Bid de viagens corporativas: o que é e qual a sua importância?
Gestão de despesas e viagens na indústria: por que é ineficiente?
As empresas que possuem um alto volume de deslocamentos a trabalho encontram uma série de desafios ao longo do ano. Dentre eles, encontra-se a realização de uma viagem corporativa em alta temporada.
Os tradicionais períodos de alta temporada são aqueles onde a procura por passagens aéreas e hospedagens aumentam consideravelmente, tornando-as mais caras e mais escassas.
Deste modo, as empresas encontram diante de si um cenário no qual se planejar com antecedência é fundamental. Afinal, além de evitar um aumento nos custos de viagens, ela não corre o risco de comprometer sua agenda de compromissos.
Se sua empresa precisa realizar viagens corporativas em alta temporada, não deixe de conferir este artigo. Leia conosco e descubra quais são os principais desafios a serem enfrentados e, além disso, como superá-los.
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Os períodos de alta temporada são aqueles nos quais a demanda por serviços relacionados a viagens, como passagens aéreas, hospedagens e transportes aumenta consideravelmente.
Por exemplo, dezembro é um mês onde escolas, faculdades e, em alguns casos, empresas entram de férias. Com isso, as pessoas aproveitam o período para viajar. O resultado são preços mais elevados, maior ocupação em hotéis e voos lotados.
Desta forma, tal cenário não afeta somente quem está viajando a lazer, como também quem precisa viajar a trabalho, aumentando a complexidade do planejamento e execução das viagens.
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Uma viagem corporativa em alta temporada traz consigo uma série de implicações para as empresas. Por isso, deve-se pensar em estratégias mais robustas para evitar que o planejamento seja comprometido.
Caso uma empresa não se prepare com antecedência, ela pode sentir impactos tanto no orçamento quanto na experiência dos colaboradores.
Sendo assim, conheça a seguir quais são os principais desafios por trás das viagens corporativas em períodos de alta temporada:
Durante a alta temporada, os preços de serviços de viagens (passagens, hospedagens, aluguel de veículos, alimentação etc) costumam disparar devido à maior procura.
Neste caso, a falta de previsibilidade pode comprometer o orçamento destinado às viagens corporativas, trazendo problemas na relação entre despesas e políticas de viagens corporativas.
Períodos de alta temporada trazem consigo um aumento do fluxo de turistas e viajantes em diversas cidades. Desta forma, encontrar voos nos horários desejados ou hospedagens próximas aos locais de trabalho torna-se mais desafiador.
A escassez de serviços essenciais pode fazer com que a empresa precise alterar o itinerários dos viajantes ou optar por soluções menos convenientes, afetando a experiência dos colaboradores.
Uma das principais características dos períodos de alta temporada são aeroportos e cidades turísticas com alto fluxo de pessoas. Consequentemente, maiores são as probabilidades de atrasos, cancelamentos de voos e overbooking.
Deste modo, todo o planejamento da viagem corporativa é afetado. Afinal, esses imprevistos podem impactar a produtividade dos colaboradores e o cumprimento de prazos em compromissos corporativos.
Por fim, uma viagem corporativa em alta temporada tende a proporcionar uma maior dificuldade na negociação com fornecedores. Isso porque, por conta da alta demanda, negociar tarifas corporativas ou condições especiais torna-se um desafio.
O cenário proporcionado por este período reforça a importância de um planejamento estratégico para a gestão de viagens corporativas. Portanto, contar com soluções como a Paytrack ajudam as empresas a enfrentar esses períodos com maior eficiência, otimizando custos e reduzindo contratempos.
Seja em baixa ou em alta temporada, as operações de uma empresa precisam continuar. Ou seja, é preciso olhar para os desafios que acompanham a gestão de viagens corporativas e superá-los.
Neste momento, é preciso colocar em prática algumas estratégias que ajudam a minimizar custos, evitar contratempos e garantir uma experiência positiva para os viajantes. Confira algumas delas:
Organizar as viagens com antecedência é essencial durante a alta temporada. Ou seja, deve-se definir um cronograma com as datas-chave de compromissos corporativos e, a partir disso, se organizar.
Reservas antecipadas garantem melhores preços e uma maior disponibilidade de voos e hospedagens. Sendo assim, maiores são as chances de aproveitar promoções e evitar aumentos de última hora.
Ajustar as datas das viagens corporativas para períodos fora dos picos mais movimentados da alta temporada também é uma estratégia bastante eficaz. Afinal, viajar alguns dias antes ou depois de feriados pode reduzir significativamente os custos.
Portanto, contar com uma plataforma de gestão de viagens é essencial. Assim, a empresa pode encontrar as melhores tarifas para realizar seus deslocamentos.
Estabelecer acordos com companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos pode ser um passo para reduzir custos com viagens, mesmo em alta temporada. Deste modo, a empresa pode garantir tarifas mais competitivas e benefícios exclusivos.
Uma política de viagens corporativas clara e bem estruturada é fundamental para manter o controle durante a alta temporada. Isso porque ela é a responsável por orientar os colaboradores sobre limites de gastos, escolhas de serviços e práticas econômicas.
Sendo assim, é muito importante manter a política atualizada e investir em treinamentos, a fim de fazer com que todos sigam as diretrizes estabelecidas perfeitamente.
Ferramentas como a Paytrack são indispensáveis para fazer a gestão de viagens corporativas de forma eficiente. Afinal de contas, são vários os recursos para tornar os processos mais simples e menos burocráticos.
A solução da Paytrack oferece o monitoramento de despesas em tempo real, automação de processos e relatórios detalhados para análise de custos.
Desta maneira, a empresa colhe benefícios como a redução de desperdícios financeiros, melhora da experiência do viajante e uma maior facilidade na tomada de decisões estratégicas.
Uma das principais tendências para viagens e despesas corporativas de 2025 é o bleisure. No entanto, a prática pode ser desconhecida por boa parte das empresas brasileiras.
O bleisure é um conceito que une negócios (business) e lazer (leisure) em uma mesma viagem. Ou seja, basicamente os colaboradores podem estender suas viagens corporativas para lazer.
A prática vem ganhando popularidade entre empresas e colaboradores e muito se discute sobre os seus benefícios. Um deles é a satisfação do colaborador, uma vez que é possível equilibrar trabalho e lazer em uma única viagem.
Contudo, ao aplicar o bleisure, especialmente em uma viagem corporativa durante a alta temporada, tome alguns cuidados. Veja alguns exemplos:
Portanto, com políticas bem estruturadas e o suporte de ferramentas tecnológicas, o bleisure pode transformar as viagens em uma experiência mais satisfatória para ambas as partes.
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A alta temporada apresenta desafios únicos para empresas que precisam realizar viagens corporativas. Com isso, contar com uma ferramenta como a Paytrack pode fazer toda a diferença!
Afinal de contas, a Paytrack garante que sua empresa automatize o processo de planejamento e reservas, garantindo agilidade e eficiência. Agora, você pode planejar cada deslocamento com antecedência.
Com ferramentas que oferecem uma maior previsibilidade de preços, é possível aproveitar tarifas mais competitivas e, assim, evitar custos elevados de última hora.
Com a Paytrack, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios da alta temporada com eficiência, organização e economia. Sendo assim, aproveite para entrar em contato com um dos nossos especialistas e descobrir como podemos te ajudar: