Na gestão de viagens das empresas, uma parte fundamental é a rede hoteleira. Porque não basta reservar hotéis para os colaboradores, é preciso ir além e entender como escolher a melhor rede hoteleira, considerando benefícios, controle e economia de custos e políticas de hospedagem.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de rede hoteleira, quais são as maiores do mundo, os benefícios de padronizar reservas, como criar políticas de hospedagem para evitar gastos extras, ganhar segurança e agilizar processos, e como controlar e otimizar custos na sua empresa.
Antes de mais nada, veja como a Paytrack pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado:
O que é uma rede hoteleira?
Redes hoteleiras são grupos empresariais que administram hotéis seguindo o mesmo padrão de serviço, qualidade e gestão para todos eles. Então, as redes hoteleiras podem ser nacionais ou internacionais, como Marriott, Hilton, e Wyndham.
De acordo com a 18ª edição do Panorama da Hotelaria brasileira, publicada em maio de 2024 pela HotelInvest, atualmente são 137 hotéis em desenvolvimento no Brasil até 2028, um aumento de 29, 9% em relação à edição anterior. Então, esse aumento pode vir a movimentar cerca de $450 bilhões até o ano de 2028.
Quais são as maiores redes de hotéis para viagens corporativas?
Existem alguns critérios a serem levados em conta na hora de escolher a rede hoteleira para viagens a trabalho. De tal forma que, hospedagem corporativa deve unir a experiência do viajante à inteligência da pessoa gestora em reduzir custos desnecessários.
Para oferecer uma boa experiência ao viajante corporativo, especialistas afirmam que é importante considerar fatores como a boa localização, o conforto, oportunidades de lazer e cultura e uma boa infraestrutura de trabalho – como salas de reuniões e internet rápida, por exemplo.
As maiores redes de hotéis do mundo costumam garantir todos ou a maior parte dos fatores citados acima. As 10 maiores em número de quartos e propriedades são, segundo ranking elaborado pela revista Hotels:
1. Marriott International
Com cerca de 1.560,687 quartos e 9.500 propriedades, segundo o ranking da Hotels, a Marriott International é a maior rede hoteleira do mundo. Fundada em Washington, Estados Unidos, a rede hoteleira está presente em 144 países.
Atualmente, tem no Brasil 14 hotéis, sendo os mais recentes o Westin e o W Hotel, ambos em São Paulo, de acordo com o portal Panrotas. A empresa também está presente no Rio de Janeiro, em Alagoas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Bahia.
2. Jin Jiang International Holdings Company Limited
A companhia chinesa de hotéis conta com cerca de 1.342,161 quartos e 13.250 hotéis ao redor do mundo. Entretanto, a rede ainda não tem propriedades no Brasil.
3. Hilton
Hilton foi fundada no Texas, Estados Unidos, e possui cerca de 1.192,937 quartos e 7.530 hotéis ao redor do mundo.
A rede hoteleira tem hotéis em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
4. IHG Hotels & Resorts
A IHG Hotels & Resorts é uma empresa britânica, que possui em torno de 946,207 quartos em 6.363 hotéis pelo mundo, ainda segundo o ranking da Hotels. Sendo que, no Brasil, a IHG tem propriedades no Rio Grande do Sul, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Belém, Natal e Bahia.
5. H World Group Limited
Nossa próxima da lista é uma rede hoteleira chinesa, com 912,444 quartos e 9.394 hotéis espalhados pelo mundo. Não tem propriedades no Brasil.
6. Wyndham Hotels & Resorts
Fundada nos Estados Unidos em 1981, a rede hoteleira Wyndham conta com cerca de 871.794 quartos e 9.178 hotéis em 95 países.
No Brasil, tem hotéis nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campos dos Goytacazes, Cascavel, Fernandópolis, Formiga, Foz do Iguaçu, Gramado, Ilhabela, Imbassaí, Lagoa Santa, Linhares, Macaé, Maceió, Manaus, Olímpia, Osasco, Ponta Grossa, Porto Seguro, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Uberlândia e Varginha.
7. Accor
Accor é uma empresa multinacional francesa, com 821 quartos e 5.500 hotéis em mais de 100 países pelo mundo.
Está nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo, Guarujá, Porto Velho, Tangará da Serra, Maragogi, Foz do Iguaçu, Uberlândia e Sinop.
8. Choice Hotels
Choice Hotels é uma empresa americana e possui 632,986 quartos e 7.527 hotéis em 40 países.
A Choice Hotels no Brasil tem propriedades no Distrito Federal, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
9. BTG Hotels (Group) Co, Ltd.
BTG é uma rede hoteleira chinesa com 481,503 quartos e 6,263 hotéis na China. Não há propriedades em outras localidades.
10. BWH Hotels
O último da lista é o BWH Hotels, empresa hoteleira americana, com 339,234 quartos e 3.911 hotéis, em mais de 100 países.
No Brasil, marca presença em Salvador, Porto Seguro, Maceió, Natal, Caldas Novas e Campos Jordão. A rede hoteleira pretende expandir seu negócio no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Quais os benefícios de padronizar reservas em redes hoteleiras?
Padronizar reservas em redes hoteleiras é uma estratégia que traz vários benefícios para as empresas. Ela se enquadra no chamado sourcing de hotéis, que é o processo de negociação e contratação de tarifas exclusivas com diferentes redes hoteleiras.
Além disso, nesse processo que visa garantir condições vantajosas para viagens corporativas em alto volume, uma das etapas é pesquisar e selecionar hotéis parceiros e definir as políticas de viagens corporativas da empresa.
No sourcing de hotéis, manter as viagens em conformidade com as políticas internas é um fator imprescindível. Sendo que, ao cumprir as políticas de viagens corporativas, as empresas têm maior controle sobre as despesas de hospedagem. E, um modo de garantir essa conformidade, é padronizar as reservas nas redes hoteleiras.
Além da redução de custos, a empresa principalmente :
- ganha previsibilidade de gastos – já que pode planejar suas despesas de maneira mais assertiva;
- contribui no conforto, e consequentemente, na produtividade dos colaboradores;
- simplifica a gestão das viagens, porque reúne e centraliza as reservas num único processo;
- aumenta o nível de compliance – a conformidade com as políticas internas, promovendo consistência na cultura da organização.
Deste modo, ao padronizar as reservas com redes hoteleiras parceiras, a sua empresa ganha benefícios como o maior controle sobre as despesas, a alocação mais assertiva dos gastos, a satisfação dos viajantes corporativos, e a conformidade com as políticas internas.
Com o apoio da Paytrack, as empresas podem colocar em prática esse processo. A Paytrack ajuda as empresas a fazerem a gestão de suas viagens corporativas de forma eficiente e eficaz. De qualquer maneira, na plataforma, é possível fazer um comparativo de mercado para encontrar as melhores opções seguindo as políticas internas da sua empresa.
Como definir políticas de hospedagem em redes hoteleiras?
Uma política de viagens corporativas é um conjunto de diretrizes internas de uma empresa, pois orientam os colaboradores na prática das viagens a trabalho. Em geral, ter essa política interna é essencial para que viagens aconteçam em conformidade com as regras da empresa, que devem conter:
- Limite de gastos;
- Procedimentos de reservas, passagens e locação;
- Políticas sobre uso de veículos pessoais para viagens a trabalho;
- Processos de reembolso;
- Despesas permitidas e não permitidas;
- Procedimento para prestação de contas e relatórios de despesas;
- Prazos e processos de aprovação.
Definir uma política de viagens corporativas tem como objetivo padronizar os processos e gastos com a viagem, desde a compra da passagem, a escolha da hospedagem, até a prestação de contas. Com isso, evita-se gastos desnecessários, ganha-se segurança, compliance, e aumenta a agilidade nos processos de solicitação, aprovação e reembolso.
Sendo assim, para criar uma política com relação à hospedagem, nós sugerimos os seguintes passos:
1. Coleta de dados
As viagens corporativas impactam diversas áreas dentro de uma empresa. Além disso, diferentes pontos de vista trazem diferentes pontos importantes para a elaboração da política.
Reunir gestores, colaboradores e até viajantes frequentes é fundamental para que a política atenda às demandas responsáveis pelo crescimento da empresa.
2. Definição dos perfis de viajantes
Deve-se considerar os perfis de viajantes corporativos. Pois, diferentes indivíduos requerem diferentes necessidades.
Ao criar políticas de acordo com as exigências dos perfis, aumenta-se a satisfação dos colaboradores e, como consequência, a probabilidade de que eles cumpram as regras definidas. então os perfis podem ser identificados por fatores como setor, cargo ou função e benefícios específicos.
E, por último, além dos perfis dos viajantes, é fundamental delimitar o perfil de negócio da sua empresa, o que significa entender quais são os objetivos da viagem: comerciais, ou de atendimento?
3. Orçamento da hospedagem
O valor destinado à hospedagem faz parte das regras de despesas de viagens da sua empresa. Afinal, a definição da regra de despesa da hospedagem deve estar de acordo com o conjunto de objetivos orçamentários da empresa, evitando excessos e reduzindo custos.
4. Criação de regras
Para definir as regras da política de hospedagem, é preciso considerar antes, fatores gerais, como:
- Recursos usados pelo viajante: próprio do colaborador, por adiantamento, ou cartão de crédito corporativo;
- Tipos de custos: reembolsáveis ou não reembolsáveis;
- Definição dos processos de solicitação, aprovação e prestação de contas;
- Segurança de bem-estar dos viajantes;
- Engajamento dos colaboradores.
E fatores específicos, como:
- Definição do valor máximo da hospedagem;
- Tipo de quarto permitido;
- Seleção de hotéis com ou sem café da manhã.
Agora que você entendeu como criar uma política de hospedagem, vamos aprender como controlar e otimizar seus custos.
Como controlar e otimizar custos de hospedagem corporativa?
Saber ter o controle e reduzir os custos com a hospedagem corporativa é um fator crucial para a gestão de despesas corporativas da sua empresa.
Segundo levantamento da Paytrack, a média de gastos com reservas em 2022 foi de R$560,00 reais. Ou seja, esse valor tem bastante peso dentre todas as despesas calculadas no planejamento de uma viagem corporativa. Alguns pontos são importantes no controle e economia com hospedagem:
1. Hotéis bem situados
Escolher uma localização próxima aos compromissos do viajante ajuda a economizar com o deslocamento. Embora hotéis mais isolados sejam mais baratos, é importante considerar os gastos com o transporte, dado que o viajante terá que comparecer aos locais destinados como parte do trabalho.
2. Conforto e infraestrutura adequada
Investir em uma rede hoteleira que oferece conforto e uma boa infraestrutura, com espaços disponíveis para trabalho.
3. Reservas flexíveis e meios de pagamento simplificados
Outro ponto a considerar são os imprevistos que podem acontecer e levar a custos extras. Porque avaliar a flexibilidade na reserva e os meios de pagamento facilitados da rede hoteleira é uma forma de prevenir gastos a mais.
4. Facilidade na reserva
O último ponto da nossa lista é a praticidade da reserva. Pois uma rede hoteleira com aplicativo de check-in e check-out agiliza a experiência do viajante, evitando confusões e eventuais despesas.
Como a Paytrack ajuda empresas a gerenciar hospedagens em redes hoteleiras.
Com a Paytrack, é fácil gerenciar hospedagens nas redes hoteleiras. Afinal, na plataforma de viagens corporativas, você tem tudo o que precisa em um só lugar: da reserva dos serviços à conciliação dos pagamentos.
Na plataforma Paytrack, você pode comparar preços, reservar serviços e ainda economizar em viagens corporativas. Ou seja, você ainda conecta a sua empresa com diversos fornecedores e obtém as melhores tarifas de hospedagens.
Da decolagem ao check-in, nós disponibilizamos recursos para você encontrar a hospedagem ideal para o seu negócio. A Paytrack, portanto:
- Integra com ferramentas de reserva online e agências para gestão centralizada de reservas em redes hoteleiras;
- Permite aplicar políticas de hospedagem por categoria e rede hoteleira;
- Oferece visibilidade completa dos gastos com hospedagem por centro de custo, projeto e colaborador;
- Ajuda a controlar upgrades indevidos e hospedagens fora de política;
- Garante compliance e facilita a conciliação das despesas de hospedagem;
- Colabora para prevenir imprevistos indesejados, como: fraudes, custos extras com despesas não permitidas pela política, perda do controle de reembolsos, gastos com cancelamentos, e outros erros que só causam dor de cabeça para as empresas.
Para ver na prática, acesse a nossa demonstração de como solicitar um hotel com a Paytrack: Demonstração guiada de viagens.