9 recursos obrigatórios em um sistema de gestão de viagens corporativas
Como a gestão de viagens corporativas está se adaptando ao NDC
A Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar e vem revolucionando diferentes setores da sociedade. No mundo corporativo, não é diferente. Afinal, a IA está moldando o papel e as atividades dos profissionais de finanças.
Hoje, o papel destes profissionais, incluindo CFOs e diretores, está passando por uma transformação significativa impulsionada por tecnologias de IA. Agora, eles podem tomar decisões estratégicas baseadas em dados em tempo real.
Durante o Travel & Expenses Summit 2024 – Finance Edition, líderes como Ana Paula Zamper (Saint Paul), Rafael Nakamoto (B3), Glaucia Piccolo (Microsoft) e Rafael Hoshino (Google Cloud) compartilharam suas perspectivas sobre como a inteligência artificial está redefinindo as funções financeiras.
As discussões exploraram como a automação e a IA estão melhorando a eficiência, permitindo que os CFOs e suas equipes se concentrem em atividades estratégicas de alto impacto, otimizando processos e gerando resultados cada vez melhores nas empresas que se adaptaram.
Neste conteúdo, vamos explorar um pouco mais sobre o tema deste painel tão relevante e descobrir como a Inteligência Artificial está remodelando o papel dos profissionais de finanças. Portanto, acompanhe conosco!
Tópicos do conteúdo Paytrack
Durante o painel sobre o papel da IA na rotina de CFOs, Rafael Hoshino (Google) comparou o impacto da inteligência artificial na sociedade à revolução da internet e mobile, destacando seu papel como um divisor de águas.
Nas empresas, a IA vem se posicionando como um diferencial competitivo, uma vez que ela é capaz de proporcionar resultados cada vez mais significativos.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Google com mais de 2.500 empresas, 74% delas relataram retorno sobre o investimento em inteligência artificial em um ano. A partir disso, 86% observaram um aumento de mais de 6% nas receitas.
Neste sentido, Glaucia Piccolo (Microsoft) reforçou qual tem sido o impacto da IA em atividades como os lançamentos contábeis:
“Lançamento contábil com IA gerou uma economia de 18 mil horas por ano.
Portanto, empresas que estão conseguindo se adaptar e, além disso, utilizar a IA no seu dia a dia estão mais propensas a colher resultados satisfatórios. No entanto, o processo para implementação ainda é um desafio. É o que destaca Rafael Nakamoto (B3):
Identificar o timing correto é essencial para a adoção de IA e seu sucesso.
Como foi possível entender através do painel, a implementação da IA no setor financeiro está se consolidando como um marco. Agora, empresas podem automatizar os seus processos, ganhar eficiência e reduzir erros.
Deste modo, CFOs e suas equipes podem focar em decisões mais estratégicas para a empresa. Isso não somente aumenta a produtividade, como também permite uma análise mais aprofundada dos dados financeiros.
Um ponto importante para garantir o sucesso da IA é alinhar sua implementação com os propósitos e objetivos da empresa. Esse contexto, inclusive, foi destacado por Ana Paula Zamper (Saint Paul) durante o painel:
É necessário conectar o propósito da empresa com a viabilidade de uma ferramenta de IA.
Ou seja, é preciso que a inteligência artificial faça sentido dentro da estratégia da organização. Por mais que ela seja capaz de fornecer dados e insights valiosos, eles devem ser usados para apoiar as metas da empresa.
Conforme a IA evolui, as empresas que souberem integrá-la ao seu core financeiro no tempo certo estarão à frente, garantindo uma gestão mais estratégica e orientada por dados.