Finanças 4.0: entenda como a tecnologia pode apoiar a gestão financeira da sua empresa
Na área financeira de qualquer empresa existe uma condição básica para a competitividade no mundo dos negócios: a modernização. É por isso que o conceito de Finanças 4.0 tem se tornado tão importante nos mais diversos segmentos de atuação, sendo um diferencial para que os resultados apareçam de forma automatizada e mais eficiente.
Mas você sabe do que se trata? Não? O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o que é Finanças 4.0 e como esse conceito pode ser importante? É só continuar a leitura deste artigo para tirar as suas dúvidas!
Tópicos do conteúdo Paytrack
O que é Finanças 4.0?
Finanças 4.0 é a adoção da transformação digital dentro das mais variadas funções do departamento financeiro de uma empresa. Isso significa utilizar soluções tecnológicas que contribuam para um trabalho mais eficiente e preciso dos responsáveis pela gestão financeira de uma organização, contando com tecnologias diferentes para alcançarem melhores resultados.
Alguns exemplos dessas tecnologias são os conceitos de Blockchain, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Small Data, Business Intelligence e Inteligência Artificial.
Qual é a sua importância?
A Transformação Digital já é uma realidade para muitas empresas, mas ela só vai ser aproveitada ao máximo com o uso correto das tecnologias. Com a Finanças 4.0, isso significa integrar todo o sistema de trabalho para conseguir maior eficiência produtiva. Afinal, de que adianta ter um setor automatizado, enquanto outra área importante não usufrui dos mesmos investimentos?
Com esse conceito em prática, é possível investir na criação de um panorama completo sobre o funcionamento de uma organização e, dessa forma, facilitar os ajustes necessários. Da redução de custos e prazos até a escalabilidade das operações e a maior eficiência da sua equipe.
Toda a organização ganha em produtividade, trazendo resultados cada vez mais satisfatórios, especialmente ao analisar o longo prazo.
Além disso, a competitividade no mercado cresce a cada dia, e a sua empresa não pode perder tempo com processos defasados, custosos e que não geram tantos resultados.
Investir na integração dos procedimentos internos com a Finanças 4.0, portanto, é o caminho mais adequado para se manter sempre atualizado e em constante evolução digital.
Quais são os benefícios desse conceito?
Por que a sua empresa deve adotar o conceito de Finanças 4.0? Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre a importância disso?
Tomada de decisão acertada
O principal benefício da adoção da Finanças 4.0 é a capacidade de otimizar a tomada de decisão na companhia. Em um mercado tão competitivo, é preciso evitar tempo — e recursos — perdidos com estratégias pouco eficientes. Todos os profissionais passam a ter acesso a um sistema completo e integrado, que permite a realização de análises precisas sobre inúmeras questões, além de centralizado, onde todas as informações e os detalhes estão disponíveis.
Áreas diferentes se integram, criando insights mais valiosos e que contribuem diretamente para tomadas de decisões mais assertivas. Em longo prazo, isso pode representar um diferencial competitivo relevante para a sua empresa.
Maior produtividade
Um erro muito comum é imaginar que a Finanças 4.0 representa a substituição completa da mão de obra humana. Na verdade, a ideia é justamente a oposta: potencializar o rendimento de cada profissional de uma equipe. Em vez de perder horas e mais horas com tarefas repetitivas e com pouco valor agregado, eles podem focar em atividades de maior importância para a empresa.
O intuito é que profissionais e máquinas trabalhem em conjunto para proporcionar uma experiência completa dentro da organização. No fim, isso significa mais tempo focado no que realmente importa: fornecer um produto e/ou serviço de maior valor agregado ao cliente final. E fica ainda melhor: tudo isso em tempo de trabalho reduzido, com menos recursos utilizados e resultados mais eficientes.
Flexibilidade e integração
Um dos grandes desafios da automação é conseguir fazer com que diferentes ferramentas conversem entre si dentro de um mesmo sistema, certo? A partir da Finanças 4.0, isso deixa de ser um problema, com a integração de diversas tecnologias nos mais variados processos e sistemas internos. Assim, toda a comunicação entre as atividades da organização é integrada e otimizada.
Esse processo também garante maior flexibilidade para que o sistema seja adequado aos objetivos e às demandas de uma companhia.
Em vez de adequar todo o funcionamento de uma organização para uma ferramenta, é o processo inverso que acontece. Desse modo, não é preciso limitar a essa automação a uma única ferramenta, ampliando as possibilidades e os resultados da companhia.
Mais receita e menos custos
Com todos os benefícios listados acima, implementar o conceito de Finanças 4.0 também pode representar um ganho significativo com o ROI (Retorno sobre Investimento). A partir da redução de custos para executar uma mesma tarefa e, ao mesmo tempo, o ganho em eficiência no dia a dia de trabalho, a tendência é que a receita de uma companhia aumente consideravelmente.
Quanto mais tempo utilizando processos automatizados e integrados, melhores serão os resultados. As tarefas tornam-se menos onerosas e não demoram tanto para serem executadas, já que são feitas por máquinas, enquanto os profissionais estão analisando todas as informações e os insights gerados. As decisões se tornam eficientes e as estratégias geram resultados efetivos.
Como aplicar a Finanças 4.0?
Mas, afinal, como aplicar a Finanças 4.0 na realidade da sua empresa?
Defina os seus objetivos
A primeira etapa é muito simples para a aplicação da Finanças 4.0: defina quais são os seus objetivos. Esse é o primeiro passo para ter a certeza de que as soluções encontradas pela sua empresa, de fato, façam sentido para a realidade da organização. Afinal, estamos falando sobre uma série de plataformas e produtos, o que nem sempre vai ser o mais adequado para o seu negócio.
Dessa forma, é preciso entender quais são as necessidades mais urgentes dentro da sua empresa para, assim, conseguir encontrar soluções que ajudem a focar em serviços realmente úteis. Sem isso, a sua organização pode até contar com as melhores plataformas disponíveis, mas será que os resultados vão aparecer no curto, médio e longo prazos? É pouco provável.
Mapeie todos os processos
Já sabe quais são as metas que devem ser alcançadas? Agora é o momento de entender como isso vai ser feito. Assim, é necessário mapear todos os processos que fazem parte do dia a dia da companhia. O que está funcionando bem? O que precisa de melhorias? E quais são os processos que estão causando gargalos produtivos para colaboradores da sua empresa?
Essa reorganização vai fortalecer o trabalho que se iniciou na etapa anterior: identificar as melhorias em potencial do seu negócio. O ideal aqui é ouvir todos os profissionais que estejam envolvidos nesses processos, para realmente ter uma visão mais clara do que precisa ser feito. Sem isso, é provável que necessidades e dores pouco urgentes acabem sendo priorizadas, por exemplo.
Crie um plano de ação
Em seguida, é hora de criar um plano de ação, ou seja, definir como o processo vai ser colocado em prática. O objetivo aqui é definir exatamente o que deve ser feito para que a automação de toda a área de finanças consiga ser efetiva. Afinal, é preciso pensar em toda a adaptação dos profissionais, dando tempo para que todos consigam se ajustar e entender como funcionar efetivamente.
Integre as soluções
Mas de que adianta ter as soluções mais inovadoras se, na prática, elas não conversam entre si? A integração das plataformas e tecnologias é, portanto, uma das etapas mais importantes para que os resultados apareçam, especialmente no longo prazo. Sendo assim, é essencial que as soluções estejam conectadas e possam gerar informações conectadas.
A ideia é que todos tenham acesso aos mesmos recursos o tempo inteiro e de forma instantânea. Quando isso acontece, a produtividade se eleva, já que todos passam a ter informações mais precisas e completas sobre o negócio como um todo. Mais importante, se torna possível enxergar tudo o que acontece e, dessa forma, conseguir gerar insights ainda mais valiosos.
Monitore e altere sempre
Colocar todas as soluções e tecnologias em prática não significa, porém, que os resultados vão aparecer. Dessa forma, é preciso acompanhar e monitorar tudo o que acontece desde a implementação do conceito de Finanças 4.0.
Quais são as ferramentas que estão funcionando e quais são aquelas que não apresentaram os resultados esperados ainda? Quais são os processos que foram melhorados e geraram resultados positivos? Tudo isso deve ser acompanhado de perto para que as correções e os ajustes não demorem tanto a serem realizados.
Quanto menos tempo entre uma correção e outra, maiores são as chances de construir processos eficientes e que gerem resultados positivos para toda a organização.
Quais ferramentas podem ajudar a adaptação?
Agora que você já sabe tudo sobre Finanças 4.0, que tal conhecer algumas ferramentas que podem ajudar a adaptação? Confira!
Uso de um cartão corporativo
Fazer o controle das suas finanças não é uma tarefa tão complexa, não é mesmo? Afinal, os gastos no seu cartão são integrados, ou seja, você acompanha em tempo real o que está sendo movimentado, certo? Em uma empresa, porém, isso nem sempre é possível, utilizando recibos para comprovar os gastos. Mas o problema pode ser resolvido com um cartão corporativo.
Já imaginou contar com um cartão corporativo em que cada colaborador tem todos os seus gastos já integrados ao sistema de conciliação interno? Isso vai gerar um maior controle de todas as movimentações financeiras, além de automatizar o processo de administração desses recursos, potencializando toda a produtividade da equipe responsável por esse controle.
Sistema integrado de despesas corporativas
O cartão é um excelente exemplo de ferramenta da Finanças 4.0 que pode ajudar as mais diversas funções do departamento financeiro, mas ainda é preciso que tudo esteja funcionando de maneira coordenada, certo? Sendo assim, é muito importante contar com um sistema integrado de despesas corporativas, sem que nenhuma informação seja desperdiçada ou perdida no fluxo interno.
Desde um almoço com clientes até mesmo uma passagem para uma reunião. Todas as despesas corporativas devem ser acompanhadas de perto para que os profissionais responsáveis por essa gestão consigam acompanhar os gastos em tempo real e de forma integrada. Isso vai facilitar até mesmo as etapas de reembolso, criando um fluxo mais eficiente para todos.
BI com as principais informações financeiras da empresa
Com um sistema de Business Intelligence, a sua empresa consegue centralizar todos dados e informações mais relevantes para um trabalho eficiente.
A lógica é simples: uma mesma solução com todas as informações sobre as mais diferentes áreas e setores que envolvem finanças. Isso otimizaria todo o fluxo de trabalho, gerando mais precisão para a tomada de decisão e mais eficiência antes de qualquer escolha.
Tudo isso de forma automatizada e integrada, sem perder nenhum dado ou informação sensível ao funcionamento da empresa.
Agora que você já sabe o que é Finanças 4.0, o que acha de dar o próximo passo e encontrar soluções ideais para o seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe e peça uma demonstração das nossas soluções!