Travel Tech

Travel Techs: inovação em viagens

Em tradução literal, o termo “Travel Techs” significa “tecnologias de viagem” e pode ser atribuído a todo tipo de tecnologia ou empresas que forneçam tecnologias dedicadas a resolver problemas e insuficiências no mercado de viagens.

 

Você deve ter ouvido falar das Fintechs, empresas do setor financeiro que revolucionam o mercado com tecnologia. A tecnologia tem transformado todos os mercados e com o setor de viagens não poderia ser diferente, é hora de conhecer as Travel Techs.

No mercado brasileiro as Travel Techs têm ganho cada vez mais espaço, oferecendo serviços de forma abrangente, que vão da gestão de mobilidade urbana até a contratação de serviços de viagem de forma 100% online.

Apesar da redução brusca de demanda no mercado de viagens mundial, devido à pandemia, a retomada destes serviços já está ocorrendo, principalmente entre clientes corporativos. A tendência é que a economia cada vez mais digital, influencie progressivamente os investimentos em tecnologia e inovação nas viagens.

Neste artigo vamos abordar os seguintes temas em torno das Travel Techs:

      • Afinal, o que são Travel Techs?;
      • Travel techs e o cenário corporativo;
      • Travel technologys indispensáveis;
      • Variedades de Travel Techs no mercado;

Afinal, o que são Travel Techs?

 

Em tradução literal, o termo “Travel Techs” significa “tecnologias de viagem” e pode ser atribuído a todo tipo de tecnologia ou empresas que forneçam tecnologias dedicadas a resolver problemas e insuficiências no mercado de viagens. 

Relatórios de impacto econômico realizados pelo  Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) demonstram que em 2019 o mercado de viagens e turismo representou cerca de 10% do PIB mundial, contribuindo com cerca de US$8.9 trilhões.

Ainda que o setor tenha tamanha representatividade no cenário internacional, o mercado de viagens e turismo permaneceu relativamente analógico. Devido à demanda por digitalização e modernização dos processos de viagem, o investimento em empresas e startups, que redefinem a forma como o turismo é feito, tem crescido.

 

Travel techs e o cenário corporativo

 

Hoje os viajantes querem cada vez mais possibilidades de escolha, transparência de preços e personalização das experiências. As corporações, por sua vez, buscam o melhor custo, segurança e compliance nas viagens necessárias para manter sua operação.

Já faz parte do nosso dia a dia o contato com tecnologias para viagens enquanto consumidores finais. Sites e aplicativos como Booking.com, Airbnb ou mesmo o Uber, fornecem tecnologias para atender necessidades relacionadas a viagens e mobilidade.

No entanto, a demanda das empresas vai muito além da simples reserva e solicitação destes serviços. Existe a necessidade prioritária de gerir os gastos realizados nas viagens corporativas, para que o retorno sobre este tipo de investimento seja o mais expressivo possível.

Por isso, Travel techs que visam atender ao mercado corporativo precisam de uma abordagem bilateral, que atenda aos interesses da empresa em redução de custos e controle, sem deixar a experiência do usuário final de lado, entregando a transparência e personalização que desejam.

 

Travel technology must have – indispensáveis

 

Algumas tecnologias são indispensáveis para o mercado de viagens corporativas. Devido ao dia a dia movimentado do viajante corporativo, e mesmo pela alta demanda por aprovações dos gestores destes viajantes, soluções desenvolvidas em conceito Mobile First atendem à necessidade de realizar todos os processos na palma da mão.

Com agendas lotadas e suscetíveis à mudanças, cancelamentos acontecem. Por este motivo, tecnologias que facilitem a alteração de voos e hospedagens, são grandes aliados dos viajantes corporativos, e das empresas constantemente preocupadas com o status de créditos derivados de bilhetes não voados.

Outras travel technologys extremamente importantes para o meio corporativo, são os meios de pagamento digitais e a rastreabilidade dos documentos relacionados às viagens. A  fintechização dos meios de pagamento impulsiona a digitalização do processo de compra de serviços de forma integral, enquanto a digitalização de documentos permite acesso à informações relevantes em tempo real, de qualquer lugar.

Estes são apenas alguns exemplos de tecnologias que deixaram de ser nice to have para clientes corporativos, tornando-se essenciais para toda a operação de viagens que suporta o crescimento e desenvolvimento de inúmeros tipos de negócios.

 

Variedades de Travel Techs no mercado

 

Como falamos mais cedo neste artigo, o termo Travel Tech refere-se às tecnologias e às empresas que ofertam estas tecnologias. Apesar de o foco central ser atender às demandas e necessidades do mercado de viagens, estas empresas dividem-se em subtipos que resolvem diferentes dores do setor.

 

OTA

Uma Online Travel Agency nada mais é que uma agência de viagens online. Entre as mais conhecidas estão Booking e Decolar.com, onde é possível reservar hotéis e comprar bilhetes aéreos em poucos cliques.

 

Transporte e mobilidade

Existem inúmeras Travel techs focadas em atender às necessidades de transporte rodoviário e mobilidade urbana do usuário. No mercado brasileiro, podemos citar 99, LadyDriver e Buser.

 

Expense management

Comumente despesas com alimentação e transporte local não são lembradas como relacionadas às viagens corporativas, no entanto aplicativos para a gestão deste tipo de despesa são parte importante do mercado. Como exemplo, podemos citar Expensify.

 

Tecnologia para fornecedores

Entre agências de viagens, hotelaria e cias aéreas, existe uma gama gigante de tecnologias que permitem a estas empresas gerir e/ou disponibilizar conteúdos para seus clientes. A Cangooroo é um exemplo de Travel Tech que fornece tecnologia exclusivamente para agências de viagem.

 

OBT

Online Booking Tools são ferramentas que permitem a reserva de serviços de viagem de forma online, que podem ou não permitir a compra dos serviços no momento da reserva, independentemente do serviço de uma agência de viagens.

 

Travel Techs All in One

 O conceito All in one engloba empresas que visam atender o processo de viagens para o meio corporativo de forma integral. Da solicitação de serviços e planejamento da viagem (pré-viagem), até a prestação de contas e conciliação de pagamentos (pós viagem).
A Paytrack é um ótimo exemplo de Travel Tech que atende diretamente ao público corporativo, de ponta a ponta, sendo uma Corporate Travel que possui ferramentas de Expense Management, OBT e Mobilidade Urbana. Visando atribuir mais controle e gestão aos processos de solicitação de viagens, enquanto dão ao viajante interfaces user friendly que simplifiquem sua vida na estrada. 

 

 

As Travel Techs vêm ganhando mercado progressivamente, resolvendo as mais diversas dores de empresas e viajantes por todo o mundo. 

Conhecer mais sobre este nicho de mercado pode te ajudar a incorporar inovação, digitalização e otimização de processos às viagens da sua empresa. 

Leia também o artigo T&E: O que é e como pode impactar meu negócio? e entenda mais sobre despesas e viagens corporativas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *