Um dos processos fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa diz respeito ao gerenciamento dos recursos financeiros. Sem uma gestão eficaz e otimizada, a organização pode ter os resultados e o crescimento comprometidos.
Nesse artigo, explicaremos o que pode ser considerado recurso financeiro de uma empresa. Além disso, conheça os tipos de disponíveis, como gerenciá-lo de forma eficiente e como a tecnologia pode ajudar nessa administração.
O que são recursos financeiros?
Os recursos financeiros são todos os ativos de uma empresa que têm algum nível de liquidez. Ou seja, todo dinheiro que está em operação numa organização. A empresa utiliza esses recursos para viabilizar projetos, realizar investimentos, comprar bens, cumprir obrigações financeiras, entre outros.
As empresas que precisam levantar recursos financeiros podem contar com algumas opções disponíveis no mercado. As duas mais comuns são por meio da prestação de serviços ou venda de produtos e a captação de capital de forma externa. Para isso, os gestores precisam entender o momento em que a organização se encontra e buscar as alternativas que mais se encaixam nos objetivos definidos.
Quais são os tipos de recursos financeiros disponíveis para empresas?
Podemos classificar os recursos financeiros de duas formas: internos e externos.
A organização gera esses recursos e os mantém à sua disposição. Entre eles, podemos elencar dinheiro em caixa, lucros gerados e retidos, financiamento de capital e capital social. Pelo fato de vir de fonte própria, não tem a incidência de juros.
Já na segunda opção, a organização precisa ir ao mercado para obtê-los de fontes externas como operações financeiras e empréstimos bancários. Esse tipo de financiamento é, geralmente, solicitado quando a empresa está em busca de investidores no processo de expansão e geração de novos negócios e até mesmo superar uma crise financeira.
Principais tipos de recursos financeiros
É importante que a empresa faça uma análise de forma planejada, estruturada e detalhada de todos os tipos de recursos disponíveis e o que melhor vai atender à demanda, levando em conta prazos, juros, finalidade, etc. Confira a seguir as principais opções disponíveis no mercado:
- Empréstimo bancário: Uma das opções mais acessadas pelas empresas, principalmente as de pequeno porte e pode ser utilizada de várias formas. Oferecido por bancos comerciais, instituições financeiras e cooperativas de crédito, está atrelado à cobrança de juros.
- Crédito concedido pelo governo: Disponibilizado por instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, para o crescimento das empresas e geração de empregos. A vantagem é que os juros são menores dos que estipulados pelos bancos privados e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico.
- Investidor anjo: Um profissional com experiência na área de atuação do negócio e que decide investir na empresa por entender que ela será promissora em médio prazo. Esse capital pode ser negociado em forma de participação acionária, altos retornos financeiros ou até mesmo dívida convertível.
- Crowfunding: financiamento coletivo que conta com a participação de pessoas que acreditam no projeto e querem investir dinheiro para que ideias sejam financiadas por meio de doações feitas em plataformas online.
- Capital de risco: Investidores aplicam recursos financeiros em empresas iniciantes consideradas de risco, geralmente, com forte inovação tecnológica, mas que podem ter potencial de crescimento ao longo prazo.
Subsídios fiscais – Concedidos pelo governo para alguns setores da economia como forma de incentivar o crescimento das empresas e geração de empregos.
Como gerenciar e otimizar os recursos financeiros?
O gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental para uma empresa porque fará com que ela se mantenha sustentável por um longo prazo. Uma boa gestão inclui a avaliação eficaz e estratégica da entrada e saída das atividades financeiras e não é uma tarefa fácil. O processo de controle de recursos requer entender todos os aspectos financeiros de uma companhia e engloba, principalmente, formas de obtenção de recursos, gerenciamento de despesas e alocação de ativos.
O objetivo é assegurar que os ativos tenham liquidez suficiente para cobrir todas as despesas e fomentar o crescimento da empresa. Como resultado, a boa gestão de recursos vai contribuir para que os gestores possam ter subsídios para uma melhor tomada de decisão, tornando-a mais competitiva no mercado.
Vale lembrar que a uma gestão financeira ineficaz pode levar a problemas de liquidez, endividamento, dificuldade para realizar pagamento de funcionários e fornecedores, perda de investimentos e até mesmo a falência.
Conheça algumas boas práticas para otimização no uso dos recursos financeiros:
- Realização de um planejamento financeiro eficaz – Uma boa gestão envolve não apenas o monitoramento constante das atividades financeiras, mas o estabelecimento de estratégias e metas de curto, médio e longo prazos.
- Uso da tecnologia – A automação da área de finanças vai acelerar processos, reduzir possíveis erros e permitir a revisão das informações.
- Análise de dados financeiros – É importante porque vai permitir que os gestores tenham ciência da situação real da empresa, identifiquem riscos e oportunidades e tomem decisões estratégicas.
- Política de redução de custos – Implementação de ações que tenham como foco a otimização de custos, identificação de projetos inviáveis que não irão gerar benefícios etc.
- Controle rigoroso – Mantenha um controle rigoroso sobre as atividades financeiras e tome medidas estratégicas para reduzir a inadimplência.
Qual a importância de uma gestão eficiente dos recursos financeiros?
Uma gestão eficiente dos recursos financeiros é o diferencial de toda empresa no mercado. São processos e métodos para planejamento, organização, controle e monitoramento de todas as atividades financeiras. Isso inclui, principalmente, a definição de metas realistas e acompanhamento constante para identificar o que pode ser melhorado.
Além disso, vai propiciar inúmeras vantagens. Esse processo é importante porque vai oferecer subsídios para que ela cresça próspera e cumpra as metas do negócio. Também vai permitir que uma organização mantenha os pagamentos em dia, não fique no vermelho e consiga sobreviver mesmo em um momento de crise.
Como a tecnologia contribui para a gestão de recursos financeiros?
O uso de tecnologia na gestão de recursos financeiros é fundamental para o funcionamento do setor financeiro de forma eficiente. São ferramentas disponíveis para atender as necessidades corporativas que podem tornar o gerenciamento, controle e o monitoramento mais assertivo em uma área que movimenta uma grande quantidade de informações.
O mercado dispõe de uma gama de opções de soluções tecnológicas para o setor financeiro, desde as mais simples até softwares mais robustos e complexos que podem se encaixar na necessidade e porte de cada empresa. Outro facilitador da tecnologia é que ela permite a integração com vários setores da organização e, também, com sistemas externos como bancos e sites do governo.
Como a Paytrack ajuda empresas a controlarem e otimizarem seus recursos financeiros?
A Paytrack oferece uma solução para empresas a solução que pode transformar a gestão financeira da sua empresa, liberando tempo e recursos para impulsionar o crescimento do seu negócio. A ferramenta permite otimizar o uso dos recursos disponíveis, controlando e automatizando processos de despesas e viagens.
reduz o risco de desperdício de recursos financeiros, com auditoria e compliance automatizados, entre outras funcionalidades.
Quer saber como funciona a plataforma? Fale com um dos nossos especialistas!