Voo cancelado: o que o colaborador deve fazer?

Voo cancelado: o que o colaborador deve fazer?

Por Thiago

As viagens corporativas estão sujeitas a diferentes imprevistos que podem comprometer os objetivos da empresa. Dentre eles, um dos mais comuns é o colaborador que está viajando ter o seu voo cancelado.

Neste caso, além de gerar transtornos pessoais para o viajante, voos cancelados impactam diretamente na agenda corporativa da empresa. Afinal, uma reunião que aconteceria em um determinado horário provavelmente terá que ser cancelada.

Saber como lidar nessas situações é fundamental tanto para garantir que os direitos do colaborador sejam respeitados, como também para que a empresa saiba como proceder para superar este contratempo.

Por isso, vamos entender o que deve ser feito mediante um voo cancelado. Acompanhe conosco e descubra como garantir uma gestão de viagens corporativas mais eficiente e precavida contra tais imprevistos.

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Voo cancelado: o que fazer?

Voos cancelados são mais comuns do que muitos pensam. No entanto, nem todos os colaboradores que viajam a trabalho sabem como lidar com situações assim.

Deste modo, quando um voo é cancelado, o primeiro passo que o colaborador deve seguir é entrar em contato com a companhia aérea. Neste momento, ela será a responsável por indicar quais serão os próximos passos.

As opções mais comuns são o reagendamento gratuito para outro voo para o mesmo destino, reembolso da passagem ou assistência para os viajantes.

Além disso, o ideal é que o colaborador notifique a empresa de forma imediata para reorganizar os seus compromissos ou atividades relacionadas à viagem. A comunicação minimiza os impactos de um voo cancelado.

O que diz a ANAC sobre voos cancelados?

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) define que, em caso de cancelamento de voo, a companhia aérea deve oferecer alternativas para o passageiro.

Ou seja, ela deve recomendar outro voo, fornecer o reembolso integral ou, em alguns casos, a prestação de assistência material, o que depende de fatores como o tempo de espera.

A ANAC, então, garante que os passageiros tenham todos os seus direitos respeitados, evitando prejuízos e transtornos maiores. Por isso, busque entender quais são os seus direitos.

Quais os direitos do colaborador?

Quando falamos em direitos do passageiros em casos de voos cancelados, é necessário abordar a Resolução Nº 400 da ANAC, uma das mais relevantes leis neste âmbito.

Essa resolução é a responsável por regulamentar os direitos dos consumidores e, além disso, as obrigações das companhias aéreas no Brasil.

Muitos não sabem, mas a companhia aérea possui o direito de cancelar um voo, desde que seja com 72 horas de antecedência. No entanto, é imprescindível garantir ao passageiro:

  • Direito à assistência material, o que varia de acordo com o tempo de espera;
  • Reembolso integral do valor pago pela passagem, incluindo as taxas;
  • Reacomodação em outro voo, seja da mesma companhia aérea ou outra, sem custos;
  • Remarcação do voo;
  • Fornecer informações claras e acessíveis sobre o cancelamento e alternativas disponíveis.

No caso da assistência material, vale a pena entender como ela funciona e quais são os direitos do passageiro levando em consideração o tempo de espera. Confira a seguir:

1. Tempo de espera de 1 horas

Quando o tempo de espera depois de um voo cancelado dura mais de 1 hora, é dever da companhia aérea fornecer direito à comunicação (telefone ou internet).

2. A partir de 2 horas

Ao passar de duas horas de espera, o passageiro possui direito à alimentação. Ou seja, a companhia aérea deverá fornecer vouchers, lanches ou refeições.

3. A partir de 4 horas

No caso onde o tempo de espera dura mais de 4 horas, ele possui direito a acomodação ou hospedagem. Isso vale para situações nas quais o passageiro precise pernoitar ou de transporte de ida e volta entre aeroporto e local de hospedagem.

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Quais os principais motivos para voos cancelados?

Quem viaja constantemente sabe que cancelam voos por vários motivos, sendo que muitos deles são mais frequentes do que se imagina.

Desta maneira, confira conosco algumas das principais causas que podem cancelar um voo:

1. Condições climáticas

Uma condição comum é cancelar um voo por mau tempo. Tempestades, névoa ou neve são condições climáticas desfavoráveis e, com isso, os cancelamentos ocorrem por motivos de segurança.

2. Problemas operacionais

As falhas técnicas também são mais comuns do que muitos pensam. Problemas na aeronave podem levar a cancelamentos inesperados para manutenção e, é claro, segurança da tripulação.

3. Greves ou paralisações

Um motivo não tão comum, mas que pode acontecer e influenciar no índice de cancelamento de voos são as greves e paralisações. Por diferentes fatores, funcionários de companhias aéreas ou controladores de voos podem suspender as suas atividades.

4. Overbooking

O overbooking acontece quando a companhia aérea vende mais bilhetes do que o número de assentos disponíveis. Com isso, podem ocorrer cancelamentos ou reacomodações.

Como descobrir se cancelaram um voo?

Existem diferentes formas de averiguar a confirmação de um voo. Ou seja, o colaborador que está prestes a realizar uma viagem a trabalho pode verificar o status do seu voo diretamente no site da companhia aérea ou através de apps de monitoramento de voos.

Além disso, muitas companhias enviam notificações via SMS ou e-mail quando cancelam um voo. Neste caso, é possível entrar em contato diretamente com o atendimento para confirmar a situação.

Neste momento, contar com uma agência de viagens corporativas faz toda a diferença! Afinal, a plataforma especializada em viagens cuida de todo o processo e, caso ocorra algum imprevisto, o colaborador pode entrar em contato com a equipe de atendimento, que lhe dará todo o suporte necessário.

Qual é o papel da empresa em voos cancelados em viagens corporativas?

Se entendemos como os colaboradores devem agir quando cancelam um voo, qual é o papel das empresas nessa situação?

Primeiro, ela deve oferecer todo suporte necessário para o profissional, seja através da reacomodação para outro voo ou pela assistência para que ele fique seguro enquanto aguarda uma solução.

Deste modo, a empresa pode trabalhar junto com a agência de viagens corporativas para encontrar alternativas viáveis. Por isso, conte com um serviço especializado de confiança, como a Paytrack.

Além disso, é fundamental ajustar os compromissos e reuniões no destino final para que a viagem siga de forma eficaz. É preciso minimizar o impacto do atraso tanto para o colaborador quanto para a empresa.

Entende-se então que a empresa desempenha um papel essencial na viagem dos seus colaboradores e nos imprevistos que podem surgir. É preciso prestar suporte logístico, financeiro e emocional no cancelamento de voos, garantindo que o deslocamento seja retomado da forma mais eficiente possível.

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Faça a gestão de viagens corporativas com a Paytrack

Quando cancelam um voo durante uma viagem corporativa, a agilidade para reagir aos imprevistos se torna crucial, certo? A Paytrack oferece uma solução completa e integrada para a gestão de viagens corporativas.

Com ela, a empresa obtém controle total sobre todas as etapas do processo de viagem, desde a compra de passagens até a prestação de contas final.

Com a plataforma da Paytrack, você otimiza o planejamento, reduz custos e garante a conformidade com as políticas internas, ao mesmo tempo em que melhora a experiência do colaborador.

Sendo assim, a empresa acompanha as viagens em tempo real, facilitando a tomada de decisões rápidas, como a reacomodação em outro voo ou a alteração de itinerários.

Com a Paytrack, você não apenas economiza tempo e recursos da sua empresa, mas também garante uma gestão de viagens corporativas muito mais eficiente, segura e automatizada.

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