Com as alterações das tarifas e regras de franquias de bagagens no Brasil, gestores de viagem e viajantes têm muitas dúvidas sobre este tema. Para eliminar quaisquer dúvidas, criamos este artigo completo sobre franquias de bagagens, continue lendo para saber mais.
As regras de franquia de bagagens
Com a mudança e atualização constante dessas regras é necessário acompanhar e entender qual é a melhor opção para a sua viagem, sempre pensando em otimizar as informações sobre tempo e recursos:
- Utilizar somente a bagagem de mão?
- Contratar uma franquia de bagagem no momento da compra?
- Contratar uma franquia de bagagem no check-in?
- Quais os pontos que determinam o excesso de bagagem?
Para te ajudar a entender qual opção você deve escolher em cada situação de viagem corporativa, precisamos primeiro conhecer as regras de franquias de bagagens das companhias aéreas brasileiras.
Por isso, listamos como as companhias operam quando o assunto é a sua bagagem aérea. Confira!
O que são Franquias de Bagagens?
Franquia de bagagem é o volume de bagagem gratuito que você pode despachar no check-in como bagagem de porão, é o valor que já está incluso em sua passagem aérea.
É possível realizar a compra de franquia de bagagem, quando sabe-se que o peso excederá o valor incluso na passagem. Ou o excesso é cobrado a parte tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais, no momento do check-in.
Não se preocupe, caso você não necessite de malas em sua viagem é possível comprar passagens sem franquia de bagagem.
Conheça agora, as regras de franquias de bagagem para cada cia aérea no Brasil:
Latam
Bagagem de mão: É permitido que cada passageiro leve 1 bagagem de mão e 1 item pessoal sem custo adicional, sob seu cuidado e responsabilidade.
Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura), incluindo bolsos, rodas e alças.
Peso: O peso máximo para sua mala de mão é de 8kg na Economy e de 16kg na Premium Economy. Já se o seu voo tem origem ou destino final no Brasil, o peso máximo permitido é de 10kg.
Caso sua mala não cumpra as medidas permitidas, e não tenha espaço suficiente na cabine, sua mala será enviada no compartimento de carga, sem custo algum. E se não estiver dentro dos limites de peso, quantidade e tamanho permitidos, você estará sujeito a encargos ou até mesmo não poderá embarcar com a bagagem no voo.
Bagagem despachada: A quantidade e peso das bagagens despachadas variam de acordo com a rota e tarifa escolhidas.
Tamanho: 158 cm lineares (profundidade x largura x altura)
Peso: Até 23kg
Gol
Bagagem de mão: Todos os passageiros podem levar gratuitamente 1 bagagem de mão de até 10kg e um item pessoal como: bolsa, notebook, tablet, sacola de produtos comprados no aeroporto ou free shop.
Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura)
A acomodação na cabine de passageiros é sujeita a disponibilidade de espaço nos compartimentos superiores de bagagem, podendo ser despachada no portão de embarque mesmo que esteja dentro do padrão permitido.
Bagagem despachada: Durante a compra da sua passagem você pode adquirir a franquia de bagagem despachada. Porém algumas tarifas já contemplam as bagagens despachadas. Confira mais informações:
Tamanho: 50 cm x 28 cm x 80 cm (comprimento x largura x altura)
Peso: As bagagens devem corresponder a um único volume de até 23 kg. Se esse peso for dividido entre dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.
Azul
Bagagem de mão: Os passageiros têm direito à levar consigo bagagens de mão com as seguintes especificações:
Tamanho: 25cm x 35cm x 55cm (profundidade x largura x altura)
Peso: até 10 kg
Bagagem despachada: É a bagagem a ser despachada no momento do check-in e levada para o porão da aeronave.
Tamanho: 80 cm x 28 cm x 50 cm (profundidade x largura x altura)
Peso: 23kg
Avianca
Bagagem de mão: Independentemente da sua origem ou destino final, cada viajante tem direito a 1 bagagem de mão e ainda podendo levar artigo pessoal, como: uma carteira, uma mochila ou uma mala para transportar o seu portátil.
Tamanho: 25cm + 35cm + 55cm (profundidade x largura x altura), incluindo rodas e alças.
Peso: até 10 kg
Tamanho: Não pode ter mais de 158 centímetros (62 polegadas), equivalente à soma das dimensões exteriores (altura + comprimento + largura). No entanto, é permitido despachar malas até 230 centímetros, pagando o custo adicional.
O número de peças permitido depende da região para a qual você está viajando. Tenha em atenção que não deve exceder o peso e as dimensões permitidas. Caso contrário, você terá que pagar uma bagagem adicional.
3 dicas para reduzir custos com bagagens em viagens corporativas
Agora que já compilamos todas as regras de franquias de bagagens das Companhias aéreas nacionais, queremos destacar aqui algumas dicas importantes para otimizar custos nas suas viagens:
- Antes de escolher uma passagem aérea verifique se você terá que despachar sua bagagem. Vale a pena escolher uma tarifa que já contempla a franquia de bagagens, em vez de optar por uma tarifa mais barata.
- Caso precise contratar uma franquia de bagagens, se organize para realizar essa compra antecipadamente, no momento da compra das passagens ou antes do check-in. Isso pode te garantir até 50% de desconto na franquia.
- Para viagens curtas, aprenda a fazer malas contidas e inteligentes para viajar apenas com bagagem de mão!
Gostou do nosso compilado de regras e das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo com seus colegas viajantes!
Bagagens podem ser um grande acréscimo no seu custo de viagens. Por isso, é importante ter à mão quais as regras de franquias de bagagem para evitar imprevistos no embarque.
Você acompanha a economia gerada nas reservas aéreas da sua empresa? E a relação entre orçado e realizado?
Você pode conhecer mais sobre estes e outros KPI’s em um material completo e gratuito que criamos para você! Clique aqui ou no banner abaixo e acesse o material completo sobre KPI’s para gestão de despesas e viagens.