Como a Paytrack te ajuda a ser uma empresa com transformação digital

Como a Paytrack te ajuda a ser uma empresa com transformação digital

Por Marília Prado

Embora o mundo empresarial esteja cada vez mais impulsionado por modernizações e avanços tecnológicos, nem todas as organizações abraçam plenamente a transformação digital. 

A digitalização de processos é um fenômeno em constante desenvolvimento, abrangendo diversas áreas, desde marketing e vendas até recursos humanos, gestão e finanças.

O uso de tecnologias apropriadas viabiliza alcançar uma série de vantagens e garantir processos mais rápidos, transparentes e seguros. 

Com novidades surgindo a todo momento, determinar qual a próxima inovação deve ser incorporada pode ser uma tarefa complexa. 

Para avaliar a transformação digital no Brasil e estimular discussões sobre o tema, a PwC Brasil e a Fundação Dom Cabral desenvolveram o Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr). Confira o relatório completo do ITDBr.

Continue lendo e descubra como a Paytrack pode te ajudar a dar o salto para o futuro!

O que é o Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr)

Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) é uma metodologia criada para apoiar empresas a compreender o impacto de fatores internos e externos sobre sua operação, e direcionar estratégias para lidar com desafios e oportunidades. 

Em uma primeira avaliação para estabelecer valores, o ITDBr mediu o nível de maturidade digital das empresas pesquisadas em dez dimensões, a fim de promover a conscientização do momento atual das empresas e o debate sobre uma agenda propositiva de transformação digital, contribuindo para o avanço do tema.

Entre os resultados percebidos com a pesquisa, ficou claro que o backoffice é o principal alvo da transformação digital nas empresas.

Dados da pesquisa Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr)

O ITDBr médio das empresas participantes da pesquisa ficou em 3,3, pouco acima da metade da escala, que vai de 1 a 6. Para os realizadores, o resultado indica uma maturidade ainda baixa para a transformação digital.

Entre os dez segmentos pesquisados, o de serviços financeiros aparece como o mais avançado em relação à transformação digital, com índice de 4,1.

Soluções inovadoras melhoram a gestão e o Índice de Transformação Digital

Soluções digitais que transformam a gestão de despesas corporativas já são uma realidade e substituem processos manuais, como lançamentos, reembolsos e adiantamentos. 

Plataformas de gestão e pagamentos digitais, como a Paytrack, tornam esses processos muito mais fáceis, reduzindo o tempo dedicado pelas equipes de backoffice na conferência de relatórios e na conciliação de despesas. 

A solução é all-in-one porque integra todas as atividades que compõem a gestão de despesas de uma empresa, com inovação. Um exemplo é o uso da tecnologia OCR, que digitaliza recibos e comprovantes de gastos e automatiza a prestação de contas, reduzindo o uso de papel e agilizando os processos. 

Meios de pagamento tradicionais, como boletos, transferências e dinheiro em espécie, estão sendo aposentados com o uso cada vez mais disseminado de cartões corporativos, Pix Corporativo e transações financeiras totalmente online.

Com o Paytrack Card, por exemplo, o pagamento de uma conta em restaurante após um almoço de negócios, uma passagem aérea ou a compra de material de escritório integra em tempo real a gestão de despesas da empresa. E ainda oferece a comodidade do uso de outras inovações, como o pagamento por aproximação – NFC, e a inclusão em Wallets do celular.

Uso do Cartão Corporativo na Transformação Digital

Como a Paytrack pode auxiliar a transformação digital da sua empresa

Com a plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas da Paytrack, sua empresa estará cada vez mais inserida em um ambiente envolvido pelos benefícios de novas tecnologias.

  • Facilidade e acompanhamento do processo de integração ao ERP;
  • Transparência e prevenção de fraudes;
  • Facilitação de processos back office;
  • Multiplataforma, com uso no app e web;
  • Aumento da eficiência operacional nos processos de gestão de despesas e viagens corporativos;
  • Gestão baseada em dados, com acesso a relatórios contendo informações estratégicas para acompanhamento em tempo real;
  • Maior controle de custos e da aderência às políticas da organização.

Para Edson Gonçalves, vice-presidente de operações da Paytrack, as soluções digitais se tornam uma opção cada vez mais estratégica para as empresas. “Os destaques são visibilidade, compliance e o controle, que tornam a gestão de despesas mais eficaz, fornecendo informações precisas sobre os gastos”, ressalta. 

O impacto das tecnologias digitais proporciona, sobretudo, a possibilidade de fomentar o crescimento dos negócios. É o que os gestores que participaram da pesquisa da PwC sobre a transformação digital acreditam: 69% deles indicaram que um dos principais resultados esperados é o aumento da eficiência operacional, por meio principalmente da automação e automatização de tarefas operacionais.

A implementação da cultura de inovação constante é um desafio, especialmente  para grandes organizações que prezam pela estruturação e segurança dos processos já implementados. Mas é possível aliar a experimentação a processos bem definidos, que garantam a sustentabilidade do negócio na era digital.

Com nível de maturidade das empresas brasileiras ainda em desenvolvimento, de acordo com conclusão do relatório PwC, soluções all-in-one contribuem no desenvolvimento da inovação e impulsionam negócios. 

Baseado em uma abordagem sistematizada como o ITDBr para mensurar este processo, as organizações têm em mãos uma maneira de medir seus avanços digitais continuamente e entender seu impacto, já que há espaço significativo para melhorias em suas trajetórias de digitização.

A Paytrack é especializada em soluções para gestão de viagens, despesas e reembolsos corporativos e conta com ferramentas online completas, que fornecem relatórios consolidados sobre a operação por meio de dashboards intuitivos.