Thumb Paytalks Academia de viagens 1

A retomada das viagens corporativas já começou?

Com o otimismo crescente motivado pelo aumento nos índices de imunização contra a Covid, começa-se a falar sobre uma retomada mais palpável para o turismo. Dados da Mastercard Institute demonstram que os níveis de reserva de voos domésticos no Brasil chegam a 64% em comparação aos níveis pré-pandêmicos.

No último dia 27/07, Vivianne Martins, diretora na Academia de Viagens Corporativas, e Cibeli Oliveira, diretora de Travel e CX na Paytrack Tecnologia discutiram em um evento ao vivo, sobre a retomada do turismo corporativo, as principais mudanças no cenário nacional e ainda, responderam à perguntas do público.

Continue lendo e descubra os principais pontos abordados!

 

Quando a retomada das viagens corporativas ocorrerá?

 

Esta é a pergunta de 1 milhão de reais! Diversos estudiosos procuram estimar a data do ‘day one’, o dia em que as viagens corporativas retomarão oficialmente, no entanto esta previsão ainda é bastante nebulosa.

Para Vivianne Martins, a expectativa é de que até outubro grande parte da população estará imunizada e com isso as viagens retornarão de forma mais expressiva no último trimestre.

“Hoje, quando a gente conversa com o cliente corporativo, a gente sente que já existe uma retomada, com muito cuidado. As empresas têm realmente muito cuidado com este viajante corporativo, para que ele esteja seguro, mas vemos um aumento de 5 à 10% [das viagens] por mês, nos últimos três meses.” declarou Vivianne.

 

Retomada das viagens e a Oferta x Demanda

 

O mercado de viagens mundial encolheu com a pandemia. Mais de 50 mil empresas de turismo fecharam, inúmeras aeronaves foram tiradas de circulação e a malha aérea foi reduzida, tudo isso somado ao avanço do turismo de lazer faz com que a demanda seja maior que a oferta de serviços neste momento.

Este cenário afeta diretamente o cliente corporativo, uma vez que a demanda maior que a oferta eleva os valores dos serviços, o que já pode ser sentido pelas empresas. Além disso, mais que busca pelos melhores preços, neste momento a disputa é pela disponibilidade de assentos nos aviões e quartos nos hotéis.

 “A demanda e a oferta já são uma questão para o corporativo também, porque os preços já estão subindo. E, a gente vai ter uma briga pela disponibilidade, [a questão] não é por quanto eu vou conseguir um assento, é ‘será que eu vou conseguir um assento?’ “, ressaltou Vivianne sobre o tema.

 

A importância da flexibilidade no novo cenário

 

Ainda que já possamos vislumbrar uma retomada, o futuro continua incerto. Variantes da covid ainda causam preocupação uma vez que não há como saber se surgirão novas cepas, por isso a flexibilidade da política de viagens, na compra dos tickets aéreos e reservas de hotéis, é tão importante.

Políticas de viagens flexíveis permitem que a empresa se adeque às mudanças constantes que o cenário imprevisível traz. Além disso, tarifas flexíveis proporcionam melhores condições para o cancelamento e remarcação de voos e hospedagens, o que reduz custos extras caso o viajante seja infectado e precise desmarcar uma viagem a trabalho. 

Vivianne destacou que as políticas altamente flexíveis são essenciais para este momento de transição e expectativa da retomada, tão logo o cenário se estabilize, gestores e empresas poderão optar por mantê-las ou reestruturá-las.

 

Como escolher os parceiros e fornecedores neste momento?

 

Vivianne chamou a atenção para que gestores de viagens tomem cuidado ao comparar de forma equivocada diferentes tipos de fornecedores de serviços para gestão de viagens. 

É preciso considerar qual a real necessidade da empresa e do viajante, além de buscar o máximo de informações sobre cada um dos seus fornecedores, sejam eles de tecnologia, TMCs ou serviços de viagem.

“Algumas empresas e gestores estão misturando isso. Estão colocando uma Travel tech versus uma TMC versus uma empresa de tecnologia, não é assim! Qual é a competência, o que você precisa? Faça um RFI, request for information, é super necessário nesse momento. Se informe, conheça as empresas, chame cada uma , peça uma apresentação, não de powerpoint! Pede para ver o sistema, pede para ver o serviço, peça para ver os clientes e converse com outros clientes.” destaca Vivianne Martins.

 

Estes e outros tópicos cruciais para que empresas se preparem para voltar a viajar você pode conhecer na íntegra assistindo o evento completo!

Preencha o formulário a seguir e acesse o evento quando quiser.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *