Como usar cartão VCN para aumentar o controle das despesas com viagens

Como usar cartão VCN para aumentar o controle das despesas com viagens

Por Paytrack

Buscando novos meios de transformar a gestão de viagens corporativas em operações mais seguras e práticas, o cartão VCN surgiu como uma solução inovadora que funciona como um centro integrado de controle de gastos.

Os processos envolvidos no pré e pós viagem costumam contemplar etapas morosas e bastante burocráticas e a fim de burlar as fragilidades do sistema que muitas empresas enfrentam quando se trata de viagens, o cartão VCN é um serviço inovador para gestão, monitoramento e segurança de gastos.

O primeiro passo é entender o que é um cartão VCN e o que ele pode fazer pela sua empresa, neste material vamos explorar todas as dúvidas referentes a esse novo serviço de pagamento. Acompanhe!

E o que é um Virtual Card Number (VCN)?

Virtual Card Number (VCN) é um modelo virtual de cartão que na prática possui as mesmas características de um cartão físico, número, data de validade e código de segurança, mas está conectado a um limite de crédito disponibilizado pelo banco de origem.

No dia a dia da empresa, o uso do cartão convencional implica em conciliações de faturas que normalmente são operações morosas, a falta de controle sobre o uso do valor disponível do cartão é uma das principais queixas assim como o risco de fraudes, então de maneira simplificada o cartão VCN soluciona essas questões favorecendo o leadtime contábil.

cartão VCN, Como usar cartão VCN para aumentar o controle das despesas com viagens

Qual a diferença entre o cartão virtual corporativo e VCN?

O cartão virtual corporativo é bastante utilizado para compras online pelo colaborador, quando utilizado é necessário a hospedagem dos dados no site e também atuam como cartão físico. 

Já o Virtual Card Number (VCN) é uma sequência de números que funciona como cartão virtual mas que é utilizado exclusivamente para pagar fornecedores.

O VCN da Paytrack, por exemplo, é exclusivo para pagar serviços de viagens (hotéis e aéreo), agregando agilidade nessa etapa tão importante das viagens corporativas.

A grande diferença desses dois modelos é que o VCN, mesmo sendo um cartão virtual, não é só isso. Ele soluciona dores diferentes para personas diferentes.

Como funciona um cartão virtual?

O cartão virtual funciona como uma representação do cartão físico mas com a finalidade de saldar apenas compras online e com uma grande evolução voltada a segurança de dados.

Imagine que toda vez que você efetua uma compra hospeda os dados do seu cartão no site facilitando o risco de fraudes.

Com o uso do cartão virtual, o banco de origem cede uma sequência de números que podem ser utilizados no lugar dos dados originais do cartão, adicionando uma camada de segurança aos meios de pagamento da sua empresa.

Em relação a fatura, o VCN dispensa longas conciliações, uma vez que cada transação configura uma fatura individual facilitando o controle dos gastos.

VCN é seguro?

Sim, o VCN vai ao encontro a proteção de dados pensado em reduzir os riscos de fraude e clonagem de cartão.

O cartão VCN gera uma fatura por transação, com validade para o período de uso e só pode ser usado uma vez a cada compra.

Além do controle em relação aos gastos, a rastreabilidade em relação ao uso de verba é uma grande vantagem para a rotina corriqueira do backoffice, garantindo maior conformidade nas operações de pagamento.

Quais os benefícios em usar cartão virtual? 

Ficou evidente que o VCN é um meio de pagamento revolucionário pautado em segurança e visando facilitar cada vez mais o controle de gastos com viagens corporativas.

Mas, e quais os benefícios em usar o cartão virtual? Nesse tópico vamos explorar as principais vantagens em aderir essa tecnologia aos seus pagamentos.

Redução de fraudes

Prático e seguro, o cartão VCN concilia suas faturas de maneira automática no momento da emissão, ou seja, ao invés de investir em rotinas árduas repletas de operações burocráticas, o cartão virtual traz uma vantagem para quem busca agilidade.

Alta rastreabilidade

Abrindo mão das extensas notas de fatura e do antigo jeito de mensurar gastos, o cartão virtual tem um recurso simples a alta rastreabilidade, visto que gera uma fatura para cada transação e tudo fica catalogado no sistema de maneira organizada com o código da compra.

Segurança

Como já falamos neste artigo, a proposta principal do cartão virtual é a proteção de dados. Ao não precisar ceder os dados verdadeiros do cartão e sim apenas uma sequência de números, uma camada de segurança a mais é adicionada aos dados do viajante, ou da empresa, e o risco de fraude reduz a zero.

Limite de crédito

O cartão VCN está vinculado a um cartão físico. No entanto, o limite de crédito fica condicionado à análise do Banco de origem, porém sem comprometer o cartão pessoal ou pagamentos e sem taxa de emissão.

Qual a diferença entre VCN e carteira digital?

A carteira digital funciona como um sistema que armazena os dados financeiros e informações do cartão de crédito ou débito e com esse recurso você pode saldar contas usando dispositivos, outros meios de pagamento sem o cartão e na hora do fechamento da compra, a carteira fornece um token ou código para concluir a transação.

Já o cartão virtual (VCN), as informações financeiras armazenadas como os dados do cartão ficam ocultas na hora da compra, dessa forma reduzindo o risco de crimes cibernéticos ou fraudes. 

Como funciona o VCN da Paytrack?

Após o colaborador iniciar o processo de solicitação de viagem, ser aprovado e reservado, a Paytrack gera um VCN, que funciona como um código de cartão, para pagar com todos os dados gerenciais já conciliados de forma automática.

O colaborador recebe os vouchers e faz a sua viagem normalmente, ou seja, para o colaborador não muda em nada o processo de mobilidade. O grande valor está para o backoffice, que é quem efetua os pagamentos que geralmente são de origem faturadas.

Outro grande benefício para o financeiro é no pós viagem, no momento da conciliação de fatura. Esse processo normalmente demanda horas e o VCN surge com um recurso que elimina essa etapa e deixa tudo mais prático.

VCN integrado ao seu sistema de viagens

O VCN na Paytrack é uma funcionalidade que integra controle, segurança e praticidade as soluções de pagamento.

Em termos de controle, o sistema conta com uma dashboard gerencial completa que permite a visualização de todas as transações, códigos, encargos e até mesmo a distribuição dos valores entre aéreo e hospedagem, distribuídos em um painel de maneira a oferecer maior controle visual e intuitivo sobre todos os custos.

Em termos de integração a Paytrack que é autoridade no segmento de despesas e viagens corporativas, entre as operações internas por trás da mobilidade dos colaboradores e o processo durante e pós viagem traz mais uma solução inovadora visando facilitar esse recurso tão valioso para as empresas.

A fim de proporcionar cada vez mais acuracidade e confiança, o cartão VCN é um produto Paytrack completamente focado em segurança e praticidade, para que tanto a empresa quanto os colaboradores possam desempenhar seu papel com tranquilidade.

Entre em contato com nossos especialistas para deixar seus processos de pagamentos de viagens corporativas ainda mais seguros!