Análise SWOT: o que é e como aplicar no setor financeiro?

Análise SWOT: o que é e como aplicar no setor financeiro?

Por Paytrack

No dia a dia de uma empresa, alguns processos podem proporcionar diferentes benefícios e, com isso, facilitar a gestão financeira. Um exemplo claro é a análise SWOT, que desempenha um papel crucial.

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Não apenas para conseguir delinear os planos essenciais, mas para conseguir ter a visibilidade correta de todos os gastos que ocorrem, compreender de que forma eles acontecem e como impactam na sua empresa.

Desse modo, uma importante ferramenta para conseguir alcançar esse patamar de planejamento e superar os principais desafios setor financeiro é a aplicação da análise SWOT. Com ela, é possível englobar a análise para tomar decisões mais assertivas!.

Neste artigo, vamos trazer para você de forma detalhada tudo sobre a tão falada matriz SWOT. Qual seria sua correta definição, sua importância, de que forma ela é aplicada e, é claro, mostrar exemplos da sua aplicação no setor financeiro. 

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Esperamos que aproveite e tenha uma boa leitura!

O que é análise SWOT?

A análise SWOT, também conhecida no português como análise FOFA, nada mais é do que um dos principais métodos de planejamento estratégico utilizados para medir quais são os fatores internos e externos influenciam uma empresa.

Dessa forma, quando aplicada no setor financeiro de uma organização, a análise SWOT é capaz de identificar alguns pontos que impactam diretamente o negócio. São eles: 

  • Forças (strengths);
  • Fraquezas (weaknesses);
  • Oportunidades (opportunities);
  • Ameaças (threat).

A aplicação é realizada durante o planejamento estratégico, antes de um novo produto ou negócio ser lançado, sob o aspecto de uma matriz que auxilia os gestores a pensarem nos quatros elementos.

Dessa maneira, eles conseguem enxergar quais são os caminhos que devem ser tomados com mais clareza.

A seguir, entenda conosco cada um dos fatores que compõem a análise SWOT:

1. Forças

Na análise SWOT, as forças são fatores internos que favorecem o desempenho financeiro, como por exemplo ter uma boa estrutura de capital, lucratividade consistente ou forte gestão de risco.

2. Fraquezas

As fraquezas se apresentam como aspectos internos que podem prejudicar a gestão de uma empresa, como dependência excessiva de um pequeno número de clientes, dívidas altas ou falta de liquidez.

3. Oportunidades

Oportunidades são fatores externos que a empresa pode aproveitar, como por exemplo crescimento do mercado, novas regulamentações favoráveis ou avanços tecnológicos.

4. Ameaças

Por fim, temos as ameaças, que também são fatores externos, mas que podem prejudicar a empresa. Crises econômicas, mudanças nas taxas de juros, ou competição crescente são alguns dos exemplos.

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Decifrando a análise SWOT

Ao levarmos em consideração os fatores que compõem a análise SWOT, é preciso entender que os pontos de forças e fraquezas dizem respeito a sua empresa. 

Em contrapartida, os pontos de oportunidades e ameaças se referem a fatores externos que já não estão mais no controle da empresa.

Portanto, acompanhe a seguir como cada ambiente pode influenciar o dia a dia e gestão de uma organização:

Ambiente interno

Por ser o resultado de estratégias que foram definidas pelos próprios membros da empresa, o ambiente interno pode ser controlado.

Com isso, no momento que a análise é realizada, ao perceber que existe um ponto forte, como vantagens em relação aos concorrentes, diferenciais competitivos, aptidões e elementos internos que beneficiam o empreendimento, ele deve ser ressaltado o máximo que puder.

Da mesma forma que, ao perceber um ponto fraco, a devida escolha deve ser tomada o quanto antes. Assim, é possível conseguir controlar ou ao menos minimizar os seus impactos no negócio.

Ambiente externo

Se o ambiente interno está sob o controle da empresa, o ambiente externo acaba sendo totalmente o contrário.

No entanto, apesar de não ter o devido controle sobre o ambiente externo, o seu conhecimento e monitoramento constante é essencial para evitar que ameaças ocorram ou que oportunidades sejam perdidas.

Qual a importância da análise SWOT no planejamento estratégico?

A análise SWOT é uma ferramenta poderosa que permite às empresas entenderem seu ambiente de negócios. Deste modo, é possível tomar decisões estratégicas mais seguras, minimizando riscos.

Sendo assim, se a importância da análise SWOT ainda não ficou clara, aqui vão alguns dos pontos que mostram as principais razões para utilizá-la no seu planejamento estratégico. Confira:

1. Enxergar os processos que precisam de melhorias

A análise SWOT é essencial para conseguir identificar todo e qualquer problema existente nos processos os quais a empresa não consegue encontrar. 

Problemas esses que acabam de alguma forma prejudicando o bom andamento das operações e que passam despercebidas no dia a dia da empresa. 

Com isso, ao conseguir identificá-los, consequentemente torna-se muito mais fácil criar soluções de melhoria.

2. Detectar possíveis ameaças

Sabemos que o mercado está em constante mudança e, por isso, muitas vezes acaba sendo difícil mensurar possíveis ameaças com antecedência.

Com a análise SWOT, é possível não apenas a detectá-las como também conseguir montar uma força-tarefa necessária para contornar e resolvê-los.

3. Compreender o mercado e qual a sua posição nele

Não é à toa que a análise SWOT é considerada uma peça chave para o sucesso de um planejamento estratégico. Afinal, ela ajuda a empresa a conseguir compreender o mercado em que está inserida com um olhar crítico e analista.

Sendo assim, consegue garantir uma tomada de ação com resultados muito mais efetivos e certeiros de acordo com a sua posição nele.

Além disso, a empresa pode se preparar para reagir rapidamente a quaisquer mudanças no ambiente externo, aproveitando as oportunidades com agilidade.

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Como aplicar a matriz SWOT?

O que torna a análise SWOT tão conhecida é a facilidade em conseguir aplicá-la em qualquer modelo de negócio. Para conseguir as respostas desejadas, é essencial que sejam respondidos os devidos pontos:

Forças

  • Quais são os pontos fortes da empresa?
  • Suas principais qualidades e virtudes?
  • O que te diferencia dos demais concorrentes?

Oportunidades

  • Quais oportunidades existem para conseguir aproveitar essas forças e alcançar os objetivos escolhidos?
  • Em que o contexto em que está inserido pode ajudar?

 Fraquezas

  • Quais pontos precisam ser melhorados?
  • Quais são as maiores fraquezas ou dificuldades enfrentadas pela empresa?
  • O que os outros enxergam como fraqueza no seu negócio?

Ameaças

  • Que tipo de ameaças as suas fraquezas representam para a empresa e que pode impedir com que atinja a meta?
  • O que a concorrência está fazendo pode causar algum impacto?

Sendo assim, quando aplicada, basta seguir o passo a passo da forma correta:

1. Reúna a equipe envolvida para discutir os pontos do projeto e fazer um levantamento de todas as informações necessárias;

2. Faça uma análise dos fatores internos (controláveis);

3. Analise os fatores externos (não controláveis);

4. Monte a matriz com objetividade para conseguir visualizar todas as informações necessárias de forma precisa e rápida;

5. Avalie se a empresa realmente pode viabilizar o projeto que foi idealizado;

6. Transforme a análise SWOT em estratégias.

Como fazer uma matriz SWOT no setor financeiro?

Agora que você entende a importância da matriz SWOT e sua aplicação em um negócio, é crucial reconhecer que o setor financeiro da empresa precisa de atenção redobrada.

Afinal de contas, não existe planejamento estratégico sem a devida organização dos recursos financeiros.

A equipe deve analisar o setor de forma criteriosa para garantir que não faltem recursos no meio de um planejamento ou, pior ainda, que surjam problemas maiores.

Com isso, a análise serve como uma forma de organização para rever de que forma o dinheiro está sendo utilizado dentro da organização, conseguindo perceber aqueles pontos que poderiam passar despercebidos e trazer um grande prejuízo a longo prazo.

Exemplo de aplicação da matriz no setor financeiro

Um exemplo fácil e objetivo para conseguir entender na prática como aplicar:

Paulo é gerente financeiro de uma empresa de tecnlogia que está no mercado de trabalho há mais de 30 anos e possui cerca de 150 funcionários. Ocupando o cargo há pelo menos 10 anos, possui em sua equipe os seguintes funcionários:

  • Um coordenador que está na empresa há 7 anos;
  • Um analista financeiro que está há 5 anos;

Paulo percebe que a inadimplência aumentou e sente a pressão para tomar medidas que mudem essa situação. Ele sabe que o sistema utilizado pela empresa está ultrapassado e que a pandemia agravou os problemas econômicos.

Conseguindo compreender bem o conceito da análise SWOT, é possível já identificar onde os fatores se encaixam.

Forças

  • Uma equipe financeira experiente;
  • Uma empresa que possui experiência e anos no mercado de trabalho.

Oportunidades

  • Um mercado de trabalho em constante crescimento;
  • Clientes possuem já um relacionamento antigo e de fidelização com a empresa.

Fraquezas

  • Sistema antiquado e que não acompanha o crescimento da empresa;
  • Número alto de inadimplência.  

Ameaças 

  • Crise financeira.

Portanto, ao identificar e colocar em prática os fatores, positivos ou negativos, você consegue determinar quais decisões precisam ser tomadas no planejamento estratégico do setor financeiro da empresa.

Pronto para aplicar no seu negócio?

Agora que você já conhece a fundo sobre a análise SWOT, chegou o momento de aplicá-la no seu negócio. Através deste método, inúmeros negócios conseguiram encontrar soluções surpreendentes que podem mudar o percurso de toda uma empresa.

O importante é conseguir realizar o devido planejamento, unindo as forças e fraquezas com as oportunidades e ameaças. E você, já sabe como fazer a sua? Fale com nossos especialistas!