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Cartões corporativos: Guia completo sobre o Paytrack Card
O Cartão corporativo Paytrack é uma solução que vem revolucionando a forma com a qual diversas empresas realizam a gestão de despesas corporativas.
Para complementar a solução de Expense, criamos o Cartão Corporativo para grandes empresas. Aqui, a sua empresa terá à disposição um cartão pré-pago corporativo que facilita a gestão de adiantamentos para despesas de viagens, fundos fixos, entre outras necessidades.
Com isso, você terá um controle mais assertivo das despesas corporativas da empresa. Afinal de contas, o cartão possibilita adaptar o controle de acordo com as políticas definidas pela empresa.
São várias as funcionalidades disponíveis e, se você não sabe como se beneficiar com o cartão Paytrack, não se preocupe! Afinal, traremos todas as informações relevantes sobre esta solução disponível para facilitar a gestão de despesas. Confira!
Quer saber mais sobre a Paytrack? Fale com nossos especialistas:
Tópicos do conteúdo Paytrack
- O que é um cartão corporativo?
- O que é e como funciona o cartão corporativo para empresas da Paytrack?
- Qual é o objetivo dos cartões corporativos?
- Vale mais a pena contratar um cartão de banco ou o cartão Paytrack?
- É possível controlar o saldo dos cartões corporativos para empresas?
- É possível realizar recargas automáticas de cartões corporativos?
- Como funciona a conciliação de faturas e a consulta de extratos?
- O Cartão Paytrack aumenta a segurança do meu processo?
- Como configurar uma conta no Paytrack Card?
- Como consultar o extrato e o saldo do Paytrack Card?
- Como ativar o Paytrack Card?
- Como vincular o Paytrack Card na Wallet?
- Como alterar a senha do Paytrack Card?
- Quais estabelecimentos aceitam o cartão empresarial Paytrack?
- É possível realizar saques?
- Quais sistemas integram o cartão?
- Meu cartão deu a mensagem “chip inválido”, o que eu faço?
- Vale a pena usar o cartão Paytrack?
O que é um cartão corporativo?
O cartão corporativo é uma ferramenta de pagamento que facilita a gestão das despesas da empresa. Ele permite que os colaboradores realizem compras e pagamentos relacionados ao trabalho sem usar dinheiro próprio, agilizando a prestação de contas e garantindo mais controle financeiro para o negócio.
O que é e como funciona o cartão corporativo para empresas da Paytrack?
O cartão corporativo Paytrack é um cartão pré-pago corporativo, feito para facilitar a garantir maior segurança no processo de adiantamentos para colaboradores. Ele funciona de forma integrada com o Expense da Paytrack, permitindo que todo o gerenciamento seja feito através de uma única plataforma.
Diferente dos cartões de crédito tradicionais, o cartão pré-pago é carregado com um valor específico determinado pela empresa, oferecendo controle total sobre os gastos. Ou seja, agora a gestão é feita de forma mais eficiente.
Afinal de contas, isso significa que os colaboradores só podem gastar o valor que foi previamente carregado no cartão, evitando surpresas com despesas não planejadas. Enquanto isso, a empresa pode acompanhar os gastos em tempo real pela plataforma.
Portanto, o Cartão Paytrack simplifica a gestão financeira das organizações, elimina a necessidade de reembolsos complicados e garante maior transparência nos gastos, evitando assim a ocorrência de fraudes.
Qual é o objetivo dos cartões corporativos?
O principal objetivo do cartão é garantir que sua empresa tenha total controle sobre os recursos disponibilizados aos colaboradores.
Ao eliminar os adiantamentos em espécie e em conta de colaboradores, a empresa garante uma maior segurança, transparência e agilidade em todo o processo.
Deste modo, ao utilizar o Cartão Paytrack, as empresas podem alocar recursos de maneira pré-paga, garantindo que os colaboradores tenham acesso somente aos fundos necessários para viagens, compras e outras despesas relacionadas ao trabalho.
Com isso, as despesas durante viagens corporativas estarão sempre dentro de limites estabelecidos pela própria empresa. Isso não só promove uma maior transparência e previsibilidade nos gastos, mas também facilita a monitorização em tempo real.
O cartão Paytrack é um produto novo?
Não. O Cartão Paytrack é uma solução que existe desde 2019. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta madura que já leva mais poder de gestão e controle para inúmeras empresas.
Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre Compliance em viagens corporativas: as melhores práticas
Quais são os principais usos?
O uso de um cartão pré-pago varia de acordo com a necessidade da empresa e do colaborador. No caso do Cartão Paytrack, não é diferente.
Além de disponibilizar adiantamentos para colaboradores com mais segurança, ele pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo:
- Gestão de fundo fixo ou caixinha;
- Licenças de software;
- Assinaturas e compras online;
- Transporte, aluguel de carros e estacionamento;
- Verbas de marketing;
- Disponibilização de diárias;
- Despesas realizadas por colaboradores em nome da empresa em viagens corporativas.
Sendo assim, o Cartão Paytrack é indicado para diferentes fins, como para gerenciar despesas relacionadas a viagens de negócios (passagens aéreas, hospedagem, transporte local e alimentação).
Cabe à empresa definir os limites de gastos e estabelecer para quais fins ele deverá ser utilizado. Portanto, ter uma política de despesas bem definida faz toda a diferença.
Quais os principais benefícios e vantagens?
O Cartão Paytrack é uma solução financeira que oferece uma série de vantagens para as empresas. Afinal, ele torna a gestão de despesas mais eficiente e prática.
Com isso, confira conosco alguns dos benefícios proporcionados para a empresa:
- Controle e gestão em tempo real dos recursos alocados por meio de um adiantamento;
- Não é mais necessário fazer depósitos na conta dos colaboradores;
- Proporciona uma maior automatização dos processos relacionados a gestão de despesas;
- Redução de erros operacionais em processos manuais e maior compliance;
- Realização do controle e do resgate de saldos não utilizados pelos colaboradores;
- A não necessidade da conciliação de faturas;
- Redução do número de fraudes;
- Eliminação da logística do dinheiro em espécie e aumento da segurança.
Além disso, o cartão está totalmente integrado com a plataforma Paytrack, oferecendo uma solução completa.
Esses benefícios comprovam que o Cartão Paytrack é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que deseja otimizar a gestão de despesas corporativas, garantindo segurança, controle e eficiência.
Vale mais a pena contratar um cartão de banco ou o cartão Paytrack?
O cartão Paytrack é um meio de pagamento no qual o seu grande diferencial é a integração à solução completa de Expense Management.
Essa conexão permite a parametrização de regras, alçadas de aprovação, automatização dos adiantamentos, além da integração aos sistemas de backoffice utilizados na empresa.
Dessa forma, diferentes processos como a gestão de cartões, adiantamentos e despesas, entre outros, é realizada dentro de uma única plataforma 100% online.
Com a gestão unificada, o setor responsável pelos adiantamentos e reembolsos reduz o tempo e custos despendidos na disponibilização de recursos e na conferência de relatórios de despesas.
Sendo assim, se você está se questionando qual opção vale mais a pena, opte por aquela feita de forma especializada para gerenciar despesas corporativas.
É possível controlar o saldo dos cartões corporativos para empresas?
É fundamental que a empresa tenha total controle sobre os valores cedidos aos colaboradores.
Desta forma, o Paytrack possui uma plataforma completa para a gestão dos saldos dos cartões pré-pagos. Sendo possível consultá-los ou transferir saldos entre cartões.
Com a gestão online de saldos, a empresa não depende do colaborador para devolver o valor não utilizado, podendo realocá-lo quando for necessário.
Com isso, é possível diminuir a ocorrência de fraudes e falhas no processo, o que torna a gestão de despesas um diferencial competitivo.
Aproveite e leia também: O que é alçada de aprovação de despesas e como implementar
É possível realizar recargas automáticas de cartões corporativos?
