A campanha de incentivo vai além do simples ato de cumprir metas. O objetivo do programa é engajar os colaboradores, reduzir a rotatividade de talentos, aumentar a produtividade e, claro, a receita de uma organização.
Se você precisa entender melhor como funciona uma campanha de incentivo, quais são as melhores para implementar na sua empresa e como estruturar uma na prática, este artigo é para você. Vamos juntos!
Nossos especialistas também estão prontos para te contar mais como uma campanha atrelada a uma plataforma de gestão de despesas e viagens é fundamental para o seu sucesso.
O que é uma campanha de incentivo e como funciona
Uma campanha de incentivo é um programa estratégico realizado por empresas, que visa motivar e engajar os colaboradores, com a finalidade de promover mudanças e gerar bons resultados tanto para o time quanto para a empresa.
A campanha de incentivo corporativa funciona a partir de três fundamentos: motivação, reconhecimento e recompensa. Primeiro, a campanha gera motivação nos colaboradores para atingir metas específicas determinadas pelo programa.
Em seguida, vem o reconhecimento, dado que por meio das ações de incentivo, os profissionais são reconhecidos pelo seu trabalho.
Por último, a recompensa, que nada mais é do que o prêmio concedido aos colaboradores que se destacarem na campanha por meio da sua dedicação e comprometimento.
Benefícios de implementar campanhas de incentivo nas empresas
Segundo Cristiano Miano, CEO da Digi – empresa especialista em campanhas de incentivo e relacionamento -, em entrevista ao jornal Valor Econômico:
“Com conceitos criativos, essas campanhas podem demonstrar interesse genuíno das empresas pelo profissional. Quando conseguimos mostrar para cada colaborador que o seu desempenho individual importa — e que será valorizado de forma concreta —, ativamos um senso de propósito e pertencimento que pode neutralizar parte da ansiedade gerada pelas incertezas” (trecho retirado do link: Campanhas de incentivo ajudam empresas a enfrentar crises).
Vejamos abaixo com mais detalhe as vantagens de realizar ações de incentivo na sua empresa:
Engajamento dos colaboradores
O relatório Tendências Gestão de Pessoas 2025, da Great Place to Work, revelou que um dos Top 10 principais desafios encontrados na gestão é o engajamento e comprometimento de pessoas, com 19% dos votos e ficou em quinto lugar no Top 10 de prioridades das empresas, com 25% dos votos.
Além do mais, um estudo publicado pela National Library of Medicine demonstrou que o reconhecimento aumenta significativamente o engajamento, a satisfação e a produtividade dos colaboradores. O engajamento é resultado de uma visão positiva do trabalho que, na prática, acontece através do comprometimento e da dedicação.
O reconhecimento aumenta a sensação de sucesso individual e de participação dentro da cultura da empresa, assim aumentando os níveis de engajamento.
Portanto, quando os colaboradores estão mais engajados eles têm melhores resultados, o que é positivo para eles e para a empresa.
Redução de turn-over
Consequentemente, há menos turn-over, isto é, a taxa de rotatividade dos funcionários dentro da empresa, a quantidade de pessoas que saem e entram dentro de um determinado período.
Com mais engajamento, tem-se mais comprometimento, logo, maior a taxa de retenção de talentos.
Aumento da produtividade
Além disso, com mais incentivo, os colaboradores tendem a serem mais produtivos e comprometidos com o sucesso da empresa.
Alinhamento entre os colaboradores e à empresa
Por esse motivo, os colaboradores se sentem mais integrados à cultura organizacional, o que além de promover um ambiente mais saudável no dia a dia, também contribui para que todos estejam alinhados à política de despesas corporativas da empresa.
Quer saber mais sobre como fazer uma política de despesas? Acesse nosso modelo gratuito: Modelo de política de despesas corporativas.
Aumento da receita
Finalmente, o crescimento econômico. Independente do tipo de premiação, quando as campanhas de incentivo são bem sucedidas, a receita tem grandes chances de crescimento.
Campanhas com metas de vendas, viagens de incentivo, programas de desenvolvimento profissional ou mesmo reconhecimento público se bem sucedidas, podem gerar lucro para a empresa, variando em curto, médio ou longo prazo.
Tipos de campanhas de incentivo mais comuns
Existe um leque de possibilidades para estruturar campanhas de incentivo. Então, escolher a melhor para a sua empresa irá depender fatores como a área de atuação dos profissionais, a cultura da empresa, os perfis e suas diferentes motivações, entre outros.
Nesse sentido, a campanha deve ser personalizada de acordo com cada colaborador ou cada grupo de colaboradores. As principais categorias nas quais podemos enquadrar as campanhas são: gamificação, desafios rápidos e campanhas de reconhecimento.
Gamificação
Na gamificação, as campanhas funcionam por meio de jogos com níveis, pontos, rankings e conquistas. Ser desafiado é, sem dúvida, uma mola propulsora para o engajamento e para a produtividade e, por isso, os jogos são tão usados em ações de incentivo. Então, vejamos alguns exemplos a seguir:
Incentivo de vendas com metas progressivas
Segundo o Panorama de Vendas da RD Station, 72% das empresas não bateram suas metas de vendas em 2024, sendo que a maior dor é na taxa de conversão, com 22% dos votos.
Alguns fatores que impactam esses números são a agilidade no primeiro contato com o prospect e o conhecimento dos motivos de perdas de vendas bem como a implementação de ferramentas para aumentá-las.
Por isso, as campanhas de metas de vendas são ações estratégicas para mudar esse cenário. E como funcionam?
As campanhas de metas de vendas são direcionadas a vendedores, representantes e distribuidores individuais ou equipes de vendas. Os objetivos desse tipo de campanha são, além de engajar os colaboradores, elevar o nível de faturamento da empresa, atrair novos clientes, fidelizar os que já são clientes e impulsionar a visibilidade dos seus produtos ou serviços. Exemplos:
Premiação escalonada
- Ao atingir 75% da meta: um jantar especial;
- Ao atingir 100% da meta: uma airfryer;
- Ao atingir 110% da meta: uma viagem.
Bonificação crescente
- Ao bater 105% da meta: bônus de 5% sobre as vendas;
- Ao bater 110% da meta: bônus de 10%;
- Ao bater 130%: bônus de 20%.
Acúmulo progressivo de pontos
Similar aos anteriores, o programa de pontos e recompensas funciona de forma contínua. Mas, ele é cumulativo, ou seja, permite que os colaboradores juntem pontos aos poucos, conforme cumpram os níveis de desempenho:
- Primeiros R$ 20 mil em vendas: a cada R$ 200 = 1 ponto
- Entre R$ 20 mil e R$ 30 mil: a cada R$ 200 = 2 pontos
- Acima de R$ 30 mil: a cada R$ 200 = 3 pontos
O programa vem acompanhado de um catálogo de recompensas, que pode ter um formato como este:
- 200 pontos: Um voucher de 100€ para um restaurante;
- 600 pontos: Um dia de folga extra;
- 1000 pontos: Um smartwatch.
Desafios rápidos
Desafios rápidos são ações de curto prazo, com recompensas imediatas. Então, algumas organizações adotam a metodologia SMART para que os colaboradores tenham melhor entendimento dos jogos e maior engajamento. SMART é um termo em inglês, que significa:
- S (Specific, ou Específica): passo a passo detalhado de como chegar ao objetivo;
- M (Measurable, ou Mensurável): é medida por indicadores;
- A (Assignable, ou Atribuível): tem responsáveis definidos pelas tarefas;
- R (Realistic, ou Realista): consiste em metas atingíveis, realistas;
- T (Time-Bound, ou Temporal): tem um prazo definido para alcançar as metas.
Porém, as empresas podem optar por não utilizar essa metodologia e criar desafios mais genéricos. Vamos ver exemplos de alguns tipos de desafios!
Exemplo de desafio com a metodologia SMART
Desafio: durante o período de 7 dias, cada vendedor tem uma meta de 50 vendas do produto X. A recompensa é um Iphone 14 Pro.
- Específico: vender 50 produtos X
- Mensurável: 50 produtos X
- Atribuível: os vendedores são as pessoas responsáveis por alcançar a meta
- Realista: meta é realista, pode ser realizada no período de 7 dias, e os recursos estão dentro do orçamento estabelecido pela empresa;
- Temporal: o prazo de 7 dias é adequado e suficiente para o desafio.
Exemplo de desafio sem a metodologia SMART
Sendo assim, ao contrário, o desafio sem a metodologia SMART é menos específico.
Desafio: esta semana devemos vender muito, e quem se destacar ganhará um prêmio valioso.
Campanhas de reconhecimento e desenvolvimento
Além de premiações que envolvem dinheiro, experiências ou bens materiais, campanhas que envolvem reconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional são também valorizadas pelos funcionários, já que elas propulsionam a motivação, o senso de pertencimento e o engajamento com a empresa. Selecionamos alguns tipos:
Reconhecimento público
O reconhecimento pode vir através de um destaque colocado em um mural, de um e-mail ou por meio das redes sociais da empresa.
Destaque em mural
Então, o primeiro gênero é o do destaque em mural físico.
Exemplo: Parabenizamos o/a [Nome] por ter se destacado este mês na nossa empresa! Sua dedicação diária, sua generosidade com os colegas e sua criatividade têm sido exemplares para todos nós. Agradecemos pelo seu engajamento e pela confiança!
Mensagem por e-mail
Além do mural, temos a comunicação via e-mail.
Exemplo:
Queridos colaboradores,
Enviamos este e-mail para parabenizar o/a [Nome] pela sua excelente performance este mês na nossa empresa! Agradecemos o seu comprometimento, a sua proatividade e a sua responsabilidade, que diariamente tem impactado positivamente todos nós!
Com carinho da [Nome da empresa]
Publicação nas redes sociais
Por fim, o reconhecimento público por ser por meio de postagens nas redes sociais.
Exemplo em formato storytelling: [Primeira imagem] Pelo senso de liderança e pelas iniciativas, [Segunda imagem], parabenizamos o/a [Nome] por ser nosso/a destaque do mês x, [Terceira imagem], Temos sorte de tê-lo/a conosco na empresa, [Quarta imagem] Muito obrigado/a, [Nome]!
Troféus ou medalhas
Troféus e medalhas são formas simbólicas de reconhecimento que não custam dinheiro à empresa, porém também têm grande impacto positivo para os funcionários. São interessantes porque se tornam materiais físicos ou virtuais que guardam memórias importantes e podem ser sempre revisitados, mantendo a motivação e bem-estar dos colaboradores.
Exemplos:
- Troféu de desempenho: feito com madeira, acrílico ou outros materiais;
- Troféu de Inovação: de materiais diversos;
- Medalha de ouro, prata e bronze: produzida com materiais acessíveis;
- Medalha com ícones descontraídos: diamante, estrellas;
- Medalha digital: Badge, NFTs digitais.
Oportunidades de desenvolvimento
Então, para concluir a nossa lista de campanhas de incentivo, temos o reconhecimento no formato de oportunidade de desenvolvimento profissional.
E, esses podem ser treinamentos, cursos, participação em workshops, e outras atividades que sirvam para a especialização dos profissionais.
Passo a passo de como planejar e executar uma campanha de incentivo eficaz
Vamos entender passo a passo como estruturar uma campanha de incentivo:
Entenda os perfis
Antes de começar a efetivamente estruturar a campanha de incentivo, é preciso compreender as preferências e necessidades dos participantes. Na prática, é primeiro pesquisar e coletar dados (entrevistas, questionários, ou análises comportamentais). Em seguida, conversar com os colaboradores, e ouvir os seus feedbacks.
Estruture os objetivos e as metas
Depois de coletar as informações dos funcionários, o próximo passo é identificar os objetivos da empresa, sejam eles qualitativos ou quantitativos ou ambos. Dos objetivos, deve-se definir as metas coletivas ou individuais.
Crie os desafios
Agora é o momento de colocar a mão na massa e criar os desafios. Como já desenvolvemos anteriormente, eles podem se encaixar em distintas categorias: gamificação, desafios rápidos e campanhas de reconhecimento e desenvolvimento.
Defina as recompensas
É importante lembrar que as recompensas devem estar alinhadas às expectativas dos colaboradores, para que não sejam frustradas ao concluir o que foi proposto. É bastante recomendado também que haja flexibilidade nas escolhas, de modo que os indivíduos possam escolher suas recompensas, dentre um conjunto de opções.
Mantenha os participantes atualizados
Por último mas não menos relevante é informar os participantes sobre os seus progressos ao longo da campanha. Pode ser por meio de dashboards, relatórios ou notificações imediatas.
