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4 formas de garantir a segurança de dados nas empresas | Gestor financeiro

Na era da informação, a segurança de dados nas empresas já não é uma preocupação exclusiva de equipes de TI. Os dados se tornaram tão ou mais valiosos que o próprio petróleo, por isso todas as empresas tomam a segurança das informações como prioridade.

A LGPD reforça a importância da proteção de dados, criando normativas para orientar as empresas e penalidades que podem chegar a multas de 2% do faturamento.

Para gestores financeiros e de controladoria, a segurança de informações financeiras da empresa e dos colaboradores, tornou-se um de seus grandes desafios.

O setor financeiro tem acesso diariamente a informações confidenciais e sensíveis do negócio. Por isso, falhas de segurança ou imprecisão das informações são situações inaceitáveis.

Levando em consideração estudos que demonstram que 70% dos colaboradores têm acesso a dados que não deveriam, há ainda mais motivos para dar a devida atenção à segurança de dados nas empresas.

Para que seu time não corra riscos desnecessários, reunimos 4 formas de que área financeira da sua empresa pode garantir a segurança de seus dados. Continue lendo e saiba mais sobre o tema:

 

  • Segurança e integridade de dados – os novos desafios de gestores financeiros;
  • 4 formas para garantir segurança de dados nas empresas;
  • Segurança de dados nas empresas e o time financeiro.

 

Segurança e integridade de dados – os novos desafios de gestores financeiros

 

A área financeira é grande detentora de informações sensíveis de colaboradores e estratégicas do negócio. Por isso, seus gestores precisam garantir que estes dados estão à salvo e devidamente protegidos.

É também no setor financeiro das empresas que se originam dados e análises importantes para o corpo diretor e outras áreas. Relatórios financeiros e informações orçamentárias são alguns dos insumos que este time gera para outras equipes e é imperativo que todos os dados estejam corretos.

Neste caso, além do desafio da segurança de dados, há a garantia de integridade das informações. Garantir que a construção dos relatórios financeiros, com informações consolidadas de diversas áreas, tenha informações precisas e relevantes.

Como o gestor financeiro pode atuar para garantir a segurança de dados nas empresas e a integridade das informações?

 

4 formas para garantir segurança de dados nas empresas

 

Como vimos, o gestor financeiro na era da informação precisa preocupar-se não só com a saúde financeira do negócio, mas com a segurança das informações financeiras da empresa.

Por isso, veremos 4 maneiras em que este gestor pode garantir que os dados utilizados em seus relatórios sejam sólidos e estejam seguros, atuando em parceria com a equipe de TI da companhia.

 

1 – Treinamento do time financeiro

 

Seja entre os treinamentos de novos colaboradores ou em reciclagens periódicas para a equipe financeira, é imprescindível que todo este time esteja constantemente atualizado sobre normas e procedimentos de segurança da informação.

Organize em conjunto com o DPO ou gerente de TI da sua empresa, treinamentos direcionados sobre segurança de dados financeiros. Entenda como os softwares utilizados no dia a dia do seu time permitem o controle e segurança de dados e garanta que a equipe utilize-os da melhor forma.

 

⇒ Entenda os principais pontos da LGPD lendo o artigo completo que preparamos para você. Clique aqui para acessá-lo.

 

2 – A escolha de softwares para gestão financeira e de despesas

 

Na sua empresa, a escolha de novas tecnologias é realizada pelo time que demanda, como o financeiro, ou pelo time de TI?

Independentemente de qual for a sua resposta, você precisa estar diretamente envolvido no processo, garantindo que a equipe de TI entenda as necessidades do seu negócio. Da mesma forma, a equipe de TI irá orientá-lo sobre as medidas de segurança mínimas que a solução precisa apresentar.

No dia a dia, são utilizadas inúmeras tecnologias para a gestão financeira da sua empresa. Os famosos ERPs, ferramentas para gestão de orçamento ou para a gestão de despesas de deslocamento dos seus colaboradores. 

A quantidade de informações sensíveis ou confidenciais que circulam neste meio é gigantesca, desta forma todas as soluções utilizadas precisam possibilitar alto nível de segurança.

 

3 – Como elevar a segurança no dia a dia

 

Todas as informações relevantes do seu negócio são tratadas digitalmente, caso não sejam é hora de repensar seus processos. Desta forma, as ferramentas digitais utilizadas neste processo precisam possibilitar a contenção de dados e evitar que quem não deve, tenha acesso às informações. 

Um estudo publicado no Harvard Business Review demonstrou que 70% dos colaboradores têm acesso a dados que não deveriam.

O permissionamento de usuários cumpre papel importante na garantia da segurança de dados nas empresas. Por isso, conheça as soluções adotadas para sua gestão e crie conjuntos de permissão de acordo com os dados que cada colaborador ou grupo de colaboradores deve acessar.

 

4 – A importância da integração entre sistemas

 

Como já mencionamos, a quantidade de informações transacionadas diariamente nos processos financeiros da sua empresa é imensa. Dados de faturamento de clientes, conta corrente de colaboradores, CPFS, dados de cartão de crédito, validação de orçamentos no momento da realização de despesas. São inúmeros os caminhos da informação.

Com a informação vinda de diferentes canais, como garantir que todos os dados estão corretos ou que a informação enviada do sistema A, também existe no sistema B? Simples, com a integração entre sistemas.

Integrar as soluções utilizadas na operação, garante um canal mais seguro para a circulação de informações, permite validar os dados enviados, o que garante a integridade da informação. Além disso, é uma forma de evitar o trânsito de informações por pessoas, minimizando riscos de desvio das informações, por exemplo.

Ao escolher as tecnologias para a sua gestão, lembre-se de identificar as que permitem uma integração ampla com as soluções que você já utiliza.

 

⇒ Leia nosso artigo sobre a importância da integração entre softwares de gestão da sua empresa clicando neste link, e tenha uma visão completa sobre o tema.

 

Segurança de dados nas empresas e o time financeiro

 

A equipe responsável pela gestão financeira da sua empresa tem acesso a informações sensíveis e confidenciais constantemente. Por este motivo, o investimento em capacitação deste time no que se relaciona à segurança da informação é de extrema importância.

Além disso, um time capacitado para utilizar as ferramentas em sua totalidade, de forma consciente, também é decisivo para a segurança dos dados acessados no seu dia a dia.

Para garantir a segurança de dados nas empresas, principalmente dados financeiros, é necessário que a gestão financeira e de segurança da informação na sua empresa tenham uma relação próxima. Juntas, estas duas áreas podem encontrar as melhores soluções, que atendam às necessidades do negócio e elevem a segurança de suas informações.

⇒ Entenda como eliminar riscos para seu time financeiro relacionados aos adiantamentos de colaboradores no artigo Adiantamento para despesas de viagens: como conter os riscos?

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