Cloud Computing para empresas: o que você precisa saber

Conteúdo criado por humano
imagem de gráficos com dados financeiros para ilustrar o conceito de cloud computing.

Tendo em vista a economia de custos e a otimização do trabalho, empresas têm aderido cada vez mais ao Cloud Computing. Também chamado de computação em nuvem, o Cloud Computing é a entrega de recursos de TI (armazenamento, infraestrutura, etc) pela Internet. 

Mas, antes de implementar a computação em nuvem, é preciso entender como ela funciona, quais são os tipos de serviços oferecidos pelos provedores, e quais seus benefícios para as empresas. Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre Cloud Computing, e ainda te explicar como ele pode ajudar na gestão financeira do seu negócio.

Nossos especialistas também podem te contar mais sobre isso e outros assuntos! É só preencher o formulário abaixo e aguardar o contato:

O que é Cloud Computing?

Segundo Relatório State of the Cloud 2025, a economia de custos é a métrica número um para validar a eficiência do Cloud Computing. Cada vez mais empresas têm aderido à computação em nuvem, com o objetivo de otimizar recursos, seguido pela iniciativa de transferir mais cargas de trabalho para a nuvem.

Na definição do Google Cloud, Cloud Computing ou computação em nuvem, é o fornecimento de recursos computacionais, como armazenamento e infraestrutura pela Internet (a “nuvem”). Seu objetivo é eliminar a necessidade dos indivíduos e das empresas gerenciarem seus próprios recursos físicos. Os modelos de serviço do Cloud Computing são: serviços de computação e armazenamento, plataformas que oferecem espaço para o desenvolvimento e criação de aplicativos e softwares.

Nesse sentido, os usuários trocam o uso dos próprios hardwares e servidores locais por essa infraestrutura na nuvem, pagando apenas pelos serviços que desejam utilizar. Isso ajuda a reduzir custos operacionais, traz flexibilidade e, principalmente, crescimento para os negócios.

Como funciona a computação em nuvem?

O Cloud Computing funciona como um serviço de nuvem pública, privada, híbrida ou multi, e pode ser implementado através de 4 tipos: Iaas (Infraestrutura como serviço), Paas (Plataforma como serviço), Saas (Software como serviço), e Serverless (Sem servidores).

Então, ele serve tanto para uso próprio quanto para uso corporativo. Para uso próprio, o serviço oferece espaço para armazenamento de documentos, imagens e vídeos, por exemplo. Já para empresas, ele fornece além do armazenamento de dados simples, o espaço para o desenvolvimento de websites, aplicativos e softwares.

Tipos de implantação de computação em nuvem

O Cloud Computing tem três tipos de nuvem: pública, privada, híbrida e multi-cloud.

Nuvem pública

A nuvem pública é administrada por provedores terceirizados. Um exemplo é o Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS) e a própria Google Cloud, como já mencionamos. 

Nesse modelo, os hardwares, softwares e demais infraestruturas são propriedade e são gerenciadas pelos provedores dos serviços de nuvem, que são acessados através de um navegador web.

Nuvem privada

Refere-se aos recursos de computação em nuvem que são exclusivos de uma empresa. A diferença é com relação à infraestrutura da nuvem privada, que pode estar localizada na própria empresa. Comparada à nuvem pública, a privada oferece mais controle e personalização dos serviços, o que significa maior segurança e privacidade dos dados.

Há empresas que também optam por pagar provedores de serviços terceirizados para hospedar sua nuvem privada.

Nuvem híbrida

Em conjunto com a privada e a pública, temos a nuvem híbrida. Como o nome já diz, a híbrida combina a privada e a pública, por meio de uma tecnologia que permite o compartilhamento de dados e outros serviços entre elas. 

Esse modelo oferece maior flexibilidade, mais alternativas de implantação e otimização da infraestrutura. 

Multi-Cloud

Por fim, há também o multi-cloud, que inclui os múltiplos provedores de nuvem utilizados para atender demandas diversas. 

Deste modo, esse modelo permite otimizar custos e serviços com um provedor destinado a cada necessidade.

Tipos de serviços de computação em nuvem

Podemos dividir os tipos de serviços de nuvem entre quatro categorias: IaaS, PaaS, SaaS e computação serverless.

IaaS

Para começar, o IaaS (infraestrutura como serviço), que é a categoria mais básica dos serviços de Cloud Computing. Nesse caso, os serviços são sob demanda, ou seja, você paga conforme as suas necessidades.  Os serviços de infraestrutura de TI incluem servidores, armazenamento, máquinas virtuais, redes e sistemas operacionais. Exemplos: Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud

PaaS

Em seguida, vem o PaaS (plataforma como serviço), que é um pouco mais complexo. Ela abrange os serviços de computação em nuvem que oferecem espaço sob demanda para desenvolvimento, criação e testes de aplicativos de software. A ideia da PaaS é ajudar os desenvolvedores a criarem aplicativos sem a necessidade de configurar em uma infraestrutura própria o armazenamento, rede e dados necessários. Exemplos: Google Kubernetes Engine, AWS Elastic Beanstalk, OpenShift.

SaaS

Depois, na nossa lista temos o Saas. Ele entrega aplicativos de software pela internet, permitindo que os usuários acessem ferramentas sem precisar instalar ou manter nada. De plataformas de e-mail e CRM até ferramentas de colaboração, o SaaS facilita o uso e a escala de software conforme a necessidade, sem manutenção de TI.

SaaS (software como serviço) permite que os usuários acessem ferramentas (plataformas de e-mail, CRM e plataformas de colaboração) sem precisar instalar no computador. Funciona assim: os usuários conectam o app pela Internet móvel ou Web e pagam uma assinatura para mantê-los no espaço do SaaS. Exemplos: Gmail, Salesforce, Microsoft 365.

Computação serverless

Uma observação importante: serverless não significa “sem servidores”. O termo mostra apenas que os servidores são invisíveis aos olhos dos desenvolvedores, já que os servidores “invisíveis” são gerenciados por um provedor de serviços em nuvem (CPS). 

Esse modelo permite construir e executar aplicações sem precisar administrar a infraestrutura. O provedor de nuvens disponibiliza os recursos conforme a demanda, sendo que as empresas precisam oferecer somente o código e a inovação. 

Exemplos de apps que usam serverless: Gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), computação de alto desempenho (HPC), análise de dados de big data, streaming de vídeo, telemedicina, criação de chatbots, desenvolvimento de Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

Quais os benefícios da Cloud Computing para empresas?

O Cloud Computing traz muitos benefícios no mundo empresarial, desde a redução de custos até à escalabilidade. Ao adotar a computação em nuvem, as empresas não precisam mais investir em infraestrutura de TI, ganham flexibilidade já que é possível acessar os serviços de qualquer lugar, têm mais segurança, mais oportunidades de inovação e, consequentemente, aumentam a eficiência dos seus negócios.

Flexibilidade

Os usuários podem acessar os serviços em nuvem de qualquer lugar, precisando somente de conexão à Internet. Além disso, os serviços são cobrados por demanda, então se em um determinado período uma empresa tem menos necessidade de alguns serviços, não é preciso pagar pelo que não for utilizado. 

Essa flexibilidade é favorável para aumentar também a eficiência e a eficácia das empresas. 

Eficiência 

O Cloud Computing abre ainda a possibilidade das empresas inserirem seus novos produtos no mercado rapidamente, eliminando horas de trabalho da equipe na infraestrutura subjacente ao seu desenvolvimento. Os data centers dos serviços de computação em nuvem oferecem os equipamentos necessários para configuração de hardware e software e outras atividades.

Estratégia

As empresas provedoras de serviços em nuvem estão atualizadas com as novidades do mercado e, por isso, estão sempre inovando. Isso gera valor estratégico para as empresas que contratam os serviços, além de economizarem tempo e investimento na busca de melhores vantagens no mercado, pois os provedores de nuvem já oferecem oferecem esse valor embutido.

Segurança

Outra grande vantagem do Cloud Computing é o controle sobre políticas violadas. Os serviços em nuvem protegem os dados contra invasões e ataques cibernéticos através de recursos de criptografia, autenticação multifator, além de um monitoramento e controle constante das informações. 

Economia

Economia é sinônimo de controle de despesas. E, fazer uso dos serviços em nuvem ajuda ainda as empresas a reduzirem custos com TI, já que não precisam alocar infraestrutura de hardware e software em data centers próprios, que geram despesas com eletricidade, e pessoas para gerenciar o local. Como já falamos, as empresas devem pagar apenas pelos recursos em nuvem que utilizarem, de acordo com a demanda e crescimento do seu negócio. 

Escalabilidade

Por último, a escalabilidade. Pois, com data centers globais, os dados são armazenados em vários locais, o que reduz o risco de perda por causa de problemas locais. 

Como Cloud Computing ajuda na gestão financeira das empresas?

A gestão financeira, se não bem executada, pode vir a trazer muitos problemas às empresas. Os principais obstáculos que impedem as empresas de gerirem melhor suas finanças são o uso de processos manuais, o investimento desnecessário em instrumentos que não dão retorno, a falta de inovação, o desperdício de tempo e recursos e as falhas por conta de fraudes. É imprescindível mudar o cenário por meio de novas tecnologias.

então, para tal finalidade o Cloud Computing tem sido cada vez mais utilizado no mundo empresarial. Como é possível acessar os dados de qualquer local, as empresas otimizam o tempo de deslocamento dos colaboradores e clientes até o centro de serviços. Isso também automatiza a gestão, o armazenamento das informações, o que garante maior controle sobre os dados, reduz o tempo que seria necessário de monitoramento por meio de processos manuais e, consequentemente, melhora o nível de conciliação financeira.

Outro ponto é a atualização constante dos serviços por líderes como Google, Amazon e Microsoft. Essas atualizações aumentam a eficiência da operação do backoffice, otimizando tempo para investir em ideias e desenvolvimento de produtos, ou acordos comerciais.

Exemplos de plataformas e serviços em nuvem

  • Plataformas de e-commerce: Amazon, Shopify, eBay e outros utilizam computação em nuvem para aplicativos e plataformas para gerenciar volumes de dados e tráfego, atendimento, oferecer melhor experiência de compra, etc;
  • Ferramentas de colaboração: Slack, Trello, Miro, Monday e outros usam a nuvem para compartilhamento de arquivos e comunicação entre equipes;
  • Sistemas de CRM: Salesforce, Zendesk, Cooper e outros ajudam as empresas a melhorar o relacionamento com os clientes, protegendo seus dedos e simplificando fluxos de trabalho. 
  • Armazenamento e backup: Google Drive, One Drive, Dropbox, etc. Para armazenamento e backup de dados. Permitem acessar os dados de qualquer dispositivo.

Em resumo, o Cloud Computing é um aliado essencial na gestão financeira, porque elimina tarefas manuais e demoradas, reduz custos e despesas, melhora a eficiência das operações, agrega inovação, e diminui os riscos de fraudes e perdas de dados financeiros.

Como a Paytrack entrega valor com uma plataforma Cloud-first?

A Paytrack é uma plataforma 100% Cloud, que ajuda as empresas a centralizar e automatizar pagamentos e gestão de despesas e viagens corporativas. Mas, por que escolher uma plataforma 100% Cloud para gerenciar finanças?

Ser 100% Cloud significa eliminar a infraestrutura local para gestão de despesas e viagens. A segurança, a escalabilidade, a flexibilidade, a eficiência, a economia e o valor estratégico são fatores que transformam a gestão financeira de uma empresa, e estão agregados ao ser 100% Cloud.

Além disso, a Paytrack viabiliza:

  • Integração via APIs com ERPs, sistemas financeiros e bancos;
  • Segurança de nível corporativo e compliance com LGPD;
  • Mobilidade para gestão de despesas e viagens por app ou web;
  • Atualizações contínuas e escalabilidade;

Adquirir serviços 100% Cloud é um caminho ideal para empresas que estão digitalizando seus processos financeiros.

Por isso, a Paytrack pode ser sua grande aliada na gestão de despesas corporativas. Nossos especialistas podem te falar mais sobre o que podemos te oferecer. Preencha nosso formulário para saber tudo o que sua empresa precisa:

Quer conversar com um especialista e ver nossas ferramentas em ação?

Você também pode se interessar por