O AI Travel Agent tem transformado o cenário das viagens corporativas. Devido às necessidades de redução de custos, otimização de tempo e maior eficiência dos processos que envolvem o planejamento e execução de viagens, empresas têm aderido ao AI.
Entretanto, a automação inteligente, que antecede o AI, já tem cumprido boa parte das funções destinadas ao agente de viagem com inteligência artificial.
Neste artigo, vamos te contar mais sobre as vantagens do AI Travel Agent e por que a automação inteligente é um recurso que também pode ser suficiente para a sua empresa.
Temos especialistas que estão disponíveis para te ajudar a entender melhor sobre as novas ferramentas do digital:
O que é um AI Travel Agent e como ele funciona
Um AI Travel Agent é uma inteligência artificial que atua como agente de viagens e substitui a agência ou plataforma de viagem tradicional.
O sistema tradicional de viagens possui filtros de pesquisa estáticos, que não se ajustam às preferências dos usuários e não são capazes de lidar com todas as necessidades dos viajantes de maneira rápida e eficiente.
Ao contrário da agência tradicional, o AI Travel Agent analisa uma grande quantidade de dados em segundos e, por isso, possui funcionalidades que otimizam o tempo e recursos das empresas, além de proporcionarem uma experiência muito melhor para os viajantes.
Atualmente, o agente de viagem com inteligência artificial vai além de um simples chatbot, porque ajuda na tomada de decisões. Por serem capazes de analisar grandes quantidades de informações e aprender com o comportamento dos clientes, o AI Travel Agent é capaz de apresentar alternativas e resolver solicitações. A inteligência é constituída por três elementos:
1. Machine Learning
Em primeiro lugar, o AI Travel Agent usa machine learning (ML) ou aprendizado de máquina, em português, para aprimorar os filtros de busca de acordo com com os padrões de busca do usuário, as políticas de viagens corporativas e outros fatores externos (clima, voos atrasados, mudanças de preço, etc.).
Os algoritmos de machine learning melhoram a personalização do serviço do agente de viagem com inteligência artificial. O AI garante as opções mais relevantes para os viajantes corporativos, sem que eles precisem realizar buscas longas manualmente.
2. Processamento de linguagem natural
Em segundo lugar, temos o elemento que torna o AI interativo: o Natural language processing (NLP), ou processamento de linguagem natural em português, permite que os viajantes se comuniquem com AI travel agents através de chat ou comandos de voz. O NLP é usado para que o planejamento de viagens possa ser mais intuitivo e conversacional.
3. Ferramentas de automação
Finalmente, as ferramentas que automatizam as tarefas repetitivas de uma viagem corporativa, como confirmações de reserva, e monitoramento de gastos. Com a automatização desses processos, viajantes e gestores conseguem focar nas ações mais estratégicas bem como nos objetivos da viagem a negócios.
Como a IA está redefinindo as viagens corporativas
A inteligência artificial tem ajudado os negócios a reforçar suas políticas internas, a reduzir custos e a melhorar a gestão de viagens corporativas.
As principais vantagens da IA na gestão de despesas com viagens são: eficiência, redução de custo, atendimento integral, alternativas, controle e monitoramento de despesas, e compliance.
Eficiência
O agente de viagem com inteligência artificial reduz o tempo despendido na busca por voos e hotéis. O AI faz esse trabalho com base em preferências e necessidades do cliente.
Redução de custo
O AI analisa diversas opções e identifica aquelas que têm mais benefícios e descontos.
Atendimento integral
AI Travel Agent tem disponibilidade 24/7, essencial para dar o suporte em situações de emergência (atrasos de voo, mudanças de reservas, etc.).
Alternativas
Em algumas situações, os agentes podem procurar por alternativas, oferecendo opções de acomodações que atendem às preferências do cliente, por exemplo.
Controle e monitoramento de despesas
AI Agent Travels podem ser integrados a plataformas de gestão de despesas, permitindo melhor monitoramento e controle de gastos.
Compliance
O AI integra com a política da empresa, garantindo o compliance, isto é, a conformidade com a política (gastos permitidos, regras de reembolso e adiantamento, limites, prazos de solicitação, prestação de contas, etc.)
Acesse nosso material Agente de IA do viajante corporativo.
Limitações dos agentes de viagem com IA
Apesar das vantagens que listamos acima, é importante atentar-se também para as limitações do AI Travel Agent. Sendo assim, as principais são:
Intuição e inteligência emocional
A maior limitação de um agente de viagem com inteligência artificial é a inteligência emocional e intuição humana para lidar com imprevistos.
Experiência autêntica
Outra falha do AI é a experiência única e autêntica que só o humano pode oferecer. Segundo Hazel McGuire, diretor da Intrepid Travel, em artigo publicado pela euronews, o diferencial da empresa são os guias locais e suas descobertas únicas, as quais não podem ser encontradas online.
Capacidade de negociação
Embora os AI Travel Agents possam oferecer alternativas de acomodação, eles não podem negociar com fornecedores para obter melhores ofertas. Além disso, não conseguem gerenciar frustrações, por exemplo.
O AI Travel Agent tem sido muito utilizado como um assistente complementar às agências de viagem. Ao automatizar tarefas como reservas e acompanhar atrasos de voo, os agentes humanos podem focar em oferecer itinerários únicos e lidar com problemas mais complexos.
Por isso, plataformas de gestão de despesas e viagens são o diferencial. Além de utilizarem a inteligência artificial e automação inteligente, elas também oferecem um atendimento mais humanizado, característica que o AI Travel Agent não possui.
Automação inteligente: o passo anterior à IA generativa
É essencial lembrar que a automação e digitalização já entregam a maior parte dos benefícios atribuídos à IA generativa.
Quando falamos de gestão de despesas e de viagens corporativas, encontramos a automação inteligente principalmente na integração com OBTs, na análise e centralização de dados, no self-booking e no compliance automatizado. Todas essas ferramentas são anteriores à IA conversacional. Vejamos exemplos de alguns deles:
OBTs
As Online Booking Tools (OBTs) são ferramentas de pesquisa por serviços e gestão de despesas de viagens para que os gestores e viajantes busquem por serviços que atendam às suas necessidades enquanto realizam as viagens à negócios.
As OBTs surgiram a partir da dificuldade encontrada com os sistemas usados de forma isolada. Os dados distribuídos em diferentes ferramentas causa problemas na análise e gestão das informações, consequentemente, o processo de tomada de decisões é muito mais lento e menos preciso.
A integração entre sistemas tem diversos benefícios, como:
- Aumento da eficiência dos processos;
- Confiabilidade e segurança da informação;
- Redução de custos;
- Geração de informações gerenciais.
A OBT também oferece uma enorme vantagem que é ser integrada ao sistema de gestão de despesas e de viagens corporativas das empresas, através do ERP, RH, CRM, e BI.
A integração com ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa, por exemplo, possibilita que informações comuns sejam compartilhadas, assim, para a compra de passagem ou solicitação de reembolso não precisa de um analista financeiro.
Self-booking
O self-booking inteligente é uma solução em que o próprio viajante corporativo pode realizar buscas e reservas das melhores opções de passagens, hotéis e locação de automóvel. O sistema permite agregar em um só lugar todos os processos necessários para planejar uma viagem a negócios. A logística é muito mais rápida, segura e econômica. Por meio de uma plataforma de self-booking, os viajantes podem:
- Pesquisar passagens;
- Solicitar e emitir reservas;
- Cadastrar cartões corporativos;
- Registrar despesas realizadas durante a viagem;
- Encontrar trechos e períodos mais econômicos.
Uma observação relevante é que todos os componentes da plataforma seguem a política de viagem da empresa, determinando o que os usuários estão autorizados a fazer.
O papel da Paytrack na evolução das travel techs corporativas
Com a demanda por digitalização dos processos de viagem, surgiram as travel techs. Travel Tech, ou tecnologias de viagem, é um termo que se refere a todos os tipos de tecnologias ou empresas que fornecem tecnologias dedicadas a resolver problemas do mercado de viagens.
Essas tecnologias são voltadas à gestão, experiência e maior oferta de serviços de viagem, com mais visibilidade e acesso às informações para melhor controle de gastos relacionados às viagens, além de melhor custo-benefício, maior segurança e compliance.
Nesse sentido, a Paytrack como uma travel tech all in one (engloba diversos tipos de ferramentas de travel tech, como Expense Management, OBT e Mobilidade Urbana), oferece benefícios, como:
- Gestão centralizada;
- Controle de despesas;
- Múltiplos fornecedores;
- Autonomia;
- Muito ou pouco contato humano (a depender da necessidade de cada empresa);
- Inovação e evolução constante da solução;
- Experiência dos gestores e dos viajantes.
Ademais, a plataforma de viagens corporativas da Paytrack é incomparável no mercado porque:
- Visualizar dados estratégicos para tomar melhores decisões, identificar oportunidades de economia e manter as viagens dentro do orçamento;
- Centralizar e automatizar pagamentos relacionados a despesas corporativas (viagens, mobilidade, alimentação, hospedagem);
- Automatizar a prestação de contas: mais segurança, acesso a informações, espaço, produtividade e economia;
- Integrar com ERPs, OBTs e políticas de viagens corporativas;
- Oferecer reembolso de viagens corporativas canceladas sem burocracia.
A Paytrack também conta com uma agência de viagens corporativas personalizada para o seu negócio: plataforma integrada com suporte humanizado disponível 24h e 7 dias por semana sem custo adicional e assistência personalizada por vários canais (e-mail, telefone, chat e whatsapp).
Mas, além da automação inteligente, a Paytrack também tem acompanhado o percurso das travel techs também na adoção da inteligência artificial, utilizada em ferramentas como:
- Price tracking de voos: oferece visibilidade detalhada sobre preços de mercado. Ela permite que você veja, em tempo real, as tendências de preços de voos, fornecendo informações essenciais para otimizar suas escolhas de compra;
- OCR: a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), é uma ferramenta inteligente integrado ao WhatsApp, que facilita a jornada do usuário e acelera o processo de registro de despesas;
- Agente de IA: construído sobre nossa robusta base de dados de voos, nosso agente conversacional oferece insights relevantes sobre preços de passagens, datas, trechos e companhias aéreas;
- Atendimento inteligente: nosso agente inteligente de atendimento entende a demanda do usuário via WhatsApp ou chat em poucos segundos e direciona a solicitação automaticamente para o canal mais adequado — seja uma equipe especializada, um autosserviço ou uma tratativa direta com um atendente.
Se quiser economizar tempo e recursos com a automação inteligente e as ferramentas de IA da Paytrack ou somente tirar dúvidas sobre nossos serviços, entre em contato com nossos especialistas:

