11 ações para auxiliar as vendas no varejo durante a pandemia
Mudanças por todos os lados! E com elas, muitas dúvidas. Como manter, e mesmo melhorar suas vendas no varejo em tempos de pandemia?
Para te ajudar a vislumbrar novos caminhos e alternativas para seu negócio, o Sr. André Romero, especialista em Field Marketing e diretor da Allis Comunicações, compartilhou conosco diversas iniciativas que poderão ser postas em prática a qualquer momento, para melhorar suas vendas no cenário da pandemia e pós-pandêmico.
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A nova realidade trazida pela pandemia
O Covid-19 chegou para mudar não só a nossa percepção sobre o que é viver em sociedade, mas também como as empresas, em especial as ligadas ao varejo físico, devem se comportar daqui para frente, diante dos desafios que já eram presentes, mas que foram potencializados pela nova dinâmica do mercado. Com a realidade do distanciamento social os consumidores se abriram para o comércio digital de uma vez por todas. Passaram a consumir diferentes categorias de produtos que, até pouco tempo, tinham o hábito de comprar presencialmente, a exemplo dos alimentos frescos. “Diante dessas mudanças, o varejo físico, que já se encontrava em uma realidade desafiadora, agora precisa tomar decisões rápidas e importantes para garantir que a dinâmica do comportamento de compra digital não cause mais perdas para as lojas a médio e longo prazo”, analisa André Romero, diretor da Allis Comunicação . “Por isso, planos e metas devem ser desenvolvidos urgentemente para a evolução da experiência de compra no PDV (posto de vendas) físico”, recomenda, lembrando que a iniciativa é um meio de sobrevivência neste momento e no pós-pandemia.11 ações para auxiliar as vendas no varejo durante a pandemia
Especialista em construção de marcas no PDV, Romero revela 11 atitudes que podem ser adotadas na sua rede:- Coloque o shopper no centro de suas decisões e entenda como promover um ambiente de compra dentro das expectativas dele;
- Desenvolva ações para trazer maior comodidade e prazer no ato da compra;
- Entenda qual é a jornada de compra do shopper na sua loja e, assim, trabalhe melhor a exposição dos produtos;
- Saiba se comunicar com ele na gôndola, promovendo um melhor entendimento dos diferenciais dos produtos, facilitando o famoso paradigma da escolha. Lembre-se: comunicação no PDV é totalmente diferente da comunicação feita para o consumidor nas mídias tradicionais;
- Para melhorar a execução do merchandising, utilize tecnologias disponíveis no mercado para a coleta de dados do PDV ;
- Tenha o promotor de vendas como um forte aliado para a execução dessas tarefas. Hoje existem soluções, como a ‘uberização’ do promotor , que permitem ter um profissional exclusivo por demanda e em qualquer lugar do Brasil, de acordo com as normas trabalhistas, tornando o custo de servir do promotor mais atrativo e garantindo uma melhor execução da sua marca no ponto de venda;
- Crie uma relação próxima entre indústria e varejo. Ambos os lados possuem desafios que, se trabalhados em conjunto, trarão soluções bem interessantes. Desenvolvam um calendário promocional anual e busquem unir, por meio dessas ações, os canais físicos e digitais;
- Persista no conceito omnichannel, por mais desafiador que seja, não existe um outro caminho para sua marca;
- Procure não vender preço, mas entregar valor ao seu cliente;
- Tenha uma causa verdadeiramente social e entregue para a população muito mais do que serviços ou produtos;
- Entenda e aplique o conceito “fisital”, a união no universo físico com o digital, como a possibilidade do cliente comprar via web e retirar na loja.