O que os NFTs e o metaverso significam para os programas de fidelidade das companhias aéreas

O que os NFTs e o metaverso significam para os programas de fidelidade das companhias aéreas

Por Paytrack

Se você tem estado, mesmo remotamente, a par da tecnologia e tendências emergentes, certamente já ouviu falar das NFTs e do metaverso.

Embora esses termos possam parecer o início de uma obra de ficção da qual você não tem vontade de fazer parte, também oferecem alguns exemplos interessantes de utilização no mundo real, se feitos de uma forma aplicável.

Isso se aplica à indústria aérea, que tem sido particularmente afetada pela tecnologia emergente ao longo da última década. Tem sido animador ver como os programas de fidelidade das companhias aéreas poderiam ser reimaginados com as NFT e o metaverso.

Agora, antes de começarmos, seria irresponsável não apontar que estas tecnologias emergentes ainda estão no início, o que significa que o futuro é um pouco incerto. Com isso dito, vamos nos divertir um pouco e olhar para a nossa bola de cristal.

O que são os NFTs e o metaverso?

Vamos começar estabelecendo uma referência com algumas definições de NFTs e metaverso, para aqueles que não estão familiarizados.

NFT significa “non-fungible token”. Não-fungível é um termo econômico que pode ser usado para descrever coisas que não são intercambiáveis para outros itens porque têm características únicas.

Essencialmente, estes tokens representam a propriedade de um objeto único que só pode ter um proprietário oficial de cada vez. Isso é garantido por um blockchain, o Ethereum (ETH). Isto significa que ninguém pode modificar o registro de propriedade ou copiar e colar um novo NFT existente.

Agora vamos para o metaverso. Desde que o Facebook se rebatizou Meta, o metaverso tem sido um tema de tendência. Entretanto, a primeira menção da palavra ocorreu em 1992, quando foi publicado o romance distópico de Neal Stephenson, “Snow Crash”.

O metaverso em Snow Crash é um espaço de realidade virtual em 3D acessível por meio de terminais pessoais e óculos de realidade virtual. Soa familiar?

Mark Zuckerberg descreve o metaverso como “uma internet personificada onde você está na experiência, e não apenas olhando para ela”. Chamamos isto de “o metaverso”.

Resumido o mais simples possível, o metaverso pode ser descrito como um espaço de realidade virtual no qual os usuários podem interagir com um ambiente gerado por computador e outros usuários.

Exemplos atuais de uso de NFTs e metaverso

Eu entendo totalmente o questionamento que circula sobre a inutilidade de comprar um macaco em “.jpeg” (Bored Ape Yacht Club) que você poderia simplesmente copiar e colar.

No entanto, além de ser um pouco mais complexo do que isso, o que precisa ser entendido é que os exemplos de uso prático ainda estão se desenvolvendo em torno dessas tecnologias. Os melhores misturam o mundo real e o mundo digital.

Um dos exemplos mais populares atualmente para as NFTs é a duplicação do ativo digital com algum tipo de associação ou acesso exclusivo (portanto, mais do que apenas algum arquivo de imagem aleatório).

Mesmo no caso do Bored Ape Yacht Club, os proprietários ganham afiliação a um “clube do pântano para macacos”. É uma espécie de clube para pessoas que adquirem suas versões do macaco em NFT.

Olhando para um exemplo de uso mais familiar, há agora o primeiro clube gastronômico privado, apenas para membros, onde a filiação é comprada como um NFT. Os membros do Flyfish Club terão acesso ilimitado a uma sala de jantar privada que se estenderá por mais de 10.000 metros quadrados em um local icônico da cidade de Nova Iorque.

Na parte de acesso, os NFTs estão rompendo com o mundo dos ingressos, especialmente quando se trata de esportes. A Liga Nacional de Futebol americano (NFL) fez uma parceria com a Ticketmaster para produzir entradas de jogos selecionados da NFL no formato de NFTs.

Os torcedores que compram um ingresso recebem uma versão gratuita da NFT por meio do mercado Ticketmaster NFT, que também está vendendo um número limitado de NFTs comemorativas para todos os 32 clubes da liga.

A Associação Nacional de Basquetebol dos EUA (NBA) e suas equipes também começaram a lançar as iniciativas NFT. Os fãs podem comprar NFTs comemorativas NBA Summer League, enquanto equipes como os Dallas Mavericks e Sacramento Kings já têm suas próprias iniciativas.

