No cenário corporativo atual, as lideranças estão sempre em busca de métodos de aprendizado que realmente funcionem, que prendam a atenção e tragam resultados concretos para seus colaboradores. Entre tantas opções, o workshop surge como uma ferramenta poderosa para capacitar equipes e impulsionar o desenvolvimento profissional.
Mas, para que um workshop seja verdadeiramente transformador, ele frequentemente exige que as pessoas se encontrem em um local específico. Seja para aprender com especialistas, para colaborar com colegas de diferentes equipes ou até mesmo para experimentar novas ferramentas e tecnologias.
É exatamente nesse ponto que as viagens corporativas se tornam cruciais. Quando bem organizadas e com as finanças controladas, a participação nesse tipo de evento ocorre de forma tranquila e planejada.
Quer saber mais sobre o que é um workshop e como transformar as rotinas de gestão de viagens corporativas para permitir a participação dos colaboradores nesses eventos? Leia este artigo até o fim e preencha o formulário abaixo para receber o contato de um de nossos especialistas!
O que é um workshop e como ele funciona?
Um workshop, que pode ser traduzido como “oficina de trabalho”, é um formato de evento focado na prática, na interação e na colaboração. Diferente de uma palestra expositiva, o workshop propõe uma experiência ativa do participante, não apenas como ouvinte, mas principalmente colocando a mão na massa.
No workshop, o objetivo é que os participantes façam, discutam e apliquem o conhecimento em tempo real. Assim, sua finalidade principal é desenvolver habilidades específicas, resolver problemas ou gerar novas ideias em um ambiente intensivo e dinâmico.
Normalmente, um workshop empresarial é conduzido por um facilitador ou mediador experiente, que guia os participantes através de atividades práticas, discussões em grupo, exercícios e estudos de caso.
O aprendizado colaborativo é a essência desse tipo de evento, permitindo que os participantes troquem experiências e construam soluções juntos. Seja um workshop online ou presencial, a ideia é sempre a mesma: sair da teoria e ir para a prática.
Qual a diferença entre workshop, curso e palestra?
A principal diferença entre workshop, curso e palestra está no nível de engajamento e na metodologia utilizada. Enquanto a palestra informa e o curso educa profundamente, o workshop capacita através da vivência e da aplicação prática. Embora todos sejam formatos de educação continuada e desenvolvimento profissional.
Veja, a seguir, um resumo de cada um desses tipos de eventos:
- Palestra: a palestra é um evento predominantemente expositivo e, geralmente, de curta duração. Nesse tipo de ocasião, um especialista compartilha conhecimento com uma audiência, com pouca ou nenhuma interação. O foco é informar e inspirar, como um seminário mais direto.
- Curso: um curso já é um tipo de capacitação mais direcionado, com longa duração e uma estrutura programática bem definida. Nesse tipo de evento, o objetivo é aprofundar o conhecimento em um tema específico, normalmente por meio de aulas teóricas, exercícios e avaliações visando uma certificação ao final.
- Workshop: e, por último, o workshop é um intermediário entre esses dois eventos, tendo uma duração mais longa do que uma palestra, mas não tão extensa quanto um curso. Normalmente, esse tipo de capacitação pode durar de algumas horas a dois ou três dias. O foco do workshop é totalmente prático, de modo que o objetivo não é apenas transmitir conhecimento, e sim proporcionar a interação entre os participantes.
De forma geral, todos esses formatos e outros que façam sentido para a sua empresa, devem estar mapeados em um calendário de eventos corporativos com o máximo de antecedência possível. Assim, o planejamento orçamentário fica mais organizado e a chance é de que tudo aconteça com mais segurança.
Quando oferecer um workshop?
O workshop deve ser oferecido aos colaboradores com objetivos muito específicos e levando em consideração o momento e necessidade da empresa. Alguns cenários interessantes para utilizar esta ferramenta são:
- Quando há uma necessidade de desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências técnicas ou interpessoais da equipe, como liderança, comunicação, criatividade ou uso de novas ferramentas.
- No caso de a empresa estar enfrentando algum desafio muito complexo, um workshop pode ser uma opção interessante, pois consegue reunir diferentes perspectivas para a geração de soluções inovadoras.
- Outro contexto possível é em momentos de mudança de foco da empresa, novo semestre ou algo do tipo podem demandar um alinhamento estratégico e, nesse caso, aplicar um workshop com o time ajuda a garantir que todos os membros da equipe estejam na mesma página em relação a metas, valores ou novos projetos.
- Além disso, a necessidade de integração de equipes também é um cenário favorável para promover um workshop, já que esse tipo de evento fomenta o networking e o trabalho em equipe, fortalece laços e melhora a comunicação interna.
- E, assim como no caso de possíveis mudanças gerais de rota, o lançamento de novos produtos ou serviços também pode ser uma boa oportunidade de usar um workshop para treinar as equipes sobre novas ofertas.
Setores como RH, finanças e inovação, por exemplo, utilizam workshops corporativos como parte de seus programas de desenvolvimento profissional e eventos empresariais.
Como organizar um workshop eficiente na empresa
Organizar um workshop corporativo de sucesso requer planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes. Para facilitar o seu caminho, preparamos esse guia rápido com 7 passos essenciais:
- Definir o objetivo do workshop: qual é o propósito? O que você quer que os participantes aprendam ou alcancem ao final? Ter um objetivo claro guiará todas as próximas decisões.
- Conhecer o público-alvo: quem são os participantes? São colaboradores da empresa toda, ou de uma área específica? Qual é o nível de conhecimento deles sobre o tema? Essas perguntas ajudam a estabelecer um rumo para o conteúdo e a metodologia que serão utilizadas.
- Escolher o tema: com o objetivo e o público em mente, selecione um tema relevante e específico. Temas para workshop podem variar de “Gestão de Tempo” a “Introdução à Inteligência Artificial”, o importante é que proporcionem atividades práticas e de interação entre os participantes.
- Planejar a logística e os custos: decida se será um workshop presencial ou um workshop online, defina a data, horário e local (físico ou plataforma virtual). Com isso, calcule o orçamento para manter em dia o seu controle de despesas corporativas, incluindo materiais, facilitadores e possíveis custos de deslocamento.
- Estruturar o conteúdo do workshop: a partir do tema e do público, desenvolva uma agenda detalhada com atividades interativas, discussões e exercícios práticos. O conteúdo interativo é o coração de um bom workshop.
- Divulgar o workshop: sim, você precisa que os participantes estejam presentes, inclusive é bom conseguir confirmações para programar as atividades de acordo com o número certo de pessoas. Para isso, crie uma estratégia de comunicação, utilize e-mail marketing, redes sociais ou comunicados internos.
- Avaliar o sucesso: por fim, após o evento ser realizado, colete feedbacks dos participantes através de questionários. Analise os resultados para medir o pimpacto e identificar pontos de melhoria para futuros eventos.
Planilha de organização de Workshop
Quer saber na prática como organizar melhor suas despesas de acordo com as regras da política de viagens corporativas e já prever os custos com deslocamento que terá para realizar um workshop? Baixe agora mesmo nossa planilha customizável e preencha com seus dados para ter a resposta!
[Planilha de despesas com viagens corporativas | Paytrack]
Viagens a trabalho e eventos: como organizar com controle
Muitas vezes, a realização de workshops, especialmente aqueles que reúnem equipes de diferentes localidades ou que exigem a presença de especialistas externos, envolve a necessidade de programar viagens a trabalho.
A gestão dessas viagens e dos gastos associados a elas pode ser um desafio complexo para as empresas. É fundamental ter controle sobre passagens aéreas, hospedagens, traslados e despesas de alimentação para garantir que o planejamento de workshop .
Como a Paytrack ajuda empresas que realizam workshops
A Paytrack é uma plataforma completa para a gestão de despesas e viagens corporativas que oferece Controle de todos os gastos relacionados a deslocamentos para eventos corporativos como workshops.
Para empresas que buscam otimizar a organização de workshops e outros eventos de capacitação, temos ainda o serviço de grupos e eventos.
Com ele, sua empresa organiza viagens em grupo com apoio especializado, visão completa de custos e todos os processos integrados em uma única plataforma — da reserva ao reembolso.
Além disso, é possível contar também com a agência de viagens interna da plataforma. Nossa agência oferece atendimento 100% personalizado para apoiar nas compras das passagens e demais requisitos relacionados às viagens.
Agende uma demonstração gratuita da gestão de viagens corporativas da Paytrack .