Desafios da gestão financeira nas grandes empresas: quais são e como superá-los

Desafios da gestão financeira nas grandes empresas: quais são e como superá-los

Por Paytrack

Há quanto tempo você, gestor financeiro, não fala com seu CEO sobre os resultados de uma gestão financeira eficaz?

Em um mundo corporativo que está em constante mudança, aqueles que estão dentro da gestão financeira certamente enfrentam mais desafios hoje do que há alguns anos, principalmente quando se trata de grandes empresas. 

Já se foram os dias em que a gestão financeira de uma empresa significava ter que se concentrar apenas em tarefas transacionais do dia-a-dia. 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a função dos profissionais financeiros mudou para abranger responsabilidades alinhadas a estratégia e compliance, por exemplo.

Despesas corporativas, comunicação com outras áreas e análise de dados em tempo real são apenas alguns dos maiores desafios da gestão financeira nas grandes empresas. Vamos explorar cada um desses desafios para os gerentes financeiros com mais profundidade abaixo. Confira!

Quais os maiores desafios da gestão financeira nas grandes empresas?

Muitas vezes, enquanto a rotina toma conta, não é possível parar para entender o que está dando certo e o que precisa de ajustes. Em meio a reuniões, entregas e prazos, acompanhar o desempenho do setor de forma mais estratégica fica em segundo plano.

Para te auxiliar, separamos os maiores desafios da gestão financeira para que você entenda como olhar para suas atividades e resultados e transformar seu financeiro em um departamento ainda mais eficaz!

Relatórios e fornecimento de dados em tempo real

Os dados são um divisor de águas para todas as áreas de negócios, principalmente no financeiro. 

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 49% dos entrevistados disseram que a análise de dados os ajuda a tomar melhores decisões e 10% dizem que os ajuda a melhorar o relacionamento com clientes e parceiros de negócios.

Apesar de suas vantagens, a exigência de relatar e fornecer dados em tempo real ainda pode representar desafios para a gestão financeira. Isso porque muitos dados ainda são processados de forma manual, gerando baixa qualidade ou imprecisões.

Controle de indicadores

Assim como os relatórios e os dados em tempo real, ter um controle de indicadores chave nem sempre é prioridade. Contudo, deveria ser, já que esse é um guia para saber se os resultados estão sendo atingidos e, caso não, quais ações devem ser tomadas.

Ter esse controle também possibilita que sua área demonstre seus resultados para outros setores e para a diretoria. Isso pode auxiliar o financeiro a ter mais apoio da empresa nas entregas e no orçamento, por exemplo.

Comunicação com outros departamentos

A comunicação com os demais departamentos se torna essencial no cumprimento de prazos e regras, como as políticas de viagens e despesas corporativas ou no envio de relatórios para a prestação de contas. 

São atividades que impactam diretamente nos resultados da gestão financeira. E em grandes empresas, essa comunicação se faz ainda mais necessária, visto que os volumes de despesas, por exemplo, são muito maiores e necessitam de mais processos para garantir eficiência.

Gestão eficaz de despesas corporativas

Em grandes empresas é comum que os colaboradores viajem muito. Naturalmente, os gastos com viagens são altos e o financeiro precisa saber dar uma resposta estruturada com dados. 

Com o crescimento das viagens, esse tipo de despesa pode ficar sem alguém responsável pela gestão. Contudo, as despesas corporativas precisam passar por processos que evitem fraudes, sigam o compliance e deem visibilidade aos números de gastos com viagens, por exemplo.

Conciliação de faturas

A maioria das empresas possui cartão de crédito corporativo que é utilizado por seus colaboradores e, somente depois do uso, ficam cientes dos gastos. 

E muitas vezes os valores na prestação de contas não batem, já que a conciliação de faturas desses cartões possui um volume muito alto e feito de forma manual toma um longo tempo da área financeira.

Como superar os desafios da gestão financeira? 

O primeiro passo para superar os desafios listados acima é entender qual o cenário de cada um deles dentro da sua gestão financeira.

Mapear cada um deles e saber se o seu financeiro está passando por dificuldades, ou não, pode te ajudar a saber quais ações tomar para que o departamento assuma atividades estratégicas que vão de encontro com o tamanho da sua empresa.

Além disso, adotar tecnologias que vão auxiliar cada um desses desafios também se mostra extremamente importante. 

Com a transformação digital dos negócios, a forma como a gestão financeira está sendo feita também está passando por uma mudanças. Um foco crescente em tecnologia fez com que os analistas e gestores financeiros se afastassem da planilha tradicional e se voltassem para soluções de automação.

Muitos dos desafios podem ser sanados com o auxílio de tecnologias que possibilitam automatizar as tarefas, como a conciliação de faturas e a extração de dados em tempo real.

Precisa automatizar sua gestão financeira? Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar!