Uma das principais dores de cabeça para o passageiro que viaja a trabalho é a surpresa durante o embarque com o nome errado na passagem aérea corporativa como a troca de uma letra, por exemplo. Esse problema tem solução simples, mas as companhias permitem a correção apenas em alguns casos.
Nesse artigo, vamos esclarecer dúvidas tanto de viajantes corporativos quanto de gestores de viagens e secretárias executivas que lidam com reservas e emissões sobre o que fazer nessa situação. Entre os assuntos que iremos abordar, estão também, por exemplo, o que alterar ou não, as consequências de não ajustar o nome a tempo e as regras das principais companhias aéreas. Confira!
Com a Paytrack, você encontra soluções para automatizar as suas rotinas e otimizar a sua gestão de viagens corporativas. Preencha seus dados e receba insights personalizados para a realidade da sua empresa!
O que fazer quando o nome está errado na passagem aérea?
O passageiro pode solicitar a correção do nome errado na passagem aérea desde que siga as condições definidas pelas companhias. Em função das normas de segurança estabelecidas pelas empresas para evitar fraudes é, portanto, fundamental que o nome no bilhete coincida com o do documento oficial do passageiro.
Solicite, assim, a retificação antes do check-in, sem custo adicional. No entanto, as companhias não aceitam a correção após esse prazo e a viagem corporativa fica comprometida. Conheça o passo a passo para corrigir nome na passagem aérea!
Passo a passo:
Ao identificar o erro no nome da passagem aérea, entre em contato imediatamente com o agente de viagens corporativo ou com a companhia aérea pelos canais de atendimento digital, seja por telefone, chat online, por e-mail ou até mesmo presencial.
• Tenha em mãos o localizador da reserva, número do voo, data e trajeto, além do documento de identificação.
• Informe ao atendente qual tipo de alteração deseja fazer.
• Evite resolver o problema no dia do embarque.
• Por fim, solicite o protocolo de atendimento e guarde-o como comprovante.
Quais erros corrigir e quais exigem reemissão?
Caso um passageiro identifique um erro no nome da passagem aérea, é preciso, assim, saber quais alterações fazer e quando reemitir passagem aérea. Dessa forma, antes do check-in, o passageiro corrige pequenas divergências que não comprometem sua identificação, como erros na grafia com relação ao documento de identificação.
Como a passagem tem natureza pessoal e intransferível, o passageiro consegue corrigir o nome, mas a substituição de um viajante por outro não é permitida. O passageiro precisa cancelar a passagem e emitir uma nova, o que pode gerar tarifas adicionais.
A exceção é quando se trata de uma mudança legal de nome, como casamento e divórcio. Algumas companhias aéreas, ou agências de viagens, podem, porém, solicitar ao passageiro a comprovação no registro civil com a apresentação de documentos, como certidão de casamento. A cobrança por essa retificação depende da política da companhia aérea.
Por outro lado, quando constam apenas o primeiro e o último nome no documento de viagem, não haverá problema para a companhia já que elas não checam o nome do meio.
Conheça os erros mais comuns:
- Letras trocadas – Gonzalez com z e não com s;
- Falta de letras – Nomes como Matheus e Sophia que não são emitidos sem o h;
- Abreviações incorretas – Maria José ser trocado por M. José;
- Inversão entre nome e sobrenome – Ajuste na ordem;
- Falta ou inclusão de acentos no nome – Padua ao invés de Pádua;
- Inclusão de sobrenome que ficou de fora;
- Agnomes – Quando o sobrenome é composto por palavras como Júnior ou Filho, inclua para que a companhia saiba quem é o passageiro correto.
Quais são as regras das companhias aéreas para alteração de nome?
Cada companhia aérea define suas próprias regras para alteração de nome. Por isso, listamos as especificações aplicadas pelas três maiores que operam no país no que se refere à correção do nome ou sobrenome de um passageiro na passagem.
LATAM Airlines:
Para corrigir nome ou sobrenome por erro de digitação (por exemplo, erros de ortografia de até 3 letras ou mudança na ordem de nome ou sobrenome), a companhia permite alterar uma única vez e sem custo, desde que a LATAM Airlines opere o voo. Além disso, é necessário manter o voo, a data e a cabine originais. Já para alterações legais de nome, apresente documentação comprobatória que confirme a mudança.
Como fazer a correção:
1. Escreva no WhatsApp a frase: “Posso alterar meu nome?”
2. Selecione a opção A: “Passagem ou reserva”
3. Envie a documentação que comprove sua identidade.
A companhia realiza a transferência da passagem para outra pessoa, caso a solicitação seja feita até menos 24 horas antes do voo. O passageiro pode solicitar a alteração pelo Contact Center ou presencialmente em uma das Lojas LATAM Airlines.
Atendimento pelo WhatsApp – Selecione o tipo de ajuda necessária para a empresa entrar em contato. Caso não encontre o tipo de ajuda, o viajante pode abrir um caso (este tipo de atendimento tem um tempo de resposta maior que o WhatsApp).
Azul Linhas Aéreas:
O viajante entra em contato diretamente o site ou a empresa onde comprou a passagem. A alteração ou cancelamento é realizada exclusivamente nos casos de agências e parceiros.
A empresa ainda disponibiliza uma Assistente Virtual da Azul – tire sua dúvida aqui com a Céu.
Caso não tenha encontrado a resposta para a dúvida, pode entrar em contato com a gente pelo Chat online. A Azul também está à disposição pelos telefones abaixo: (11) 4003 1118 para capitais e regiões metropolitanas; 0800 887 1118 para as demais localidades; e +351 800 602985 para quem estiver em Portugal (ligação gratuita).
Gol:
Se o passageiro constatar a existência de erros na informação correspondente aos dados pessoais, como nomes e/ou sobrenomes, contidos no bilhete, poderá notificar a Gol ou a agência de viagens assim que constatar o erro. A correção dos dados não implicará, em caso algum, a mudança de passageiro.
A correção pode gerar uma taxa administrativa fixa cujo montante não poderá exceder a taxa administrativa em vigor aplicável ao bilhete no momento da correção. Solicite a correção através da Central de Atendimento ao Cliente (Brasil – atendimento 24 horas – custo de ligação local + impostos). Exclusivo para compra de passagens, alteração, remarcação de voos e informações.
Balcões de check-in ou Lojas Gol, mediante apresentação de documento comprobatório, antes do embarque, respeitando os prazos de check-in.
Depois de comprar a passagem, não será possível alterar o nome do passageiro por outro porque o bilhete de viagem é pessoal e intransferível, destinado exclusivamente ao transporte do passageiro indicado nele.
Direitos do viajante:
Apesar das regras das empresas aéreas, o agente de viagens precisa ter conhecimento sobre os direitos dos passageiros no caso da solicitação de correção do nome no bilhete aéreo. A resolução nº 400, da Agência Nacional de Aviação Civil, informa que o transportador deve corrigir gratuitamente erros no preenchimento do nome do passageiro.
O regulador diz ainda que caberá ao passageiro solicitar a correção até o momento do check-in. Mas, no caso de voo internacional que envolve operadores diferentes (interline), os custos da correção são repassados ao passageiro. A resolução vale apenas para voos nacionais ou com origem no Brasil.
Entre em contato com os Canais de Atendimento da Anac, caso a companhia aérea se negue a alterar o nome na passagem aérea, para tirar dúvidas, reclamações ou até mesmo denúncias. O atendimento pelo telefone 163 e WhatsApp é realizado a partir de roteiros pré-definidos que respondem às principais dúvidas sobre o transporte aéreo no país. Se entender que o questionamento não está contemplado, o passageiro pode registrar a manifestação que será encaminhada para resposta da área técnica da Agência. É possível registrar o relato também pela internet.
Paytrack: reduzindo falhas e centralizando a emissão de passagens
O impacto financeiro e operacional de erros em passagens corporativas pode comprometer o orçamento da empresa a longo prazo . É fundamental revisar e centralizar os dados e processos em plataformas corporativas, como a da Paytrack, que ajudam a padronizar informações e reduzir erros e inconsistências em reservas ao fazer a integração entre dados de RH, ERP e plataformas de viagens. Além disso, garante uma política de viagens corporativas mais eficaz e uma jornada mais tranquila para todos os colaboradores.
A Paytrack oferece uma agência de viagens corporativas sob medida para o seu negócio. Se você procura por mais eficiência, economia e controle sobre as viagens a trabalho dos seus funcionários, conte com uma plataforma integrada com suporte humanizado e sempre disponível: 24h e 7 dias por semana sem custo adicional.


