5 tendências para reservas em hotéis em 2023

5 tendências para reservas em hotéis em 2023

Por Paytrack

As mudanças no cenário de viagens corporativas nos próximos anos serão motivadas principalmente pela tecnologia e o comportamento dos viajantes da geração Z, que cada vez mais assumirão essa força de trabalho.

Impulsionados por novas tecnologias, o mercado de viagens corporativas será num todo impactado pelas tendências do futuro.

Para o setor de hotelaria que tem grande relevância nos serviços de viagens corporativas, precisa estar atento às exigências dos novos hóspedes, em 2022, segundo dados do sistema de gestão Paytrack, o segmento faturou mais de R $60 milhões em reservas.

Neste conteúdo reunimos as principais tendências para as reservas em hotéis, que merecem atenção a fim de garantir o crescimento máximo do seu negócio em 2023.

1- Fazendo negócios e lazer

Pautado no comportamento da nova geração, o “Bleisure” se tornou uma tendência forte e sólida, que veio para ficar.

O termo diz respeito a um gênero de viagem que combina elementos de negócios com lazer, segundo a National Geographic, em 2020, 90% dos viajantes corporativos da geração do milênio combinaram lazer com negócios.

A dinâmica do Bleisure envolve ceder um tempo da viagem para se envolver em atividades de lazer, ou simplesmente estender a estadia para aproveitar, esse comportamento já compõe mais de 40% das viagens.

Imagem com o perfil ocupacional dos viajantes corporativos em bleisure.

Principais Insights:

Para gestores de viagens, a hora é de testar o encontro entre negócios e lazer, proporcionando aos colaboradores bem-estar e boa experiência no trabalho, além de incentivá-los para uma melhor performance.

Para o setor hoteleiro, esse é o momento para investir em promoções atrativas, que convençam esse grupo de hóspedes bleisure a estender a estadia no seu hotel.

2- Viagens convencionais e hospedagens personalizadas

Segundo dados do Paytrack, este ano a quantidade de reservas feitas em hotéis bateu mais de 107 mil procuras por acomodações, um número bastante expressivo e que tende a aumentar no próximo ano.

Os hóspedes estão buscando acomodações menos convencionais, diferentes dos tradicionais hotéis. O desejo é apartamentos menores, acomodações caseiras, hospedagens que remetem ao aconchego de lar.

Outra preferência que vale ser ressaltada, é a procura por hotéis mais distantes da cidade, pelo conforto e proximidade com as atividades de lazer.

Imagem com dado sobre tipo de hospedagem corporativa.

Principais insights:

Essa é uma oportunidade para os hoteleiros utilizarem como base os comportamentos de reservas dos hóspedes e trabalharem em programas de fidelidade e ofertas. Um sistema de gestão pode ajudar a manter o controle sobre esse rastreamento de hábitos dos viajantes.

3- A nova tendência é sem papel

Com o avanço tecnológico, é natural que os viajantes corporativos procurem formas de substituir os meios convencionais pela tecnologia e sua praticidade.

Aqui as tendências de gastos em papel, recibos, notas… Quanto menos físico, melhor. A principal intenção é não precisar reter papéis que facilmente podem ser extraviados, além do acúmulo de materiais que não é interessante. 

Essa preferência está atrelada a nova mentalidade ecológica dos hóspedes, uma pesquisa realizada pela FirstSight 2020, mostrou que 73% dos hóspedes da geração Z estão mais dispostos a gastar com recursos sustentáveis, enquanto 68% dos Millennials estariam dispostos a fazer o mesmo.

A auto reserva já é uma realidade e aprimora a experiência do viajante concedendo mais autonomia ao mesmo sobre seu próprio cronograma.

Principais Insights:

Investir em um sistema de gestão é uma boa oportunidade para a rede hoteleira atender às novas necessidades de digitalização de seus hóspedes, além de outros benefícios aliados que geram economia e praticidade.

4- Espaços de trabalho recreativos

Através de dados colhidos pelo Paytrack, o custo médio de reservas em 2022 fica em torno de R $560 reais. por isso existem certas exigências sobre as comodidades e instalações, e umas das principais preocupações dos viajantes corporativos é justamente uma boa conexão com a internet.

Como dispositivos tecnológicos sendo a principal ferramenta de trabalho, uma conexão rápida com a internet é fundamental e os hóspedes querem estar seguros que poderão contar com um serviço de qualidade.

Outro aspecto dessa faceta são os espaços de trabalho recreativos. A preferência é não precisar trabalhar sempre no mesmo ambiente em que dormem, por isso vale a atenção dos hotéis em investir em espaços de trabalhos aconchegantes e recreativos, dando uma experiência para o viajante corporativo.

5- Novas modalidades de trabalho

Vale um espaço para ressaltar novos meios de trabalho que estão surgindo como consequência da liberdade digital, além do híbrido, home office, nômades digitais representam um meio de trabalho em grande ascensão.

Segundo relatório da Fragomen sobre tendências migratórias, a expectativa é que até 2035 existam cerca de 1 bilhão de nômades digitais, um estilo de trabalho que consiste em usar meios tecnológicos como ferramenta de trabalho enquanto viajam pelo mundo.

O mundo está se adaptando a isso, 23 países já contam com vistos específicos para essa modalidade de trabalho, uma boa oportunidade para o segmento hoteleiro investir em estratégias que atraiam esse público o ano inteiro.

Dicas para atrair mais viajantes para o seu hotel

Em termos de acomodação invista em comodidades corporativas, espaços recreativos de trabalho, salas de reuniões privadas, espaços específicos para esse tipo de público.

Em termos de serviços invista em tecnologia, sistemas de gestão que podem digitalizar todo seu processo de reservas, tornando a rotina mais produtiva, econômica e assertiva, com controle total sobre reservas, cancelamentos é possível rastrear os hábitos dos hóspedes e investir em estratégias mais assertivas.

Sem falar que a digitalização traz a praticidade que os novos hóspedes corporativos tanto procuram e coloca seu hotel em um posicionamento melhor frente a outras redes que usam processos analógicos e ultrapassados.

No ano de 2022, dados do Paytrack, o sistema registrou mais de 7 mil cancelamentos, com uma visão mais ampla sobre o cenário do seu hotel é possível reduzir este número e atrair mais valor sobre seus serviços.

Trazendo um panorama de destinos que mais registraram emissões em 2022, montamos uma lista com as 10 cidades que mais registraram reservas corporativas:

Tabela com quantidade de emissão de reservas por cidade no Paytrack em 2023.

Para os profissionais do segmento hoteleiro que conseguem capitalizar os hóspedes corporativos, em vista de um mercado de negócios imensamente lucrativo, as 5 principais tendências mencionadas neste artigo trazem uma boa base sobre como atrair viajantes corporativos para o seu negócio. 

Dicas para os gestores de viagens

É preciso estar atento às tendências do mercado para o próximo ano, isso pode trazer um rendimento muito valoroso para sua empresa.

Focar no bem estar do seu viajante corporativo, trazendo experiências mais cômodas, interessantes, cedendo autonomia com segurança faz toda diferença.

As 5 dicas deste artigo sobre hospedagem são uma ótima oportunidade para flexibilizar as políticas de viagens da sua empresa e investir em outros benefícios para maior conforto e resultado de seus colaboradores, as viagens corporativas estão mudando e é preciso se adequar às novas propostas do mercado.

Gostou das dicas? Converse com nossos especialistas e aprimore a experiência de viagens da sua empresa!