Como usar Pix Corporativo para facilitar suas despesas corporativas

Como usar Pix Corporativo para facilitar suas despesas corporativas

Por Paytrack

A era da tecnologia criou condições para que os processos bancários sejam cada vez mais práticos, eficientes e seguros. Dentre as principais novidades vistas no mundo corporativo, podemos destacar o Pix Corporativo.

A fim de desburocratizar transações, a digitalização dos meios de pagamento foi uma grande inovação. Hoje, com a utilização do Pix, é possível fazer pagamentos com maior facilidade, rapidez e segurança, automatizando processos que antes levavam mais tempo.

Desse modo, com o surgimento do Pix Corporativo, a praticidade e eficiência fez com que essa solução se tornasse rapidamente mais uma opção de pagamento utilizado por empresas.

Neste conteúdo, você poderá entender como utilizar o Pix para despesas corporativas pode beneficiar o seu negócio. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a Paytrack? Fale com nossos especialistas:

O que é o Pix Corporativo?

O Pix Corporativo é um meio de pagamento digital utilizado por empresas para a realização de pagamentos, cobranças, recebimentos e transferências.

Ou seja, agora as transações são realizadas em segundos e em qualquer dia da semana, facilitando o fluxo de caixa das empresas.

É similar ao Pix para pessoas físicas, possuindo apenas algumas particularidades de serviço para empresas. Isso porque, enquanto para pessoas físicas o Pix é gratuito, para as empresas pode haver uma taxa determinada pela própria instituição financeira.

Por ter taxas menores em cada transação, se comparado a outros meios de pagamento como DOC e TED, o Pix para empresas reduz custos de operação e aumenta a segurança com as despesas corporativas.

Afinal de contas, é importante destacar que estamos falando de uma tecnologia criptografada, o que reduz o risco de fraudes.

Atualmente, a adesão dessa modalidade de pagamento já representa 71% das transações, sendo que mais de 8,4 milhões de pessoas jurídicas, como associações civis ou empresas já adotaram o Pix para o pagamento de despesas.

Confira agora o nosso Mapa Pix Saque e Troco

Quais são os tipos de Pix?

Após entender melhor o conceito de Pix Corporativo, vamos falar sobre os tipos de pagamentos que podem ser realizados com essa funcionalidade e que trazem mais eficiência para o dia a dia de uma organização. Confira!

1. Pix Saque ou Troco

O Pix saque é uma solução que permite que os usuários saquem dinheiro em espécie em qualquer estabelecimento que esteja vinculado como um agente de saque pelo banco central utilizando o Pix.

Desse modo, cabe ao cliente fazer uma transferência via Pix para o estabelecimento em questão e, em troca, recebe o valor correspondente em dinheiro.

Já o Pix troco é uma modalidade voltada a transações mais comerciais, ou prestação de serviços. O cliente pode efetuar uma compra em um determinado valor e cobrir o valor a mais via Pix para obter o troco em espécie.

2. Pix por QR Code

O QR Code é uma alternativa extremamente prática, uma vez que basta o usuário escanear o código gerado sem precisar preencher nenhum dado e, assim como outras funcionalidades do Pix, o valor é transferido de forma rápida.

Desta forma, você evita correr o risco de cometer erros de digitação, enviando o valor para um destinatário incorreto.

3. Pix Estático

O QR Code estático pode ser utilizado em diferentes transações por ser um código gerado pelo próprio recebedor. Nessa modalidade, é possível definir um valor fixo a ser pago mensalmente sem que o usuário tenha que inserir o valor novamente.

É um meio de pagamento bastante utilizado por pontos de venda, e-commerce e pessoas físicas que fazem uso específico.

4. Pix dinâmico

Diferente do Pix estático, o dinâmico é gerado para ser usado em apenas uma transação de cada vez. Ele contém informações personalizadas, como por exemplo o valor de uma compra, descrição dos produtos, entre outros.

5. Pix Cobrança

O Pix cobrança facilita a gestão financeira da empresa pela praticidade em controlar pagamentos de grande quantidade, pois consiste em um QR Code que a empresa gera para realizar o eventual pagamento, onde pode dispor informações como data de vencimento, multas e juros.

Ou seja, ele é similar a um boleto bancário, mas com a vantagem da instantaneidade e praticidade do Pix. Com isso, você elimina a dependência de horários específicos e prazos de compensação para confirmar o pagamento.

6. Pix em lote 

Para as empresas que realizam múltiplas transações, o Pix em lote é uma solução que otimiza o tempo dos gestores. Isso porque ele permite fazer diferentes pagamentos de forma simultânea e automatizada.

Ou seja, essa modalidade centraliza várias transações de uma vez só, utilizando uma planilha importada para plataforma, onde cada célula representa um pagamento.

Aproveite e confira conosco quais são os 8 erros comuns na gestão de despesas corporativas e como superá-los

Quem pode utilizar o Pix Corporativo?

O Pix Corporativo pode ser utilizado por qualquer instituição, independente do porte, que reconheça que a digitalização de pagamento é um recurso importante. É necessário apenas possuir um CNPJ ou carteira digital que seja vinculada a uma instituição financeira.

Logo em seguida, será preciso fazer o cadastro de uma chave Pix, facilitando a identificação da sua empresa e o recebimento de pagamentos.

Para facilitar a realização de transações, seja entre empresas e órgãos governamentais, organizações ou pessoas físicas e jurídicas, é possível integrar o Pix com um sistema de gestão financeira, automatizando todo o processo.

Sendo assim, o Pix corporativo é uma ferramenta acessível e disponível para diversos tipos de empresas. Com ele, as organizações podem aproveitar benefícios como a realização de transações rápidas, seguras e eficientes.

Pix Corporativo tem taxa? 

Sim, mas as taxas existem para casos específicos e o público passível dessa cobrança são pessoas jurídicas (empresas).

Desse modo, vale destacar que o valor dessa cobrança é estipulado por cada instituição financeira, que tem a liberdade tanto de cobrar quanto de não cobrar dos seus clientes.

O Banco Central deu livre arbítrio para que as instituições definissem suas próprias taxas, seguindo os critérios previstos por lei. Nestes casos, configura taxa quando:

  • Realização de transferência de valores entre pessoas físicas e jurídicas;
  • Transferência entre pessoas jurídicas;
  • Vendas, quando o pagador é uma pessoa física;
  • Quando uma pessoa jurídica inicia o serviço por transação de pagamento, QR Code estático ou dinâmico, ou quando tem todas as informações do recebedor.

Neste momento, vale ressaltar que Microempreendedores e Empreendedores Individuais também são passíveis de tarifas, mas seguem as normas de pessoas físicas.

Por que usar Pix em despesas corporativas?

O Pix Corporativo tem diversas vantagens para as empresas. Como um serviço de múltiplos recursos, o ganho de produtividade, eficiência e agilidade já é uma realidade.

Uma vez que o setor financeiro lida com grandes quantias e um grande fluxo constante de verbas, ter controle sobre isso é fundamental. Por isso, utilizar o Pix para despesas corporativas oferece vantagens como:

1. Agilidade nas transações financeiras

Como foi possível entender, o uso do Pix nas empresas permite realizar pagamentos e transferências de forma instantânea, eliminando a necessidade de aguardar compensações bancárias, como acontece com TEDs e boletos.

Desse modo, é possível melhorar o fluxo de caixa e agilizar processos como o pagamento a fornecedores, reembolsos de colaboradores e recebimentos de clientes.

Além disso, vale ressaltar que a disponibilidade 24/7 do Pix possibilita transações a qualquer dia e horário, sem depender do expediente bancário.

2. Redução de custos operacionais

Diferente de métodos tradicionais como TED e DOC, que podem ter tarifas elevadas, o Pix possui custos reduzidos ou até mesmo isenção de tarifas, o que varia conforme a instituição financeira.

Isso contribui diretamente para a economia de recursos da empresa, especialmente para negócios que realizam um grande volume de transações.

Além do mais, a eliminação de burocracias e a automação de pagamentos reduzem a necessidade de processos manuais, otimizando a gestão financeira.

3. Maior controle e rastreabilidade dos pagamentos

O Pix Corporativo oferece maior transparência e controle sobre as transações financeiras. Afinal, todas as movimentações ficam registradas em tempo real, facilitando a conciliar despesas e receitas.

Isso é especialmente útil para empresas que precisam acompanhar o fluxo de pagamentos de forma detalhada, reduzindo erros contábeis e garantindo mais precisão na gestão financeira.

Por fim, ao integrar o Pix com um sistema de gestão financeira ou ERP, é possível automatizar o monitoramento das transações.

4. Segurança e mitigação de fraudes

O Pix conta com diversas camadas de segurança, incluindo autenticação em dois fatores e criptografia avançada, garantindo transações protegidas contra fraudes.

Além disso, o Banco Central estabelece limites e regras para o uso do Pix, reduzindo riscos de golpes. Para empresas, utilizar o Pix Corporativo significa menos exposição a fraudes associadas a cheques falsificados e boletos adulterados.

Outro ponto importante é que a rapidez da transação diminui a possibilidade de interceptação indevida de pagamentos.

Leia também sobre cibersegurança em viagens corporativas

O que é o pagamento Pix por aproximação?

O Pix por aproximação é uma funcionalidade que permite realizar transações instantâneas apenas aproximando um dispositivo móvel ou cartão habilitado de um terminal de pagamento compatível.

Essa tecnologia utiliza NFC (Near Field Communication), o mesmo sistema já presente em cartões contactless e carteiras digitais, proporcionando uma experiência ainda mais rápida e segura para pagamentos.

Diferente do Pix tradicional, que exige a leitura de um QR Code ou a inserção manual de dados, o Pix por aproximação simplifica ainda mais o processo, eliminando etapas e tornando os pagamentos mais ágeis.

O Banco Central do Brasil tem trabalhado na regulamentação e implementação do Pix por aproximação, e a expectativa é que essa modalidade ganhe cada vez mais espaço no mercado, tornando os pagamentos digitais ainda mais acessíveis e eficientes para empresas e consumidores.

O que é o Pix Saque e Pix Troco?

Como foi possível entender, o Pix revolucionou os pagamentos, mas seus recursos vão além das transferências instantâneas.

Afinal, com o Pix Saque e o Pix Troco, as empresas podem oferecer mais praticidade aos colaboradores em viagens ou atividades externas. Veja como eles funcionam:

  • Pix Saque: permite que o colaborador saque dinheiro em espécie em estabelecimentos parceiros ao fazer um Pix. Isso elimina a necessidade de adiantamentos em dinheiro ou reembolsos;
  • Pix Troco: ao realizar uma compra via Pix, o colaborador pode receber o troco em espécie, facilitando pequenas despesas em locais que não aceitam pagamento digital.

No entanto, como os colaboradores podem identificar quais estabelecimentos oferecem essas duas modalidades de operações?

A Paytrack oferece o Mapa Pix, uma funcionalidade que permite encontrar pontos próximos que possuem o saque com o Pix, garantindo mais controle e rastreabilidade sobre esses tipos de transações.

Com esses recursos integrados à gestão financeira, sua empresa ganha em agilidade, segurança e praticidade — tudo sem perder o controle dos gastos.

O que é o “Pix Duplicado” e como resolver?

Com o objetivo de trazer mais segurança para o usuário e seguir as normas do Banco Central, é feito o bloqueio de pagamentos com o mesmo valor e para o mesmo estabelecimento em um curto espaço de tempo, o que conhecemos como “Pix Duplicado“.

Ao acessar os Pagamentos Corporativos da Paytrack, caso o usuário tente realizar um pagamento e este já tenha sido feito nos últimos 5 minutos, o sistema não permitirá o pagamento e apresentará a mensagem:

“Você realizou um Pix recentemente com esses dados. Para evitar que você faça o mesmo pagamento duas vezes, tente novamente daqui 5 minutos.”

Sendo assim, esse bloqueio será mantido até que o tempo mínimo (5 minutos) para pagamento passe.

Como realizar pagamentos com o Pix?

Com o Pix, colaboradores que utilizam a plataforma da Paytrack podem pagar suas despesas em segundos. Para isso, é preciso seguir o passo a passo:

  • Acesse o app da Paytrack;
  • Clique no menu da “Carteira Digital”;
  • Escolha o tipo de pagamento “Chave Pix”;
  • Selecione o tipo de despesa para o seu pagamento e clique em continuar;
  • Insira o valor da compra;
  • Informe uma justificativa para sua despesa e confirme as informações;
  • Digite a sua senha e pronto, se a sua despesa estiver dentro das políticas definidas pela empresa o pagamento é efetuado.

Além disso, os colaboradores também podem pagar com o Pix QR Code. Para isso, o estabelecimento precisa aceitar esse meio de pagamento e ter o QR Code impresso em algum lugar ou apresentá-lo na hora do pagamento.

Como adotar o Pix Corporativo na sua empresa?

O primeiro passo é criar uma chave Pix, essa pode ser criada de maneira gratuita e utilizada tanto no computador como no celular.

Como segundo passo, por se tratar de um serviço versátil, você deve identificar qual tipo de Pix corresponde melhor às transações da sua empresa, podendo integrá-lo ao sistema de ERP utilizado na sua gestão.

É importante entender que diversificar as formas de pagamento da sua empresa traz muitas vantagens para o seu negócio.

Afinal de contas, além de melhorar os processos internos e tornar as operações financeiras mais eficientes, o cliente ou colaborador tem um serviço com experiência personalizada ao receber os devidos pagamentos dentro dos prazos de forma rápida.

Sendo assim, o que você está esperando para que a sua empresa adote essa modalidade de pagamento?

Você sabia que a Paytrack oferece um serviço de ponta a ponta com muitos benefícios para quem pretende digitalizar os meios de pagamento? Somos a solução ideal para a gestão de despesas corporativas.

Por isso, aproveite para entrar em contato com um dos nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.