Como fazer um planejamento financeiro empresarial para 2024

Como fazer um planejamento financeiro empresarial para 2024

Por Paytrack

Dentro de um mercado tão competitivo, é muito importante analisar os mínimos detalhes na hora de fazer a gestão do seu negócio, não é mesmo? Do controle das viagens corporativas até mesmo o uso de ferramentas de marketing. Saber usar os seus recursos pode fazer uma enorme diferença no sucesso de qualquer empresa. Por isso, já é hora de iniciar o planejamento financeiro empresarial para 2024.

Isso mesmo que você leu: ainda faltam algumas semanas para o final de 2023, mas já é o momento de começar a pensar nos desafios, metas, investimentos e no orçamento para o próximo ano. Com esse planejamento estruturado, as chances de alcançar todos os objetivos traçados, por exemplo, aumentam bastante, o que pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Seja para ter mais recursos para investir em tecnologia, seja colocar em prática a retomada das viagens corporativas. Pensar nos mínimos detalhes vai colocar a sua empresa no caminho certo. Mas como estruturar o seu planejamento financeiro empresarial para 2024? Quais são os benefícios? Quer saber tudo isso? É só continuar a leitura deste artigo para tirar suas dúvidas!

Por que é tão importante fazer um planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial tem como objetivo facilitar a gestão dos ativos financeiros de uma organização. A ideia é estruturar e controlar tudo o que vai entrar e sair dos cofres da companhia para que ela se torne sustentável no longo prazo. A partir desse trabalho, torna-se mais fácil superar desafios e até mesmo cenários de crise no mercado.

A organização financeira empresarial vai possibilitar o melhor entendimento da saúde financeira da companhia e as melhores estratégias para que ela siga no caminho que está ou, se necessário, realize algumas mudanças. Seja para reduzir custos, seja para identificar necessidades de investimentos, toda a empresa é beneficiada com um planejamento eficiente.

Controlando todos os custos, gastos, lucros e investimentos, todas as áreas da empresa são beneficiadas. Assim, o objetivo é tornar a engrenagem mais eficiente, evitando que um setor atrapalhe os outros. Esse planejamento vai proporcionar uma série de benefícios para que o negócio consiga sobreviver e/ou crescer de forma sustentável.

Quais são os benefícios de um planejamento financeiro?

Para não ter dúvidas sobre como o planejamento financeiro empresarial é importante, listamos alguns dos principais benefícios de realizar esse trabalho.

Gestão simplificada

Toda a gestão do seu negócio se torna mais simples de ser realizada. Seja ao integrar os diferentes setores da companhia, seja ao equilibrar os investimentos necessários. A centralização das informações financeiras permite uma análise mais ampla de quais são os pontos de atenção, do que está funcionando e os caminhos para melhorar os seus resultados.

Redução de custos

Como saber o que precisa ser alterado sem identificar todos os custos operacionais do seu negócio? Os erros só podem ser encontrados a partir de uma análise mais detalhada sobre todas as movimentações financeiras da companhia. A partir desse olhar mais amplo, o gestor consegue identificar quais são os possíveis custos a serem reduzidos.

Ampliação de oportunidades

A partir do momento que uma empresa consegue entender o seu ciclo financeiro, é possível aproveitar novas oportunidades de negócio. Seja o momento mais adequado para fazer um tipo de investimento, seja a identificação da necessidade de adotar uma postura ESG. Tudo isso passa diretamente pelo controle das finanças da companhia.

Facilita a tomada de decisão

Quanto mais informações em mãos, maiores são as chances de tomar as decisões corretas para o futuro da empresa. Esqueça as decisões baseadas apenas em achismo ou opiniões sem muito estudo. A análise de dados detalhados ajuda a escolher o caminho certo para cada companhia, aumentando as chances de construir um negócio sustentável a longo prazo.

Redução de riscos

Qualquer negócio tem riscos operacionais, não é mesmo? Mas com um controle rígido de todo o panorama financeiro da companhia, esse trabalho é facilitado, é possível mapear eventuais fraquezas e ameaças e construir uma estrutura mais sólida para mitigar esses cenários. Quando se pensa em longo prazo, ter essa maior proteção ajuda a construir um negócio duradouro.

Quais práticas adotar para o seu planejamento financeiro em 2022?

Mas o que pode ser feito para estruturar o seu planejamento financeiro empresarial em 2022? Confira algumas das nossas dicas!

Faça a previsão da receita

Qualquer ideia, por melhor que seja, só vai ser eficiente quando é feito um planejamento adequado para a situação. Afinal, antes de colocar qualquer ação em prática, é preciso entender qual o panorama daquela organização. Quais são as receitas que entraram na companhia em 2023? O que pode ser feito para manter ou aumentar esses números? Estruture uma previsão da receita para 2024.

Planeje os seus custos e despesas

Outra etapa fundamental para o planejamento financeiro da sua empresa é fazer o mapeamento de tudo o que entra e o que sai, ou seja, entender e planejar os custos e despesas da companhia. A ideia é levar todas essas informações para uma planilha, relatório ou sistema, centralizando tudo aquilo de que você vai precisar para construir um panorama completo sobre as finanças da organização.

Defina quais são os investimentos necessários

A partir do momento que você definiu quais são as metas e já traçou um panorama completo sobre o contexto financeiro da empresa, é o momento de colocar um valor de investimento necessário para atingir os objetivos. Quais são os investimentos que precisam ser feitos para atrair mais clientes, por exemplo, e ter o aumento esperado no faturamento da companhia?

Fique de olho nas tributações

O planejamento financeiro da sua empresa também passa pelas responsabilidades com a tributação que precisam ser cumpridas. De acordo com o tamanho e o faturamento do seu negócio, alguns tributos devem ser pagos e, em outros casos, isentos. Apesar de ser um tema mais complexo, é importante ficar atento para cumprir todas as suas obrigações com o governo e, é claro, exigir os direitos que você tiver.

Invista em tecnologia

Outra forma de estruturar um planejamento financeiro empresarial eficiente é investindo em tecnologia. Focar na automação de alguns processos é um dos caminhos para melhorar toda a gestão dos recursos financeiros do seu negócio. Com maior agilidade e precisão, a sua equipe consegue realizar mais em um tempo menor, mas sempre de forma eficiente.

Agora que você já entendeu mais sobre os benefícios de realizar um planejamento financeiro empresarial e sabe o que precisa ser feito, a sua empresa vai iniciar 2024 com o pé direito. Pensar nos mínimos detalhes do seu orçamento, controlar gastos e fazer os investimentos certos é uma forma de aumentar bastante as chances de sucesso da sua companhia no curto, médio e longo prazos.