Saiba como funciona um seguro de viagem corporativa!
Seu negócio depende de constantes viagens domésticas e até internacionais? Nesse caso, é importante fornecer um seguro de viagem corporativa aos seus colaboradores.
Os funcionários que viajam em nome da sua empresa estão se colocando em risco pelo bem da empresa e, apesar de o seguro não ser uma obrigação legal, as empresas são responsáveis por seus colaboradores enquanto viajam e realizam atividades relacionadas ao trabalho.
O seguro de viagem pode proporcionar tranquilidade sabendo que você tem alguma proteção financeira caso as coisas deem errado.
Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre seguro de viagem corporativa. Confira!
Tópicos do conteúdo Paytrack
- O que é o seguro de viagem corporativa?
- Importância de contratar um seguro para uma viagem corporativa
- Diferença de um seguro de viagem corporativa para um seguro comum
- Cobertura de seguro de viagem corporativa
- Quais os tipos de seguro para viagens corporativas e qual contratar?
- Cuidados com as viagens internacionais
- Como acionar o seguro numa viagem corporativa?
O que é o seguro de viagem corporativa?
O seguro de uma viagem corporativa oferece cobertura para os colaboradores que viajam em nome da empresa. Ele cobre o viajante contra uma variedade de adversidades que podem estragar a viagem de negócios ou colocá-lo em risco.
Cobre o viajante também contra situações imprevistas enfrentadas durante a viagem de negócios que possam obstruir o cumprimento do objetivo da viagem e levar a grandes perdas financeiras.
Em outras palavras, o seguro viagem corporativo oferece assistência financeira às empresas para cobrir eventuais perdas ou danos decorrentes de despesas imprevistas enfrentadas pelo colaborador durante a viagem.
Uma política de viagem pode ser adequada se o funcionário estiver viajando em uma viagem de negócios ocasional. Mas se um funcionário precisar viajar para o exterior regularmente, é mais sensato comprar uma apólice de várias viagens para ele.
Comprar a apólice antes do início da viagem é de vital importância. Além disso, quase todas as seguradoras permitem que as organizações personalizem suas apólices de acordo com suas necessidades.
Importância de contratar um seguro para uma viagem corporativa
Quem já viajou de férias ou a lazer sabe que as agências oferecem o seguro viagem para que o turista se preocupe apenas em curtir a viagem, sabendo que está segurado em casos de acidente, problemas de saúde e outras intercorrências que possam ocorrer.
Isso não deve ser diferente em uma viagem corporativa.
Ter um inconveniente no meio de uma viagem pode atrapalhar demais os planos e fazer com que um negócio importante deixe de ser fechado. Sem a prevenção necessária, o prejuízo pode ser incalculável.
Além disso, o seguro de viagem para os colaboradores deve entrar como uma ação de duty of care, já que é uma forma de a empresa garantir que o colaborador esteja em segurança caso algum grande imprevisto ocorra.
Isso mostra que você se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores de confiança.
O seguro também protege sua empresa das perdas financeiras potencialmente grandes que podem ocorrer caso algo aconteça.
Diferença de um seguro de viagem corporativa para um seguro comum
A principal diferença entre o seguro de viagem corporativa para o seguro comum são os itens de cobertura oferecidos. Outra situação que difere o seguro é o preço. No caso da viagem corporativa, os valores podem ser mais baixos, especialmente porque o seguro pode ser adquirido de forma coletiva.
Cobertura de seguro de viagem corporativa
O seguro viagem corporativo oferece cobertura para uma variedade de imprevistos que um funcionário corporativo pode enfrentar durante a viagem. Confira algumas possibilidades, conforme o que é oferecido pela companhia, seguradora, agência ou cartão corporativo:
Perda de Documentos
Os documentos de viagem são de extrema importância, principalmente quando se viaja para o exterior. No entanto, é uma das coisas mais fáceis de se perder.
Seu colaborador pode facilmente perder documentos, como passaporte ou identidade durante a viagem e se encontrar em uma situação difícil.
Contudo, se ele estiver coberto por um seguro, poderá sair dessa situação sem problemas.
O viajante só precisa entrar em contato com a seguradora que o ajudará a obter uma cópia do documento perdido ou roubado. Eles também cobrirão o custo de obter uma cópia duplicada do documento perdido.
