Inovações tecnológicas: 4 dicas para perder seu medo de implementá-las

Inovações tecnológicas: 4 dicas para perder seu medo de implementá-las

Por Paytrack

Deixar de adotar inovações tecnológicas nos processos fará com que sua empresa perca espaço para organizações que estão dispostas a modernizar suas operações. Por isso, a adoção de novas tecnologias é extremamente importante para que a sua empresa se mantenha competitiva.

As vantagens que a modernização da operação traz para as empresas são inúmeras. Impactando na eficiência, assertividade das informações e até mesmo na satisfação dos colaboradores.

Para que a sua empresa possa desfrutar destes benefícios e muitos outros, precisamos desmistificar a implementação destas inovações tecnológicas e acabar com seu medo em adotá-las. Continue lendo o artigo e descubra como!

Veja também: Automatização de processos: como eliminar as planilhas

Quais os medos mais comuns na adoção de inovações tecnológicas?

Independentemente de qual processo buscamos modernizar, os medos que gestores de todas as áreas enfrentam ao investir em inovações tecnológicas são bastante semelhantes. Entre os medos mais comuns estão:

Falta de adoção dos usuários na nova solução

Quando pensamos na gestão de viagens e despesas corporativas, por exemplo, muitos gestores têm medo de implementar novas tecnologias que não serão adotadas pelos viajantes.

É bastante comum que, ao adotar novas soluções tecnológicas, gestores encontrem certa resistência dos colaboradores. Em geral, porque já estão acostumados com o processo atual ou porque o novo sistema adotado não é intuitivo o suficiente, dificultando seu uso.

Experiências passadas frustrantes

Diversas empresas temem alterações de software ou implementações de novas tecnologias por associarem a processos frustrantes do passado. 

Quando a implementação da ferramenta se estende muito além do período programado, os benefícios que o sistema trará demoram muito a serem atestados, o que gera grande frustração.

Isso ocorre porque comumente a integração entre a nova tecnologia e sistemas já utilizados tem muito atrito, ou ainda devido à falta de uma equipe de implantação consultiva e engajada, seja por parte do fornecedor do sistema ou da equipe de projetos interna que não prioriza essa implementação.

Medo de substituição

Não estamos falando da substituição de sistemas. Diversos profissionais temem que, com a adoção de tecnologias que automatizam boa parte do processo, serão substituídos e deixarão de ser necessários para a empresa.

Em geral, esta sensação está associada a uma falta de alinhamento sobre o papel do colaborador e como o sistema adotado trará benefícios para o seu dia a dia. 

Veja também: Experiência do colaborador e a gestão de despesas

Confira no vídeo abaixo como a WEG e a Apsen conduziram a adoção de inovações tecnológicas e como evitaram medos comuns ao implementá-las:


As 4 dicas para eliminar os medos de implementar inovações tecnológicas

Como vimos, existem alguns medos bastante comuns na implementação de novas tecnologias. A boa notícia, é que é possível acabar com estes medos e fazer com que a inovação e modernização dos processos da sua empresa aconteçam com grande apoio de gestores e colaboradores.

1 – Tenha objetivos e expectativas alinhados

Como a inovação tecnológica que você está trazendo para sua empresa, atende às necessidades do time em que será adotada? 

O alinhamento com a equipe que usará a solução e com o fornecedor do sistema, são essenciais para que não ocorra uma quebra de expectativa, evitando qualquer frustração.

Alguns pontos que precisam ser discutidos:

  • Quais processos a tecnologia deverá atender;
  • Quais os gaps destes processos e como se espera que o sistema os solucione;
  • Qual o prazo de implementação esperado;
  • Quais colaboradores utilizarão o sistema e como serão comunicados.

Este alinhamento também, elimina o medo de substituição dos profissionais. Uma vez que os benefícios ficam claros para os colaboradores, eles se tornam defensores da modernização do processo em questão, o que facilita a adoção.

2- Esteja aberto à melhorias no processo

Adquirir uma nova tecnologia não é o suficiente para otimizar e tornar seus processos mais eficientes. É preciso compreender a adoção de inovação no seu time como uma chance para revisar todo o processo, identificar oportunidades de melhoria e agir sobre elas.

Você não precisa de um sistema que automatize o caos de um processo que demanda grandes melhorias. A competitividade do seu negócio depende de uma modernização inteligente.

Por isso, tenha uma visão crítica sobre o processo atual e suas políticas. Buscando ativamente formas de aprimorar a operação com as possibilidades que a inovação traz.

3- Tenha uma equipe engajada com o projeto

Para implementar qualquer inovação tecnológica que atenda efetivamente às necessidades do seu time, será preciso realizar uma série de inputs sobre o seu processo. 

Sendo assim, é de extrema importância garantir que o time interno designado para o projeto de implantação esteja engajado e tenha disponibilidade para fornecer as informações corretas para alimentação do sistema.

Com as demandas do dia a dia da sua equipe é comum, e mesmo compreensível, que a descrição do processo para o fornecedor ou as regras internas que precisam ser inseridas no novo sistema, fiquem de lado. Por este motivo, é imprescindível que sua empresa tenha uma equipe responsável por estas entregas, que tenha a disponibilidade necessária para acelerar a adoção, possibilitando que os benefícios da ferramenta otimizem seu processo o quanto antes.

4- Escolha um fornecedor com implantação consultiva

Uma implantação consultiva ocorre quando o fornecedor da solução escolhida pela sua empresa, fornece um atendimento próximo, com propostas reais de melhoria à sua operação e que dê suporte à uma reavaliação de todo o processo.

Este tipo de implantação garante que a sua empresa atinja níveis incríveis de gestão com a adoção de inovações tecnológicas. Da definição de melhores práticas para sua operação, à orientação sobre como garantir uma adoção integral do sistema, uma implantação consultiva atua do início ao fim da implementação da ferramenta para garantir seu sucesso.

Com a expertise adquirida pela implantação em clientes de diversos segmentos, a Paytrack possui um processo de implantação consultivo em que auxilia na otimização e melhoria da gestão de viagens e despesas corporativas. Para saber mais sobre a implantação de software da Paytrack leia o artigo Implantação de software com resultado: o jeito Paytrack.

Identifique quais fornecedores podem realizar uma implementação consultiva e high touch, garanta que o time designado para encabeçar o projeto esteja engajado e sejam promotores da nova solução adotada e não abra mão de um alinhamento minucioso sobre os objetivos da aquisição de uma nova ferramenta.

Com estas dicas, a aquisição e implantação de inovações tecnológicas na sua empresa poderá ser feita sem qualquer medo. Não deixe de modernizar e tornar sua operação e mantê-la competitiva no mercado!

Quer mais dicas úteis para seus processos? Baixe o e-book Como estruturar sua gestão de viagens para gerar mais resultados e tenha uma gestão de viagens assertiva.