso, além de conseguir negociar as melhores tarifas, o modelo multiagência facilita a criação de políticas de viagens personalizadas, ajustando-se às necessidades de cada área da empresa ou departamento.
Desvantagens do modelo de agência única em viagens corporativas
O modelo de agência única pode até aparentar ser uma solução simplificada para a gestão de viagens, mas traz consigo algumas desvantagens para as empresas.
A principal limitação está na falta de flexibilidade. Afinal, com apenas uma agência à disposição, a empresa fica limitada somente às opções e tarifas oferecidas por essa prestadora. Isso pode elevar os custos da operação.
Além disso, uma única agência pode não ser capaz de atender todas as necessidades de seus clientes. Por exemplo, em períodos de alta demanda, como acontece em eventos como o Rock in Rio, a agência pode não conseguir oferecer atendimento ágil ou tarifas competitivas.
Concentrar o volume em uma única agência não traz melhores resultados?
Na realidade, concentrar as compras em uma única agência pode limitar a sua empresa em termos de competitividade e oportunidades de economia. Ao contrário, o modelo multiagência estimula a concorrência entre fornecedores, o que é fundamental para garantir que sua empresa obtenha os melhores preços e serviços.
Ou seja, na gestão de viagens corporativas da sua empresa, você encontra a oportunidade de reduzir os custos das suas operações. Isso garante que todas as viagens a trabalho estejam sempre de acordo com as políticas da empresa, proporcionando um maior índice de compliance.
Competitividade: um fator decisivo com modelo multiagências
A competitividade entre agências é o maior trunfo do modelo multiagência. Quando várias agências competem pelos mesmos clientes, elas são incentivadas a oferecer melhores tarifas e condições de serviços para vencer a concorrência. Isso se traduz diretamente em redução de custos para sua empresa.
Esta regra básica da economia não deixaria de ser aplicada às agências de viagens corporativas, as TMCs. Quando falamos em reservas para viagens, precisamos manter em mente que nada mais é do que um processo de compra de serviços.
No dia a dia das empresas, a compra de equipamentos, insumos e contratação de serviços passam por processos de cotação e muitas vezes por BIDs. Deste modo, por qual motivo a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis deveria ser diferente?
Multiagência: como ficam os acordos com a minha agência atual?
Se sua preocupação é com os acordos com fornecedores que a agência oferece, lembre-se que sua empresa é a cliente. As agências com que vier trabalhar tem tanto interesse quanto você em ter bons acordos de tarifas.
Com isso, a competitividade gerada pela concorrência entre as agências fará com que todas busquem oferecer o que tem de melhor, para que sua empresa realize o máximo de transações com elas.
Além disso, ao adotar a tecnologia certa, como uma plataforma de gestão integrada, como a Paytrack, você poderá visualizar todas as opções de passagens, hotéis e locações de veículos oferecidos pelas agências, maximizando seu poder de escolha sem comprometer os relacionamentos existentes.
Como gerir múltiplas agências na minha operação?
Dizer que gerir diversas agências e ter acesso a múltiplos conteúdos é difícil é um mito que inúmeras empresas já vem quebrando com a Paytrack.
Um OBT funciona como um marketplace de agências de viagens e conexões diretas com fornecedores. Em resumo, dentro de uma única plataforma são disponibilizadas opções de passagens, hotéis, além de locações de veículos de diversas agências. Este processo é semelhante ao Skyscanner, mas em um contexto corporativo.
Ou seja, estamos falando de um inventário de viagens muito mais amplo, com mais controle, aplicação de políticas e alto poder de gestão.
Atualmente, a tecnologia acabou com o esforço e estresse de trocar inúmeros e-mails e ligações para a cotação e seleção de um único serviço. Agora, não é preciso abandonar seu relacionamento atual com a agência da sua confiança. Mas, é possível ter mais poder de escolha de forma descomplicada.
Conheça os principais benefícios do modelo multiagência para a sua empresa
Ainda não sabe o porquê escolher o modelo multiagência. Então confira conosco algumas das principais vantagens de se trabalhar com várias agências:
- Redução de custos: A competição entre agências gera as melhores tarifas, levando a economias significativas para sua empresa. Com cada agência competindo para oferecer os melhores preços, sua empresa sai ganhando
- Melhores serviços: Quando há múltiplos fornecedores, sua empresa pode comparar e escolher os serviços que agregam mais valor. Isso melhora a qualidade dos serviços recebidos e, além disso, parceiros que não atendem às expectativas podem ser substituídos rapidamente.
- Segurança e mitigação de riscos: A diversificação de agências traz segurança operacional. Caso uma agência feche ou tenha problemas, sua empresa não será afetada de maneira crítica. Essa diversificação se mostrou essencial, por exemplo, durante a pandemia, quando muitas empresas de turismo fecharam.
- Maior flexibilidade e controle: Ao trabalhar com várias agências, sua empresa tem mais flexibilidade para escolher serviços que se ajustem melhor a cada situação. Além disso, a adoção de ferramentas tecnológicas permite um controle minucioso sobre as políticas de viagens e gastos.
E o que aconteceria com o histórico de dados das suas viagens?
Entre março e agosto de 2020, cerca de 50 mil empresas de turismo fecharam as portas devido à pandemia. Por isso, pulverizar a sua demanda de viagens em múltiplos fornecedores confere mais segurança ao seu processo e faz com que sua empresa não corra o risco de ficar sem recursos de uma hora para outra.
Por que escolher um modelo multiagência?
O modelo multiagência dá mais autonomia e liberdade para que a sua empresa escolha os serviços que realmente fazem sentido. Em contrapartida, quando não há parâmetro de comparação, sua companhia fica refém do acesso limitado a informações, perdendo a oportunidade de maximizar a redução de custos.
Independentemente da área responsável pela gestão de viagens, a redução de custos sempre é um resultado esperado, visto que esta conta representa um grande gasto para a empresa.
Por isso, a possibilidade de redução de custos e aumento da qualidade dos serviços de viagem não podem ser ignorada por uma gestão estratégica de viagens corporativas
Assuma o controle da gestão de viagens e despesas da sua empresa, e potencialize seus resultados com o modelo multiagência. Fale com um de nossos especialistas!