Sim, a integração entre o Cartão e a solução de Expense Management permite que sua empresa parametrize a recarga automática após a aprovação de prestações de contas anteriores.
Desta forma, você garante que o colaborador justificará todos os adiantamentos cedidos e terá os recursos de que necessita para realizar suas atividades.
Além disso, também é possível determinar critérios específicos para a recarga, como valores pré-determinados, datas fixas, ou quando o saldo do cartão atinge um determinado limite.
Como funciona a conciliação de faturas e a consulta de extratos?
Por ser um cartão pré-pago, não há a emissão de faturas. Além disso, as despesas nascem pré-conciliadas, pois, ao usar o cartão, gera-se uma despesa para classificação no Paytrack.
Desse modo, cabe ao colaborador ser o responsável por digitalizar o comprovante na despesa gerada.
Quando consultam extratos, é importante entender que ele faz isso online, também pelo Paytrack.
O Cartão Paytrack aumenta a segurança do meu processo?
Sim, aumenta muito a segurança do processo. Com a integração do cartão ao Expense Paytrack, é possível fazer a gestão e controle dos adiantamentos feitos aos colaboradores.
O Cartão Paytrack permite que a empresa defina limites de gastos específicos para cada colaborador ou projeto. Isso impede que os colaboradores excedam o orçamento alocado.
Todas as solicitações de adiantamentos também passam por validação de políticas e regras que a empresa parametriza dentro do Paytrack. Assim, há uma redução no número de fraudes e erros operacionais.
Além disso, outro ponto que eleva a segurança é que, se o colaborador perder seu cartão, ele não perderá o recurso adiantado, pois ele é disponibilizado de forma virtual.
Em resumo, o Cartão Paytrack não só melhora a eficiência na gestão de despesas, mas também fortalece a segurança dos processos financeiros da empresa.
Como configurar uma conta no Paytrack Card?
Se você é cliente do Paytrack Card, saiba que é possível personalizar as configurações das suas contas diretamente no produto.
Em primeiro lugar, acesse o menu “Paytrack Card” para ter acesso à opção de Configurações. Aqui, você encontrará todas as configurações que podem ser ativadas ou desativadas para cada conta criada no Paytrack.
Deste modo, as configurações disponíveis são as seguintes:
- Descarga automática em caso de desligamento;
- Modalidade de saque;
- Compras por aproximação;
- Recurso de fundo fixo.
Após definir as configurações desejadas para sua conta, clique no botão “Salvar” para armazená-las.
Portanto, com as configurações personalizadas, você terá maior controle e flexibilidade na utilização do Paytrack Card.
Como consultar o extrato e o saldo do Paytrack Card?
Os colaboradores e administradores podem verificar o saldo do Paytrack Card tanto pela WEB quanto pelo APP.
Deste modo, confira a seguir como você pode fazer a consulta:
- Acesse o Dashboard e clique no ícone do Paytrack Card;
- Seu saldo será exibido na tela;
- Para visualizar o extrato detalhado, clique na seta (>) ao lado do saldo;
- Será aberta uma tela com o extrato do cartão, permitindo filtros por data de início e data final.
Como ativar o Paytrack Card?
Com o Paytrack Card, os colaboradores ganham mais praticidade nas suas viagens corporativas. No entanto, como fazer sua ativação?
Para ativar o seu cartão, ele deve estar previamente atribuído ao seu usuário por um administrador da plataforma. A seguir, confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Paytrack;
- Na tela inicial, vá até a seção “Meus Cartões” e clique em “Ativar seu cartão”;
- Retire o cartão do envelope e localize o QR Code na parte de trás;
- Utilize a câmera do seu smartphone para fazer a leitura do QR Code;
- Informe uma senha de 4 dígitos nos campos de senha e confirmação;
- Clique em “Confirmar” para seguir;
- Após a confirmação da senha, você será direcionado à tela do Termo de Uso do Paytrack Card.
Além disso, é preciso ler atentamente e selecionar a opção “Li e concordo” para concluir a ativação do cartão pré-pago corporativo da Paytrack.
Como vincular o Paytrack Card na Wallet?
Para adicionar o Paytrack Card na Wallet, é necessário seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse a Wallet e realize o cadastro com as informações do Paytrack Card;
- Logo após, acesse o app da Paytrack para verificar o código de validação na tela de Notificações.
Pronto! Após realizar esse procedimento, será possível fazer compras com o Paytrack Card pela solução Pagamentos Corporativos do seu celular.
Como alterar a senha do Paytrack Card?
Se você deseja alterar a senha do seu Paytrack Card, siga o passo a passo abaixo para realizar essa ação de forma rápida e segura:
- Na tela inicial do aplicativo Paytrack, clique sobre o seu cartão para ser redirecionado à tela de gestão do Paytrack Card;
- Na tela de gestão, clique no botão “Segurança” para acessar as configurações do cartão;
- Em seguida, clique na opção “Alterar senha” para iniciar o processo de alteração;
- O sistema solicitará a autenticação via PIN do seu smartphone para garantir a segurança;
- Após a autenticação, preencha os campos “Senha” e “Confirmar senha” com a nova senha de 4 dígitos;
- Clique em “Confirmar” para salvar a nova senha.
Pronto! Sua senha foi alterada com sucesso. Agora você pode utilizá-la normalmente para realizar suas transações com segurança.
Além disso, é importante manter sua senha em sigilo, evite compartilhá-la com terceiros e utilize combinações seguras para proteger suas informações financeiras.
Quais estabelecimentos aceitam o cartão empresarial Paytrack?
Como o cartão possui bandeira VISA, ele é aceito na maioria dos estabelecimentos nacionais e internacionais.
Deste modo, o colaborador não terá dificuldades em utilizá-lo nas suas despesas durante uma viagem a trabalho, por exemplo.
É possível realizar saques?
Com o Cartão Paytrack em mãos, os colaboradores podem realizar saques nos bancos e caixas 24 horas.
Quais sistemas integram o cartão?
A solução de Expense Paytrack, que também integra com os principais sistemas de backoffice, como:
- SAP;
- Oracle;
- Sankhya;
- Totvs;
- LG;
- Senior;
- Teknisa;
- Siagri;
- Domus ERP;
- Microsoft AD;
- Mult Sistemas.
Essa versatilidade é fundamental, uma vez que permite adaptá-lo às diferentes necessidades da empresa.
Meu cartão deu a mensagem “chip inválido”, o que eu faço?
Ao utilizar o cartão adiantamento, ele pode informar que o chip está inválido. Essa mensagem aparece no momento do saque ou então na utilização do cartão por aproximação ou inserção.
Nesses casos, orientamos que faça uma foto da mensagem e realize a abertura de um chamado com a equipe de Suporte da Paytrack, para que a equipe possa contatar o fornecedor e analisar o ocorrido.
Vale a pena usar o cartão Paytrack?
Sim, vale muito a pena utilizar o cartão Paytrack. Ele atende especialmente empresas que buscam uma solução eficiente e segura para a gestão de despesas corporativas.
Ao integrar o cartão pré-pago com o Expense Paytrack, as faturas nascem pré-conciliadas e o colaborador apenas classifica a sua despesa dentro do Paytrack. Logo em seguida, ela é validada com a tecnologia de OCR e as políticas parametrizadas pela empresa.
Todo esse processo automatizado diminui os riscos de fraudes e erros, aumentando a segurança e compliance para a empresa.
Além disso, as alçadas de aprovação dentro do Paytrack também são responsáveis por garantir a segurança do adiantamento aos colaboradores. Sem a aprovação de um gestor responsável, o colaborador não receberá o adiantamento solicitado.
Com o cartão Paytrack, é possível eliminar ainda atividades manuais na gestão e controle de recursos adiantados aos colaboradores, garantindo segurança na validação de políticas e redução de tempo da equipe de backoffice.
Portanto, se você tem alguma dúvida sobre o cartão corporativo da Paytrack ou quer conhecer mais sobre as outras soluções, veja mais sobre como usar a Paytrack.