No que diz respeito ao metaverso, uma das áreas de uso mais óbvio é o jogo. Um dos primeiros e mais conhecidos exemplos é o Second Life, que foi lançado em 2003.

Second Life é descrito como uma plataforma multimídia online que permite que as pessoas criem um avatar para si mesmas e tenham uma segunda vida em um mundo virtual online.

Trazendo a discussão para algo mais popular hoje (embora o Second Life ainda ostente cerca de um milhão de usuários ativos mensalmente), vamos olhar para algo que as crianças estão jogando. Um dos games mais jogados nos últimos anos é o Fortnite com 350 milhões de usuários registrados.

O que fez da Fortnite um exemplo de uso interessante é que ele foi além do típico jogo multiplayer online e se tornou uma experiência verdadeiramente imersiva, cheia de oportunidades de envolvimento de marca.

Isto inclui shows com artistas populares como Ariana Grande e Travis Scott. E o Fortnite não está sozinho: A plataforma de jogos online Roblox já recebeu concertos de Lil Nas X e Twenty One Pilots em seu mundo virtual.

Dado o estado atual do mundo em decorrência da pandemia da Covid-19, que tem gerado bloqueios e restrições de viagem, o metaverso está se tornando cada vez mais um canal atraente para interagirmos uns com os outros e compartilharmos experiências.

Muitas empresas também estão usando o metaverso para criar escritórios virtuais em plataformas especializadas, como a Gather. Assim, as pessoas podem ser representadas pelos seus próprios avatares e irem digitalmente em reuniões representadas graficamente nesse universo.

Esses escritórios virtuais têm mesas e salas de reunião privadas, assim como espaço comunitário e jogos para que as pessoas possam jogar juntos. As pessoas colaboradoras simplesmente clicam em um link, criam um avatar e ficam livres para explorar um universo criado para a empresa.

Uma das melhores características desse recurso é a possibilidade de iniciar instantaneamente um bate-papo uns com os outros avatares quando uns passam pelos outros, trazendo conversas de corredor para o âmbito digital.

E por fim, há até mesmo exemplos de uso que acontecem dentro da indústria da aviação. A Boeing anunciou que vai construir aeronaves no metaverso como parte de uma renovação digital de 15 bilhões de dólares.

A OEM planeja utilizar fones de ouvido Microsoft Hololens, aumentar a confiança na robótica e desenvolver um único ecossistema digital integrado de informação.

Estes são apenas alguns dos vários exemplos de uso diferentes que já existem ou estão sendo conceitualizados. As possibilidades são realmente ilimitadas.

Potenciais exemplos de uso para programas de fidelidade de companhias aéreas

Agora, vamos tratar da parte divertida da aplicação desses conceitos aos programas de fidelidade das empresas aéreas. O primeiro exemplo de uso lógico, dado o que já foi feito no espaço simbólico, é a aplicação de NFTs à emissão de passagens aéreas.

Uma das atividades favoritas dos entusiastas do setor é o registro de todos os seus voos. Enquanto alguns mantêm uma planilha de cálculo manual, outros usam aplicativos como My Flight Log.

Imagine se todo este processo fosse perfeitamente integrado cada vez que você comprasse uma passagem enquanto entrava em sua conta de passageiro?

Ao concluir sua viagem, você poderá acessar sua conta e encontrar um NFT incluindo todos os detalhes de sua viagem: informações sobre a aeronave, horários de chegada e partida, assentos que ocupou, origem e destino, etc.

Por outro lado, poderão ser vendidos NFTs de edição especial que o coloquem em um voo exclusivo, seja uma primeira viagem, aposentadoria de aeronaves, destino especial, classe tarifária exclusiva ou voo temático especial.

Todas essas experiências, é claro, coletariam milhas para passageiros frequentes. Uma vez que um viajante atinge bronze, prata, ouro, platina, o que quer que seja, NFTs adicionais poderiam ser desbloqueadas com seu próprio conjunto único de benefícios digitais e físicos, adicionando um incentivo adicional para voar com a companhia aérea.

Incluir o metaverso nisso é desbloquear um grande universo de novidades. Quem sabe criar um ambiente digital para as salas de espera dos aeroportos?

Para muitos de nós, uma das maiores recompensas por sermos um cliente frequente é ter acesso às salas de espera. E se o acesso às salas de espera também significar a adesão a um mundo digital exclusivo, para que você possa colher os benefícios mesmo quando não estiver voando?

