
O impacto da inflação em viagens corporativas em 2024
As viagens corporativas tomaram fôlego em 2023, após retração nas atividades entre 2020 e 2022. Em uma perspectiva de médio prazo, muitas empresas já projetam um aumento no número de viagens e eventos de negócios, e nos investimentos na área. Este movimento ocorre não apenas no Brasil, mas vem sendo percebido como um fenômeno mundial.
Para a retomada do setor, um dos grandes desafios será conciliar o crescimento da demanda com o aumento dos preços, respeitando os limites de orçamento. Para que possam ser mais assertivos no cálculo e na reserva de recursos para atividades externas como essas, é essencial que a equipe financeira acompanhe previsões e índices econômicos que influenciam os preços dos elementos que compõem este universo.
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Diante de um contexto econômico de maior estabilidade, com projeção de inflação no Brasil dentro da meta do governo, a perspectiva é otimista. Mas a alta dos preços que afetam diretamente as viagens corporativas é uma realidade presente, e pode ser um obstáculo à meta das empresas de manter-se dentro do orçamento.
O mercado financeiro prevê a manutenção da desaceleração da inflação ao longo de 2024, o que significa menor variação de preços e maior poder de compra. A meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano é de 3,9%
Lidar com a alta dos custos, garantir a sustentabilidade financeira do negócio e comprovar o retorno sobre o investimento são alguns dos desafios dos gestores de viagens corporativas. Para retomar e ampliar reuniões externas, eventos e viagens corporativas, será necessário um bom planejamento financeiro.
Para 2024 é importante ficar atento à expansão dos prazos de antecedência na compra de passagens, caso a empresa queira economizar com o custo aéreo, por exemplo.
Outros desafios deste ano para recuperação do setor passam por cultura empresarial, como alinhamento de trabalho presencial e remoto, e a priorização da sustentabilidade na pauta das empresas.
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