Cartões corporativos: Guia completo sobre o Paytrack Card

Cartões corporativos: Guia completo sobre o Paytrack Card

Por Paytrack

O Cartão corporativo Paytrack é uma solução que vem revolucionando a forma com a qual diversas empresas realizam a gestão de despesas corporativas.

Para complementar a solução de Expense, criamos o Cartão Corporativo para grandes empresas. Aqui, a sua empresa terá à disposição um cartão pré-pago corporativo que facilita a gestão de adiantamentos para despesas de viagens, fundos fixos, entre outras necessidades.

Com isso, você terá um controle mais assertivo das despesas corporativas da empresa. Afinal de contas, o cartão possibilita adaptar o controle de acordo com as políticas definidas pela empresa.

São várias as funcionalidades disponíveis e, se você não sabe como se beneficiar com o cartão Paytrack, não se preocupe! Afinal, traremos todas as informações relevantes sobre esta solução disponível para facilitar a gestão de despesas. Confira!

Quer saber mais sobre a Paytrack? Fale com nossos especialistas:

O que é um cartão corporativo?

O cartão corporativo é uma ferramenta de pagamento que facilita a gestão das despesas da empresa. Ele permite que os colaboradores realizem compras e pagamentos relacionados ao trabalho sem usar dinheiro próprio, agilizando a prestação de contas e garantindo mais controle financeiro para o negócio.

O que é e como funciona o cartão corporativo para empresas da Paytrack?

O cartão corporativo Paytrack é um cartão pré-pago corporativo, feito para facilitar a garantir maior segurança no processo de adiantamentos para colaboradores. Ele funciona de forma integrada com o Expense da Paytrack, permitindo que todo o gerenciamento seja feito através de uma única plataforma.

Diferente dos cartões de crédito tradicionais, o cartão pré-pago é carregado com um valor específico determinado pela empresa, oferecendo controle total sobre os gastos. Ou seja, agora a gestão é feita de forma mais eficiente.

Afinal de contas, isso significa que os colaboradores só podem gastar o valor que foi previamente carregado no cartão, evitando surpresas com despesas não planejadas. Enquanto isso, a empresa pode acompanhar os gastos em tempo real pela plataforma.

Portanto, o Cartão Paytrack simplifica a gestão financeira das organizações, elimina a necessidade de reembolsos complicados e garante maior transparência nos gastos, evitando assim a ocorrência de fraudes.

Veja: Paytrack capta investimento de R$ 240 milhões para simplificar gestão de gastos e viagens corporativas

Qual é o objetivo dos cartões corporativos?

O principal objetivo do cartão é garantir que sua empresa tenha total controle sobre os recursos disponibilizados aos colaboradores.

Ao eliminar os adiantamentos em espécie e em conta de colaboradores, a empresa garante uma maior segurança, transparência e agilidade em todo o processo.

Deste modo, ao utilizar o Cartão Paytrack, as empresas podem alocar recursos de maneira pré-paga, garantindo que os colaboradores tenham acesso somente aos fundos necessários para viagens, compras e outras despesas relacionadas ao trabalho.

Com isso, as despesas durante viagens corporativas estarão sempre dentro de limites estabelecidos pela própria empresa. Isso não só promove uma maior transparência e previsibilidade nos gastos, mas também facilita a monitorização em tempo real.

O cartão Paytrack é um produto novo?

Não. O Cartão Paytrack é uma solução que existe desde 2019. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta madura que já leva mais poder de gestão e controle para inúmeras empresas.

Aproveite e leia também o nosso conteúdo sobre Compliance em viagens corporativas: as melhores práticas

Quais são os principais usos? 

O uso de um cartão pré-pago varia de acordo com a necessidade da empresa e do colaborador. No caso do Cartão Paytrack, não é diferente.

Além de disponibilizar adiantamentos para colaboradores com mais segurança, ele pode ser utilizado de diversas formas, como por exemplo:

  • Gestão de fundo fixo ou caixinha;
  • Licenças de software;
  • Assinaturas e compras online;
  • Transporte, aluguel de carros e estacionamento;
  • Verbas de marketing;
  • Disponibilização de diárias;
  • Despesas realizadas por colaboradores em nome da empresa em viagens corporativas.

Sendo assim, o Cartão Paytrack é indicado para diferentes fins, como para gerenciar despesas relacionadas a viagens de negócios (passagens aéreas, hospedagem, transporte local e alimentação).

Cabe à empresa definir os limites de gastos e estabelecer para quais fins ele deverá ser utilizado. Portanto, ter uma política de despesas bem definida faz toda a diferença.

Quais os principais benefícios e vantagens?

O Cartão Paytrack é uma solução financeira que oferece uma série de vantagens para as empresas. Afinal, ele torna a gestão de despesas mais eficiente e prática.

Com isso, confira conosco alguns dos benefícios proporcionados para a empresa:

  • Controle e gestão em tempo real dos recursos alocados por meio de um adiantamento;
  • Não é mais necessário fazer depósitos na conta dos colaboradores; 
  • Proporciona uma maior automatização dos processos relacionados a gestão de despesas
  • Redução de erros operacionais em processos manuais e maior compliance; 
  • Realização do controle e do resgate de saldos não utilizados pelos colaboradores;
  • A não necessidade da conciliação de faturas;
  • Redução do número de fraudes;
  • Eliminação da logística do dinheiro em espécie e aumento da segurança.

Além disso, o cartão está totalmente integrado com a plataforma Paytrack, oferecendo uma solução completa.

Esses benefícios comprovam que o Cartão Paytrack é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que deseja otimizar a gestão de despesas corporativas, garantindo segurança, controle e eficiência.

Vale mais a pena contratar um cartão de banco ou o cartão Paytrack?

O cartão Paytrack é um meio de pagamento no qual o seu grande diferencial é a integração à solução completa de Expense Management.

Essa conexão permite a parametrização de regras, alçadas de aprovação, automatização dos adiantamentos, além da integração aos sistemas de backoffice utilizados na empresa.

Dessa forma, diferentes processos como a gestão de cartões, adiantamentos e despesas, entre outros, é realizada dentro de uma única plataforma 100% online.

Com a gestão unificada, o setor responsável pelos adiantamentos e reembolsos reduz o tempo e custos despendidos na disponibilização de recursos e na conferência de relatórios de despesas.

Sendo assim, se você está se questionando qual opção vale mais a pena, opte por aquela feita de forma especializada para gerenciar despesas corporativas.

É possível controlar o saldo dos cartões corporativos para empresas?

É fundamental que a empresa tenha total controle sobre os valores cedidos aos colaboradores.

Desta forma, o Paytrack possui uma plataforma completa para a gestão dos saldos dos cartões pré-pagos. Sendo possível consultá-los ou transferir saldos entre cartões.

Com a gestão online de saldos, a empresa não depende do colaborador para devolver o valor não utilizado, podendo realocá-lo quando for necessário.

Com isso, é possível diminuir a ocorrência de fraudes e falhas no processo, o que torna a gestão de despesas um diferencial competitivo.

Aproveite e leia também: O que é alçada de aprovação de despesas e como implementar

É possível realizar recargas automáticas de cartões corporativos?

Sim, a integração entre o Cartão e a solução de Expense Management permite que sua empresa parametrize a recarga automática após a aprovação de prestações de contas anteriores.

Desta forma, você garante que o colaborador justificará todos os adiantamentos cedidos e terá os recursos de que necessita para realizar suas atividades.

Além disso, também é possível determinar critérios específicos para a recarga, como valores pré-determinados, datas fixas, ou quando o saldo do cartão atinge um determinado limite.

Como funciona a conciliação de faturas e a consulta de extratos? 

Por ser um cartão pré-pago, não há a emissão de faturas. Além disso, as despesas nascem pré-conciliadas, pois, ao usar o cartão, gera-se uma despesa para classificação no Paytrack.

Desse modo, cabe ao colaborador ser o responsável por digitalizar o comprovante na despesa gerada.

Quando consultam extratos, é importante entender que ele faz isso online, também pelo Paytrack.

O Cartão Paytrack aumenta a segurança do meu processo?

Sim, aumenta muito a segurança do processo. Com a integração do cartão ao Expense Paytrack, é possível fazer a gestão e controle dos adiantamentos feitos aos colaboradores.

O Cartão Paytrack permite que a empresa defina limites de gastos específicos para cada colaborador ou projeto. Isso impede que os colaboradores excedam o orçamento alocado.

Todas as solicitações de adiantamentos também passam por validação de políticas e regras que a empresa parametriza dentro do Paytrack. Assim, há uma redução no número de fraudes e erros operacionais.

Além disso, outro ponto que eleva a segurança é que, se o colaborador perder seu cartão, ele não perderá o recurso adiantado, pois ele é disponibilizado de forma virtual.

Em resumo, o Cartão Paytrack não só melhora a eficiência na gestão de despesas, mas também fortalece a segurança dos processos financeiros da empresa.

Como configurar uma conta no Paytrack Card?

Se você é cliente do Paytrack Card, saiba que é possível personalizar as configurações das suas contas diretamente no produto.

Em primeiro lugar, acesse o menu “Paytrack Card” para ter acesso à opção de Configurações. Aqui, você encontrará todas as configurações que podem ser ativadas ou desativadas para cada conta criada no Paytrack.

Deste modo, as configurações disponíveis são as seguintes:

  • Descarga automática em caso de desligamento;
  • Modalidade de saque;
  • Compras por aproximação;
  • Recurso de fundo fixo.

Após definir as configurações desejadas para sua conta, clique no botão “Salvar” para armazená-las.

Portanto, com as configurações personalizadas, você terá maior controle e flexibilidade na utilização do Paytrack Card.

Como  consultar o extrato e o saldo do Paytrack Card?

Os colaboradores e administradores podem verificar o saldo do Paytrack Card tanto pela WEB quanto pelo APP.

Deste modo, confira a seguir como você pode fazer a consulta:

  • Acesse o Dashboard e clique no ícone do Paytrack Card;
  • Seu saldo será exibido na tela;
  • Para visualizar o extrato detalhado, clique na seta (>) ao lado do saldo;
  • Será aberta uma tela com o extrato do cartão, permitindo filtros por data de início e data final.

Como ativar o Paytrack Card?

Com o Paytrack Card, os colaboradores ganham mais praticidade nas suas viagens corporativas. No entanto, como fazer sua ativação?

Para ativar o seu cartão, ele deve estar previamente atribuído ao seu usuário por um administrador da plataforma. A seguir, confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Paytrack;
  • Na tela inicial, vá até a seção “Meus Cartões” e clique em “Ativar seu cartão”;
  • Retire o cartão do envelope e localize o QR Code na parte de trás;
  • Utilize a câmera do seu smartphone para fazer a leitura do QR Code;
  • Informe uma senha de 4 dígitos nos campos de senha e confirmação;
  • Clique em “Confirmar” para seguir;
  • Após a confirmação da senha, você será direcionado à tela do Termo de Uso do Paytrack Card.

Além disso, é preciso ler atentamente e selecionar a opção “Li e concordo” para concluir a ativação do cartão pré-pago corporativo da Paytrack.

Como vincular o Paytrack Card na Wallet?

Para adicionar o Paytrack Card na Wallet, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • Acesse a Wallet e realize o cadastro com as informações do Paytrack Card;
  • Logo após, acesse o app da Paytrack para verificar o código de validação na tela de Notificações.

Pronto! Após realizar esse procedimento, será possível fazer compras com o Paytrack Card pela solução Pagamentos Corporativos do seu celular.

Como alterar a senha do Paytrack Card?

Se você deseja alterar a senha do seu Paytrack Card, siga o passo a passo abaixo para realizar essa ação de forma rápida e segura:

  • Na tela inicial do aplicativo Paytrack, clique sobre o seu cartão para ser redirecionado à tela de gestão do Paytrack Card;
  • Na tela de gestão, clique no botão “Segurança” para acessar as configurações do cartão;
  • Em seguida, clique na opção “Alterar senha” para iniciar o processo de alteração;
  • O sistema solicitará a autenticação via PIN do seu smartphone para garantir a segurança;
  • Após a autenticação, preencha os campos “Senha” e “Confirmar senha” com a nova senha de 4 dígitos;
  • Clique em “Confirmar” para salvar a nova senha.

Pronto! Sua senha foi alterada com sucesso. Agora você pode utilizá-la normalmente para realizar suas transações com segurança.

Além disso, é importante manter sua senha em sigilo, evite compartilhá-la com terceiros e utilize combinações seguras para proteger suas informações financeiras.

Quais estabelecimentos aceitam o cartão empresarial Paytrack?

Como o cartão possui bandeira VISA,  ele é aceito na maioria dos estabelecimentos nacionais e internacionais.

Deste modo, o colaborador não terá dificuldades em utilizá-lo nas suas despesas durante uma viagem a trabalho, por exemplo.

É possível realizar saques?

Com o Cartão Paytrack em mãos, os colaboradores podem realizar saques nos bancos e caixas 24 horas.

Quais sistemas integram o cartão?

A solução de Expense Paytrack, que também integra com os principais sistemas de backoffice, como:

  • SAP;
  • Oracle;
  • Sankhya;
  • Totvs;
  • LG;
  • Senior;
  • Teknisa;
  • Siagri;
  • Domus ERP;
  • Microsoft AD;
  • Mult Sistemas.

Essa versatilidade é fundamental, uma vez que permite adaptá-lo às diferentes necessidades da empresa.

Meu cartão deu a mensagem “chip inválido”, o que eu faço?

Ao utilizar o cartão adiantamento, ele pode informar que o chip está inválido. Essa mensagem aparece no momento do saque ou então na utilização do cartão por aproximação ou inserção.

Nesses casos, orientamos que faça uma foto da mensagem e realize a abertura de um chamado com a equipe de Suporte da Paytrack, para que a equipe possa contatar o fornecedor e analisar o ocorrido.

Vale a pena usar o cartão Paytrack?

Sim, vale muito a pena utilizar o cartão Paytrack. Ele atende especialmente empresas que buscam uma solução eficiente e segura para a gestão de despesas corporativas.

Ao integrar o cartão pré-pago com o Expense Paytrack, as faturas nascem pré-conciliadas e o colaborador apenas classifica a sua despesa dentro do Paytrack. Logo em seguida, ela é validada com a tecnologia de OCR e as políticas parametrizadas pela empresa.

Todo esse processo automatizado diminui os riscos de fraudes e erros, aumentando a segurança e compliance para a empresa.

Além disso, as alçadas de aprovação dentro do Paytrack também são responsáveis por garantir a segurança do adiantamento aos colaboradores. Sem a aprovação de um gestor responsável, o colaborador não receberá o adiantamento solicitado.

Com o cartão Paytrack, é possível eliminar ainda atividades manuais na gestão e controle de recursos adiantados aos colaboradores, garantindo segurança na validação de políticas e redução de tempo da equipe de backoffice.

Portanto, se você  tem alguma dúvida sobre o cartão corporativo da Paytrack ou quer conhecer mais sobre as outras soluções, veja mais sobre como usar a Paytrack.