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No dia a dia de uma empresa, alguns processos podem proporcionar diferentes benefícios e, com isso, facilitar a gestão financeira. Um exemplo claro é a análise SWOT, que desempenha um papel crucial.
Ter um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Não apenas para conseguir delinear os planos essenciais, mas para conseguir ter a visibilidade correta de todos os gastos que ocorrem, compreender de que forma eles acontecem e como impactam na sua empresa.
Desse modo, uma importante ferramenta para conseguir alcançar esse patamar de planejamento e superar os principais desafios setor financeiro é a aplicação da análise SWOT. Com ela, é possível englobar a análise para tomar decisões mais assertivas!.
Neste artigo, vamos trazer para você de forma detalhada tudo sobre a tão falada matriz SWOT. Qual seria sua correta definição, sua importância, de que forma ela é aplicada e, é claro, mostrar exemplos da sua aplicação no setor financeiro.
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Esperamos que aproveite e tenha uma boa leitura!
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A análise SWOT, também conhecida no português como análise FOFA, nada mais é do que um dos principais métodos de planejamento estratégico utilizados para medir quais são os fatores internos e externos influenciam uma empresa.
Dessa forma, quando aplicada no setor financeiro de uma organização, a análise SWOT é capaz de identificar alguns pontos que impactam diretamente o negócio. São eles:
A aplicação é realizada durante o planejamento estratégico, antes de um novo produto ou negócio ser lançado, sob o aspecto de uma matriz que auxilia os gestores a pensarem nos quatros elementos.
Dessa maneira, eles conseguem enxergar quais são os caminhos que devem ser tomados com mais clareza.
A seguir, entenda conosco cada um dos fatores que compõem a análise SWOT:
Na análise SWOT, as forças são fatores internos que favorecem o desempenho financeiro, como por exemplo ter uma boa estrutura de capital, lucratividade consistente ou forte gestão de risco.
As fraquezas se apresentam como aspectos internos que podem prejudicar a gestão de uma empresa, como dependência excessiva de um pequeno número de clientes, dívidas altas ou falta de liquidez.
Oportunidades são fatores externos que a empresa pode aproveitar, como por exemplo crescimento do mercado, novas regulamentações favoráveis ou avanços tecnológicos.
Por fim, temos as ameaças, que também são fatores externos, mas que podem prejudicar a empresa. Crises econômicas, mudanças nas taxas de juros, ou competição crescente são alguns dos exemplos.
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Ao levarmos em consideração os fatores que compõem a análise SWOT, é preciso entender que os pontos de forças e fraquezas dizem respeito a sua empresa.
Em contrapartida, os pontos de oportunidades e ameaças se referem a fatores externos que já não estão mais no controle da empresa.
Portanto, acompanhe a seguir como cada ambiente pode influenciar o dia a dia e gestão de uma organização:
Por ser o resultado de estratégias que foram definidas pelos próprios membros da empresa, o ambiente interno pode ser controlado.
Com isso, no momento que a análise é realizada, ao perceber que existe um ponto forte, como vantagens em relação aos concorrentes, diferenciais competitivos, aptidões e elementos internos que beneficiam o empreendimento, ele deve ser ressaltado o máximo que puder.
Da mesma forma que, ao perceber um ponto fraco, a devida escolha deve ser tomada o quanto antes. Assim, é possível conseguir controlar ou ao menos minimizar os seus impactos no negócio.
Se o ambiente interno está sob o controle da empresa, o ambiente externo acaba sendo totalmente o contrário.
No entanto, apesar de não ter o devido controle sobre o ambiente externo, o seu conhecimento e monitoramento constante é essencial para evitar que ameaças ocorram ou que oportunidades sejam perdidas.
A análise SWOT é uma ferramenta poderosa que permite às empresas entenderem seu ambiente de negócios. Deste modo, é possível tomar decisões estratégicas mais seguras, minimizando riscos.
Sendo assim, se a importância da análise SWOT ainda não ficou clara, aqui vão alguns dos pontos que mostram as principais razões para utilizá-la no seu planejamento estratégico. Confira:
A análise SWOT é essencial para conseguir identificar todo e qualquer problema existente nos processos os quais a empresa não consegue encontrar.
Problemas esses que acabam de alguma forma prejudicando o bom andamento das operações e que passam despercebidas no dia a dia da empresa.
Com isso, ao conseguir identificá-los, consequentemente torna-se muito mais fácil criar soluções de melhoria.
Sabemos que o mercado está em constante mudança e, por isso, muitas vezes acaba sendo difícil mensurar possíveis ameaças com antecedência.
Com a análise SWOT, é possível não apenas a detectá-las como também conseguir montar uma força-tarefa necessária para contornar e resolvê-los.
Não é à toa que a análise SWOT é considerada uma peça chave para o sucesso de um planejamento estratégico. Afinal, ela ajuda a empresa a conseguir compreender o mercado em que está inserida com um olhar crítico e analista.
Sendo assim, consegue garantir uma tomada de ação com resultados muito mais efetivos e certeiros de acordo com a sua posição nele.
Além disso, a empresa pode se preparar para reagir rapidamente a quaisquer mudanças no ambiente externo, aproveitando as oportunidades com agilidade.
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O que torna a análise SWOT tão conhecida é a facilidade em conseguir aplicá-la em qualquer modelo de negócio. Para conseguir as respostas desejadas, é essencial que sejam respondidos os devidos pontos:
Sendo assim, quando aplicada, basta seguir o passo a passo da forma correta:
1. Reúna a equipe envolvida para discutir os pontos do projeto e fazer um levantamento de todas as informações necessárias;
2. Faça uma análise dos fatores internos (controláveis);
3. Analise os fatores externos (não controláveis);
4. Monte a matriz com objetividade para conseguir visualizar todas as informações necessárias de forma precisa e rápida;
5. Avalie se a empresa realmente pode viabilizar o projeto que foi idealizado;
6. Transforme a análise SWOT em estratégias.
Agora que você entende a importância da matriz SWOT e sua aplicação em um negócio, é crucial reconhecer que o setor financeiro da empresa precisa de atenção redobrada.
Afinal de contas, não existe planejamento estratégico sem a devida organização dos recursos financeiros.
A equipe deve analisar o setor de forma criteriosa para garantir que não faltem recursos no meio de um planejamento ou, pior ainda, que surjam problemas maiores.
Com isso, a análise serve como uma forma de organização para rever de que forma o dinheiro está sendo utilizado dentro da organização, conseguindo perceber aqueles pontos que poderiam passar despercebidos e trazer um grande prejuízo a longo prazo.
Um exemplo fácil e objetivo para conseguir entender na prática como aplicar:
Paulo é gerente financeiro de uma empresa de tecnlogia que está no mercado de trabalho há mais de 30 anos e possui cerca de 150 funcionários. Ocupando o cargo há pelo menos 10 anos, possui em sua equipe os seguintes funcionários:
Paulo percebe que a inadimplência aumentou e sente a pressão para tomar medidas que mudem essa situação. Ele sabe que o sistema utilizado pela empresa está ultrapassado e que a pandemia agravou os problemas econômicos.
Conseguindo compreender bem o conceito da análise SWOT, é possível já identificar onde os fatores se encaixam.
Portanto, ao identificar e colocar em prática os fatores, positivos ou negativos, você consegue determinar quais decisões precisam ser tomadas no planejamento estratégico do setor financeiro da empresa.
Agora que você já conhece a fundo sobre a análise SWOT, chegou o momento de aplicá-la no seu negócio. Através deste método, inúmeros negócios conseguiram encontrar soluções surpreendentes que podem mudar o percurso de toda uma empresa.
O importante é conseguir realizar o devido planejamento, unindo as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças. E você, já sabe como fazer a sua? Fale com nossos especialistas!