O termo MaaS, Mobility as a Service é um conceito surgido na Finlândia, que ficou popularizado desde 2014. O conceito é inovador e o Brasil tem mostrado grande potencial de implementação. A tendência tem atraído os usuários, que buscam maior flexibilidade e conforto na rotina urbana, e as empresas, que querem ser protagonistas deste novo cenário.
Neste texto, vamos te contar mais sobre o MaaS e como ele se relaciona com a mobilidade corporativa. Para empresas que fazem viagens com frequência, é fundamental estar por dentro desse assunto.
Nossos especialistas também podem te ajudar a entender mais sobre gestão de viagens, mobilidade e outros temas.
O que é MaaS (Mobility as a Service)?
Mobility as a Service (ou Mobilidade como Serviço, em português) é uma solução de mobilidade urbana multimodal, que combina vários meios de transporte em uma única plataforma (normalmente aplicativo).
Ele reúne e integra diversos meios de transportes, públicos (ônibus, metrô, trem) e privados, (carro compartilhado, bicicleta compartilhada, etc) em um mesmo trajeto. Também oferece diversas opções de deslocamento aos usuários a partir de dados sobre o trânsito em tempo real, e a partir das preferências dos clientes.
O termo MaaS ficou conhecido em 2014, no Congresso Europeu de Sistemas Inteligentes de Transportes, em Helsinque, na Finlândia. A definição mais adequada para o termo, segundo o artigo MaaS trends and policy-level initiatives in the EU, é aquela definida no ITS World Congress, em Montreal (2017):
“Uma plataforma digital com serviços integrados, incluindo planejamento de jornada, que envolve todos os meios de transporte, reserva, e-ticketing, e pagamento, do ponto de partida ao destino final”.
Então, para além de um serviço, o MaaS é também uma visão que revoluciona a maneira de pensar tanto na experiência do usuário com a mobilidade urbana, quanto na sustentabilidade e na infraestrutura do transporte público.
Com o surgimento da IoT (Internet das Coisas), do Big Data e da IA (Inteligência Artificial), houve uma mudança no comportamento das pessoas, que têm buscado soluções mais inovadoras para o seu dia a dia.
O MaaS não fica de fora, já que ele tem impactado também as políticas nacionais e órgãos reguladores. Pois são vários participantes ativos na história: a população, órgãos públicos, empresas de tecnologia e mobilidade, entre outros.
Em resumo, o MaaS é um modelo de negócio integrado, segundo artigo publicado pela Fundação Ezute, pois abrange sustentabilidade econômica, serviços de mobilidade público e privados, e experiência diversificada para os usuários, que contam com opções de trajetos e formas de pagamento variadas.
Como funciona o MaaS na prática?
Os aplicativos com MaaS utilizam GPS e informações coletadas em tempo real de operadores e dos próprios passageiros.
Os usuários conseguem saber o tempo de espera dos transportes e escolher os itinerários disponíveis para seu destino. Na prática, funciona assim:
- O usuário seleciona o local de partida e o destino;
- O sistema integra opções de transporte (exemplo: ônibus + patinete + corrida compartilhada);
- O app oferece as informações em tempo real sobre horários, tempo de espera, disponibilidade, trânsito;
- O usuário realiza o pagamento, que é feito de forma unificada (assinatura mensal, anual, ou por uso).
Quais os benefícios do MaaS para empresas?
Um estudo realizado por pesquisadores do IFSP e do RESUP em 2020 com 138 moradores da área metropolitana de São Paulo, mostrou que 75% dos participantes utilizam algum tipo de aplicativo MaaS. Segundo a pesquisa, isso revela o altíssimo uso de smartphones com acesso à internet. Além disso, mais de 60% usam com frequência o transporte público. Ainda, 43% preferem ônibus, enquanto 22% preferem metrô, 19% trem, 15% corrida compartilhada (Uber, 99) e 1% táxi.
Por último, o estudo mostrou que obter informações em tempo real sobre qual é o melhor itinerário em determinado momento é um fator que faz com que os usuários escolham o MaaS, porque ao economizar tempo, eles têm mais qualidade de vida.
Outro estudo, feito por pesquisadores do Reino Unido sobre o comportamento dos usuários de Mobility as a Service, demonstrou que o uso de transporte público aumentou significativamente em comparação aos não usuários de MaaS, que expressaram aumento no uso de carro individual.
Por essa razão, a mobilidade corporativa tem adotado cada vez mais os aplicativos de mobilidade urbana. Além de promover mais conforto aos colaboradores, essa solução reduz custos e ajuda as empresas a ter uma gestão de despesas mais eficiente.
Acompanhar a tendência desse mercado é essencial para as empresas que fazem viagens corporativas. Dessa forma, empregar ferramentas de MaaS é uma estratégia que traz vários benefícios para as empresas, entre eles:
Redução de retrabalho administrativo
Em viagens corporativas, há muitas tarefas importantes que exigem atenção e cuidado para não sofrer prejuízos operacionais e financeiros. Para não perder o controle de despesas corporativas, é importante automatizar os processos. Ferramentas de MaaS centralizam os processos (informações sobre bilhetes, registro de trajetos, e de gastos) em uma só plataforma, o que facilita o trabalho operacional da empresa.
Diminuição de custos
Manter uma frota de veículos próprios ou depender de táxi é muito mais caro para as empresas. O MaaS ajuda os negócios a reduzir os custos com viagens corporativas.
Além das versatilidade de transportes, centralizar os dados numa única plataforma minimiza os riscos contra fraudes, contra reembolsos não autorizados, além de facilitar na hora de prestar contas das despesas.
Melhoria na experiência do usuário
Primeiramente, com a possibilidade de escolher os itinerários mais convenientes, os usuários ganham autonomia e conforto. A praticidade que o MaaS oferece ao disponibilizar diferentes rotas elimina o tempo que seria dispensado para procurar os melhores meios de transporte e trajetos em outras plataformas. Assim, o dia a dia de viagens se torna muito mais tranquilo e simples para os colaboradores.
Sustentabilidade
Automóveis particulares são os principais responsáveis pela emissão de CO2, ainda segundo o estudo. A escolha de viagens multimodais têm crescido à medida que a preocupação com a sustentabilidade tem aumentado no mundo.
Por isso, o MaaS chega como uma solução para o crescimento de uma mobilidade mais sustentável, e torna-se ainda mais potente ao oferecer uma experiência aberta e diversificada de opções de mobilidade aos seus usuários.
Exemplos de plataformas e soluções MaaS
Desde 2016, o MaaS tem sido aplicado em vários países, como Japão, Austrália, Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, e com lançamentos na Finlândia (app Whim), e Suécia (UbiGo).
Os mais conhecidos são o Google Maps, o Moovit e o Citymapper, presentes em várias localidades ao redor do mundo, inclusive no Brasil, já têm funções básicas de MaaS, como planejamento e dados em tempo real de vários modais.
No Brasil, o conceito tem sido desenvolvido e iniciativas já têm sido implementadas. É o caso da 99, que já tem o 99Moto e o 99Empresas e tem feito testes para integrar dados e trajetos entre aplicativos e transporte público. A empresa também pensa em estudar zonas de embarque e desembarque seguras e estimular o uso de bicicletas compartilhadas.
Outro caso é o da ONBOARD, uma solução de bilhetagem digital, com um modelo baseado em contas (créditos disponíveis em conta, similar a um sistema bancário). O ONBOARD é a primeira solução de Mobility as a Service das Américas.
Como a Paytrack apoia empresas na jornada rumo ao MaaS corporativo?
Não basta implementar o MaaS, é preciso integrá-lo com um sistema de gestão de despesas eficiente. À vista disso, uma plataforma de gestão de despesas corporativas como a da Paytrack oferece o que a sua empresa precisa para obter bons resultados. Isso porque a plataforma conta com:
- Automação da prestação de contas: através da leitura automática de notas fiscais (OCR com IA);
- Parametrização de despesas: por centro de custo, tipo de colaborador e outros;
- Visualização em tempo real dos dados: através de relatórios gerenciais;
- Detector de gastos não permitidos: por meio de auditoria automatizada;
- Alinhamento com as políticas de viagens corporativas da sua empresa;
- Integração com diferentes ERPs, bancos e APIs.
Além da gestão de despesas, a Paytrack também tem uma plataforma de gestão de viagens corporativas, com foco em atendimento, governança e visibilidade dos dados em tempo real. Nela é possível:
- Solicitar e aprovar viagens dentro da política da sua empresa;
- Integrar com agências de viagens parceiras: a Paytrack integra com OBTs (Online Booking Tools), permitindo fazer comparativo de mercado para encontrar as opções mais adequadas de reservas de passagens, hotéis e aluguel de carros;
- Contar com um atendimento 24/7 ao viajante;
- Além de obter parâmetros de compra conforme centro de custo e hierarquia, análises comparativas (por rota, área, colaborador), relatórios de compliance, entre outros.
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