Isto se torna uma realidade quando as companhias aéreas constroem salas de espera digitais no metaverso (vamos chamá-las de MetaLounges). Por exemplo, além de coletar milhas aéreas para alcançar e manter o status, os viajantes também poderiam coletar pontos de experiência no metaverso fazendo frequentemente login no saguão digital e executando certas tarefas – adicionando uma camada de gamificação a um programa de fidelidade.

Isso também ajudaria as empresas aéreas a reduzir as preocupações ambientais associadas aos programas de voo frequente. Agora os voadores seriam incentivados de uma forma totalmente separada do que constantemente saltando em um vôo.

Então, a próxima pergunta se torna: por que alguém iria querer passar seu tempo em um MetaLounge? Não é pela comida grátis e Wi-Fi grátis.

A tarefa seria fornecer uma extensão e experiência de marca única, algo que se tornará mais importante à medida que a Geração Z for compondo cada vez mais o mercado de viagens.

Voar para muitos tem sido uma mercadoria fungível (sim, isso é o oposto de uma NFT) para ir do Ponto A ao Ponto B, o que significa que fora desses programas de vôo frequentes – além do preço – não há muito incentivo para escolher uma companhia aérea em vez de outra.

Kenneth Change, vice-presidente executivo de marketing e TI da Korean Air, destacou no Simpósio Digital da IATA que é preciso pensar em estratégias atrativas para a nova geração de clientes: “Precisamos perceber que a Gen Z está surgindo muito rapidamente a partir da perspectiva de nossos clientes. A maneira como [eles] viajam é diferente”.

“Se vamos fornecer um produto a eles, eles não estão [tomando decisões] com base em preços ou cronogramas”. Eles são mais sobre a experiência”.

Agora de volta ao MetaLounge. A maneira mais fácil para as companhias aéreas começarem é buscando se afastar do que já está sendo feito, antes de reinventarem a roda.

Um dos benefícios da construção no espaço digital é que é muito mais fácil moldar experiências personalizadas. Por exemplo, ao coletar e ativar as informações do cliente, as empresas aéreas podem entender melhor o que um segmento específico de pessoas irá gostar.

Nesse caso, para um millenial, a melhor oferta seria ter acesso a entretenimento exclusivo como shows, estreias de filmes ou jogos, enquanto um viajante de negócios aproveitaria a oportunidade de trabalhar em rede no MetaLounge com outras pessoas que voam frequentemente.

Pessoas que voam muito poderiam ter uma maneira totalmente nova de se engajar na comunidade, com uma maneira interativa de mostrar todos os NFTs que eles coletaram e armazenaram em seu próprio espaço dentro do MetaLounge.

Essas pessoas poderiam gerar um link único e compartilhá-lo para trazer outros usuários para sua “sala de troféus”.

Isso também criaria um gatilho de captura para introduzir novos usuários (que não voam frequentemente) ao MetaLounge e despertar o interesse nessas pessoas. As pessoas que voam frequentemente também poderiam receber ingressos para convidados com tempo limitado para distribuir a amigos e familiares para atrair novos usuários, usando o típico modelo freemium ao qual os consumidores estão acostumados.

Além disso, poderia ser implementado um programa de indicação que recompensa os pontos de passageiro frequentes para cada usuário que eles trouxerem que se torne um membro.

Há também a oportunidade de oferecer experiências temporárias. Como exemplo, o primeiro número “X” de passageiros frequentes que “reservam” um bilhete digital e entram no MetaLounge para embarque em um determinado horário podem participar de um vôo de realidade virtual para ganhar um NFT exclusivo da marca, que também desbloqueia um item do mundo real. Poderia ser qualquer coisa, desde roupas até itens de decoração de casa e eletrônicos.

Basta olhar o que a AirAsia está construindo para ver que as companhias aéreas estão procurando novos modelos de negócios e diversificando os fluxos de receita para fortalecer suas organizações contra ameaças externas, tais como preços voláteis de combustíveis e quedas na demanda. O NFT e o metaverso oferecem maneiras únicas de fazer exatamente isso.

A oportunidade é especialmente valiosa para as companhias de baixo custo que não possuem os programas de vôo multibilionários como outras empresas do mercado, mas são historicamente mais ágeis e rápidas a adotar novas tecnologias e tendências.

No futuro, as companhias aéreas não irão mais apenas levá-lo a um destino, mas serão o destino.

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Este artigo é uma tradução que tem como referência “What NFTs and the metaverse mean for airline loyalty programs”, da PhocusWire, e é de caráter informativo.

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