O que é alçada de aprovação de despesas e como implementar

O que é alçada de aprovação de despesas e como implementar

Por Alana

Entenda a importância da alçada de aprovação para a gestão financeira eficiente de viagens corporativas.

O que é a alçada de aprovação de despesas?

A alçada de aprovação de despesas é parte essencial de uma estrutura que define boas práticas para a gestão financeira de uma empresa. No contexto das viagens corporativas, representa a autoridade de uma pessoa ou departamento para validar os gastos realizados pelos colaboradores, assegurando que estejam em conformidade com a política interna estabelecida. 

Um sistema estruturado de alçada de aprovação de despesas gera eficiência no controle financeiro das organizações. A partir de fluxos bem definidos, o processo de análise se torna minucioso e dá visibilidade aos gestores sobre a forma como os gastos são feitos e de eventuais desperdícios que podem ser cortados.  

Qual a importância da alçada de aprovação para as viagens corporativas?

A alçada de aprovação de despesas é importante por vários motivos. Primeiro, porque ela garante o respeito aos valores máximos autorizados para cada gasto; segundo,  porque dá previsibilidade para a gestão financeira e evita surpresas desagradáveis para além do orçamento estipulado, além de proteger de fraudes; terceiro, porque oferece autonomia para os colaboradores em viagens. Com políticas bem ajustadas, eles sabem exatamente o quanto podem gastar e não precisam preencher relatórios de reembolso à mão.

Como aplicar na sua empresa?

O desenvolvimento da alçada de aprovação de despesas começa com a definição do fluxo dos processos internos com base na sequência lógica das etapas a serem cumpridas. Trata-se de um pré-requisito para criar condições de automatização, organizando o início, meio e fim dos processos. Desde o começo, a criação deste fluxo deve levar em consideração o cumprimento de normas, regras e políticas internas. Estar em conformidade com elas e com a legislação é imprescindível para garantir o funcionamento adequado do sistema quando ele estiver automatizado.

Por fim, use o potencial da tecnologia para “dar vida” a todo o fluxograma e obter os resultados desejados. Uma plataforma digital completa e intuitiva é a solução ideal para ter todo o controle financeiro da operação nas mãos em poucos cliques. 

Está considerando implementar um software de gestão de despesas na sua empresa? Invista no que realmente vai trazer resultados!

Consulte nossos especialistas e veja o que o Paytrack pode fazer pela sua empresa.