Quais são as melhores companhias aéreas brasileiras para o mercado corporativo? Quais são as vantagens e como escolher? Neste artigo, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre as companhias aéreas do Brasil, com foco no mundo corporativo.
Além disso, vamos te mostrar por que integrar as companhias com uma plataforma de gestão de despesas é a melhor decisão para o seu negócio.
Nossos especialistas também estão disponíveis para te ajudar com a gestão das suas viagens corporativas!
As principais companhias aéreas do Brasil
O Painel de Indicadores do Transporte Aéreo 2024 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), através do indicador RPK (Revenue Passenger Kilometer, ou quilômetro por passageiro pagante, em português) indicou que as principais companhias aéreas brasileiras são Latam, Gol e Azul.
No mercado doméstico, a Latam foi líder em 2024, com 39,1%, seguida pela Gol, com 30,7% e pela Azul, com 29,7%. No segmento internacional, as afiliadas da Latam tiveram 22% de participação entre o Brasil e o exterior.
Latam
Antiga TAM Linhas Aéreas, a Latam está em primeiro lugar no mercado aéreo brasileiro com relação ao número de passageiros. É a companhia mais antiga ainda em operação, tendo começado a circular no Brasil em 1976, em Marília (SP), como Táxi Aéreo Marília (TAM). Em 2012, a TAM se fundiu com a companhia chilena LAN Airlines, tornando-se o Grupo LATAM Airlines, o maior da América do Sul.
No Brasil, a companhia opera em 59 aeroportos, incluindo os 12 destinos adicionados em 2025, entre eles Bonito (MS), Dourados (MS) e Parnaíba (PI).
Internacionalmente, a companhia opera com voos do Brasil para 90 destinos no exterior, incluindo América do Sul, América do Norte, Europa, Oceania e África. Algumas companhias parceiras da LATAM são: Delta, Iberia, Aerolíneas Argentinas, Lufthansa, TAP Air Portugal, Swiss, British Airways e Vueling.
Sua frota é composta pelo tipo Boeing (777, 787-9, 787-8, 767) e Airbus (321, 320, 319).
Gol
Depois da Latam, surge a Gol Linhas Aéreas, em 2001. Em alguns anos, a Gol foi crescendo e em 2007, a Gol comprou a Varig. Atualmente, ela ocupa o segundo lugar no mercado nacional de passageiros.
No Brasil, a Gol opera em 64 destinos. No exterior, a empresa opera em 13 países, segundo dados de agosto de 2025.
Sua frota é constituída por aeronaves tipo Boeing 737 (800, 8 MAX, 800 BCF).
Azul
Finalmente, em terceiro lugar no mercado aéreo em termos de passageiros temos a Azul Linhas Aéreas. A companhia foi fundada em 2008, com voos de Campinas a Salvador e Porto Alegre. Após 15 anos, a companhia realiza cerca de 965 voos diários, para 155 destinos domésticos e 7 internacionais. A Azul é a companhia com mais destinos domésticos no Brasil.
A empresa tem como destinos cidades menores, como Rondonópolis (MT), Marabá (PA) e Lábrea (AM). Além disso, o aeroporto de Campinas (Viracopos) é o seu principal hub.
Sua frota é diversificada, composta por aeronaves de modelos Embraer E2 (para voos de curta distância), Airbus (A330-900neo, A320neo) e ATR 72-600.
Como escolher a melhor companhia aérea brasileira para viagens corporativas?
Primeiro, antes de escolher a companhia aérea, é preciso entender qual é o padrão de viagens corporativas da sua empresa:
- Se a empresa realiza muitas viagens internacionais;
- Se a empresa tem muitas viagens domésticas em cidades grandes, médias ou pequenas.
Depois, é necessário avaliar as companhias que oferecem o melhor custo-benefício para a empresa. Os principais indicadores de viagens corporativas para levar em conta durante essa análise são os seguintes:
- Frequência de voos e destinos (regionais, alta demanda ou internacionais);
- Programa de fidelidade;
- Serviço corporativo;
- Políticas de reembolso;
- Integração com plataforma de gestão de viagens.
Vejamos melhor no próximo tópico esses pontos, a partir de uma análise comparativa entre as principais companhias aéreas do Brasil.
Quadro comparativo entre as companhias aéreas brasileiras
Com o objetivo de compreender melhor as características de cada companhia aérea, selecionamos os pontos (além dos principais) aos quais as empresas precisam ter mais atenção na hora de realizar sua viagem corporativa: demanda do mercado, destinos, hubs, parcerias internacionais, programas de fidelidade, serviços corporativos e dados das últimas análises realizada pela ANAC (pontualidade, reclamações de passageiros e tarifas médias).
Veja os parâmetros:
Parâmetro | Latam | Gol | Azul |
Demanda (RPK) do mercado doméstico (Jan.2025)¹ | 37,9% | 31,1% | 30,6% |
Destinos nacionais | ~59 | ~64 | ~155 |
Destinos internacionais² | ~90 | ~19 | ~12 |
Hubs principais no Brasil | São Paulo (Guarulhos, Congonhas), Brasília | São Paulo (Congonhas, Guarulhos), Brasília,, Galeão | Campinas (Viracopos), Belo Horizonte (Confins), Recife (Guararapes) |
Parcerias com companhias aéreas | 21 (Delta, Lufthansa, Iberia, entre outras) | 10 (American Airlines, Avianca, Air France, entre outras) | 7 (Air Canada, Copa Airlines, Emirates, entre outras) |
Programa de fidelidade | Latam Pass (mais parcerias internacionais, hotéis, carros e produtos) | Smiles (Passagens Gol e parceiras, produtos, serviços, projetos sociais) | Azul Fidelidade (Passagens Azul e parceiras, hotéis, viagens completas, Azul pelo Mundo) |
Serviços corporativos | LATAM Corporate, (descontos, linha de crédito, opções premium para clientes Elite) | Smiles Corporativo (descontos e promoções, abrangência do uso de milhas) | Azul Empresa (facilidades no agendamento, Azul Fidelidade, consultor de viagem exclusivo, Azul Incentivo) |
Políticas de reembolso (todas tem prazo de até 7 dias após solicitação (ANAC 400) | Tarifa Promo e Light (não tem reembolso); Tarifa Plus (reembolso parcial), Tarifa Top (reembolso integral) | Tarifa Promo e Light (não tem reembolso); Tarifa Plus (reembolso parcial); Tarifa MAX (reembolso quase integral) | Classe Imperdível (não tem reembolso); Classe Regular (reembolso parcial); Classe Y (pouco reembolso); Oferece créditos para compras futuras |
Integração com plataformas de gestão de viagens | Integra com OBTs e TMCs (Melhor integração internacional via TMCs globais) | Integra com OBTs e TMCs (Foco em grandes centros: São Paulo- Rio de Janeiro-Brasília) | Integra com OBTs e TMCs (Foco em cidades médias e pequenas) |
Pontualidade³ | 93.10% | 94.96% | 94% |
Reclamações de passageiros⁴ | 59.36% | 61.13% | 92.63% |
Tarifas aéreas domésticas (média)⁵ | 709.78 | 627.72 | 831.91 |
¹ Dados de janeiro de 2025. Demanda (RPK) do mercado doméstico: Relatório de Demanda e Oferta.
² Dados referentes à quantidade de destinos e não a de países. Por exemplo, a Azul opera em 12 destinos internacionais, em 9 países.
³ Dados de julho de 2025. Consulte: Relatório de Pontualidade e regularidade de voos.
⁴ Dados de abril de 2024. Consulte: Relatório de reclamações de passageiros.
⁵ Dados de julho de 2025. Consulte: Relatório de tarifa aérea doméstica.
Afinal, qual é a melhor companhia aérea para a sua empresa?
A melhor companhia aérea depende das necessidades de cada empresa. No entanto, vejamos as mais vantajosas para cada fator:
Frequência de voos e destinos
Em primeiro lugar, vamos considerar a cobertura de cada companhia: regional, internacional ou rotas de alta demanda.
- Regionais: Azul é a melhor opção, já que tem maior número de destinos nacionais e atende cidades de médio e pequeno porte;
- Alta demanda: Gol é a melhor opção, pois atua na principal rota executiva (SP – Rio de Janeiro – Brasília);
- Internacionais: Latam é a melhor opção, dado que atende maior número de destinos internacionais.
Programa de fidelidade
Em segundo lugar, analisemos os benefícios dos seus programas de fidelidade.
- Latam Pass: bom para multinacionais que fazem viagens internacionais;
- Smiles: recomendado para empresas que buscam flexibilidade na troca de milhas, já que atende serviços, além de passagens e produtos;
- Azul para Empresas: melhor escolha para empresas que realizam operações dentro do Brasil.
Serviço corporativo
Outro ponto importante é o serviço corporativo que cada uma oferece, já que estamos falando de viagens corporativas e não viagens comuns.
- Latam: boa opção para grandes empresas, já que os descontos aumentam conforme o volume anual de viagens;
- Gol: recomendado para viagens que percorrem mais o eixo SP – Rio de Janeiro – Brasília;
- Azul: bom para médias e pequenas empresas, pois oferece descontos diretos em tarifas domésticas e regionais.
Políticas de reembolso
Depois, sugerimos verificar qual tem a política de reembolso que mais se adequa ao tipo de negócio da sua empresa.
- Latam: melhor para empresas que realizam viagens internacionais;
- Gol: pouca flexibilidade, somente para tarifas Max;
- Azul: apesar de não oferecer reembolso direto, a Azul permite transferência como crédito para outras viagens, ideal para empresas que realizam muitas viagens domésticas.
Integração com plataforma de gestão de viagens
Por fim, é essencial que as empresas façam integração com plataformas de gestão de viagens.
Todas as companhias estão disponíveis para integrar com plataformas de gestão de viagens.
Integrar companhia aérea à plataforma de gestão: como funciona
Além de identificar a melhor companhia aérea para a sua empresa, é fundamental integrá-la a uma plataforma de gestão de viagens corporativas. Funciona assim: ao invés de entrar em contato direto com a companhia, a passagem aérea corporativa e outros serviços são adquiridos e gerenciados através de uma plataforma de gestão de viagens corporativas.
A Paytrack dispõe desse serviço, oferecendo inúmeras vantagens aos negócios que lidam com viagens corporativas. Vejamos abaixo as principais:
1. Automação dos processos
Normalmente a gestão de uma viagem corporativa exige muitos processos. Por isso, substituir as operações manuais e burocráticas é essencial para:
- Reduzir custos;
- Assegurar conformidade com as políticas internas;
- Aumentar a segurança;
- Melhorar a produtividade;
- Reduzir riscos de fraudes corporativas;
- Garantir mais controle das despesas.
2. Condições melhores de tarifas
As empresas que realizam viagens com frequência podem usufruir de benefícios de tarifas aéreas. A Paytrack disponibiliza na sua plataforma também uma agência de viagens corporativas, que compara preços de passagens e outras tarifas no mercado e além disso, faz toda a negociação com os diferentes fornecedores.
3. Suporte humanizado
As empresas podem contar com atendimento em tempo integral, 24 horas, 7 dias por semana, o que é fundamental principalmente para emergências, como no caso de voo cancelado, atrasos, e outros problemas relativos à viagem.
4. Visão consolidada do custo total da viagem
Na plataforma de gestão de viagens da Paytrack, os dados das viagens ficam consolidados em um só lugar, incluindo horários de embarque e chegada.
Centralizar todos os serviços de viagem em um único pacote permite que as empresas tenham uma visão completa da jornada do colaborador, garantindo maior controle sobre as despesas. Além disso, esse recurso ajuda na hora de realizar reclamações sobre problemas com o voo.
5. Visibilidade em tempo real de dados
Na plataforma da Paytrack, os gastos são lançados em tempo real, permitindo que os responsáveis acessem as informações e possam monitorar de maneira mais eficiente a viagem.
6. Insights
Ademais, a plataforma de gestão de despesas da Paytrack fornece relatórios gerenciais, com mais de 80 opções para identificar tendências, oportunidades e tomar decisões estratégicas.
Nós temos um modelo de relatório para você! Baixe agora: Modelo Relatório de Viagens Corporativas.
7. Integrações
Finalmente, a gestão ainda conta com integrações com qualquer ERP (Enterprise Resource Planning), sistemas de RH e CRM, sem terceirização. A API da Paytrack pode fazer integrações avançadas para que a empresa tenha maior flexibilidade e liberdade, sem restrições.
Como a Paytrack ajuda a comparar e reservar com segurança
Além da plataforma de gestão de despesas e de viagens corporativas, a Paytrack tem uma agência de viagens corporativas com automação de ponta a ponta e atendimento humanizado. Na agência é possível centralizar reservas, aprovações e prestação de contas com suporte 24/7 e total integração.
Os benefícios de uma agência de viagens corporativas são, por exemplo:
- Processos automatizados: todo o planejamento e gestão são automatizados por meio de uma plataforma all-in-one, otimizando assim tempo e recursos;
- Acesso a tarifas mais vantajosas: as agências possuem parcerias com companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos. A empresa tem tarifas mais exclusivas;
- Alto índice de resolução de problemas: com atendimento humanizado e personalizado, 24/7, salvando o viajante e a empresa de quaisquer problemas;
- Conformidade com a política de viagens: a política de viagens corporativas é um conjunto de diretrizes que servem para delimitar como os deslocamentos devem acontecer;
- Maior controle de despesas corporativas:com a agência é possível acompanhar os gastos, que ficam centralizados e facilitam a sua visualização e auxiliam na tomada de decisões;
- Experiência personalizada para viajantes: o apoio de um serviço especializado alivia o trabalho dos colaboradores, que podem focar nas suas atividades e não nas tarefas de planejamento e organização.
Tudo isso através de soluções tecnológicas, como:
- Uso de OBTs e integrações com ERP: Online Booking Tools (OBTs) integradas a sistemas de gestão (ERP) permite que cada reserva ou despesa seja registrada de forma automática e vinculada aos centros de custo da empresa. Isso resulta em um processo sem falhas manuais, com compliance aplicado desde a solicitação;
- Inteligência de dados para identificar oportunidades de economia: com dashboards e relatórios em tempo real, os gestores conseguem enxergar padrões de comportamento de viagem, rotas mais usadas, tarifas mais vantajosas e possíveis desperdícios. Ou seja, agora podem tomar suas decisões de forma mais assertiva;
- Automação de processos que libera tempo para a estratégia: para não desperdiçar tempo com tarefas repetitivas e ganhar espaço para se dedicar a análises estratégicas, como avaliar ROI de viagens e propor ações de melhoria contínua;
- Visibilidade total da jornada do viajante: centralizar todos os serviços de viagem em um único pacote permite ao responsável ter uma visão completa da jornada do colaborador, garantindo maior controle sobre as despesas.
A Paytrack se destaca por oferecer uma gestão incomparável de viagens corporativas, com dados unificados e inteligência artificial real. Converse com nossos especialistas para saber mais!