Documentos e dados obrigatórios para voos: tire suas dúvidas

Tem Wi-Fi no avião? Descubra como se manter produtivo em voos
Profissionais que possuem o costume de viajar a trabalho sabem que qualquer brecha na rotina corporativa é uma oportunidade para adiantar uma tarefa, responder um cliente etc. Com a rotina cada vez mais conectada, muitos viajantes se perguntam: tem Wi-Fi no avião?
Essa é uma dúvida comum entre quem precisa se manter produtivo mesmo a 30 mil pés de altitude. Afinal de contas, o tempo é um recurso valioso.
A boa notícia é que, sim, cada vez mais companhias aéreas oferecem internet a bordo, seja em voos nacionais ou internacionais. No entanto, nem sempre a conexão funciona como no solo. Por isso, entender como funciona o Wi-Fi no avião é fundamental.
Para te ajudar a se manter conectado mesmo durante um voo, preparamos este conteúdo! Leia e descubra como funciona a internet no avião, quais companhias oferecem esse serviço e se realmente dá para trabalhar usando o Wi-Fi do avião.
Fale com um dos nossos especialistas e veja como a Paytrack ajuda a otimizar toda a experiência da viagem corporativa, do embarque ao retorno:
Tópicos do conteúdo Paytrack
É possível usar Wi-Fi no avião?
Sim, é possível usar internet dentro do avião. Essa possibilidade tem se tornado cada vez mais comum em voos comerciais.
Contudo, é importante entender como funciona o Wi-Fi a bordo, suas limitações técnicas e o nível de conectividade que o viajante pode esperar durante o trajeto.
A conexão dentro do avião pode acontecer por meio de dois tipos de tecnologia:
- Antenas terrestres: são usadas principalmente em voos nacionais, captando o sinal de torres em solo enquanto o avião está sobrevoando áreas com cobertura;
- Satélites: são mais comuns em voos internacionais ou de longa distância, garantindo conexão mesmo sobre oceanos e regiões remotas, com mais estabilidade.
Apesar dos avanços tecnológicos, é preciso entender que a velocidade da internet no avião ainda é limitada, o que impacta a experiência do usuário.
Leia conosco: Inteligência Artificial em viagens corporativas: como implementar?
Dá para trabalhar com Wi-Fi no voo?
Durante viagens corporativas, muitos colaboradores aproveitam o período de deslocamento para desempenhar algumas tarefas mais simples da rotina de trabalho.
Com a possibilidade de usar Wi-Fi no avião, trabalhar durante um voo vem se tornando comum. No entanto, é necessário entender que existem algumas restrições. Afinal, trata-se de uma conexão que impede o viajante de realizar atividades mais robustas.
A seguir, confira o que dá para fazer com o Wi-Fi em um voo:
- Enviar e responder e-mails;
- Acessar ferramentas online (Drive, Trello, Notion);
- Atualizar relatórios e documentos leves;
- Participar de chats e mensagens corporativas.
Em contrapartida, chamadas de vídeo, uploads pesados ou grandes volumes de dados e utilizar serviços de streaming de vídeos pode não ser uma boa ideia.
Portanto, o ideal é baixar os arquivos e apresentações que serão utilizados antes do voo. Assim, será possível trabalhar offline com segurança e usar o Wi-Fi apenas para sincronização ou envios pontuais.
Quais companhias aéreas oferecem Wi-Fi nos voos?
Cada vez mais companhias aéreas estão investindo em oferecer Wi-Fi a bordo para oferecer conforto aos passageiros que precisam se manter conectados.
No Brasil, as principais companhias aéreas já possuem conectividade durante um voo. A seguir, confira como funciona o serviço em cada uma delas:
1. Gol Linhas Aéreas
A Gol foi uma das primeiras companhias aéreas a oferecer Wi-Fi a bordo em voos nacionais. Por meio da tecnologia de conexão via satélite, os passageiros podem se manter conectados durante um voo.
