A Receita Recorrente Anual (ARR) é um dos indicadores financeiros mais importantes para empresas que oferecem serviços de forma recorrente e contínua.
Neste artigo, iremos explicar o que é o ARR, qual sua importância para empresas SaaS e B2B, estratégias para aumentá-lacomo calcular e qual é a relação dessa métrica com a Receita Recorrente Mensal (MRR).
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O que é Receita Recorrente Anual (ARR)?
A Receita Recorrente Anual (ARR, em inglês Annual Recurring Revenue) é um KPI financeiro utilizado pelas empresas para medir o valor que foi arrecadado no ano com a venda de serviços que geram receita de forma regular como, por exemplo, assinatura com período contratual predefinido.
Ele é importante porque vai permitir previsibilidade da receita que vai ser gerada de maneira recorrente dentro de um período e realizar orçamentos com maior precisão.
A métrica possibilita que os gestores avaliem a retenção e aumento da incorporação de clientes, por exemplo. Com base numa previsão mais realista das receitas futuras, é possível ter subsídios para construir um planejamento financeiro, tomar decisões para realizar aquisições, fazer investimentos e avaliar a consistência do modelo de negócio implementado e a estabilidade financeira.
A AAR serve ainda como métrica de comparação com a concorrência entre setores e empresas similares e posicionamento de mercado.
Qual a diferença entre ARR e MRR?
A principal diferença entre a Receita Recorrente Anual (ARR) e a Receita Recorrente Mensal (MRR) refere-se ao período para cálculo da receita. Como o próprio nome diz, usamos a primeira com base nas informações anuais e aplicamos a segunda a partir dos dados mensais.
Logo, a Receita Recorrente Anual permite ter informações sobre o fluxo de receita ao longo prazo e traz uma visão mais ampla dos 12 meses. Já a Receita Recorrente Mensal fornece uma perspectiva detalhada dos ganhos mensais pelo fato de examinar num período menor e individual o ciclo da receita gerado pelas assinaturas ativas.
Outra diferença é que, pelo fato de a ARR ser anual, ela dará ao gestor um panorama da receita com vista ao planejamento de estratégias futuras, o que vai impactar também as despesas corporativas. Por outro lado, as empresas utilizam a MRR para tomar decisões mais imediatas, geralmente ligadas a questões operacionais.
Ao acompanhar a receita de forma contínua e detalhada, a empresa consegue ajustar rapidamente suas rotas com base no desempenho. Assim, ela pode investir em iniciativas para retenção ou aquisição de clientes.
Qual a importância da ARR para empresas SaaS e B2B?
Monitorar a Receita Recorrente Anual (ARR) é fundamental para as empresas como SaaS e B2B, visto que elas operam em modelo de negócios por assinatura.
Sendo assim, essa métrica vai dar dados para os gestores avaliarem os fluxos de receita contínua e sobre como anda a performance financeira.
A ARR oferece informações fundamentais que irão direcionar quem opera nesse tipo de negócio que funciona de forma contínua, como estabilidade da base de clientes, com entrada, saída e retenção, tempo de duração da assinatura, desempenho de vendas e taxa de churn (cancelamento).
Para as empresas que têm este tipo de modelo de negócio, a AAR vai permitir ainda avaliar e gerenciar possíveis riscos, ao prever flutuações de receita. Estes vão refletir a resposta do cliente e possibilitar implementar um plano de contingência que poderá minimizar a queda no desempenho de vendas e otimizar a retenção de clientes.
Portanto, uma ARR em crescimento significa uma boa receptividade do produto, e estagnada aponta indícios de insatisfação do cliente ou problemas com a concorrência.
Como calcular o ARR na prática?
A empresa calcula a AAR de forma direta, mas precisa ter informações concisas, consistentes e atualizadas sobre a receita gerada durante o ano em questão.
Portanto, o cálculo do AAR é feito somando as receitas anuais de assinaturas recorrentes de todos os clientes e ajustando esse valor com renovações, expansões (upsells), contrações (downgrades) e cancelamentos ou rebaixamentos, da seguinte maneira:
ARR = Receita anual de assinaturas – Receita perdida.
Já para se chegar à receita anual de assinaturas de cada cliente, basta multiplicar o valor que ele pagou pelos meses contratados. Se ele paga R$ 200 por mês e o pagamento é mensal, a receita anual de assinaturas deste cliente é de R$ 2.400.
A empresa também calcula a ARR multiplicando por 12 a receita mensal recorrente (MRR):
ARR = MRR × 12.
Melhores estratégias para aumentar a Receita Recorrente Anual
É possível implementar algumas estratégias para que a empresa consiga incrementar a Receita Recorrente Anual e reduzir a rotatividade ou cancelamento. Todas estão voltadas para a atender às necessidades do cliente.
- Aprimore os processos de marketing e de vendas: reveja as estratégias utilizadas e ajuste à realidade atual;
- Invista em ações para gerar fidelidade do cliente: Ações de longo prazo para manutenção do cliente como programas de fidelidade;
- Tente entender às necessidades do cliente: Busque adaptar a experiência oferecida personalizando-a às necessidades do cliente;
- Ajuste às ofertas aos períodos sazonais: Entenda como funciona o comportamento do consumidor em épocas como férias, por exemplo e faça uma adaptação ao serviço oferecido;
- Estratégias de crescimento: Foque em iniciativas para conseguir ampliar o número de clientes para aumentar o lucro.
Como a Paytrack apoia empresas na retenção e crescimento do ARR?
Na busca para incrementar a ARR, as empresas podem contar com a Paytrack. Afinal, oferecemos uma solução que:
- Ajuda a reduzir perdas financeiras;
- Melhora a retenção;
- Aumenta a satisfação dos clientes por meio de automação e visibilidade de despesas.
Nossa tecnologia permite criar uma política de despesas corporativas para garantir um controle financeiro alinhado às necessidades do negócio e maximizar o orçamento.
A gestão de despesas vai possibilitar otimizar a gestão de recursos, ao apresentar uma visão clara da receita e dos gastos. Isso vai contribuir para um fluxo caixa sustentável a longo prazo.
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