A autorização eletrônica de viagem, conhecida pela sigla ETA (Electronic Travel Authorization, no inglês) é um documento obrigatório para alguns destinos internacionais.
Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como funciona o ETA e, além disso, quais são as diferenças para o visto tradicional e o que é preciso fazer para solicitá-lo.
Pensando nisso, preparamos este guia para você que lida com viagens corporativas internacionais! Caso precise saber mais, nossos especialistas também podem te ajudar. Sendo assim, basta somente preencher o formulário abaixo:
O que é a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA)
ETA é a sigla para Electronic Travel Authorization, ou Autorização Eletrônica de Viagem, em português. Ela substitui o visto tradicional, sendo, portanto, uma autorização obrigatória para entrada em alguns países, como Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia, entre outros.
O objetivo é aumentar o controle e segurança das fronteiras e, ao mesmo tempo, facilitar a entrada de estrangeiros que permanecerão no país de destino por períodos curtos de tempo (de 3 a 6 meses).
Diferença entre ETA e visto tradicional
O ETA pode ser confundido com o visto tradicional e, dessa forma, gerar problemas na hora de viajar. Por isso, vamos esclarecer as principais diferenças entre os dois.
ETA:
- Emitido sempre online;
- Permite estadias curtas;
- Para cidadãos isentos de visto (com estadia curta);
- Tempo de emissão rápido (imediato ou em até 72 horas);
- Validade de 1 a 2 anos, com múltiplas entradas;
- Custo baixo (US$10 – 50).
Visto:
- Emitido online ou presencial (na embaixada ou consulado);
- Permite estadias mais longas e com outros objetivos (trabalho, estudo, residência, etc.);
- Para cidadãos de países sem isenção (com estadia longa e outros propósitos);
- Emissão mais demorada (semanas ou meses);
- Validade pode ser de meses a anos, a depender do objetivo da viagem;
- Custo mais alto.
Quais países exigem a autorização eletrônica
Vejamos a lista de países que exigem o ETA para brasileiros e, em seguida, se a sua viagem corporativa tem como um destes destinos:
Reino Unido
A ETA no Reino Unido permite que viajantes entrem no país para turismo, atividades acadêmicas, a determinados tipos de negócios e outras razões, porém pelo tempo máximo de 6 meses. A autorização tem um custo de £16 (em torno de 114 reais).
Segundo a página oficial do governo do Reino Unido, as atividades relacionadas a negócios permitidas pela ETA devem ser as seguintes:
- Participar em entrevistas, reuniões, conferências e seminários;
- Negociar e assinar acordos e contratos;
- Participar em feiras para promoção do negócio (exceto vender coisas);
- Realizar treinamento relacionado ao trabalho se você estiver empregado no estrangeiro (fora do Reino Unido) e a formação não estiver disponível no seu país de origem;
- Oferecer uma única ou curta série de palestras, no entanto, desde que não tenham fins lucrativos ou evento comercial (você só pode ser pago para falar em certos compromissos ou eventos (um ‘permitted paid engagement’, ou ‘compromisso pago permitido’, em português).
Além disso, atividades menos comuns relacionadas a negócios podem ser realizadas por meio do ETA:
- Realizar visitas e inspeções;
- Supervisionar a entrega de bens e serviços fornecidos por uma empresa do Reino Unido à sua empresa ou organização localizada fora Reino Unido;
- Oferecer treinamento ou compartilhar conhecimento em projetos internos com funcionários do Reino Unido, que sejam da companhia que você trabalha no exterior;
- Instalar, desmontar, reparar ou prestar serviços ou orientar sobre equipamentos, software de computador e hardware, se a sua empresa estrangeira tiver um contato com uma empresa ou organização do Reino Unido.
Canadá
De modo distinto do Reino Unido, para ser elegível a um eTA canadense, é preciso atender aos seguintes requisitos, de acordo com o site oficial do governo canadense:
- Ter obtido um vistocanadense (visto de residência temporária) nos últimos 10 anos ou possuir atualmente um nonimmigrant visa (visto de não-imigrante) dos EUA válido;
- Você está indo ao Canadá para uma estadia temporária (normalmente por até 6 meses);
- Você está voando ou em trânsito por um aeroporto canadense usando um passaporte válido de um dos países que exigem visto.
Sri Lanka
Para o Sri Lanka, há três tipos de e-Visa (como chamam o ETA) para brasileiros. O ETA inicialmente é limitado a 30 dias a partir da data de chegada, no entanto, em alguns casos, pode ser estendido até um período máximo de 6 meses.
Vejamos os três tipos de ETA do Sri Lanka:
- e-Visa para turismo e negócios permitem que os viajantes brasileiros entrem no país duas vezes e permaneçam no país por até 30 dias no total a partir da data de chegada. Os residentes brasileiros que visitam o Sri Lanka para turismo, visitas familiares, tratamento médico ou para participar de atividades esportivas ou culturais devem aplicar para o e-Visa para Turismo;
- Os que visitam a negócios e que desejam participar de reuniões, negociações, conferências, workshops, seminários ou treinamentos de curto prazo são elegíveis ao e-Visa para Negócios. Os titulares deste e-Visa podem entrar no Sri Lanka quantas vezes desejarem, com um período total de permanência de até 30 dias a contar da data de chegada;
- Cidadãos brasileiros podem solicitar um e-Visa para Trânsito até dois dias. Este tipo de e-Visa é usado somente para trânsito, não pode ser usado para viagem curta ao Sri Lanka. É crucial destacar que os passageiros brasileiros em trânsito devem ter um bilhete confirmado para continuar sua viagem. Durante sua estadia, eles não são autorizados a sair da área de trânsito do aeroporto.
Nova Zelândia
Em seguida, temos a Nova Zelândia, cuja autorização eletrônica de viagem é a NZeTA (New Zealand Electronic Travel Authority), que permite:
- Viajar para a Nova Zelândia por até 24 horas, sem a necessidade de solicitar um visto de trânsito;
- Visitar o país por até 3 meses, durante 2 anos (a cada visita – não há um intervalo fixo obrigatório, mas o ideal é esperar de 1 a 2 meses entre uma viagem e outra), sendo permitido um total de 6 meses no período de 1 ano.
Além disso, o site oficial não especifica quais são os tipos de viagens permitidos, mas eles exigem que o viajante:
- Esteja em boas condições de saúde;
- Tenha um bom caráter;
- Tenha uma razão genuína para visitar a Nova Zelândia. Turismo, visitas a familiares, reuniões, conferências e negociações são válidas. Observação: não é permitido emprego formal (com remuneração) para o NZeTA;
- Tenha dinheiro suficiente para arcar com suas despesas;
- Tenha planos para deixar a Nova Zelândia no final da estadia.
Coreia do Sul
Em sequência, temos a Coréia do Sul, com o K-ETA. Para os brasileiros, o período de permanência máximo permitido é de 90 dias. As viagens devem ser para:
- Visitar familiares;
- Participar de eventos ou conferências;
- A negócios (atividades comerciais não são permitidas).
Por outro lado, são isentos da autorização eletrônica de viagem:
- Titulares de passaportes diplomáticos oficiais;
- Membros ativos das Forças Armadas dos Estados Unidos de acordo com o Status of Forces Agreement (SOFA);
- Membros da tripulação de aeronaves e navios;
- Titulares de ABTC (APEC);
- Passageiros de transferência;
- Estrangeiros registados e titulares de VISA;
- Titulares de passaportes da ONU;
- Aqueles que têm 17 anos ou menos ou 65 anos e mais (na data de entrada).
Quênia
Da mesma forma, outro país que exige o ETA é o Quênia. A autorização eletrônica de viagem do Quênia é válida por 90 dias, a partir da data de expedição, permite uma única entrada na nação e um máximo de permanência de 90 dias. Os viajantes podem ir ao Quênia pelos seguintes motivos:
- Turismo;
- Negócios;
- Trabalho;
- Visita a familiares e amigos;
- Participação em conferências;
- Tripulação (aviões ou navios): membros da tripulação de companhias aéreas ou marítimas (pilotos, comissários de bordo, etc);
- Tripulação (em deslocamento): tripulantes que viajam assumir função em outro voo/navio;
- Marinheiros em navio de pesca;
- Tratamento médico;
- Visita religiosa;
- Estudos;
- Trânsito.
São Cristóvão e Névis
Em maio de 2025, Saint Kitts and Nevis (São Cristóvão e Névis) se tornou a primeira nação da Comunidade Caribenha (CARICOM) a implementar o ETA. A iniciativa teve, portanto, como objetivo modernizar o sistema e melhorar a segurança da fronteira. A nação permite que brasileiros fiquem no país pelo período de até 90 dias. Os viajantes isentos do ETA são:
- Diplomatas credenciados em serviço oficial;
- Crianças com menos de 2 anos;
- Passageiros em trânsito;
- Membros da tripulação de bordo ou aérea em serviço;
- Militares ativos ou pessoal de busca e salvamento.
- Residentes de Saint Kitts and Nevis, Estados-membros da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS) e países membros da Comunidade das Caraíbas (CARICOM).
Israel
Por fim, o último da nossa lista de países que exigem a autorização eletrônica de viagem é Israel. O ETA-IL de Israel tem, assim, validade de 2 anos, permite visita máxima de 90 dias, e serve para estes objetivos:
- Visitar Israel a turismo;
- Fazer negócios;
- Viajar para fins não profissionais e não médicos.
Estão isentos:
- Estrangeiros com documentos oficiais israelenses;
- Viajantes com um visto israelense válido (B1, B3, B4, A1, A2, A3, A4, A5);
- viajantes com um passaporte estrangeiro que também têm a cidadania israelense;
- Viagens e representantes oficiais;
- Membros da tripulação que aparecem no APIS da tripulação;
- Militares dos EUA com CAC;
- Marinheiros com registro oficial;
- Diplomatas e passageiros com passaportes oficiais e de serviço.
Como solicitar a ETA: passo a passo
O passo a passo para solicitar a autorização eletrônica de viagem é distinto para cada país, por isso, veja exemplos de alguns dos países que exigem o ETA.
Reino Unido
O ETA do Reino Unido tem um aplicativo para solicitar a autorização. Para aplicar no app, você precisa:
- Tirar uma foto ou escanear o seu passaporte no app;
- Tirar uma foto sua (se você está aplicando para uma outra pessoa, ela deve estar com junto com você);
- Preencher seus dados: endereço, profissão, histórico criminal, outras nacionalidades;
- Realizar o pagamento (cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay);
- No final, você irá receber um e-mail de confirmação dentro de 3 dias úteis.
Se não quiser usar o aplicativo, você também pode aplicar online no site oficial.
Canadá
Solicitar para o Canadá também é simples. O processo é diferente para quem aplica para si mesmo ou para terceiros. Vejamos como funciona para o primeiro caso:
- Responda “não” para a primeira questão que aparece na página: “Are you applying on behalf of someone?” (você está para outra pessoa?);
- Responda à seguinte questão: “What travel document do you plan to use to travel to Canada?” (Qual documento de viagem você irá utilizar para ir viajar ao Canadá?);
- Selecione o país que emitiu o seu passaporte;
- Preencha a sua nacionalidade;
- Na página “Signature of applicant”, assine com seu nome completo;
- Em seguida, clique em “Proceed to Payment” e realize o pagamento;
- Por fim, aguarde pelo e-mail de confirmação dentro de alguns minutos (com todas as informações, inclusive o prazo para receber o ETA, que é de no máximo 72 horas).
Para saber mais detalhes: passo a passo ETA oficial.
Dicas para evitar erros na solicitação
Para evitar retrabalho no planejamento de uma viagem corporativa internacional é, portanto, fundamental ter atenção a alguns detalhes importantes:
- Verifique a validade do passaporte: o passaporte precisa ser válido por pelo menos o período de permanência no país;
- Escolha o tipo de viagem com atenção: Business (negócios), e qual exatamente? para realizar quais tipos de atividades? (Lembrando que em alguns casos não é permitido realizar vendas);
- Organize-se para realizar a solicitação com antecedência: se houver algum problema, o ETA não for aprovado, e outras questões;
- Tenha todas as informações da viagem: datas de ida e volta, hospedagem, objetivo da viagem;
- Certifique-se de que a solicitação está sendo feita no site oficial do ETA do país de destino (o endereço normalmente termina em .gov ou .gov.xx);
- Preencha os dados do passaporte exatamente como estão no documento original;
- Utilize um e-mail ativo;
- Revise tudo com atenção antes de enviar, pois a maioria dos sites não permitem correção após o envio: é importante que essa revisão seja feita com antecedência, para que eventuais problemas tenham tempo de serem corrigidos (seja no passaporte, tipo de viagem – para não haver divergências depois ao entrar no país, etc).
- Realize o pagamento no site oficial e não clique em links de e-mail não verificados;
- Guarde o comprovante da transação.
Paytrack: centralizando a gestão documental de viagens corporativas internacionais
Com o objetivo de evitar os erros que mencionamos anteriormente e, além disso, potencializar as oportunidades e otimizar os recursos da sua empresa, a Paytrack oferece uma plataforma de gestão de viagens corporativas, com funcionalidades que te ajudam a gerenciar uma viagem corporativa internacional. A plataforma:
- Integra dados da reserva e política de viagem, garantindo que o colaborador esteja em conformidade com as regras da empresa;
- Ajuda a rastrear e organizar o fluxo de viagem, do planejamento à prestação de contas;
- Contribui para relatórios mais completos sobre mobilidade corporativa, incluindo horários de embarque, chegada e uso de serviços;
- Salva dados de compras, número de bilhete e outras informações importantes para o viajante corporativo não ter problemas no embarque.
Sendo assim, principalmente para planejar uma viagem corporativa internacional, é importante um sistema integrado de gestão, que atualiza dados em tempo real, automatiza reembolsos e organiza processos de remarcação de voos, e justificativas.
A plataforma de viagens corporativas da Paytrack é, sendo assim, incomparável no mercado, sendo sua companheira desde a reserva dos serviços até a conciliação dos pagamentos. Ela permite:
- Visualizar dados estratégicos para tomar melhores decisões, identificar oportunidades de economia e manter as viagens dentro do orçamento;
- Centralizar e automatizar pagamentos relacionados a despesas corporativas (viagens, mobilidade, alimentação, hospedagem);
- Automatizar a prestação de contas: mais segurança, acesso a informações, espaço, produtividade e economia;
- Integrar com ERPs, OBTs e políticas de viagens corporativas;
- Oferecer reembolso de viagens corporativas canceladas sem burocracia.
E, além disso, a Paytrack oferece uma agência de viagens corporativas personalizada para o seu negócio: plataforma integrada com suporte humanizado disponível 24h e 7 dias por semana sem custo adicional e assistência personalizada por vários canais (e-mail, telefone, chat e whatsapp).
Por fim, se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre como funciona nosso sistema de gestão de viagens corporativa, não deixe de contactar nossos especialistas. Eles estão disponíveis para te ajudar no que você precisa!