Fraudes corporativas: entenda como afetam suas despesas e o que fazer para evitar
Política de reembolso corporativo: o que é e como criar para sua empresa
Sempre que o colaborador paga com o próprio dinheiro despesas realizadas em função do trabalho, a empresa é obrigada por lei a ressarcir. A melhor forma de garantir que o processo corra bem é criando uma política de reembolso de despesas.
O reembolso de despesas corporativas é, portanto, a prática de devolver ao colaborador o dinheiro gasto para cumprir suas atividades. Para isso, ele deve apresentar à empresa um comprovante do pagamento, como a nota fiscal. Com isso em mãos, o setor financeiro pode compensar o valor.
Dessa forma, a gestão dos reembolsos deve ser feita com transparência e cuidado para evitar problemas de orçamento e conflitos com os colaboradores.
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A política de reembolso corporativo é um documento que contém todas as normas para reembolso de despesas de uma empresa. Ela é fundamental para deixar claro quais tipos de despesas são reembolsáveis e em quais circunstâncias, além de definir os processos necessários para a efetivação do reembolso.
Confira: Carta de Reembolso: veja o que é e como fazer uma
Uma vez que cada organização possui um contexto distinto, não há um modelo único padrão a ser seguido nas políticas de reembolso. No entanto, esse documento deve conter informações como:
Listar os tipos de gastos que serão reembolsados. Passagens aéreas, combustível, táxi ou apps de mobilidade, diárias em hotéis e contas em restaurantes são alguns exemplos.
Determinar um limite de gastos pode ajudar a empresa a ter um melhor controle financeiro. Isso pode ser feito por tipo de despesa ou por cada cargo, considerando as funções e atividades.
Outras possibilidades são pagar antecipadamente um valor fixo por viagem, ou adiantar apenas transporte e hospedagem.
Descrever passo a passo de que forma os colaboradores devem solicitar o reembolso. Esse processo pode ser por e-mail, planilhas ou softwares de gestão de despesas e reembolso.
Informar como os gastos devem ser comprovados e quais informações e documentos devem constar no pedido de reembolso. A nota fiscal é o documento padrão e indispensável para a prestação de contas.
Explicar como funciona a aprovação dos reembolsos, indicando quais os critérios avaliados e prazo para finalizar a aprovação. Se houver uma forma do colaborador acompanhar o status, ela também deve ser descrita.
Especificar de que forma os reembolsos serão realizados, considerando prazos e forma de pagamento – transferências ou na própria folha, por exemplo.
Portanto, após criar a política de reembolso, é fundamental que a empresa comunique os colaboradores. Afinal, todos devem estar cientes dos direitos e deveres, e o processo para o reembolso deve estar claro. Por isso, no momento da divulgação, também vale a pena abrir um espaço para tirar dúvidas.
As empresas são obrigadas por lei a arcar com todas as despesas relacionadas ao trabalho. Assim, se um colaborador precisa se deslocar para uma reunião de vendas em um restaurante, por exemplo, os custos do meio de deslocamento e da alimentação são responsabilidade da organização. O mesmo vale para viagens e eventos corporativos.
Logo, empresas que possuem equipes externas ou colaboradores que precisam se deslocar ou viajar para exercerem suas atividades devem utilizar a política de reembolso como forma de organizar e controlar as despesas.
Veja a seguir algumas vantagens de criar uma política de reembolso para a sua empresa.
Estruturar uma política de reembolso não é uma tarefa simples, visto que os gestores precisam levar em consideração uma série de fatores.
A seguir, confira algumas dicas para a implementação de uma política que se adeque à realidade da organização:
A política de reembolso deve facilitar, e não complicar. Para que ela funcione bem, é preciso criar um processo claro e bem amarrado.
Isso é muito importante tanto para o financeiro, pois otimiza as rotinas e garante uma boa gestão do orçamento, quanto para o colaborador, que sabe exatamente o que fazer para obter o ressarcimento, sem complicações.
Para definir esse processo, pode ser útil entender primeiro quais são os tipos de reembolso e mapear o fluxo, etapa a etapa, da solicitação à efetivação do pagamento, com responsáveis e prazos.
A gestão manual dos reembolsos, além de demandar mais tempo, aumenta a chance de cometer erros. Digitalizar notas, enviar por e-mail, registrar em planilhas são processos mais difíceis de organizar, controlar e resgatar informações.
Principalmente em empresas com grande volume de pedidos de reembolsos, adotar um sistema de gestão de reembolsos é a melhor forma de cumprir essa tarefa com agilidade, facilidade, eficiência e segurança.
A função da política de reembolso é deixar claro quais são as regras para o ressarcimento de despesas. Por isso, ao elaborar esse documento, busque ser o mais objetivo e simples possível.
Algumas empresas, especialmente as que não têm muitos casos de deslocamento e viagens, podem ter uma política bem enxuta. Já aquelas que precisam reembolsar com frequência devem trazer mais detalhes.
Em todos os casos, pontuar as normas com clareza contribui para que todos os colaboradores compreendam e assimilem as normas, aumentando a adesão.
Que tal relembrar os tópicos mais importantes sobre a política de reembolsos? Confira conosco:
A política de reembolso define as regras para devolver ao colaborador os gastos feitos em nome da empresa. Ela esclarece quais despesas são aceitas, os limites e o processo de solicitação.
O documento deve conter informações como: quais despesas são reembolsáveis, quais os valores do reembolso, qual o processo de solicitação de reembolso, como fazer a prestação de contas e quais os processos de aprovação do reembolso.
Empresas que possuem equipes externas ou colaboradores que precisam se deslocar ou viajar para exercerem suas atividades devem utilizar a política de reembolso como forma de organizar e controlar as despesas.
Na Paytrack, as empresas que possuem o módulo “Controle financeiro” ativado, é possível visualizar a previsão do pagamento dos reembolsos. Para isso, é preciso seguir o passo a passo:
Pronto! Agora o colaborador consegue ver quando vai receber o seu reembolso.
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