Preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato!

Do controle à predição: o papel do CFO na era da IA

Conteúdo criado por humano

Thiago Contin

Especialista de conteúdo em gestão de viagens e despesas corporativas.

O painel “Do controle à predição: o CFO na era da IA”, mediado por Ivone Ivassaki, trouxe um consenso: a inteligência artificial está redefinindo o papel do CFO.

Ou seja, se antes essa função era vista como guardiã do caixa e dos controles, hoje o CFO já se posiciona como um protagonista estratégico. Com isso, ele deve ser capaz de antecipar cenários, apoiar decisões críticas e acelerar a transformação dos negócios.

Como destacou Leonardo Dias, CFO da IBM:

“A progressão tecnológica tem proporcionado ao CFO se reinventar e usar essa tecnologia para trazer mais produtividade, eficiência, melhoria de processos.”

Para entender melhor tudo o que rolou no painel e ter uma visão mais clara do papel do CFO na era da IA, continue acompanhando o nosso conteúdo!

Antes, tenha uma plataforma incomparável à sua disposição! Fale com um especialista e veja como a Paytrack pode transformar a gestão de viagens e despesas da sua empresa:

O CFO na era da IA: como a rotina financeira é afetada?

A aplicação da IA já é uma realidade na rotina financeira de muitos CFOs e gestores financeiros. Deste modo, a tecnologia se manifesta de diferentes formas, como por exemplo:

  • Eficiência operacional: automação de processos financeiros, liberando tempo para análises estratégicas;
  • Análises preditivas: uso de dados para antecipar riscos e apoiar decisões com maior precisão;
  • Gestão de despesas: automação que otimiza caixa, melhora margens e garante compliance;
  • RH e procurement: ganhos expressivos de produtividade, com reduções de até 70% em ciclos de contratação e pagamento.

Segundo Cinthia Peres, CFO da PwC:

“Em toda a área que você olha, tem projetos com IA para tornar tudo mais eficiente. Com as análises preditivas, a gente pode focar mais nos insights que a IA consegue nos trazer e sermos propulsores dessa mudança dentro da organização.”

Desafios: governança, dados e cultura

Apesar das oportunidades, os especialistas foram claros: a adoção da IA ainda enfrenta algumas barreiras. Fábio Castelucci, CFO da NTT Data, alertou que:

“95% das iniciativas de inteligência artificial naufragam. […] Não tem muita ciência por trás do caminho que a NTT tomou, que é informação, treinamento e repetição.”

Além disso, a falta de governança e a ausência de dados estruturados podem comprometer decisões estratégicas. Para Roberta Rosenburg, CFO da Topaz, o básico precisa vir antes da sofisticação:

“Vamos fazer o básico bem feito, arrume sua base de dados para poder começar a criar uma IA. Muita gente quer já entrar numa evolução muito grande, muito rápida, sem arrumar a casa antes.”

Portanto, essas falas reforçam que a qualidade dos dados e políticas claras de uso responsável são tão importantes quanto a própria tecnologia no dia a dia do CFO.

O CFO como patrocinador da mudança

O painel convergiu em um ponto: o CFO precisa ser o patrocinador da transformação cultural dentro das empresas. Ou seja, não basta delegar a tecnologia ao time de TI, é papel do líder financeiro guiar a adoção da IA.

Sendo assim, ele precisa buscar pelo equilíbrio entre inovação e segurança, garantindo que os ganhos de produtividade se traduzam em valor estratégico dentro da empresa.

De guardião a estrategista preditivo

A inteligência artificial marca a transição do CFO de controlador reativo para estrategista preditivo. Ou seja, o profissional capaz de usar dados em tempo real para antecipar riscos, apoiar decisões e acelerar a performance corporativa.

Durante todo o T&E Summit 2025, ficou claro que o CFO do futuro é aquele que integra tecnologia, cultura e governança. Portanto, ele garante não apenas eficiência, mas também visão de longo prazo para o negócio.

Quer levar a mesma inteligência apresentada no Summit para a sua empresa? Entre em contato com a Paytrack e descubra como transformar sua gestão financeira com IA de verdade.

Índice

Converse com um especialista e veja nossas ferramentas em ação

Tenha uma breve conversa para avaliar como a Paytrack pode ajudar a sua empresa

Você também pode se interessar por