Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato!

Blog Tecnologia Você está aqui

DARQ: como conceito está moldando o futuro das empresas

Conteúdo criado por humano
Alana Schmidt

Alana Schmidt

Especialista SEO que acredita sempre na qualidade de conteúdo. Foco em crescimento orgânico de empresas SaaS e entusiasta de tecnologia e IA.
darq

A transformação digital é estratégica para qualquer empresa. Afinal, é por meio da adoção de tecnologias e inovação constante que os negócios ganham competitividade. Por isso, acompanhar as tendências e estar sempre à frente da concorrência é fundamental. 

Nos últimos anos, um novo conceito vem se destacando por sintetizar a próxima era de inovação corporativa: o DARQ. O termo é um acrônimo para quatro tecnologias emergentes: Distributed Ledger, Artificial Intelligence, Extended Reality e Quantum Computing

Neste artigo, entenda o que é DARQ e como essas tecnologias estão sendo aplicadas nas empresas. Acompanhe!

Converse com a Paytrack e veja como reduzir custos e ganhar eficiência no controle financeiro:

Preencha para saber mais sobre a Paytrack

O que é DARQ e como surgiu o conceito?

DARQ é um termo que abarca as quatro tecnologias que estão moldando o futuro nas organizações:

  1. Distributed Ledger Technology (DLT) – Tecnologia de Registro Distribuído.
  2. Artificial Intelligence – Inteligência Artificial
  3. Extended Reality – Realidade Estendida
  4. Quantum Computing – Computação Quântica

Esse conceito foi popularizado em estudos estratégicos da Accenture, que apontou o conjunto como a próxima onda de transformação digital, após o SMAC (Social, Mobile, Analytics & Cloud). 

Assim, compreender o papel das tecnologias DARQ é fundamental para entender o rumo da inovação corporativa e tomar decisões estratégicas para o negócio. Isso porque essas soluções permitem a diferenciação no mercado

Por meio delas, é possível criar novos modelos de operação, desenvolver inteligência nos processos e aumentar a agilidade e precisão na tomada de decisões. Desta forma, a transformação digital evolui para o próximo nível. 

Para entender como isso é possível, veja mais detalhes sobre as tecnologias DARQ a seguir!

Tecnologias DARQ e transformação digital nas empresas

Em um primeiro momento, a transformação digital foi pautada pela digitalização de processos, implementação de soluções em nuvem e análise de dados. As empresas que investiram em tecnologia ganharam competitividade, e já estão mais preparadas para o futuro. 

Agora, o próximo passo da transformação digital é acelerar o crescimento, e isso é possível por meio das tecnologias DARQ. 

Elas permitem otimizar processos, impulsionar a produtividade, processar e analisar um grande volume de dados, entre muitos outros benefícios. A seguir, entenda detalhes sobre cada uma delas:

Distributed Ledger Technology (DLT) 

O Distributed Ledger Technology (DLT), ou Tecnologia de Registro Distribuído, é um sistema de armazenamento e validação de dados descentralizado

O exemplo mais conhecido dessa tecnologia é o blockchain, no qual as informações são registradas e validadas em uma sequência de blocos de dados protegidos por criptografia e conectados entre si. 

Isso torna o sistema mais transparente e resistente a fraudes, pois não é possível alterar um bloco sem afetar toda a cadeia. Para fazer uma alteração, é necessário ter o consentimento de toda a rede. Isso garante maior transparência, confiabilidade e segurança dos dados. 

No meio corporativo, o blockchain pode ser aplicado de diversas formas. Alguns exemplos comuns são: 

  • Rastreabilidade em cadeias de suprimentos: permite acompanhar cada etapa, desde a origem até o transporte e entrega.
  • Contratos inteligentes: possibilita executar regras automaticamente, como validações de políticas internas, liberações de pagamento e auditorias.
  • Redução de fraudes: ajuda a identificar inconsistências em processos financeiros, já que os registros são compartilhados e à prova de manipulação.
  • Compliance: viabiliza a criação de trilhas de auditoria, que podem ser verificadas em segundos.

Leia também: Travel Techs: o que são e como ajudam a impactar viagens

Artificial Intelligence 

Entre as tecnologias DARQ, a Inteligência Artificial (IA) é a que mais se consolidou no ambiente corporativo, principalmente a partir da popularização das ferramentas de IA generativa. 

De acordo com um levantamento da Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a CI&T

80% das empresas brasileiras alinham IA à estratégia de negócios e 62% têm programas formais de capacitação. 

Hoje, empresas já utilizam essa tecnologia para automatizar tarefas, antecipar demandas, entender padrões e melhorar processos internos. Alguns casos de uso frequente são: 

  • Automação de classificações, aprovações e rotinas administrativas;
  • Análises preditivas para finanças, riscos e planejamento;
  • Assistentes e interfaces conversacionais para melhorar a experiência do usuário. Um exemplo é o TEO, da Paytrack, um agente de Whatsapp que atua como um assessor premium para gestão de viagens e despesas corporativas;
  • Identificação de inconsistências em grandes bases de dados.

Apesar de já ser aplicada em muitas empresas, a IA ainda tem muito potencial a ser explorado. 

Além de reduzir significativamente o esforço operacional das equipes, essa tecnologia também tem um grande impacto na inteligência de negócios e tomada de decisão, ajudando empresas a identificarem riscos e oportunidades. 

Soluções como a Paytrack, por exemplo, já incorporam IA para gestão de viagens e despesas corporativas, com price tracking para ajudar empresas a tomarem decisões mais inteligentes e econômicas. 

Confira também: Principais tendências de viagens e despesas corporativas

Extended Reality

A realidade estendida engloba realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (MR). Essas tecnologias combinam elementos físicos e digitais para criar novas experiências interativas e imersivas. 

Embora ainda pareça uma tecnologia que não tem aplicação em muitas empresas, seu uso tem crescido rapidamente em treinamentos, operações críticas e visualização de dados.

Alguns exemplos de aplicação são: 

  • Treinamentos de equipes em ambientes simulados;
  • Suporte remoto, com especialistas auxiliando tecnicamente via AR;
  • Apresentações imersivas de produtos e protótipos;
  • Visualização tridimensional de dados complexos.

A partir desses exemplos, fica claro que a realidade estendida tende a ganhar cada vez mais relevância. Ela traz diversas vantagens competitivas: redução de custos, mitigação de riscos e aumento da segurança operacional, maior eficiência e potencial inovação, entre outros. 

Quantum Computing

A computação quântica ainda é pouco acessível, mas seu potencial é promissor e muitas empresas já começaram a implementar essa tecnologia. 

Os computadores quânticos têm uma capacidade de processamento de dados muito maior do que os tradicionais. Por isso, conseguem resolver problemas extremamente complexos em velocidades incomparáveis. 

Entre as possibilidades que já estão sendo exploradas estão:

  • Otimização de rotas, estoques e cadeias logísticas;
  • Avanços em pesquisa farmacêutica e industrial;
  • Simulações financeiras de alta complexidade. 

Para empresas, a computação quântica oferece uma capacidade de análise muito maior, o que será indispensável em um contexto de big data. 

No setor financeiro, por exemplo, essa tecnologia permite fazer simulações e previsões de mercado mais precisas e ágeis, em tempo real. Isso pode ser aplicado na análise de riscos e na detecção de fraudes, por exemplo. 

O DARQ é uma visão de futuro, mas já está acontecendo. Essas quatro tecnologias são os pilares da inovação corporativa, e à medida que amadurecem ganham um papel cada vez mais relevante. 

Organizações que entendem esse movimento têm mais capacidade de inovar, reduzir riscos e aproveitar oportunidades. Dessa forma, podem ganhar vantagem competitiva e se destacar no mercado. 

Paytrack: inovação constante para apoiar o futuro das empresas

Acompanhar as tendências tecnológicas e manter um processo contínuo de inovação é fundamental para qualquer negócio. 

Por isso, na Paytrack adotamos as tecnologias mais modernas em nossas soluções e somos uma parceira estratégica para empresas que desejam avançar rumo a um ambiente digital mais inteligente e preparado para o futuro. 

Oferecemos uma plataforma completa de gestão de despesas e viagens corporativas que automatiza processos de forma inteligente, dando o controle e a transparência que as empresas precisam. 

Para ver como funciona na prática e saber como podemos ajudar seu negócio, solicite uma demonstração gratuita

Índice

Você também pode se interessar por

Indica Paytrack

Indique uma empresa e, se ela se tornar cliente, você leva R$ 1.500 em gift card.