Os eventos de tecnologia têm se destacado como uma atividade estratégica pela relevância para empresas que buscam transformação digital. Portanto, mais do que oferecer fontes inesgotáveis de conhecimento como palestras, debates, mentorias, workshops, as conferências de tecnologia também proporcionam networking, experiências reais aos participantes e oportunidade de negócios.
Os impactos das aplicações tecnológicas estão moldando o futuro não somente das empresas que trabalham com inovação, mas de todos os setores, de áreas privadas e públicas. São discussões que vão embasar as decisões estratégicas da liderança e podem redefinir os rumos da organização.
Pensando nisso, fizemos um conteúdo detalhado para quem quer conhecer a programação dos principais eventos tech no Brasil. Falamos também sobre a importância da tecnologia para a inovação corporativa, dicas para escolher os eventos de inovação mais relevantes para o seu negócio, a importância de estar conectado ao ecossistema de inovação e muito mais. Vale a pena a leitura!
Preencha seus dados e receba insights personalizados para a realidade da sua empresa:
Por que os eventos de tecnologia importam para empresas?
Acompanhar o avanço da tecnologia não tem sido tarefa fácil para muitos gestores. Desde o período em que o país foi afetado pela pandemia da covid-19, o ritmo da inovação foi acelerado. Em função disso, muitas empresas tiveram que implementar processos de transformação digital para atender à demanda dos consumidores.
Portanto, para se manter atualizado sobre as principais tendências digitais no Brasil, e até mesmo globais, a participação em eventos de tecnologia importa para as empresas porque é a melhor forma de os profissionais estarem atentos e cientes das últimas tendências do mercado. Trata-se de iniciativas, produtos e serviços de última geração que podem ser implementados pelas empresas na digitalização dos processos de gestão. Além disso, a Paytrack é uma das organizações que participa e realiza eventos, como o T&E Summit 2025, acompanhando tendências de digitalização corporativa e .
Confira abaixo mais informações sobre os principais eventos de tecnologia que acontecem no Brasil!
Os principais eventos de tecnologia no Brasil – confira:
O Brasil tem se mostrado como um polo de tecnologia e sede dos principais eventos de tecnologia nacionais e globais. Além disso, o país recebe anualmente vários encontros importantes sobre inovação, automação, inteligência artificial, entre outros, para quem quer estar por dentro das principais novidades disruptivas do mercado.
Cada um tem um perfil, público e temas específicos. Por isso, para saber um pouco mais, fizemos uma lista com as feiras de tecnologia que não podem deixar de estar na agenda dos gestores que querem se manter atualizados. A seguir, alguns exemplos:
Futurecom
O Futurecom é o evento referência em conectividade e inovação para a América Latina. Na última edição, realizada este ano, participaram mais de 30 mil profissionais de tecnologia. O encontro acontece anualmente e o próximo será entre 6 e 8 de outubro de 2026, das 10h às 20h. No debate de três dias, estão os impactos das aplicações de tecnologias nas mais diversas áreas da economia e últimas tendências e lançamentos.
Hoje, as empresas o reconhecem como um hub em segurança cibernética e transformação digital. Entre as 300 marcas expositoras estão líderes em tecnologia, conectividade, inovação e empreendedorismo.
Tem como público empresários, profissionais de diversos setores, executivos e pesquisadores de telecomunicações e tecnologia, que procuram por soluções em conectividade, conteúdos e relacionamento com empresas nacionais e internacionais de todos os portes.
Rio Innovation Week
Considerada a maior conferência global de tecnologia e inovação, o evento tem como sede a cidade do Rio de Janeiro. O próximo encontro acontecerá entre 4 e 7 de agosto de 2026, das 10h às 21h. Na última edição, recebeu 205 mil visitantes, três mil palestrantes de 20 países e foram gerados R$4 bilhões em negócios. Reúne executivos corporativos, startups, cientistas, investidores e governo.
Então, as trilhas das conferências apresentam os seguintes temas: agronegócio, saúde, energia, ciência e educação, empreendedorismo e open innovation, geopolítica, governança e jurídico, entre outros.
A Open Innovation Week também realizará um evento de startups — uma experiência de inovação aberta que reunirá mil corporações, 2.500 open startups selecionadas para parcerias e dez mil reuniões de negócios, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a criação de soluções e negócios para os desafios reais da sociedade e do mercado.
Web Summit Rio
Fundado em Dublin, em 2009, por Paddy Cosgrave, hoje é considerado o maior evento de tecnologia do mundo, que vai ser realizado, em junho de 2026, no Rio de Janeiro. Sendo assim, são quatro dias, três noites e 14 trilhas de conteúdo e deverão participar mais de 34 mil pessoas, de mais de cem nacionalidades presentes
O evento principal, a Web Summit, é realizado, em Lisboa, todos os anos em novembro, e ao longo do ano, acontecem outros encontros em diversos países, incluindo a Web Summit Rio, na América do Sul, a Web Summit Qatar, no Oriente Médio, a Collision e a Web Summit Vancouver, na América do Norte, e a RISE, na Ásia. A missão do evento é criar um software que possibilite conexões significativas entre CEOs, fundadores, investidores, mídia, políticos e figuras culturais que estão remodelando o mundo.
The Developers Conference (TDC)
O TDC, maior evento de tecnologia da América Latina, realizará sua próxima edição nos dias 26 e 27 de novembro deste ano, em Brasília, com o objetivo de acelerar carreiras em tecnologia.
Dessa forma, ele funciona como uma plataforma de inovação aberta focada no desenvolvimento e transformação de carreiras das pessoas com objetivo de fazer com que elas se capacitem, possam palestrar ou coordenar as trilhas. A partir desse modelo, aberto e integrador, o TDC aposta no compartilhamento de conhecimento e na possibilidade de construir uma plataforma que empodere e incentive pessoas a colaborarem entre si.
De forma complementar, o TDC possui coordenadores voluntários, palestrantes e participantes que aproveitam o evento como um hub de oportunidades e compartilhamento. Então, eles também se dividem para acompanhar a programação que é dividida em oito áreas de conhecimento: ágile e produto; desenvolvimento e arquitetura; cloud e devops; design; dados e inteligência artificial; qualidade e testes; liderança e inovação; web e mobile.
Gramado Summit
Outro evento de tecnologia, mas que será realizado no Sul do Brasil, o Gramado Summit é considerado o maior brainstorming da América Latina. O encontro acontecerá entre 6 e 8 de maio de 2026, em Gramado, no Rio Grande do Sul, e costuma reunir 21 mil pessoas, 300 palestrantes e 500 marcas expositoras.
No encontro, empreendedores compartilham histórias que mudaram suas trajetórias; startups medem a força diante de investidores; e empresas repensam estratégias ao ouvir quem enxerga além das tendências efêmeras. Portanto, o objetivo não é ter o maior número de palcos e de plateia, mas a capacidade de gerar clareza em meio ao ruído.
Finance Executive Summit
Outro exemplo de evento de tecnologia é o Finance Executive Summit. É um encontro direcionado aos líderes da área de finanças que reúne CFOs e executivos que estão à frente das maiores e mais complexas operações no Brasil. Sendo assim, o objetivo da programação é não focar apenas em temas operacionais e técnicos, mas fornecer uma visão estratégica, macro e inovadora. O próximo está previsto para acontecer no dia 15 de abril de 2026, das 8h às 19h, no WTC Events Center, São Paulo – SP.
O evento reunirá mais de 300 líderes para debater estratégia financeira, finanças digitais, IA, sustentabilidade e liderança na era dos dados.
A programação traz cases de sucesso, inovação aplicada, automação de processos, inteligência artificial, direcionada a líderes do setor financeiro. Além disso, evento também faz a Premiação TOP 50 Executivos de Finanças, que reconhece os maiores destaques do ano.
HardTech Innovation Conference
Já em Minas Gerais, a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) promove o maior evento de tecnologia e inovação do Sul do Estado. O encontro reúne diversos membros do ecossistema de inovação brasileiro para discutir temas sobre empreendedorismo inovador, negócios, networking, branding, educação. Sendo assim, mais de 80 palestrantes, 50 startups e 100 expositores e mais de dez mil pessoas são esperadas nos quatro dias do encontro que acontecerá, de 25 a 26 de maio de 2026, em Itajubá, Minas Gerais.
O público inclui líderes, profissionais e entusiastas de tecnologia, inovação e empreendedorismo interessados em trocar ideias, explorar negócios e impulsionar suas carreiras.
IT Forum 2026
O IT Forum é a principal plataforma B2B de tecnologia do Brasil que busca conectar os principais CIOs (diretores de tecnologia) e líderes do setor. O objetivo do evento é proporcionar uma experiência de conteúdo, relacionamento e oportunidades de negócios, no ambiente físico e digital, para trocas de conhecimento e colaboração estratégica, geração de resultados concretos, e descoberta de soluções e parcerias inovadoras e fortalecer conexões para o futuro da tecnologia da informação.
O primeiro encontro de 2016 – IT Forum Trancoso 2026 – acontecerá de 16 a 21 de abril, e terá como tema “O poder do ecossistema: a nova revolução não é digital, é coletiva”. Serão cinco dias, um a mais do que nas edições anteriores para as comemorações dos 35 anos da parte de mídia. Já o segundo, IT Forum Praia do Forte 2026, está programado para 19 a 23 de agosto, com o tema “A força do ecossistema: quem não conecta, não cresce”.
Como escolher os eventos mais relevantes para o seu negócio?
Sair por aí se inscrevendo em todos os eventos de tecnologia nem sempre é uma boa opção, ou até mesmo, uma perda de tempo e dinheiro. Estar por dentro das principais novidades tecnológicas do mercado requer uma estratégia atualizada e visão estratégica. Para ter um resultado mais efetivo, busque um encontro em que você possa aproveitar ao máximo tudo o que ele tem para oferecer aos participantes. Por isso, a escolha mais assertiva deve levar em conta inúmeros fatores, tais como:
Público-alvo – Verifique se o evento se direciona ao mercado, a especialistas da sua área ou tem caráter acadêmico para entender onde você se encaixa.
Programação – Analise se o conteúdo apresentado se alinha ao seu setor e à sua empresa, agrega conhecimento e oferece abordagens estratégicas e direcionamento.
Palestrantes – Saiba quem são as presenças importantes e especialistas de renome, e se haverá um espaço para interação com eles durante as sessões.
Atividades – Vale checar se o encontro oferece iniciativas como apresentações, exposição, debates, mentoria, workshop, fóruns.
Experiências – Participar de ações exclusivas e de impacto com insights práticos e demonstrações reais é um ponto positivo.
Conexões – É fundamental saber se haverá momentos exclusivos para criação de networking, para estabelecimento de contatos comerciais e oportunidades reais.
Concorrentes – Interessante saber se os concorrentes irão participar do encontro como expositor, por exemplo.
Posicionamento de marca – Estar presente em encontros estratégicos e ser visto é uma forma de se posicionar no mercado.
Qual a importância de estar conectado ao ecossistema de inovação?
Desde a última década, o país vem passando por uma transformação tecnológica com a disponibilidade de ferramentas como inteligência artificial, aprendizado de máquinas, análise de dados, entre outras. São soluções que estão moldando as estratégias de inúmeras empresas e as novidades mais recentes acabam sendo apresentadas e discutidas nos eventos de inovação. São um ativo intangível manter-se conectado a esse ecossistema, ter conhecimento sobre desafios e estar por dentro das últimas tendências como, por exemplo, sobre viagens e despesas corporativas.
Cabe lembrar que o tema inovação é um assunto transversal e não é restrito apenas à área de tecnologia. Logo, empresas de todos os portes e setores podem aplicá-lo para gerar impacto e manter sua competitividade no mercado. Por isso, esses eventos acabam abordando e difundindo inúmeros assuntos, como automação financeira, ESG digital e travel techs, por exemplo.
Conectar-se ao ecossistema de inovação permite ao gestor gerar networking, ampliar relacionamentos, fechar negócios e criar parcerias estratégicas em um ambiente rico em conhecimento e soluções.
Como a Paytrack acompanha e participa do cenário tech nacional?
A Paytrack é uma solução que possibilita às empresas realizar viagens corporativas sem esforço, com a gestão de despesas mais poderosa do mercado. Então, como tech company, aposta em inovação em todas as etapas dos processos que permitem aprovações inteligentes para detectar violações, eliminar duplicidades e reforçar compliance.
Tem como diferencial no mercado ao ser a única plataforma que oferece integrações próprias com qualquer ERP, sistemas de RH e CRM, sem terceirizar. Nossa API também está disponível para integrações avançadas, proporcionando total flexibilidade para sua empresa. Em função dessas funcionalidades que permitem centralizar várias ferramentas, a Paytrack é uma opção perfeita para os gestores de tecnologia e financeiro.
Com apoio tecnológico, a Paytrack simplifica processos e reforça o controle desde viagens e despesas até reembolsos e pagamentos como cartões corporativos e Pix.