Indicadores para medir os resultados da campanha
As campanhas precisam ser avaliadas quanto aos seus resultados. Para realizar essa avaliação, utilizamos os indicadores de desempenho, que podem ser quantitativos ou qualitativos.
Os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho) são os indicadores estratégicos mais usados para medir o sucesso de uma campanha de incentivo corporativa.
Os KPIs são métricas usadas para medir e monitorar o desempenho dos colaboradores e equipes com relação aos objetivos definidos pela empresa. Assim, são ferramentas que oferecem insights para que se identifique problemas, oportunidades de melhoria, etc.
Por exemplo, em gamificação, muito comum na área de vendas, alguns dos KPIs utilizados são:
- Taxa de Adesão: % de participantes que se engajaram de forma ativa na campanha;
- Aumento de Vendas: crescimento de vendas em comparação a antes da campanha;
- Ticket Médio: o valor médio das vendas realizadas;
- Retenção: o nível de fidelidade dos participantes;
- Taxa de Conversão: avalia se a campanha foi eficaz, ou seja se obteve os resultados esperados;
- ROI (Retorno sobre Investimento): retorno financeiro, a lucratividade da campanha.
Além dos quantitativos, temos também os indicadores qualitativos, que avaliam aspectos como:
- Motivação;
- Engajamento;
- Satisfação.
Esses podem ser usados para avaliar o sucesso das campanhas de reconhecimento e desenvolvimento, por exemplo.
Temos um material gratuito dos 8 KPIs que toda empresa deveria acompanhar na gestão de despesas e viagens corporativas.
Exemplos de cases de sucesso
Para ficar ainda mais claro, vamos ver alguns exemplos reais de sucesso com campanhas de incentivo:
Carro Rosa da Mary Kay
A premiação surgiu em 1969 com a primeira edição do Troféu Sobre Rodas, que teve como ganhadoras cinco diretoras de vendas independentes.
Hoje , a premiação é maior e mais democrática. No Brasil, a empresa entregou mais de 1.100 carros como prêmios para as vendedoras que fizeram mais de 300.000 pontos em vendas durante dois trimestres seguidos.
Magazine Luiza, “Eu mereço um Upgrade”
A empresa se deparou com uma questão: como os funcionários iriam entender e explicar aos clientes sobre os produtos, que tem suas descrições todas em inglês?
Pensando nisso, a Magazine criou um desafio para os vendedores que batesse a meta com a recompensa de uma bolsa de estudos integral em inglês. A empresa ainda incluiu os clientes na campanha: se gastassem mais de R$500,00 em informática, eles concorriam a um intercâmbio para Toronto.
Paytrack: apoiando a gestão de viagens e eventos em campanhas de incentivo
Visto que campanhas de incentivo movimentam as finanças da empresa, nada melhor do que uma utilizar uma plataforma de gestão de despesas e de viagens corporativas para te ajudar nos eventos corporativos das campanhas. As principais funcionalidades dessas plataformas são:
- Automação da prestação de contas: através da leitura automática de notas fiscais (OCR com IA);
- Parametrização de despesas: por centro de custo, tipo de colaborador e outros;
- Visualização em tempo real dos dados: através de relatórios gerenciais;
- Detector de gastos não permitidos: por meio de auditoria automatizada, de acordo com a política de viagens e de despesas globais da empresa;
- Ferramentas de análise de tarifas e economia inteligente;
- Relatórios de compliance;
- Análises comparativas: por rota, área e colaborador;
- Integração com diferentes ERPs, bancos e APIs.
Além de tudo, a Paytrack oferece uma plataforma completa para gestão de grupos e eventos corporativos. Se a sua campanha de incentivo fizer parte do cronograma de um dos eventos da sua empresa, essa é a sua chance para otimizar tempo, recursos e ainda oferecer uma experiência única para os participantes. Ela conta com:
- Logística coordenada e execução organizada de eventos;
- Integração com ERP, Travel e sistemas financeiros;
- Apoio operacional especializado;
- Atendimento humano 24/7;
- Centralização total dos dados;
- Recepção e translados;
- Gerenciamento de riscos.
Se a sua campanha de incentivo sozinha não dá conta, o que acha de ter uma experiência incomparável de gestão de despesas? Nossos especialistas da Paytrack estão disponíveis para te ajudar nessa jornada, vamos lá?