O serviço está disponível em grande parte da frota, sendo que a companhia aérea oferece diferentes pacotes para utilizar a internet. Veja quais são:
- Mensagens gratuitas (WhatsApp, iMessage e Facebook Messenger);
- Navegação leve: a partir de R$ 15,00;
- Navegação completa (streaming e VPN): pode chegar a R$ 60,00 por voo, dependendo da rota.
Quanto à contratação, ela é feita durante o voo, acessando a rede “gogoinflight” e seguindo as instruções no navegador.
Além disso, a Gol também oferece entretenimento gratuito por meio da plataforma Gol Online, com filmes, séries, e até acompanhamento do voo em tempo real.
2. Latam Brasil
A Latam também é uma companhia aérea que disponibiliza Wi-Fi a bordo em boa parte dos voos domésticos. A seguir, confira as principais opções de pacotes:
- Plano básico (mensagens): gratuito em alguns trechos;
- Plano padrão: para navegação geral, com valores a partir de US$ 5,00;
- Plano Premium: para atividades como streaming ou videochamadas, com preços variando até US$ 15,00.
Os pacotes podem ser comprados via site da Latam ou diretamente no voo, com pagamento em reais ou cartão internacional.
No entanto, é importante analisar no momento da compra da passagem se o voo selecionado conta com Wi-Fi a bordo, pois a cobertura ainda não é total.
3. Azul Linhas Aéreas
A Azul conta com Wi-Fi no avião tanto em voos nacionais quanto internacionais. O principal diferencial é que a conectividade é gratuita para todos os passageiros em grande parte da frota de aviões.
Deste modo, os passageiros podem utilizar a internet para a navegação em redes sociais, e-mails e até consumo moderado de vídeo em plataformas como YouTube.
Esse diferencial tem sido destacado pela companhia aérea como um investimento na experiência do passageiro. Afinal, ele é especialmente útil para quem está em deslocamento a trabalho.
Quais as limitações sobre a conexão durante o voo?
Embora a presença de Wi-Fi no avião esteja se tornando cada vez mais comum, ainda existem limitações técnicas e operacionais que podem impactar a experiência do usuário.
Sendo assim, para quem deseja manter a produtividade em viagens corporativas, é necessário ajustar as expectativas e se planejar melhor. A seguir, veja algumas limitações:
- Velocidade limitada: a internet no avião é caracterizada por velocidades mais baixas do que as redes terrestres. Portanto, mesmo em pacotes “premium”, a navegação pode não ser fluida;
- Restrições de uso: para manter a estabilidade da rede, muitas companhias aéreas bloqueiam alguns serviços, como streaming, videochamadas etc;
- Cobertura parcial: nem todos os voos possuem o serviço de Wi-Fi no avião. Em rotas de curta duração, por exemplo, pode não haver tempo hábil para ativar a rede de forma eficiente;
- Interferência e estabilidade: a conexão pode ficar intermitente ou ser interrompida em áreas com tráfego aéreo intenso ou condições climáticas instáveis.
Com isso, se um viajante corporativo planeja trabalhar durante um voo, é preciso que ele se organize para executar somente tarefas menos complexas.
Leia: Viagem corporativa para o Rio de Janeiro: guia completo
Como a Paytrack facilita a vida de quem viaja a trabalho?
Ter acesso à internet no avião pode até ajudar a manter a produtividade em viagens corporativas, mas trabalhar com eficiência em viagens vai muito além da conectividade a bordo.
Desse modo, contar com a Paytrack como parceira estratégica, antes, durante e depois da viagem, é essencial. Afinal, a plataforma oferece uma solução completa de gestão de viagens e despesas corporativas.
Agora, as empresas podem eliminar burocracias, reduzir custos e dar autonomia tanto para o colaborador quanto para os times de finanças. Antes do embarque, por exemplo, é possível aprovar solicitações, reservar voos e hotéis dentro da política da empresa, tudo em poucos cliques e com controle centralizado.
Para o profissional que vive com a mala pronta, a experiência de viajar com a Paytrack como suporte é muito mais fluida, segura e eficiente. Isso transforma viagens a trabalho em oportunidades reais de produtividade e performance.
Portanto, entre em contato conosco e descubra como sua empresa pode tornar a gestão de viagens e despesas em um diferencial competitivo: