Qual o futuro das viagens corporativas? Você já deve ter ouvido a expressão “novo normal” algumas vezes, e não é para menos. Estamos vivendo a maior e mais abrangente crise do século XXI, com isso teremos uma mudança estrutural em diversos setores da sociedade.
Da economia às medidas sanitárias, estamos adaptando negócios e estratégias para superar a pandemia do COVID-19.
A Academia de Viagens Corporativas realizou, entre os meses de maio e junho de 2020, o 1º Festival Internacional de Viagens e Eventos Corporativos Online, em que palestrantes internacionais analisaram o futuro de um dos setores mais afetados pela pandemia, o setor de viagens e eventos corporativos.
Destacamos para você 3 pontos abordados pelos palestrantes, que refletem o momento de mudanças intensas que a indústria de viagens e o mundo estão vivendo.
Protocolos de segurança e as viagens corporativas
Os novos protocolos de segurança são unanimidade entre os especialistas. Está claro que a curto e médio prazo a segurança sanitária será muito importante para viajantes, corporativos ou não.
Empresas, viajantes e fornecedores estão cada vez mais comprometidos com protocolos de segurança como a aferição de temperatura; limpeza de ambientes antes, durante e após vôos e estadias, uso constante de EPIs como álcool em gel e máscaras.
Para Johnny Thorsen, VP de estratégia e inovação na American Express, em um futuro próximo testagens para COVID-19 deverão ocorrer antes e depois de viagens, além da criação de um novo padrão de higienização de hospedagens e meios de transporte compartilhados.
⇒ Leia também: Duty of Care e viagens corporativas
Nova gestão de viagens
Gestores de viagens corporativas deverão tornar-se cada vez mais atentos aos cuidados recomendados e/ou obrigatórios dos destinos de viagens de seus colaboradores, orientando-os para cenários diversos.
Além disso, as aprovações de viagens deverão ser cada vez mais estratégicas, tanto para a segurança dos colaboradores quanto para ater-se ao orçamento , uma vez que os orçamentos de viagens tem se tornado cada vez mais enxutos com a queda da demanda.
Uma opção aos extensos deslocamentos seria a alocação de profissionais em regiões próximas aos clientes, diminuindo o tempo de exposição e reduzindo custos de deslocamento.
⇒ Para conhecer mais sobre novos formas de gerir viagens corporativas, leia o artigo 3 dicas para atualizar seu programa de viagens corporativas
Adaptação rápida pensando no futuro das viagens corporativas
Você se surpreendeu com a velocidade com que inúmeras empresas passaram da atuação in loco para o home office? Este movimento traduz uma necessidade aguda de adaptação dos negócios e profissionais.
Em sua palestra no último dia do Festival, Avinash Chandarana, diretor global de Desenvolvimento e Aprendizado do MCI Group afirma:
“A pandemia chegou e ninguém estava esperando por isso. Com ela, as pessoas e empresas estão aprendendo a se adaptar rapidamente, mesmo com a disrupção, e estão usando talento para mudar. O digital será integral, conectará tudo, e o avanço rápido dele nos últimos meses nos forçou a pensar em novos negócios”
Eventos e reuniões híbridas, presenciais e virtuais, deverão fazer parte do novo cenário corporativo e trarão necessidades já latentes à tona, como a adesão de novas tecnologias, profissionais capacitados para operá-las, internet corporativa que suporte um grande fluxo de informações e vídeo chamadas mais numerosas.
Num cenário de grande incerteza e complexidade, é necessário manter-se constantemente atualizado para não só sobreviver à crise, mas identificar oportunidades de fortalecimento e crescimento.
No 1º Festival Internacional de Viagens e Eventos Corporativos Online estas e outras análises sobre o setor de viagens corporativas foram discutidas para que buyers, fornecedores e gestores de viagem possam vislumbrar o futuro próximo de suas operações.
Imaginar qual será o futuro das viagens corporativas é um desafio em um contexto tão incerto. Ainda assim, gestores de viagens precisam manter seu programa de viagens preparado para todas as mudanças que vêm acontecendo e ainda vão ocorrer.
Para elaborar um plano de ação assertivo que mantenha seu programa de viagens atualizado, preparamos um material gratuito para você! Clique no banner abaixo e tenha acesso ao material completo!