Nós já comentamos aqui sobre alguns assuntos que são de extrema importância quando falamos de viagens corporativas, como o planejamento, a prestação de contas, os adiantamentos, entre tantos outros. Mas ainda temos muito o que debater com você. Hoje vamos falar um pouco sobre política de viagens.
Quando falamos em viagens corporativas é necessário que se tenha uma política coesa, clara e objetiva. Dessa forma é que se chega ao objetivo principal, que é melhorar a cultura organizacional e fazer com que os seus colaboradores passem a utilizar as políticas como uma vantagem e que percebam a importância dessas normas para o crescimento tanto da equipe quanto da empresa, e buscando cada vez mais boas práticas em relação às normas internas.
Veja esse Exemplo!
Um exemplo claro: Meu colaborador está em viagem e precisa de um adiantamento. E agora? O que fazer? Nestes casos é a política de viagens que vai orientá-lo. Se ele conhece as normas, consequentemente saberá como proceder nesse caso.
É importante ressaltar e deixar claro que toda empresa tem os seus próprios ideais e suas diretrizes. Afinal, somos diferentes, e por isso você pode ter sua área de compliance e deve criar essa política de viagens de acordo com o que acredita que seja melhor.
Não tenha dúvidas, ao implantar essa normatização você contará com muitos pontos positivos, deixar tudo de forma clara e explicativa é a forma mais correta de prosseguir. Uma política de viagens corporativas bem estruturada evita erros e transtornos. O colaborador vai estar em conformidade com as normas e diretrizes da empresa, reduzindo o número de dúvidas geradas e tendo sempre um norte para seguir. .
Mas como posso definir essas regras para a política interna?
Nossa sugestão é simples, analise com seus gestores e até mesmo colaboradores, quais os principais pontos que trazem mais dúvidas ou que devem ser melhorados na hora do deslocamento. Alinhe também todas as atividades que envolvem as viagens corporativas, do início ao fim. O importante é conversar e debater sobre as melhores opções para ambos os lados, empresa e colaborador.
Outra dica importante é adaptar a política aos níveis hierárquicos da empresa. Defina os tipos de serviços e prazos de acordo com os cargos presentes entre os viajantes.
E não se esqueça, cada empresa deve ter a sua política de viagens, adaptada às suas peculiaridades e necessidades específicas. Suas prioridades provavelmente são diferentes da empresa de um colega e isso deve ser levado em conta na hora da criação da sua política.
Depois de apresentar o assunto em pauta, analisar o que deve ser colocado no papel e executado pelos colaboradores, coloque em prática. Mas é importante acompanhar como tudo está acontecendo, ter o controle interno. Se realmente está evoluindo e se os funcionários estão se adaptando. Caso não, é hora de reavaliar e rever o que ainda precisa ser melhorado.
Gostou das nossas orientações? Esperamos que sim!
Uma política interna bem estruturada traz diversos benefícios para você, para a sua empresa e para os seus colaboradores, como a orientação sobre o que fazer, ou não fazer, a redução de custos, a melhor aplicação de recursos, além de otimização do tempo em atividades relacionadas às viagens. E para facilitar, hoje com a tecnologia é possível você ter acesso e controle na prática sobre a sua política de viagens corporativas.
Quer conhecer mais sobre a nossa solução e entender como o Paytrack pode ajudar sua empresa a reduzir custos e otimizar processos? Venha conversar com um de nossos especialistas pelo Whatsapp!