Milhas em viagens corporativas: é possível usar? Entenda como funciona!

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Milhas em viagens corporativas

Recolher milhas em viagens corporativas pode ajudar empresas a conseguirem diversos benefícios, como por exemplo passagens aéreas mais baratas a longo prazo. Essas pontuações podem ser trocadas por novos bilhetes e, quanto mais os colaboradores voam, mais há chances de gerar milhas. 

No entanto, é importante saber como gerenciar esses pontos e sua utilização. Isso porque há muita polêmica em torno do acúmulo dos pontos e a quem pertencem, afinal, ele são recolhidos e computados na conta de cada passageiro. Entretanto, quem faz o pagamento pelas viagens são as empresas. 

Esses fatores divergentes levam muitas companhias a não entenderem se e como podem usar suas milhas. Entendendo a importância desse assunto, detalhamos mais sobre o tema ao longo deste conteúdo. Acompanhe e solucione suas principais dúvidas!

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O que são milhas em viagens corporativas?

As milhas em viagens corporativas são pontos acumulados por empresas ou colaboradores sempre que uma passagem aérea é comprada, especialmente por meio de programas de fidelidade das companhias aéreas.

Esses pontos podem ser resgatados posteriormente para a emissão de novas passagens com preços mais acessíveis, upgrade de classe, bagagens adicionais, entre outros, ajudando a reduzir os custos das viagens corporativas.

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Como utilizar milhas em viagens corporativas de forma estratégica?

As milhas nas viagens corporativas funcionam da mesma forma do que nas viagens pessoais: ao voar, o passageiro acumula pontos por meio de programas de fidelidade das companhias aéreas. No entanto, a diferença está na forma como essas milhas são gerenciadas e resgatadas dentro de uma política de viagens.

Empresas que possuem uma alta demanda de deslocamentos encontram a oportunidade de transformar esse volume em economia real, resgatando as milhas acumuladas para a emissão de novos bilhetes.

Sendo assim, quanto maior for o número de viagens realizadas, maior é o potencial de acúmulo e, consequentemente, maior é a possibilidade de reduzir custos com passagens futuras.

Para aproveitar esse benefício, é essencial que a empresa tenha processos bem definidos de controle de gestão de milhas aéreas. Isso envolve desde o registro das viagens de cada colaborador, consolidação dos pontos em uma conta corporativa até o uso estratégico desses pontos para novas compras.

A quem pertencem essas milhas?

Essa dúvida é muito comum e, frequentemente, polêmica no universo das viagens corporativas. Por padrão, as milhas geradas em um voo são creditadas na conta do passageiro, ou seja, do colaborador que realizou a viagem. Afinal, as companhias aéreas vinculam os programas de milhas ao CPF de cada indivíduo.

Em contrapartida, quando a viagem é feita a serviço da empresa, com passagens compradas pelo empregador, surge uma questão mais do que legítima: quem tem o direito sobre essas milhas aéreas?

Do ponto de vista legal, as milhas pertencem a quem voou. Porém, do ponto de vista corporativo, muitos defendem que a empresa deve considerar as milhas como um ativo, já que ela financia os deslocamentos.

Essa ambiguidade pode gerar muitos conflitos internos, principalmente nas empresas que ainda não possuem uma política clara sobre o uso das milhas.

Por isso, o ideal é que a empresa defina, em sua política de viagens corporativas, quem poderá utilizar as milhas acumuladas nas viagens a trabalho. Esse alinhamento evita mal-entendidos e permite que a empresa aproveite as milhas de forma justa e estratégica.

Quais as vantagens de usar milhas nas viagens corporativas?

As milhas são bastante conhecidas porque trazem alguns benefícios que, acima de tudo, geram condições econômicas favoráveis na hora de emitir passagens aéreas.

Há alguns outros pontos que merecem atenção, sobretudo considerando o contexto corporativo. Veja quais são as principais vantagens de utilizar essas milhas em viagens corporativas:

Menor preço

Em muitas oportunidades, as milhas vão gerar descontos nos valores das passagens. Isso acontece quando não há milhas suficientes para o trecho, ou quando simplesmente o dono das milhas escolhe apenas usar parte delas. Assim, há o principal benefício de pagar mais barato do que seria pago no valor cheio das passagens aéreas.

Para empresas que possuem um alto volume de viagens corporativas acontecendo no mês, esses descontos podem representar um alívio para as contas do negócio. O ideal mesmo é sempre colocar na ponta do lápis o quanto essa economia gera. Assim, o setor financeiro consegue monitorar a vantagem obtida e trabalhar para que possa ser ampliada.

Emissão a qualquer hora

Ao usar as milhas, a emissão de passagens aéreas acontece de maneira muito mais dinâmica, simplesmente porque não há a necessidade de cotar preços. A empresa também evita variações de preço, já que os valores das passagens, conforme época e destino, são fixados no uso das milhas. Isso torna o processo muito mais ágil e sem variações de preços.

Na prática o benefício de emitir passagens a qualquer hora tem o impacto direto de garantir que viagens emergenciais não gerem problemas logísticos.

Ou seja, se surgir uma oportunidade ou necessidade de viagem para o dia seguinte, a empresa pode usar as milhas para comprar as passagens que, se compradas em cima da hora, teriam um custo muito elevado.

Isenção de custos

A empresa também se beneficia da isenção dos custos com passagens aéreas. É claro que a empresa precisará investir constantemente em passagens aéreas, afinal, essa é a principal forma de obter milhas. No entanto, haverá uma proporção mais equilibrada entre passagens pagas com dinheiro e aquelas emitidas com milhas.

Além disso, a organização pode adquirir muitas dessas passagens usando 100% dos pontos, o que gera uma economia total. No fim do dia, as milhas vão gerar economia significativa mês após mês. Quanto a este ponto, é fundamental monitorar as despesas para conseguir identificar o quanto em economia esse sistema de troca está gerando.

Como fazer a gestão eficiente das milhas em viagens corporativas?

Implementar uma gestão de milhas corporativas eficiente é um dos principais desafios para empresas que desejam aproveitar melhor esse benefício. Isso porque os pontos são acumulados nas contas pessoais dos viajantes, vinculadas aos seus CPFs e programas de fidelidade como Smiles (Gol), LATAM Pass e TudoAzul.

Sem um controle assertivo, a empresa corre o risco de desperdiçar, esquecer ou permitir o uso indevido das milhas.

A melhor forma de resolver esse problema é adotando processos automatizados de gestão de milhas, centralizando os dados em uma única plataforma integrada. Nesse momento, o uso de uma travel tech como a Paytrack facilita a vida das empresas.

Afinal de contas, a solução permite cadastrar os programas de fidelidade de cada colaborador diretamente no sistema, garantindo o vínculo correto das contas e possibilitando o monitoramento centralizado das milhas acumuladas. Isso permite:

  • Visualizar e controlar os pontos gerados por cada viagem;
  • Estabelecer regras claras de resgate e uso das milhas;
  • Garantir maior transparência e segurança no processo;
  • Tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais.

Portanto, a automatização não só reduz falhas humanas como também contribui para uma gestão de viagens corporativas mais econômica, eficiente e inteligente.

Como utilizar milhas em viagens corporativas de forma legal e transparente?

Por lei, colaboradores não têm a obrigação de repassar as milhas para os empregadores, Afinal, os pontos estão diretamente associados às contas de usuários dessas pessoas. Entretanto, empresa pode firmar um acordo para que os colaboradores usem as milhas em viagens realizadas em nome da organização.

Esse alinhamento entre ambas as partes é essencial para:

  • Garantir a legalidade do processo;
  • Evitar conflitos trabalhistas;
  • Promover transparência entre empresa e colaborador;
  • Maximizar o uso estratégico das milhas para reduzir custos.

As milhas em viagens corporativas podem ser muito importantes para sua empresa economizar custos e ainda ter maior dinamismo no cotidiano. Mas lembre-se: dispositivos legais ajudam a proteger a companhia de futuras ações judiciais. Portanto, faça tudo em acordo registrado em contrato junto a seu colaborador.

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