Emergências médicas
Emergências médicas chegam sem aviso prévio e podem estragar uma viagem de negócios. O colaborador pode ficar doente devido à mudança nas condições climáticas ou sofrer um acidente, por exemplo. Esses casos podem ser tão importantes que o funcionário pode ter que ser internado em um hospital.
As despesas de saúde são muito caras no exterior e a hospitalização pode ter grandes implicações financeiras. No entanto, a empresa não precisa se preocupar com despesas médicas de emergência se o colaborador estiver coberto pelo seguro de viagem.
Cancelamento de viagem
Mesmo viagens de negócios pré-planejadas podem ser canceladas no último momento. A empresa pode precisar cancelar a viagem de negócios devido a uma emergência imprevista por parte do colaborador, por exemplo.
Tais casos podem levar ao cancelamento da viagem e, por sua vez, uma perda financeira, pois as reservas de voo e hotel já foram feitas até então. No entanto, a empresa pode ser indenizada por tais perdas se a viagem estiver coberta por uma apólice de viagens corporativas.
Atraso de viagem
Situações como mau tempo, atrasos de voos e desastres causados pelo homem, por exemplo, podem fazer com que a viagem atrase e assim, impossibilitar o colaborador de cumprir sua agenda.
Esses atrasos de viagem podem levar a despesas adicionais, bem como perdas monetárias, pois os bilhetes reservados e a acomodação serão desperdiçados e uma nova reserva de voo e hotel terá que ser feita.
Todas essas despesas podem trazer grandes diferenças nas finanças da empresa. Mas se a viagem foi coberta pelo seguro de viagem corporativo, tais despesas podem ser compensadas pela seguradora.
Perda de bagagem
Em uma viagem corporativa, o colaborador pode precisar fazer uma apresentação ou obter alguns documentos assinados pelo cliente. Ele também pode estar carregando algumas informações comerciais cruciais em seu notebook.
Perder qualquer um desses documentos ou o notebook pode ser desastroso. Não só impedirá o viajante de cumprir o objetivo de sua viagem, mas também levará a perdas financeiras. Um seguro pode cobrir essas perdas.
Quais os tipos de seguro para viagens corporativas e qual contratar?
Em primeiro lugar, a empresa precisa avaliar que tipo de viagem vai proporcionar, contando quantos dias, o tempo de deslocamento e outros detalhes que ajudam a definir o tipo de seguro a ser contratado. São três modelos para você consultar e decidir.
Banco de dias
O contratante define uma quantidade de dias que ficam disponíveis para o trabalhador usar, que são debitados de acordo com a passagem de cada um deles. Indicado em casos de viagens esporádicas e mais curtas.
Plano anual ou customizado
Esse é ideal para quem tem funcionários que viajam com muita frequência. Você pode fazer um pacote maior, que pode até ficar mais barato. Além disso, não é necessário fazer um novo certificado a cada viagem.
Pagar de acordo com o uso
Como o próprio nome diz, a empresa pode montar o seguro de acordo com a viagem, o local e o que o funcionário irá fazer. Também é indicado para casos de viagens esporádicas.
Cuidados com as viagens internacionais
Aqui é preciso uma atenção ainda maior, já que boa parte dos países que mantêm relações comerciais com o Brasil, principalmente na Europa, exigem que os visitantes tenham seguro viagem, seja ele turista ou quem vai a trabalho.
Além disso, cada país tem suas regras e peculiaridades que precisam ser de conhecimento de todos, especialmente de quem viaja. Na hora de contratar um seguro, é importante se atentar ao atendimento internacional.
Como acionar o seguro numa viagem corporativa?
Primeiro, é preciso ter total conhecimento de toda a apólice do seguro e deixar o colaborador ciente de cada detalhe quando for viajar. Ele precisa saber seus direitos e como acionar a empresa ou a seguradora caso haja necessidade.
Seguradoras, por exemplo, disponibilizam contatos por whatsapp, chat e e-mail.
Com um sistema para gestão de viagens corporativas, como o Paytrack, o viajante tem a possibilidade de resolver tudo através do aplicativo. Fale com um de nossos especialistas!